Buscar

projeto dO TCC 1REVISAO.docx23 03 2017

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DE UBERABA
UNIUBE
CURSO DE PEDAGOGIA 
O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO: MÚSICA E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
POLO CARATINGA/MG
2017
 
Leila Camatta de Sousa Arruda
O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO: MÚSICA E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
 Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade de Uberaba - Departamento de Educação - como requisito básico para conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia.
Orientador (a): Sueli Heloisa Doriguetto Ferreira
POLO CARATINGA/MG
2017
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
A escolha desse tema ,surgiu quando realizei o estágio na educação infantil, no CEIM Nossa Senhora da Piedade, em Piedade de Caratinga ,quando percebi a necessidade das crianças em ter a oportunidade de alfabetização através da ludicidade, pois, são alfabetizados da maneira tradicional ,e não estava vendo evolução com algumas crianças em seu aprendizado. E pela necessidade de apresentar aos pais e alguns professores a importância do lúdico na educação infantil. O Objetivo dessa pesquisa é provar por meios de ações concretas como isso é realmente capaz e eficaz.
Acredito ser um tema muito importante, pois segundo Dinelllo (1939), a animação lúdica, desenvolve a criança a liberdade de ser criativa (p.53). O RCNEI, também enfatiza o uso da música na educação infantil, e a compreende como linguagem e área de conhecimento, considerando que estas tem estruturas e características próprias, devendo ser considerada como: ‘produção, apreciação e reflexão’(RCNEI,1998).
2. PROBLEMATIZAÇÃO
Percebi que ainda existem profissionais que não acreditam muito que por meio das interações e brincadeiras (ludicidade), as crianças aprendem melhor e com mais satisfação. Diante dessa resistência, busquei observar, analisar como seria possível introduzir na alfabetização a musicalidade e jogos?
Essa é a proposta da minha pesquisa, como utilizar a experiência adquirida no curso de Pedagogia, e todas as informações de autores que nos norteiam com suas ideias e ao RCNEI, que muito nos auxiliam com o exemplo que é realmente possível, e correto esse procedimento.
 3.HIPÓTESE
A vida nos proporciona diversos aprendizados durante toda nossa vida, desde a meninice somos seres únicos e interagimos com o meio onde vivemos, brincamos, crescemos, aprendemos, muitas vezes só em observar o outro. Cada indivíduo tem sua forma de interagir com o mundo, e a criança não é indiferente ao mundo que a cerca. Diante de referenciais teóricos, tentarei enfatizar o lúdico como forma de preparação para a alfabetização, a musicalidade e jogos, para promover o conhecimento e abrir caminho para uma forma de alfabetização significativa. Com esse projeto pretendo analisar as possibilidades, investigar se esse aprendizado acontece de forma igual para as crianças, e identificar, se houver falhas no sistema e corrigi-las.
4. OBJETIVOS
4.1 GERAL
Busco com essa pesquisa, estudar, investigar, junto com diversas crianças de várias idades, e em horários diferentes a minha proposta de alfabetização usando a ludicidade, jogos e músicas, e assim verificar a importância e a eficácia do método usado, e como irão responder a esse projeto.
4.2 ESPECÍFICOS
Desenvolver brincadeiras, teatros, músicas e contação de histórias para ajudar as crianças a desenvolverem no processo de alfabetização. 
Perceber a evolução das crianças e as respostas que elas darão ao andamento do projeto.
Perceber se o lúdico está realmente auxiliando na aprendizagem dos alunos, na escola e em casa. 
Auxiliar na aprendizagem e alfabetização por meio da ludicidade, musicalidade e jogos.
5. JUSTIFICATIVA
Esta pesquisa tem como propósito buscar, compreender e encontrar estratégias e recursos para todas as crianças em fase de alfabetização, o uso da ludicidade como forma de ajudar a compreensão, da forma mais prazerosa e humana possível.
Espero com essa pesquisa ajudar aos pais, professores, gestores e claro, todas crianças que estão em fase de escolaridade encontrar mais felicidade em na aprendizagem, assim podendo atingir crianças com problemas de aprendizagem ou algum distúrbio ou deficiência, pois todas podem e devem usufruir da ludicidade para maior aprendizado. Tenho lido muito á esse respeito, e muitos profissionais, assim como eu temos muito a pesquisar e aprender com o tema aqui exposto.
6. REVISÃO DA LEITURA
Com base nas pesquisas feitas por mim em monografias de colegas, livros como Expressão Ludocriativa do autor Raimundo Angel Dinello, O lúdico na educação infantil de Josuel Oliveira Dos Santos, RCNEIS vol 1, 2 e 3 e outros artigos citados por mim na referência bibliográfica, realizarei este trabalho. Tendo em vista que é um tema bastante atual em nossa sociedade. 
Alguns desses artigos nos dão a dimensão do atual problema vivenciado por professores mais velhos e gestores que não colaboram com a introdução da ludicidade nas creches e escolas do ensino infantil.
7. METODOLOGIA
 O presente trabalho será uma pesquisa bibliográfica básica qualitativa, realizado com referência em pesquisas sobre o tema O lúdico na alfabetização: música e jogos na educação infantil. O procedimento adotado será a leitura bibliográfica sobre o tema proposto.
8. CRONOGRAMA
	Ações:
	1º sem
	2º sem
	3º sem
	4 sem
	5º sem
	6º sem
	Revisão Bibliográfica
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	Escolha Tema
	x
	
	
	
	
	
	Pesquisa de dados documentais
	x
	x
	x
	
	
	
	Redação do Projeto
	
	x
	x
	x
	
	
	Revisão da redação 
	
	
	
	x
	x
	
	Revisão final do projeto e divulgação final 
	
	
	
	
	x
	x
9. REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Paulo Nunes de. “Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos”. 5ª ed.São Paulo:Loyola, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional par a educação infantil / Ministério da educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. V. 1,2 e 3.
CHATEAU, Jean. ‘O jogo e a criança’. São Paulo: Summus, 1997. 
COSTA, Emileide Lucineia da. ‘RCNEI Educação infantil’. Acessado em 20 de março de 2017. Disponível em:www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/rcnei-educacao-infantil/16040 
CUNHA, Nylse Helena. “Brinquedoteca: um mergulho no brincar”. São Paulo: Matese, 1994. 
DANIELLY, DILCÉLIA, HAIENY, ISABELA. ‘Ludicidade e educação’. Pará: Belém, 16 de Janeiro de 2007. Acessado em 21 de março de 2017. Disponível em: http://ludicidade-e-educao.blogspot.com.br/. 
DINELLO, Raimundo Angel. ‘Pedagogia da Expressão’. 2 ed. – Uberaba: Universidade de Uberaba. 
FERREIRO, Emilia.”Processo de alfabetização”. Rio de Janeiro: Palmeiras,1998.
MARCELIIINO, Nelson Carvalho. ‘Pedagogia da animação’. São Paulo: Papirus, 1990. 
MARCELINO, Nelson Carvalho. ‘Estudos do lazer: uma introdução’. Campinas. São Paulo: Autores Associados, 1996
NEGRINE, Airton. ‘Aprendizagem e desenvolvimento infantil’. Porto Alegre: Propil, 1994.
PIAGET, Jean. ‘A formação do símbolo na criança’. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. 
RIZZI, Leonor & HAYDT, Regina Célia. ‘Atividades Lúdicas na educação da criança’. São Paulo: Atica, 1987.
SANTOS, Santa Marli pires dos. ‘Brinquedo e infância: um guia para pais e educadores’. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
SNEYDERS, Georges. Alunos felizes. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola. São Paulo: Cortez, 1995.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais