Buscar

Apol Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena NOTA 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nos Estados Unidos da América, a ação afirmativa surgiu após a Segunda Guerra Mundial no bojo do Welfare State, cuja orientação privilegiava a atuação do Estado enquanto interventor na organização socioeconômica da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DA SIVA MARTINS, Sergio. Ação afirmativa e desigualdade racial no Brasil. Estudos feministas, v. 4, n. 1, p. 202, 1996. p. 203.
Tomando como referência os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre as políticas afirmativas nos Estados Unidos, analise as assertivas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  ( ) A política de cotas foram criadas (mas não implementadas) no período da independência norte-americana, graças à influência liberal em sua constituição.
II. (  ) Nos Estados Unidos, a política de cotas teve início a partir de reivindicações da comunidade negra.
III.(  ) A conquista de ações afirmativas para os negros resultou na reivindicação de medidas iguais para as mulheres.
IV. (  ) As políticas afirmativas nos Estados Unidos foram influenciadas por medidas semelhantes àquelas adotadas nos países que se descolonizavam na Ásia e na África. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – V – V
Você acertou!
A afirmativa I é FALSA: “ [...] as políticas de ação a?rmativa, ao contrário do que geralmente se acredita, não se iniciaram nos Estados Unidos nos anos 1960, mas emergiram a partir das lutas pela descolonização após a Segunda Guerra Mundial quando foram aplicadas com a denominação de indigenização ou nativização”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 164)
As afirmativas II, III e IV são VERDADEIRAS: “Como resultado da luta da comunidade negra estadunidense por direitos civis, desencadeada nos anos 1950, os Estados Unidos incorporaram, na década seguinte, à sua legislação e prática social, mecanismos que surgiram do contexto de descolonização do mundo afro-asiático. [...]  a experiência dos negros estadunidenses reforçou [...] a luta das mulheres pela igualdade em todas as esferas da vida pública”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 165)
	
	B
	V – F – F – F
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V– F – F – V
	
	E
	F – V – F – F
Questão 2/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Considere a citação a seguir:
“Na última década, a pobreza no Brasil declinou sensivelmente. Mais de 28 milhões de brasileiros suplantaram a ‘linha de pobreza’. O contingente de pobres caiu de 36% para 22% da população total”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FAGNANI, Eduardo. Notas sobre o desenvolvimento social recente no Brasil. In: Texto para discussão. v. 198, 2011. p. 2
A diminuição do número de pobres pode indicar mobilidade social. E, mesmo que esse número tivesse aumentado, ainda assim poderíamos falar em mobilidade social. Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, sobre os fatores coletivos de mobilidade social, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	Fatores coletivos de mobilidade social estão ligados à ascensão de pessoas ou grupos, por conta de mudanças estruturais na economia, como a industrialização.
Você acertou!
“Com o desenvolvimento das atividades econômicas e de novas forças produtivas ocorre a demanda por novos tipos de pro?ssionais dotados de novas competências e capacitações. Nesses casos, veri?ca-se o aparecimento de novas pro?ssões e ocupações possibilitando, por força das determinações estruturais, a mobilidade social de pessoas e grupos. [...] as vagas nos diversos níveis da estrutura social abrem-se pela criação de novos empregos ou pela saída de indivíduos de posições existentes”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 36)
	
	B
	Fatores coletivos de mobilidade social são explicados pelo esforço individual de todos os membros de um grupo.
	
	C
	Fatores coletivos de mobilidade social promovem o declínio coletivo da situação econômica de um determinado grupo, mas não sua ascensão.
	
	D
	Fatores coletivos de mobilidade social não explicam a mudança de extrato social.
	
	E
	Fatores coletivos de mobilidade social dependem da vontade dos indivíduos em progredir.
Questão 3/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Leia o seguinte extrato de texto:
“Desde o fim do século XVIII, a natureza feminina era associada gradativamente aos órgãos reprodutivos. Essa associação referendava o discurso médico e de autoridades acerca das limitações dos papéis das mulheres”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Tonia et al. Naturalização e medicalização do corpo feminino: o controle social por meio da reprodução. Interface: Comunicação, saúde, educação. v. 10, n. 20, p. 363-380, 2006. p. 368 
A mulher sempre teve seu lugar no mundo marcado pela maternidade e pela reprodução. As mudanças nessa área significaram também uma mudança no lugar da mulher na sociedade. Sendo assim, analise as assertivas a seguir. Qual das assertivas trata da relação entre o avanço tecnológico no campo da reprodução e contracepção e a questão de gênero?  Assinale a alternativa correta, usando como referência o conteúdo do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia:
Nota: 20.0
	
	A
	As tecnologias de contracepção tiraram o poder da mulher de comandar seu próprio corpo.
	
	B
	As tecnologias de reprodução contribuíram para a submissão das mulheres aos homens.
	
	C
	Mesmo com as tecnologias, a atividade sexual ainda é insubstituível, ao menos para a reprodução.
	
	D
	As técnicas contraceptivas deram à mulher a opção da gravidez, ao passo que as técnicas reprodutivas possibilitaram a gravidez sem o intercurso sexual.
Você acertou!
“A razão desse enfoque é atribuída a uma importante ruptura: o antes indissociável duo sexo/reprodução pode ser quebrado.  As tecnologias contraceptivas (principalmente a popularização do contraceptivo oral – pílula) possibilitaram, ao mesmo tempo, a prática sexual desvinculada da reprodução. E mais recentemente com as tecnologias conceptivas (inseminação arti?cial e as chamadas novas tecnologias reprodutivas) desvinculou-se a reprodução do intercurso sexual. Nesse sentido o campo da reprodução tem sido ressigni?cado por via da tecnologia e desse modo também o podem ser as relações de gênero”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 68)
	
	E
	As técnicas para evitar e para ter filhos diminuíram o papel da mulher na sociedade.
Questão 4/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Considere o extrato de texto a seguir:
“‘As relações entre negros e as forças de segurança são muito tristes’, acrescenta o ex-policial negro que, em 1998, ganhou um julgamento contra o Estado por um caso de discriminação racial nas fileiras da Polícia Federal”.
Revista Exame.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/policiais-se-unem-a-protestos-contra-o-preconceito-racial. Acesso em 06/06/2015.
Um dos tipos de discriminação é a racial, mas os tipos de preconceitos vão muito além deste. De acordo com os conteúdos do livro-base da disciplina, relacione os conceitos às suas respectivas características, identificando corretamente os tipos de preconceitos:
 
(1) Preconceito sexual
(2) Preconceito racial
(3) Preconceito étnico
(4) Preconceito social
(  ) “Na vizinhança os moradores se alarmaram, pois um grupo de ciganos acabara de armar seu acampamento nas redondezas. Era necessário cuidar das crianças e vigiar as roupas no varal”.
(  ) “O segurança da loja passou a seguir Maria discretamente na loja. Não era comum ver pessoas negras por lá”.
(  ) “Ora, se é pobre ainda com esta idade é obvio que não se esforçou o
suficiente na vida”.
(  ) “Não vou mais comprar perfume daquela marca. Não aceito que façam propaganda do ‘homoxessualismo’ para vender perfume”.
A sequência correta é:
 
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 2 – 4 – 1
Você acertou!
“Preconceito sexual, se refere a [...] uma identidade sexual considerada desviante. [...] Preconceito racial, que se dirige aos grupos definidos em função de características físicas ou fenotípicas. [...] O preconceito étnico que se reportam às coletividades culturalmente diversas. [...] O preconceito social, que diz respeito ao sentimento de aversão a pessoas de classe distinta“ (p. 144,145).
	
	B
	2 – 3 – 4 - 1
	
	C
	4 – 1 – 2 - 3
	
	D
	3 – 1 – 4 - 2
	
	E
	2 – 4 – 3 – 1
Questão 5/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Leia o trecho de texto a seguir:
“Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos
Dando porrada na nuca de malandros pretos
De ladrões mulatos e outros quase brancos
Tratados como pretos
Só pra mostrar aos outros quase pretos
(E são quase todos pretos)
E aos quase brancos pobres como pretos
Como é que pretos, pobres e mulatos
E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:<https://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/haiti.html> Acesso em 21 out. 2016.
O trecho do texto apresentado anteriormente foi retirado da música Haiti, de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Esta música trata da desigualdade racial, que é um tipo de desigualdade social. Sobre as características básicas das desigualdades sociais e, tendo em vista os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, relacione os termos a seguir às suas características:
Desigualdade como fenômeno social.
Desigualdade como fenômeno onipresente.
Desigualdade como fenômeno de diferentes configurações.
Desigualdade como fenômeno que influencia condições de vida.
(  ) Potencializa conflitos entre pessoas e coletividades.
(  ) Está presente em todas as sociedades humanas.
(  ) Não tem origem em condições biológicas e naturais.
(  ) Muda de forma e conteúdo no espaço e no tempo.
Agora, selecione a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 4 – 3 – 1
	
	B
	3 – 2 – 4 – 1
	
	C
	4 – 2 - 3 - 1
	
	D
	1 – 3 – 2 - 4
	
	E
	4 – 2 – 1 – 3
Você acertou!
A sequência correta é 4-2-1-3:
a desigualdade é um fenômeno social – as desigualdades de gênero raça e etnia não são fatores biológicos ou naturais, mas sim arti?ciais no sentido de serem uma criação humana.
a desigualdade é um fenômeno onipresente – pode ser veri?cado em todas as sociedades humanas.
a desigualdade adquire diferentes con?gurações – as desigualdades mudam de forma e de conteúdo em cada época histórica e tipo de sociedade.
a desigualdade in?uencia as condições de v ida da s pessoas e dos grupos sociais – isso implica reconhecer que as desigualdades potencializam con?itos e contradições entre pessoas e coletividades distintas. Com base no que vimos até o momento podemos concluir que as desigualdades sociais poderiam ser diminuí- das se os bens socialmente valorizados fossem melhor distribuídos.
(Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 15).
Conheça o novo AVA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais