Buscar

CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
DISCIPLINA: EPISTEMOLOGIA
PROFESSOR: TROMBETTA
 
*
	1 – O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
	HOMEM  ser jogado no mundo – condenado a viver 	a sua 	existência.
	
Deve interpretar a si mesmo e o 
mundo em que 	vive.	
Deve dar significação às coisas – criar 	representações significativas da realidade. 
Conhecimento: deriva do Senso Comum e 	 Conhecimento científico.
*
1.1 – O CONHECIMENTO 
O SENSO COMUM
1.1.1- Solução de problemas imediatos -
	espontaneidade.
 Não é antecipadamente programado
 e planejado; 
 é elaborado de forma espontânea e instintiva. 
	É um conhecimento vivencial e ametódico, por isso que dizem é “um viver sem conhecer”.
*
1.1.2 – Caráter utilitarista – falta de um aprofundamento crítico e racionalista – é superficial. 
	Não busca as razões ou fundamentos teóricos que demonstram ou justificam seu uso. 
	Não compreende as relações entre os fenômenos. Exemplos: a marcela alivia os males do estômago, digestão, tosse... O açúcar cristal cicatriza os ferimentos.
Marcela – macela
*
1.1.3 – Subjetividade e baixo poder de crítica
	
	Objetividade superficial e limitada/preso à vivência, à ação e à percepção orientadas pelo interesse prático imediatista e pelas crenças pessoais. 
	É um conhecimento subordinado a um envolvimento afetivo e emotivo do sujeito que o elabora - vínculo subjetivo do sujeito com as suas explicações.
*
1.1.4 – Linguagem vaga e baixo poder de crítica
	Não delimita a classe das coisas, ideias ou eventos designados 
	conduz a um baixo poder de discriminação entre os confirmadores e os falseadores potenciais de seus enunciados – dificulta o controle e a avaliação experimental.
	Isso impossibilita o Diálogo Crítico para avaliar o valor das convicções subjetivas e o caminho para o consenso.
*
1.1.5 – Desconhecimento dos limites de validade das crenças
		O CSC não proporciona uma visão global e unitária da interpretação dos fenômenos. É um conhecimento fragmentado, voltado à solução dos interesses pessoais, limitado às convicções subjetivas, com baixo poder de crítica e, por isso, com tendência a ser dogmático  ele mantém o homem como espectador passivo da realidade, com um baixo poder de interferência e controle dos fenômenos.	
*
		A realidade a partir da ciência é vista a partir de um critério orientador, de um princípio explicativo que esclarece e proporciona a compreensão do tipo de relação que se estabelece entre os fatos, coisas e fenômenos, unificando a visão de mundo.
*
	Os enunciados científicos explicam as condições que determinam a ocorrência dos fatos e dos fenômenos relacionados a um problema, tornando claros os esquemas e sistemas de dependência que existem entre suas propriedades.
H2O Água
*
1.2 – O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
1.2.1 – Busca de Princípios explicativos e visão unitária da realidade 
 O homem precisa conhecer, agir; é pela razão que propõe uma forma sistemática, metódica e crítica da sua função de desvelar o mundo, compreendê-lo, explicá-lo e dominá-lo.
	
*
1.2.2 Dúvida, investigação e conhecimento
O Conhecimento Científico - SURGE: 
a) da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida diária;
b) do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas e da discussão intersubjetiva. É produto da necessidade de alcançar um conhecimento mais seguro;
c) das experiências e crenças do senso comum.
*
A Investigação Científica tem início quando os conhecimentos existentes são insuficientes e impotentes para explicar os problemas e as dúvidas que surgem.
*
Investigação Científica
		É a construção e busca de um saber que acontece no momento em que se reconhece a ineficácia dos conhecimentos existentes, incapazes de responder de forma consistente e justificável às perguntas e dúvidas levantadas. 
		Sempre iniciamos uma investigação a partir da crise dos conhecimentos existentes no sentido de modificar, ampliar e substituir os existentes dando assim uma nova resposta à pergunta existente.
*
RESUMINDO
 	O Conhecimento Científico inicia: 
a) com a identificação de uma dúvida – problema; 
b) com o reconhecimento de que o conhecimento existente é insuficiente ou inadequado para esclarecer esta dúvida; 
c) com a necessidade de uma resposta a essa dúvida; 
d) que ela ofereça provas de segurança e de confiabilidade de que é uma boa resposta.
*
IDEAIS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O ideal da racionalidade 
O ideal da objetividade.
1.2.3 Ideal da Racionalidade e a Verdade Sintática
	Sistematização coerente do conhecimento presente em todas as suas leis e teorias a partir de enunciados lógicos – não contraditórios.
	
