Buscar

ED Geopolítica Unip (3 semestre)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - A alternativa C é a correta. Podemos dizer que a globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
DUVIDA? O abismo crescente entre as nações desenvolvidas e o mundo subdesenvolvido é uma das consequências mais plausíveis do processo de globalização em curso. Ele provoca a exclusão de grande parte dos habitantes do planeta ao acesso a bens e a novas tecnologias produzidas, e pode ser atestado pelo crescente número de conflitos em diversas regiões do planeta e no crescente fluxo de imigrantes ilegais das áreas mais pobres em direção às nações ricas do Hemisfério Norte.
2 - A Alternativa correta é a A. As novas redes de comunicação baseadas principalmente na telemática (junção das telecomunicações e da informática), permitiram o surgimento dos fluxos crescentes de informações em tempo real dentro do chamado sistema on-line, o que nos permite dizer que estamos inseridos dentro de uma aldeia global, onde, através das novas mídias, milhões de indivíduos acabam tendo acesso às mesmas informações ao mesmo tempo
.
3 - A alternativa correta é a E. Friedrich Ratzel foi o grande precursor das teorias do estudo sistemático da dimensão geográfica da política a partir da publicação de suas obras.
4 - A alternativa correta é a D. Os militares fazia o uso de tais características, e assim deram expansão Geopolítica, por ser uma grande necessidade do momento.
5-D - Todas as questões selecionadas apresentam afirmativas verdadeiras, distinguindo as diferenças claras entre Geopolítica e Geografia Política.  
6-C - Justificativa: Os países do leste europeu optaram pelo capitalismo, e o sistema econômico da União Soviética não era comandado pelo planejamento burocrático.
7-C - Justificativa: Globalização é um processo que liga todos ou campos relacionado ao comércio e a economia entre os países.
8-B - Justificativa: Com o boom industrial dos países desenvolvidos, muitos começaram a temer a derrota econômica para adversários, então houve a guerra.
9-D - Justificativa: A Rússia não fazia parte da aliança denomidada “Eixo”.
10-E - Para que houvesse equilíbrio na economia, era necessário mercado consumidor.
11-C - Justificativa: Todas as alternativas estão corretas e descrevem o que aconteceu durante o período de guerra fria
12-C - Justificativa: As alternativas I e II, melhor representam a nova ordem mundial 
13-D - O NAFTA (North America Free Trade Agreement) foi iniciado em 1988, entre norte-americanos e canadenses, e por meio do Acordo de Liberalização Econômica, assinado em 1991, formalizou-se o relacionamento comercial entre os Estados Unidos e o Canadá. Em 13 de agosto de 1992, o bloco recebeu a adesão dos mexicanos. consolidou o intenso comércio regional no hemisfério norte do Continente Americano, beneficiando grandemente à economia mexicana, e aparece como resposta à formação da Comunidade Européia, ajudando a enfrentar a concorrência representada pela economia japonesa e por este bloco econômico europeu.
    
14-B -Justificativa: Paraguai está suspenso temporariamente do bloco e função da deposição do ex-presidente Fernando Lugo em junho de 2012,a suspensão do Paraguai irá até abril de 2013, quando ocorrerão eleições no país.Embora tenha sido criado apenas em 1991, os esboços deste acordo datam da década de 1980, quando Brasil e Argentina assinaram vários acordos comerciais com o objetivo de integração. Chile, Colômbia, Peru e Bolívia poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participam até o momento como países associados ao Mercosul.
15-C- Com o propósito de unificação monetária e facilitação do comércio entre os países membros, a União Europeia adotou uma única moeda. A partir de janeiro de 2002, os países membros (exceção da Grã-Bretanha) adotaram o euro para livre circulação na chamada Zona do Euro, que envolve 19 países.
Os países que fazem parte da Zona do Euro são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, República da Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal.
16-A- Dá-se o nome de área de livre comércio ou zona de livre comércio a um grupo de países que concordaram em eliminar as tarifas, quotas e preferências que recaem sobre a maior parte dos bens importados e exportados entre aqueles países
 17-D- Pode se afirmar que todas as alternativas estão corretas. A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países.
18-C- Pois globalização representa o movimento de pessoas e informação também, além de cultura. Globalização e internacionalização são diferentes apesar de parecem o mesmo. TI contribui para aumentar o fluxo de comunicação e informação que vaga pelo mundo, que muda a centralização do capital.
19-C- Multinacionais ou Transnacionais são corporações industriais (grandes empresas), que possuem matriz em um determinado país e atua em diversos e distintos territórios dispersos no mundo, ultrapassam os limites territoriais dos países de origem das empresas com a instalação de filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas. Dentro do contexto atual da globalização, é muito comum que essas empresas produzam cada parte de um produto em países diferentes, com o objetivo de reduzir custos de produção, portanto essas empresas possuem influência que transcende a economia, pois elas interferem em governos e nas relações entre países por exemplo Rússia. Atualmente, estima-se que existam em funcionamento cerca de 40 mil empresas transnacionais, muitas originadas de países desenvolvidos, porém existem ainda corporações oriundas do Brasil, Coreia do Sul, Índia e México.
20-B- O termo Consenso de Washington ficou conhecido como um conjunto de medidas de ajuste macroeconômico formulado por economistas de instituições financeiras como FMI e o Banco Mundial, elaborado em 1989. Entre essas "regras" que deveriam ser adotadas pelos países para promover o desenvolvimento econômico e social estavam: disciplina fiscal, redução dos gastos públicos, reforma tributária, juros de mercado, câmbio de mercado, abertura comercial, investimento estrangeiro direto, com eliminação de restrições, privatização das estatais, desregulamentação e desburocratização, direito à propriedade intelectual.

Outros materiais