Buscar

Modelo_de_Projeto_Plano_de_Neg_cios.doc

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Modelo de Projeto Plano de Negócios
1. Da estrutura do Projeto 
 Capa 
o Deve constar na capa o nome do aluno, da instituição, do curso, a data e o local. 
 Sumário 
o Apresentar os principais capítulos do Plano de Negócios. 
 Introdução 
o O Aluno deve apresentar em uma breve apresentação qual o conteúdo que será encontrado no seu Projeto. 
 Avaliação da Ideia 
o Qual a idéia principal do seu negócio? Que tipo de produtos/serviços (portifolio) serão oferecidos? Quais as justificativas (pessoal, social e econômica) para criação do negócio? 
 Análise do Mercado 
o Partindo do estudo das ameaças e oportunidades, neste capítulo deve-se detalhar ao máximo as tendências de mercado e dados da concorrência. A pesquisa de campo, documental e bibliográfica são fundamentais nesta fase. 
 Objetivos e Metas
o Para determinar os objetivos e as metas deve-se, inicialmente definir qual o objetivo geral do negócio e posteriormente estabelecer as metas, que correspondem às etapas necessárias para alcance do objetivo. Assim, será possível identificar as principais linhas de atuação e quais aspectos deverão ser considerados como prioritários para a tomada de decisão. 
 Estrutura 
o Organizacional - neste capítulo o organograma (hierarquia dos cargos) necessários à implantação do negócio deve ser delineado;
o Física – descrever dados sobre a localização, espaço físico e/ou virtual no qual o negócio será implantado, informações sobre a planta baixa, no caso de estrutura física necessária.
 Recursos necessários 
o Humanos – lista de cargos e quantidade de ocupantes necessários para o negócio ser implantado (equipe); competências desejadas dos funcionários;
o Materiais – Quais materiais são fundamentais para a abertura do negócio: mesas, cadeiras, sofá, armários, computadores, telefones, material de escritório, higiene e limpeza, testes psicológicos, livros, etc.
o Tecnológicos – lista de sistemas (telefonia, internet), softwares e aplicativos essenciais para o negócio funcionar.
o Marketing – divulgação da marca e do portifolio; canais de comunicação utilizados para propaganda; estratégias de marketing; formação de preços.
o Financeiros – Orçamento necessário para implantação do negócio e capital de giro projetado. Qual será a fonte dos recursos financeiros? Qual o prazo para a verba ser liberada?
 Avaliação dos Riscos 
o É preciso identificar os riscos do negócio, considerando a aceitação do público em relação à idéia; situação econômica da região que o negócio será implantado; custos de implantação; logística de entrega; preço dos concorrentes; relevância do negócio para a sociedade, dentre outros.
 Legislação 
o Qual legislação será aplicável à empresa? Existem aspectos legais específicos a serem seguidos para implantação do negócio?
 Conclusão 
o Descrever a importância do Empreendedorismo para a formação de psicólogos, bem como, a relevância da elaboração do Plano de Negócios para sua vida.
 Referências
Todas as fontes utilizadas na pesquisa de campo, documental e bibliográfica devem ser identificadas de acordo com as normas da ABNT.
2. Da formatação do Projeto 
 Fonte: Arial 11 ou Times New Roman 12. Corpo do texto justificado. Na capa as informações devem ser centralizadas.
 Espaçamento: 1,15 entre linhas; margens superior e esquerda: recuo de 3,0 cm; margens inferior e direita: recuo de 2,5 cm.
 Parágrafo: recuo de 1,25 cm na primeira linha.
 Títulos: Fonte em negrito. Na capa a fonte deve ser tamanho 14 em caps lock (caixa alta).
 Número de página: margem inferior direita.
3. Do prazo de entrega do Projeto 
 Os projetos devem ser entregues em via impressa e encadernada na Coordenação de Cursos da Faculdade Maurício de Nassau, até às 20:30 horas do dia 14/06/2017. Projetos entregues após o prazo estabelecido não serão aceitos, implicando em nota zero na II unidade da disciplina Empreendedorismo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais