Buscar

Exerciocios de Direito Constitucional e Respostas

Prévia do material em texto

Discorrer sobre:
Constitucionalismo = Surgiu após as revoluções inglesa , americana e francesa, tinha como objetivo criar leis de caractere SUPERIOR para garantir e limitar o poder do Estado.
Constituição = é um conjunto de Leis que rege em determinado pais, para regular, organizar o funcionamento do Estrado. Foram criadas através do Constitucionalismo, e a primeira constituição Escrita foi a dos Estados Unidos.
Direito Constitucional = é o ramo do direito especializado no estudo da constituição, ou seja, das leis máximas de um Estado. ... Tal relação pressupõe que nenhuma lei subordinada por desrespeitar a Constituição, ocasião em que se configura ação de inconstitucionalidade.
Ferdinand – Defende a teoria de que havia uma CONSTITUIÇÃO REAL ( ou efetiva – definição clássica – é a soma dos fatores de poder que regem uma determinada nação.) E uma constituição ESCRITA ( que não passa de uma folha de papel)
	Enxerga a Constituição sob o aspecto da relação entre os fatos sociais dentro do Estado. Para Lassalle havia uma Constituição real (ou efetiva – definição clássica – é a soma dos fatores reais de poder que regem uma determinada nação) e uma Constituição escrita (CF/88 – para Lassalle, uma constituição escrita não passa de uma folha de papel).
Konrad Hessed – Defendia a teoria de que a norma possui uma força normativa capaz de modificar a realidade, obrigando as pessoas.
	A Constituição possui uma força normativa capaz de modificar a realidade, obrigando as pessoas. Nem sempre cederia frente aos fatores reais de poder, pois obriga. Tanto pode a Constituição escrita sucumbir, quanto prevalecer, modificando a sociedade. O STF tem utilizado bastante esse princípio da força normativa da Constituição em suas decisões.
	
3) Hans Kelsen - "Teoria Pura do Direito ". A Constituição é pura dever-se, norma pura, não devendo buscar seu fundamento na filosofia, na sociologia ou na política, mas na própria ciência jurídica. Logo, é puro “dever-se".
4) A origem do constitucionalismo está ligada às Constituições escritas e rígidas dos Estados Unidos da América, em 1787, e da França, em 1791, apresentando dois traços marcantes: organização do Estado e limitação do poder estatal, por meio da previsão de direitos e garantias fundamentais. Após a Segunda Guerra, se percebeu que o positivismo e a legalidade estrita poderiam justificar atos bárbaros e arbitrariedades, já que não havia uma preocupação com o conteúdo do direito, mas sim a sua forma, até este período, a Constituição era vista muito mais como um documento político do que propriamente como um documento jurídico/vinculante/obrigatório. O constitucionalismo contemporâneo é marcado pela ascensão institucional do poder judiciário. A “judicialização” e o ativismo judicial são temas que atualmente mobilizam não apenas a comunidade jurídica, como a sociedade em geral.
Agora iremos analisar as gerações ou dimensões dos direitos fundamentais. Primeiramente, como fundamento histórico de tal estudo, vale a pena fazer referência à origem desta divisão, que se encontra relatada pelo professor George Marmelstein[6] em sua obra de direito constitucional: “o jurista tcheco Karel Vasak formulou, em aula inaugural do Curso do Instituto Internacional dos Direitos do Homem, em Estraburgo, baseando-se na bandeira francesa que simboliza a liberdade, a igualdade e a fraternidade teorizou sobre “as gerações – evolução – dos direitos fundamentais”, da seguinte forma: a) primeira geração dos direitos seria a dos direitos civis e políticos, fundamentados na liberdade (liberté), que tiveram origem com as revoluções burguesas; b) a segunda geração, por sua vez, seria a dos direitos econômicos, sociais e culturais, baseados na igualdade (égalité), impulsionada pela Revolução Industrial e pelos problemas sociais por ela causados; c) por fim, a última geração seria a dos direitos de solidariedade, em especial o direito ao desenvolvimento, à paz e ao meio ambiente, coroando a tríade com a fraternidade (fraternité), que ganhou força após a Segunda Guerra Mundial, especialmente após a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948.”
5)
Constitucionalismo Clasico/Liberal; trouce consigo, o surgimento das constituições escritas, que nelas haviam a consagração dos direitos fundamentais de primeira-geração.
Constitucionalismo Social/Moderno ; surgiu pos 1ºguerra mundial, e nele se consagrava os DIREITOS sociais ( direitos fundamentais de segunda geração)
Constitucionalismo Contemporâneo/Neo-constitucionalismo; surgiu no fim da 2º guerra mundial, tinha como núcleo, a dignidade da pessoa humana. ( devido as atrocidades que ocorreu nesse período histórico.)
Constitucionalismo Autoritario ; ocorreu uma ruptura entre o direito, e a moral, onde o ESTADO havia poderes ILIMITADOS.
Constitucionalismo Clássico; que se inicia no fim do século XVIII, onde a característica marcante é o surgimento das primeiras constituições escritas. Nesse período dois destaques são importantes, a experiência americana que pregava a supremacia constitucional e a garantia jurisdicional e a experiência francesa que se destacava pela garantia de direito e separação de poderes.
Constitucionalismo Moderno; que se inicia após a primeira guerra mundial, temos o surgimento do constitucionalismo social e por consequência o surgimento do Estado social em detrimento do Estado liberal. Destacaram-se nesse período as constituições da democracia marxista ou socialista, da democracia racionalizada de KELSEN, as constituições de alguns países europeus como Itália e Alemanha e por fim o desenvolvimento das constituições de países subdesenvolvidos.
Neo-Constitucionalismo; Pautado basicamente no ideal de dignidade da pessoa humana, em decorrência das atrocidades ocorridas na 2ª guerra mundial, tem como características marcantes o reconhecimento definitivo da normatividade da constituição, a centralidade da constituição, maior abertura da interpretação e aplicação das normas constitucionais, reconhecimento da normatividade dos princípios, fortalecimento do poder judiciário marcado por uma maior judicialização da política e das relações sociais, a rematerialização das constituições, e consagração expressa do princípio da dignidade da pessoa humana.
Constitucionalismo Autoritário; que poderia ser dito como a busca de um equilíbrio entre as características marcantes do constitucionalismo moderno e os excessos do constitucionalismo contemporâneo, contemplado em sete ideias fundamentais: verdade, solidariedade, consenso, universalidade, participação, continuidade e integração.
6) NEO-CONSTITUCIONALISMO;
HISTÓRICO:
Estado Constitucional de Direito;
Documentos à partir da Segunda Guerra Mundial
Redemocratização
FILOSÓFICO:
Pós-positivismo;
Direitos fundamentais;
Direito-Ética
TEÓRICO:
Força normativa (Konrad Hesse)
Supremacia da Constituição (constitucionalização dos direitos fundamentais)
Nova Dogmática da interepretação constitucional.
7)
Quanto à forma ela foi ESCRITA devida estar codificada num único documento.
Quanto à origem ela foi PROMULGADA composta por representantes do POVO, através de uma Assembleia constituinte.
Quanto à aplicabilidade SUPER RIGIDA porque aplica processos solenes e com exigências formais \\
Quanto a ideologia heterodoxa; pois apresenta mais de uma ideologia.
Quando ao modo de elaboração DOGMATICA; porque é sistematizada num texto único,
Quanto à extensão ANALITICA; devido a possuir textos , grandes detalhados, para menor ser o seu processo informal.
Quanto à finalidade DIRIGENTE; As Constituições Dirigentes são aquelas que asseguram direitos individuais e sociais o quais o Estado deve alcançar, é elencado como metas.
Norma de Eficácia Plena.
8) Reduzida; porque ela está toda concentrada apenas em um documento. Ex Brasil
Variada; é aquele que está contida em varias documentos, que juntamente são considerada Constituição. Ex Inglaterra
Todos documentos define sua nação/estado.
9) O brasil adota esses doistipos de alternatividade, devido as cláusulas PETREAS , que não permite alteração. Entretanto, enquanto uma lei ordinária é aprovada em um só turno de votação, a emenda constitucional exige dois turnos de votação em cada Casa do Congresso Nacional (procedimento mais moroso); ademais, enquanto uma lei ordinária é aprovada por maioria simples de votos, a emenda constitucional exige aprovação de, no mínimo, três quintos dos votos dos membros das Casas Legislativas (deliberação qualificada). 
Além disso, o legislador constituinte originário impôs limitações de ordem material à atuação do poder reformador, estabelecendo matérias que não poderão ser abolidas por meio de emenda constitucional, as denominadas cláusulas pétreas (CF, art. 60, § 4º).
Rígida – pode ser modificada com um procedimento mais rigoroso para aprovação de Leis.
Super-Rigida - não pode ser modificada em hipótese alguma.
A adoção dos dois critérios na CONSTITUIÇÃO Brasileira se da devido as CLASULAS pétreas que não podem ser modificadas.
(10) Constituição Francesa; Foi a primeira escrita da França, uns dos preceitos básicos da revolução era adotar o constitucionalismo e estabelecer a soberania popular, seguindo os passos dos Estados Unidos da América. (A primeira constituição escrita, com preceitos de obter soberania popular , seguindo os passos dos ESTADOS UNIDOS)
(11)
(12) União entre religião e Estado: há um modelo de interferências recíprocas entre poder político e poder religioso, como na Constituição Imperial do Brasil de 1824 (garantia liberdade religiosa, mas adotava como oficial a católica, e somente autorizava as demais à pratica em edifício que não tinha aparencia externa de templo; a nomeação de bispos passava pelo Imperador); a Inglaterra (o Chefe de Estado é também chefe da igreja anglicana; na Câmara Alta do Parlamento Inglês há cadeiras reservadas para autoridades da igreja anglicana; há comissão parlamentar apenas para analisar projetos de lei da igreja); a Dinamarca (adota o luteranismo oficialmente, e a Constituição prevê que a lei vai disciplinar o estatuto da igreja luterana);
(13)
Elementos Orgânicos; são normas que regulam a estrutura do Estado e Do Poder ; exemplos titulo I ( organizações e poderes)
Elementos Limitativos; manifestam-se nas normas que compõe o elenco dos direitos e garantias fundamentais ( direitos individuais e suas garantias , direito de nacionalidade, direito politico democrático)
Elementos Socioideologico; revelam o compromisso da constituição entre O Estado individualista e o Estado Social, intervencionista.
Elementos de Estabilização Constitucional; estão nas normas constitucionais destinadas a segurar a solução de conflitos constitucionais a defesa da constituição , do Estado e das Instituições democrática.
Elementos Formais de Aplicabilidade; estão nas normas que estabelecem regras formais de aplicação das constituições.
(14)
Eficácia Plena; normas aplicáveis que no momento em que entram em vigor já estão aptas a produzir todos os seus efeitos, independentemente de uma norma integrativa.
Eficácia Contida; embora não tenha condições de produzir todos seus efeitos poderá de acordo com a circunstancias se limitada por lei infraconstitucional por normas constitucionais ou por conceito Jurídico.
Eficácia Limitada; necessitam de leis para que sejam eficazes.
Eficácia Exaurida; são o dispositivo da constituição que apesar de não terem sidos revogados já efetivaram o seus comandos.
(15) Eficácia contida, por que ela não possui condições de produzir todo seus efeitos.
(16) Eficácia Plena, pois no momento que entrou em vigor, já estava apta a produzir todos seus efeitos.
(17) Eficácia Plena, pois recebem do constituinte normatividade suficiente à sua eficiência imediata.
(18) Eficácia Contida; pois nem todo tem acesso a saúde, por exemplo; pessoas localizada nas zonas rurais.
(19) Eficácia Limitada, pois precisam de Leis para torna-las eficaz.
20)
Hermenêutica, é o estudo cientifico da interpretação , com um método e um objeto previamente definido.
Interpretação, é a busca do verdadeiro alcance da LEI, almejando quem concretiza os objetos trocados pela norma.
21) esses métodos foram legados por Savigny (que foi um grande jurista Alemão do século XIX) – segundo esse método foi sistematizado os métodos abaixo descritos, os quais não são excludentes; para que uma interpretação seja bem feita, é necessário que esses métodos sejam sincretizados para se poder delimitar o sentido e o alcance das normas constitucionais:
22) Método Sistemático; é aquela interpretação que busca correlacionar todos os dispositivos normativos de uma Constituição, pois só conseguiremos elucidar a interpretação a partir do conhecimento do todo, não podemos interpretar a Constituição em “tiras” e sim como um todo. No caso “niguem é obrigado a produzir provas contra sí mesmo,” está vinculado a “ entre os quais o de permanecer calado”
23)O método de comparação constitucional, onde ele busca fundamento em outras constituições de outros países para fundamentar a sua tese.
(24) Princípios são pautas genéricas, não aplicáveis à maneira de “tudo ou nada”, que estabelecem verdadeiros programas de ação para o legislador e para o intérprete. É mais geral que a regra porque comporta uma série indeterminada de aplicações. “Os princípios permitem avaliações flexíveis, não necessariamente excludentes.”
Já as regras são prescrições específicas que estabelecem pressupostos e consequências determinadas. É formulada para ser aplicado a uma situação especificada, o que significa em outras palavras, que ela é elaborada para um determinado número de atos ou fatos. Embora admitindo exceções, quando contraditadas provocam a exclusão do dispositivo colidente.
25) metanormas são postulados normativos que não se confundem com princípios ou regras, caracterizando-se por impor um dever de segundo grau.
Uma norma é uma regra que deve ser respeitada e que permite ajustar determinadas condutas ou atividades. No âmbito do direito, uma norma é um preceito jurídico.
26) No entendimento, é possível se afirmar que não há hierarquia entre normas, e nem direitos absolutos. A liberdade de expressão, por exemplo, pode violar a intimidade alheia das pessoas, difamar, caluniar, etc.. e se fosse direito absoluto a cláusula da “liberdade de expressão “ protegia contra essas violações.
27) Mediante o dano causado, o Direito a privacidade seria o escolhido . Pois ele assegura que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra, e a imagem das pessoas. Entretanto dois critérios foram infringidos pelo jornal, a honra e a imagem.
28) ele atua no sentido de impedir que os órgãos encarregados da interpretação da Constituição, sobretudo o Tribunal Constitucional, cheguem a um resultado contrário ao esquema organizatório-funcional estabelecido por ela .
Em outras palavras, prescreve o referido princípio que ao intérprete da Constituição, o Supremo Tribunal Federal, é defeso modificar a repartição de funções fixadas pela própria Constituição Federal
29) Como o nome já evidencia, as súmulas vinculantes representam uma categoria diferenciada, dotada de teor obrigatório: obrigam a Administração Pública e todos os demais Juízes e Tribunais a seguir o conteúdo da Súmula, sendo possível encontrar vários exemplos no site do STF.
ressalte-se que o princípio da força normativa da Constituição é esculpido pela doutrina como sendo um dos basilares princípios constitucionais que conferem direção na interpretação do texto constitucional.
Na aplicação das normas constitucionais, de acordo com esse princípio, deve-se conferir a sua máxima efetividade. Trata-se, portanto, de preceito intimamente ligado à própria soberania da Carta Política, como Lei Fundamental de um Estado que confere legitimidade para o resto do ordenamento jurídico.
30) A interpretação feita conforme a Constituição é aquela que o interprete adota para interpretação mais favorável a constituição Federal , considerando-se seus princípiose jurisprudência , sem contudo, se afastar da finalidade da Lei.
31) Adequação
A adequação pressupõe a análise de que os meios usados são hábeis para alcançar os fins buscados. Segundo Canotilho, trata-se de controlar a relação de adequação medida-fim.[9]
Necessidade
Uma medida restritiva de direito fundamental é necessária, quando o fim almejado não pode ser cumprido, com a mesma intensidade, através de medida diversa que atinja em menor potencial o direito fundamental em questão.
Proporcionalidade em sentido estrito
O último dos subprincípios formadores da máxima da proporcionalidade – usando a expressão de Alexy – trata-se da proporcionalidade em sentido estrito, que vem completar a adequação e necessidade e corresponde ao postulado da ponderação
32) Princípio da concordância prática ou da harmonização:
O referido princípio estabelece que em uma eventual colisão de princípios ou bens jurídicos, o exegeta deverá sopesar os princípios conflitantes de modo a harmonizá-los, sem que a aplicação de um resulte no aniquilamento do outro.
33) São 03 as posições apontadas pela doutrina, vejamos: a) tese da irrelevância jurídica: o preâmbulo está no âmbito da política, portanto, não possui relevância jurídica; b) tese da plena eficácia: o preâmbulo tem a mesma eficácia jurídica das normas constitucionais; c) tese da relevância jurídica indireta: o preâmbulo faz parte das características jurídicas da Constituição Federal , entretanto, não deve ser confundido com as demais normas jurídicas desta.
34) O modo de pensar laico teve o seu desdobramento nas concepções do Estado. O Estado laico é diferente do Estado teocrático e do Estado confessional. No Estado teocrático, o poder religioso e o poder político se fundem (exemplo: Irã), enquanto no Estado confessional existem vínculos jurídicos entre o Poder Político e uma Religião (exemplo: Brasil-Império, cuja religião oficial era a católica). O Estado laico, por sua vez, “é o que estabelece a mais completa separação entre a Igreja e o Estado, vedando qualquer tipo de aliança entre ambos”[7]
35) A finalidade do ADCT é estabelecer regras de transição entre o antigo ordenamento jurídico e o novo, instituído pela manifestação do poder constituinte originário, providenciando a acomodação e a transição do antigo e do novo direito edificado.
Por natureza, portanto, diante de sua eficácia temporária (essa a ideia das disposições de transição), após produzirem os seus efeitos, ou diante do advento da condição ou termo estabelecidos, esgotam-se, tornando-se normas de eficácia exaurida.

Outros materiais

Perguntas Recentes