*
1.2.4 Ideal de Objetividade e a Verdade Semântica
		Pretende que as teorias científicas, sejam construções conceituais que representem com fidelidade o mundo real, que contenham imagens dessa realidade e que sejam “verdadeiras”, evidentes, impessoais, passíveis de serem submetidas a testes experimentais e aceitas pela comunidade científica como provadas em sua veracidade. Esse é o mecanismo para avaliar a verdade semântica.
*
	Dois fatores fundamentam a objetividade do conhecimento científico:
a possibilidade de um enunciado poder ser testado através de provas fatuais;
a possibilidade dessa testagem e seus resultados poderem passar pela avaliação crítica intersubjetiva feita pela comunidade científica.
*
	1.2.5 – A Verdade Pragmática
	A Ciência exige o confronto da teoria com os dados empíricos, exige a verdade semântica, como um dos mecanismos utilizados para justificar a aceitabilidade de uma teoria. A Ciência exige a intersubjetividade (a possibilidade de a comunidade científica ajuizar consensualmente sobre a investigação, seus resultados e métodos utilizados). A intersubjetividade é o terceiro mecanismo utilizado no conhecimento científico e que proporciona a verdade pragmática.
*
Para Popper um enunciado científico é objetivo quando, alheio as crenças pessoais, puder ser apresentado à crítica, à discussão, e puder ser intersubjetivamente submetido a teste. Objetivo significa que “o conhecimento científico deve ser justificável, independentemente de capricho pessoal; uma justificativa será ´objetiva`´se puder, em princípio, ser submetida à prova e compreendida por todos. (...) o objetividade dos enunciados científicos reside na circunstância de eles poderem ser intersubjetivamente submetidos a teste”.
	
*
	O Conhecimento Científico requer testes experimentais e avaliação de seus resultados feitos de forma intersubjetiva. 
	A Investigação Cientifica é estimulada a criar fundamentos sólidos – testando as hipóteses de uma forma rígida e severa. Usar bons enunciados e métodos confiáveis.
*
	O que distingue o Conhecimento Científico dos outros?
	É a forma especial que adota para investigar os problemas. A atitude, a postura científica que consiste em não dogmatizar os resultados das pesquisas, mas tratá-los como eternas hipóteses que necessitam de constante investigação e revisão crítica intersubjetiva é que torna um conhecimento objetivo e científico. 	O Conhecimento Científico oferece maior segurança e confiabilidade nos seus resultados e maior consciência dos limites de validade de suas teorias.
*
1.2.7 Historicidade dos critérios de cientificidade
Isso decorre da forma como é produzido e justificado o conhecimento científico.
Quais são os critérios? 
Pressupõe-se o Método Científico
(um procedimento dotado de passos e rotinas específicas, que indica como a ciência deva ser feita para ser ciência). É um caminho próprio.
	Os critérios de cientificidade estão atrelados à cultura das diferentes épocas. São históricos.
*
		Em relação a descoberta a ciência valoriza a imaginação e a criatividade para criar/produzir suas teorias e modelos explicativos. 
		Em
relação às garantias de segurança dos seus resultados, a ciência se vale da crítica persistente que persegue a localização dos erros de suas hipóteses e teorias, através de procedimentos rigorosos de testagem que a própria comunidade científica reavalia e aperfeiçoa constantemente.
*
 		O Conhecimento Científico se orienta conscientemente na direção da localização e eliminação do erro, através da discussão objetiva (intersubjetiva) de suas explicações, dos seus enunciados, e de suas teorias. Por isso, na Ciência, a explicação será sempre provisória reconhecendo o caráter permanentemente hipotético do conhecimento científico.
*
	Método Científico: 
		É o conjunto de procedimentos não padronizados adotados pelo investigador, orientados por postura e atitudes críticas e adequados à natureza de cada problema investigado – é a forma crítica de produzir o conhecimento científico que consiste na proposição de hipóteses bem fundamentadas e estruturadas em sua coerência teórica (verdade sintática) e na possibilidade de serem submetidas a uma testagem crítica severa (verdade semântica) avaliada pela comunidade científica (verdade pragmática).
*
	1.2.8 Caráter hipotético
		Constantemente submetido a uma revisão crítica das teorias, métodos e técnicas de investigação. É flexível.
	
*
 O que distingue o Conhecimento Científico dos outros é a forma especial que ele adota para investigar os problemas: a atitude, a postura científica que consiste em não dogmatizar os resultados das pesquisas, mas tratá-los como eternas hipóteses que necessitam de constante investigação e revisão crítica intersubjetiva é que torna um conhecimento objetivo e científico.
	Ter espírito científico é estar exercendo essa constante crítica e criatividade em busca permanente da verdade, propondo novas e audaciosas hipóteses e teorias e expondo-se à crítica intersubjetiva. Não podemos ser dogmáticos.
		
*
		O conhecimento científico é o que é construído através de procedimentos que denotem atitude científica e que, por proporcionar condições de experimentação de suas hipóteses de forma sistemática, controlada e objetiva e ser exposto à crítica intersubjetiva, oferece maior segurança e confiabilidade nos seus resultados e maior consciência dos limites de validade de suas teorias.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais