Buscar

AS 3 - Diversidade Ético Cultural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AS 3
Tentativa 1
Pergunta 1
Quanto à visão etnocêntrica, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA:O etnocentrismo não se resume à produção de desenhos e mapas a partir da visão de um povo, mas tem relação com a forma de pensar, na qual as pessoas ou grupos humanos interpretam e leem o mundo a partir da própria ótica, da cultura, do modo de pensar e de vida. OU SEJAÉ fundamental observar que no mundo de hoje existem diferentes atores sociais que agem, interagem e transformam a realidade, logo, atualmente não existem mais visões etnocêntricas. Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que
	
	a.
	  as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	b.
	  a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	c.
	  as duas são falsas.
	
	d.
	  as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	e.
	  a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
0,175 pontos   
Pergunta 2
 Em relação à cultura e suas formas de existência, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a.
	  A palavra cultura foi usada primeiramente com o termo agricultura – como prática do campo –, tais como cultura do trigo, do milho e assim usada no sentido dessa prática primordial.
	
	b.
	  A agricultura era, de fato, uma expressão da cultura dos povos que, ao domesticarem plantas, em sua relação com a natureza, criaram a cultura alimentar que distingue um povo do outro – ainda atualmente. Quando mencionamos, por exemplo, culinária italiana, indiana, japonesa, mineira etc., estamos tratando dessa dimensão da cultura alimentar.
	
	c.
	  Os modos de alimentação evoluíram com as diversas formas que tornaram a sociedade mais complexa. De homens e mulheres coletores, pescadores e caçadores, que tinham grande grau de dependência da natureza e cujas técnicas eram rudimentares e locais, o ser humano passou a domesticar animais e plantas, de forma sistemática e em escala mais ampla, no que viria a ser chamado de agricultura e de pecuária.
	
	d.
	  Com o passar do tempo, cultura passou a ser empregada como conceito que exprimia o modo de vida, em um primeiro momento dos camponeses – do homem que produzia e praticava agricultura – e depois em um sentido e conotação mais ampla, como a cultura dos homens e seus modos de vida, hábitos e costumes.
	
	e.
	  A cultura tem relação com o biótipo e a cor da pele, sendo um elemento racial. Por isso, existem várias raças e culturas pelo mundo.
0,175 pontos   
Pergunta 3
Ao tratar do tema das diferenças étnico-culturais, é fundamental conceituar etnia. Trata-se de um termo que deriva de ethos, palavra grega, e pode ser definido como um grupo biológico e culturalmente mais homogêneo, que tem o mesmo ethos, ou seja, costumes, religião, crenças, língua, hábitos, entre outras características comuns.Considerando o fragmento de texto acima apresentado, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a.
	  Ao longo da história humana, o homem, em sua relação com o meio geográfico, com a natureza e com outros grupos humanos, foi elaborando formas de viver e de cultura.
	
	b.
	  Mediante o processo de colonização, neocolonização ou outros movimentos migratórios, os diversos grupos humanos foram colocados em maior contato entre si, levando a questionamentos em relação às diferenças.
	
	c.
	Existem características físicas – cor da pele, formato do corpo, do cabelo etc. –, bem como aspectos étnico e socioculturais, tais como formas de organização social, crenças, religiões, técnicas usadas, relações familiares, formas de moradia, entre outros.
	
	d.
	  Tal termo não é sinônimo de raça, já que raça é relacionada exclusivamente ao sentido biológico.
	
	e.
	  Tal termo é sinônimo das características raciais, do biótipo – aspectos físicos, cor da pele, formato do corpo, do cabelo etc.
0,175 pontos   
Pergunta 4
Alguns movimentos são de oposição ao modo dominante de vida, ao modo hegemônico, que se contrapõem à cultura vigente em uma época, em um lugar ou de forma mais universal. Pode-se dizer ainda que tais movimentos buscaram ir contra o mundo das guerras, da cultura imposta pela raça branca e do consumismo capitalista, enfim, da cultura dominante. Trata-se
	
	a.
	  do evolucionismo.
	
	b.
	  da contracultura.
	
	c.
	  do determinismo.
	
	d.
	  do apartheid.
	
	e.
	de condição sociocultural.

Outros materiais