Buscar

PROINTER RELATORIO PARCIAL

Prévia do material em texto

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
POLO: CAUCAIA
3ª SÉRIE
NOME COMPLETO: JANEMEIRE DE SOUSA FERREIRA RA 4000670343
RELATÓRIO PARCIAL
PROJETO INTERDISCIPLIAR APLICADA EM TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS - PROINTER III
Tutora EAD: Jaquelini Tonon Stefanello
CAUCAIA/CE
2017
JANEMEIRE DE SOUSA FERREIRA
RELATÓRIO PARCIAL PROINTER III
Trabalho desenvolvido para o curso de Tecnologia de Recursos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade PROINTER III 2017/1, sob orientação da tutora EAD Jaquelini Tonon Stefanello
 
 Tutora EAD: Jaquelini Tonon Stefanello
CAUCAIA/CE
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................................................4
1. Necessidades Primárias para implantação do setor de Recursos Humanos.........5
1.1 Empresa................................................................................................................5
1.2 Pesquisa entre funcionários.............................................................................5-6-7
2. Pontos identificados e plano de ações....................................................................7
2.1 Recrutamento e Seleção.....................................................................................7-8
2.2 Planos de cargos e salários................................................................................8-9
2.3 Politicas de recompensa.......................................................................................9
2.4 Planos de treinamentos.......................................................................................10
3. Cronograma e ações.............................................................................................10
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................12
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS...........................................................................13
INTRODUÇÃO 
Este projeto nos possibilita colocar os conhecimentos adquiridos ao longo das disciplinas estudadas, e a elaboração deste trabalho baseia-se na implantação de um setor de recursos humanos em uma empresa privada, mostrando suas necessidades primárias e as ações aplicadas para resolvê-las.
Foi buscando informações entre funcionários para se ter uma melhor compreensão das necessidades internas da empresa que permitiu um levantamento estratégico para minimizar ou solucionar os problemas detectados.
O alinhamento dos interesses entre organização e funcionário, é uma função do departamento de Recursos humanos tornando a empresa interessante para o capital humano que é de suma importância para o desenvolvimento e permanência no mercado de uma empresa.
Necessidades Primárias para implantação do setor de recursos Humanos
EMPRESA
A empresa em que se realizou a pesquisa está voltada para o segmento da confecção. A NEW MODA confecções reconhece que precisa focar na valorização do seu capital humano e no crescimento da empresa.
A empresa busca proporcionar aos funcionários uma satisfação referente ao meio ambiente de trabalho e um envolvimento mutuo entre as partes, trabalhando com segurança e transparência.
A implantação do departamento na organização será de extrema importância para o crescimento de ambas as partes EMPRESA-FUNCIONÁRIOS, sendo que o capital intelectual é o que movimenta a empresa.
Pesquisa entre funcionários
Para se iniciar o processo de implantação buscou-se conhecer a empresa e suas necessidades e em cima destes problemas devemos planejar ações que venham a minimizar ou solucionar.
Esta pesquisa foi uma ferramenta que possibilitou uma comunicação direta com os colaboradores, pois eles poderão se expressar e destacar os pontos positivos e negativos que prejudicam o crescimento da empresa, que muitas vezes o gestor desconhece.
Questionário apresentado aos funcionários:
	Salário
	Ótimo
	Bom
	Regular 
	Ruim
	Forma de pagamento
	
	
	
	
	Satisfação com os valores
	
	
	
	
	Valores pagos correspondentes a função
	
	
	
	
	Oportunidade de crescimento
	
	
	
	
	Realização profissional
	
	
	
	
	Expor opiniões
	
	
	
	
	Treinamentos oferecidos
	
	
	
	
	Possibilidade de crescimento
	
	
	
	
	Comunicação
	
	
	
	
	Relacionamento ente as pessoas do setor
	
	
	
	
	Relacionamento com os chefes do setor
	
	
	
	
	Relacionamento com a organização
	
	
	
	
	Programa de qualidade
	
	
	
	
	Implantação do setor de recursos humanos
	
	
	
	
	Informação sobre mudanças e melhorias
	
	
	
	
	Ambiente de Trabalho
	
	
	
	
	Iluminação, ventilação e limpeza
	
	
	
	
	Condições de segurança (EPI`s)
	
	
	
	
	Recursos de matérias para executar atividades.
	
	
	
	
	Resultados
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Com o resultado da pesquisa pode-se perceber que há uma insatisfação ao que se diz respeito à rotatividade, incentivo profissional, valorização dos colaboradores mais antigos, falta de treinamentos e capacitações, ou seja, a falta de um plano concreto de cargos e salários.
Mas em contra partida os funcionários não reclamam da comunicação com os chefes dos setores, e o ambiente de trabalho é favorável para o desenvolvimento das atividades.
Pontos identificados e Planos de Ações.
Com os pontos identificados serão elaborado normas para desde os primeiros passos como recrutamento, seleção, salário, promoções, benefícios, recompensas e planos de treinamento pra os colaboradores.
Desta forma será possível aumentar a confiança entre empresa e funcionários. Além de ter o reconhecimento no mercado não só pelo o produto que oferece, mas também pela forma como conduz os seus colaboradores.
2.1 Recrutamento e seleção.
O setor de recursos humanos é o responsável por zelar um dos principais capitais da empresa, e é por meio de cada um que o crescimento da organização aparece. Por isso o recrutamento e a seleção são tão importantes através destes processos se encontra a pessoa que se encaixa perfeitamente nos requisitos da vaga, evitando assim um grande problema que é a rotatividade e a falta de talentos na empresa.
Um passo importante no recrutamento é a especificação do cargo, o perfil do candidato desejado e a divulgação da vaga. Após o recrutamento é feito uma seleção, que por meio dela será encontrada o candidato ideal. Essa seleção pode ser feita por meio de entrevista direta, teste de conhecimentos ou habilidades, dinâmicas em grupo entre outros. 
As informações adquiridas sobre o candidato são utilizadas para montar um banco de dados que poderá ser utilizados para novas oportunidades para candidatos que não foram selecionados.
O candidato que se destacar e estiver dentro do perfil será contratado sendo solicitados todos os documentos para contratação, sendo a carteira de trabalho, RG, CPF, PIS, título de eleitor, comprovante de residência, comprovante de escolaridade caso seja exigida para o cargo, registro profissional e para os homens a reservista, além de outros documentos como certidão de casamento e caderno de vacinação dos dependentes (se houver) entre outros. 
2.2 Plano de cargos e salários.
O plano de cargos e salários é um conjunto de normas que regi a gestão de pessoas, determinando a posição de cada profissional dentro da empresa.
Cada cargo terá sua remuneração estabelecida segundo sua função, os salários serão de acordo como padrões de mercado, este plano tende a proporcionar aos colaboradores o crescimento e desenvolvimento, equilibrar o clima organizacional. Deixando clara a jornada de trabalho entre outros fatores relacionados, analisando a composição do salário de carda cargo, definindo suas gratificações e benefícios extras.
Organograma da empresa2.3 Políticas de recompensa.
A política de recompensa contribui para alcançar os objetivos da organização ela também contribui para atração e retenção dos melhores funcionários, motivação e produtividade, definição da hierarquia e cultura organizacional.
-Descontos em planos de saúde;
-Descontos em instituição de ensino superior;
-Premiações por metas e resultados positivos;
-Participação dos lucros.
2.4 Planos de treinamentos.
O papel do recurso humano não é só contratar pessoas capacitadas à determinada função, mas fazer avaliação e fornecer ferramentas para o crescimento e melhoria contínua de cada um, seja dos novos colaboradores ou mais antigos.
Treinamentos voltados para qualificação básica, aperfeiçoamento técnico, aumentar a produtividade, promover a segurança no trabalho e apresentar a cultura organizacional da empresa.
Cronograma e ações
Foi criado um cronograma, partindo das necessidades mais urgentes, Todos que compõem a organização serão convocados a participarem de uma reunião onde será apresentado o novo departamento da empresa. Conheceram suas funções e suas políticas, e a importância do mesmo em uma organização.
O setor de recursos humanos se faz necessário, pois ele zela pela qualidade de vida dos funcionários dentro da empresa já que boa parte de sua vida passam dentro da empresa.
Cronograma de ações:
	
	Atividades
	Quantidade
	1. Capacitação
	Recrutamento
Seleção
Contratação
	10 dias
15 dias
 9 dias
	2. Treinamento
	Seleção de parceiros
Criação dos cursos
Centro de treinamentos
Aplicação dos cursos
	24 dias
10 dias
34 dias
87 dias
	3. Condições de trabalho
	Segurança do trabalho
Transporte
Alimentação
Medicina do trabalho
	20 dias
Mensal
Mensal
20 dias
	4. Final
	Ações corretivas
Resultados
Controle de banco de dados
Reunião com os chefes do setor
	13 dias
 4 dias
Mensal
Mensal
Considerações Finais
O Prointer parcial permitiu ter um conhecimento mais aprofundado, sendo que colocamos em pratica o que aprendemos.
O Departamento de recursos humanos lida diretamente com o desafio de manter uma empresa no topo, com permanência no mercado já que o capital intelectual trabalha para alcançar os objetivos da empresa deixando-a cada vez mais competitiva, e para o colaborador, que fornece mão de obra e intelecto, receba em troca além do financeiro a oportunidade de ser um indivíduo ativo na comunidade. Assim todos trabalham em para o sucesso, pois o sucesso de uma empresa começa de dentro pra fora.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos – Apresentação ABNT. Disponível em: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>. Acesso 23 abr. 2017.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. São Paulo: Manole, 2014. 
LIMA, Francisco M. M. de. Elementos de Direito do Trabalho e Processo Trabalhista. 13. ed. São Paulo: LTR, 2010.
OLIVEIRA, ARISTEU DE. Cálculos Trabalhistas. 26. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
SALIBA, Tuffi M. Curso Básico de Segurança e Higiene Ocupacional. 4. ed. São Paulo: LTR, 2011.

Outros materiais