Buscar

Sistema Límbico.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
SISTEMA LÍMBICO 
Profa. Dra. Camila Vorkapic
*
 EMOÇÃO E EVOLUÇÃO
*
O que é uma emoção ? O que é um comportamento emocional ?
A emoção é uma experiência subjetiva que não podemos inferir diretamente e que vem acompanhada de manifestações fisiológicas e respostas comportamentais. 
As emoções promovem comportamentos adaptativos
 Sobrevivência do indivíduo
 Reprodução e Sobrevivência da espécie
 Comunicação Social 
Imagine o quão frágil seríamos diante da força da natureza se não tivéssemos a capacidade de oferecer estas respostas comportamentais: 
 Raiva e capacidade de Agressão
 Ameaça para afugentar, paralisar inimigos
 Reações de medo e fuga
*
Etimologicamente, a palavra emoção provém do Latim emotionem, "movimento, comoção, ato de mover". É derivado tardio de uma forma composta de duas palavras latinas: ex, "fora, para fora", e motio, "movimento, ação", "comoção" e "gesto". 
Toda emoção tem três componentes básicos: o cognitivo (pensamentos, crenças e expectativas); o fisiológico (aumento da freqüência cardíaca e da freqüência respiratória ...); e o comportamental (expressões faciais e posturas corporais...).
*
Somente nós humanos temos emoções ? 
No homem ocorreu um processo de encefalização ou o desenvolvimento de estruturas corticais que possibilitaram o aparecimento de processos psicológicos superiores.
Animais: padrão rígido de respostas comportamentais. 
Homem: as estruturas corticais possuem uma ampla e complexa conexão ao sistema límbico, possibilitando respostas mais diversificadas. Muito além da fuga e luta
*
Existe uma gama ampla de possibilidades para a emoção humana
Raiva e medo, alegria e tristeza, amor e ódio.
Encantamento, agonia, desprezo, desespero, pânico, inveja e muitas outras.
 
Emoções
 
Eliminação
Repetição
Assim são criados processos motivacionais que visam procurar repetir comportamentos que geram prazer e evitar os que geram emoções negativas
Emoções Positivas
Emoções Negativas
 Medo
 Ansiedade 
 Stress
 Raiva
 Tristeza
 Amor
 Amizade 
*
EMOÇÕES
SISTEMA CARDIOVASCULAR
SISTEMA RESPIRATÓRIO
SISTEMA DIGESTIVO
SISTEMAS DE ELIMINAÇÃO
SISTEMA ENDÓCRINO
SISTEMA IMUNITÁRIO
SNA
SISTEMA MOTOR
COMPORTAMENTOS
As emoções - reações fisiológicas e comportamentais
*
A parte mais primitiva do cérebro , partilhada por todas as espécies que têm mais de um sistema nervoso mínimo, é o tronco cerebral. Esse cérebro-raiz regula funções vitais básicas, como a respiração e o metabolismo dos outros órgãos do corpo e também controla reações e movimentos estereotipados.
Do tronco cerebral, surgiram os centros emocionais e no contínuo da evolução desenvolveu-se o cérebro pensante; ou seja, existiu um cérebro emocional muito antes do surgimento do cérebro racional.
Assim, do ponto de vista evolutivo, 
*
A mais antiga raiz de nossa vida emocional está no sentido do olfato.
 Classificava em categorias relevantes: comestível ou tóxico, sexualmente acessível, inimigo ou comida; 
 Gerava respostas : morder, cuspir, abordar, fugir ou caçar. 
A partir daí , começaram a evoluir os antigos centros de emoção. Como essa parte do cérebro cerca o tronco cerebral e limita-se com ele, é chamada de sistema "límbico", de limbus, palavra latina que significa "borda" (bulbo olf. + SL)
Olfato
*
Esses avanços revolucionários possibilitaram que um animal fosse muito mais esperto nas opções de sobrevivência e aprimorasse suas respostas para adaptar-se às mudanças, em vez de ter reações invariáveis e automáticas. 
Era a gênese da aprendizagem e memória
*
A emoção foi um produto da evolução e especialização do cérebro, na medida em que novas estruturas corticais iam sendo criadas 
Vantagens?
As estruturas límbicas possibilitam sentimentos como amor, prazer e desejo sexual, emoções que alimentam a paixão sexual. A adição do neocórtex e conexões com sistema límbico criaram, por exemplo, a ligação mãe-filho, base da unidade familiar e do compromisso a longo prazo com a criação dos filhos, o que torna possível o desenvolvimento humano.
*
 AS BASES NEURAIS DA EMOÇÃO
*
Neuroanatomia da emoção 
Não há uma área no cérebro exclusiva para a emoção, apesar de suas principais estruturas estarem localizadas ao nível da borda (limbo) no cérebro, constituindo o sistema límbico. 
O sistema límbico não trabalha sozinho, mas em conjunto com o córtex cerebral controlando a fome, a sede, o sono e o despertar, a temperatura corporal, o desejo sexual, a agressividade, o medo e a docilidade. 
*
Em 1878, o neurologista francês Paul Broca observou que, na superfície medial do cérebro dos mamíferos, logo abaixo do cortex, existe uma região constituída por núcleos de células cinzentas (neurônios), a qual ele deu o nome de lobo límbico (do latim limbus, que traduz a idéia de círculo, anel, em torno de, etc), uma vez que ela forma uma espécie de borda ao redor do tronco encefálico.Esse conjunto de estruturas foi mais tarde denominado de sistema límbico.
*
Como ligar essas peças ?
SISTEMA MOTOR
SNA
EMOCÕES
PENSAMENTO
SIST. ENDÖCRINO
LINGUAGEM 
MEMÓRIA 
LINGUAGEM
SISTEMA LÍMBICO
SISTEMA REPRODUTIVO
VISÃO
AUDIÇÃO
OLFATO
NEURÔNIOS
NEUROTRANSMISSÃO 
*
 O hipotálamo!
Hipotálamo
Sistema Nervoso Autônomo
Sistema Endócrino 
Comandos Químicos
Comandos Neurais
Ajustes Fisiológicos necessários
Centro coordenador da Homeostasia
HIPOTÁLAMO
HIPOTÁLAMO
Ajustes Fisiológicos
Comportamentos Consumatórios
*
Papez percebeu as seguintes questões:
 O Córtex Cingulado recebe projeções de várias outras regiões associativas, fornecendo a base das experiências subjetivas das emoções
 O hipocampo se adicionou posteriormente à amígdala e não participa de modo determinante dos mecanismos neurais da emoção, exceto pelo fato de ser responsável pela consolidação da memória, inclusive as que possuem conteúdo emocional.
 A amígdala é uma espécie de botão de disparo da experiência emocional
 O hipotálamo desde o início revelou-se como a região de controle das reações fisiológicas que acompanham as emoções, realizando a tarefa pelo SNA e Sist. Endócrino. 
*
Amigdala: centro identificador das condições ambientais e gera padrões comportamentais apropiados a cada ocasião, estando envolvida com as manifestações de medo, ansiedade e reações de luta e fuga.
Componentes do sistema límbico:
A destruição experimental das amígdalas faz com que o animal se torne dócil, sexualmente indiscriminativo, afetivamente descaracterizado e indiferente às situações de risco. 
Em humanos, a lesão da amígdala faz, entre outras coisas, com que o indivíduo perca o sentido afetivo da percepção de uma informação vinda de fora. 
*
Hipocampo: Envolvido com os fenômenos da memória de longa duração. Quando ambos os hipocampos são destruídos, nada mais é gravado na memória. Um hipocampo intacto possibilita ao animal comparar as condições de uma ameaça actual com experiências passadas similares, permitindo-lhe, assim, escolher qual a melhor opção a ser tomada para garantir sua preservação. 
*
Tálamo: um centro de organização cerebral, como uma encruzilhada de diversas vias neuronais onde estas se podem influenciar mutuamente antes de serem redistribuídas. 
São lesões ou estimulações do dorso medial e dos núcleos anteriores que estão correlacionadas com as reações da reatividade emocional do homem e dos animais.
O núcleo dorso-medial do talamo conecta com as estruturas corticais da área pré-frontal e com o hipotálamo. Os núcleos anteriores ligam-se aos corpos mamilares no hipotálamo (e através destes, via fornix, com o hipocampo) e ao giro cingulado. 
 
*
Hipotálamo: É parte mais importante do sistema límbico. Além de seus papéis no controle do comportamento, essas áreas também controlam várias condições internas do corpo, como a temperatura, o impulso para comer e beber, etc. Essas funções internas são em conjunto denominadas funções autonomicas
do encéfalo, e seu controle está relacionado com o comportamento. Ele mantém vias de comunicação com todos níveis do sistema límbico.
O hipotálamo desempenha, ainda, um papel nas emoções.
 
*
Corpo caloso
Diencefálo
Mesencéfalo
Ponte
Bulbo
Cerebelo
Medula
Telencéfalo
HIPOTÁLAMO
*
Giro cingulado: sua porção frontal coordena odores e visões com memórias agradáveis de emoções anteriores. Esta região participa ainda da reação emocional à dor e da regulação do comportamento agressivo. A ablação do giro cingulado (cingulectomia) em animais selvagens, domestica-os totalmente. A simples secção de um feixe desse giro (cingulomia), interrompendo a comunicação neural do circuito de Papez, reduz o nível de depressão e de ansiedade pré-existentes.
*
Tronco cerebral: região responsável pelas reações emocionais oriundas de memorias reflexas de vertebrados inferiores como répteis e os anfíbios. As estruturas envolvidas são a formação reticular e o locus coeruleus.
Até mesmo em humanos essas primitivas estruturas continuam participando, não só dos mecanismos de alerta, vitais para a sobrevivência, mas também da manutenção do ciclo vigília-sono. 
*
Área tegmental ventral: Grupo de neurônios localizados em uma parte do tronco cerebral. Uma parte dele secreta dopamina. Indivíduos que apresentam, por defeito genético, redução no número de receptores das células neurais dessa área, tornam-se incapazes de se sentirem recompensados pelas satisfações comuns da vida e buscam alternativas "prazeirosas" atípicas e nocivas como, por exemplo, alcoolismo, crack cocaina, compulsividade por alimentos doces e pelo jogo desenfreado. 
*
	Circuito de Papez (1937):
	Papez propôs uma série de conexões do hipotálamo com o tálamo anterior, córtex cingulado e hipocampo. 
	As experiências emocionais ocorrem quando o córtex cingulado integra sinais do córtex sensorial e do hipotálamo. 
	Mensagens do córtex cingulado para o hipocampo e depois para o hipotálamo permitem que os pensamentos localizados no córtex cerebral controlem as reações emocionais
*
*
Paul Maclean (1949,1952) estendeu essa rede emocional para incluir a amígdala, o córtex orbitofrontal e porções do núcleo de base.
*
Razão e emoção trabalham juntas! 
Córtex pré-frontal
Recebe informações correntes
Armazena transitoriamente nos engramas operacionais
Córtex pré-frontal dorso-lateral
Córtex pré-frontal ventro-medial
Compara com as informações contidas na memória de longo prazo
Córtex Cingulado Anterior
Influi sobre as duas primeiras para focar a atenção cognitiva e selecionar as informações relevantes passo a passo
*
Razão e emoção, às vezes tão distantes ...
Compramos vários livros, tiramos vários cópias, desmarcamos alguns compromissos para estudar, estudamos, escrevemos, fazemos trabalho em grupo
 Organização
 Memorização
 Raciocínio
 Ensaio
Na véspera da prova .......
 Ansiedade bate ...
 Cadê o sono ?????
Na hora H da prova .......
 120 batidas !!!!!!
 Boca seca !!!!!!!
 Suor congelado !!!!!!!!
 A culpa é de quem do hipotálamo ?
 Amigdala ?
 E agora que a gente chama ?
Estudando para a prova de Neuro...
E, agora, professora?
*
Portanto, se você estudou....
RELAXA e CONFIA!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais