Buscar

questões libras AV1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RELATÓRIO LIBRAS
1) O termo sujeito surdo é restrito à pessoa surda, que em sua história de vida percebe sua identidade construída em um contexto de uso de língua de sinais. Se for um surdo sinalizante, esse sujeito não precisará ter medo de usar a sua própria língua, nem se sentirá incapaz de dominar as línguas de outros grupos, mesmo que sejam essas de outra modalidade e que, por isso mesmo, apresentem desafios aparentemente intransponíveis. Com base no conceito apresentado, complete a concepção a seguir. Esse sujeito não é um surdo deficiente, mas 
R=É um sujeito dotado de capacidade linguística. 
2) A fluência em LIBRAS não implica:
R= A uso de leitura labial. 
3) Sobre os parâmetros da língua de sinais brasileira, é verdadeiro afirmar que:
R= Ponto de Articulação refere-se ao local em que o sinal é produzido em relação ao corpo. Mesmo que a configuração esteja certa, se o ponto de articulação não o estiver, o sinal poderá não ser entendido. 
4) LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) passa a ser reconhecida como meio de comunicação oficial das comunidades de surdos brasileiros a partir da promulgação:
R=Da Lei 10.436/2002. 
5) Quando se lê nos documentos oficiais sobre o respeito e a garantia dos direitos humanos básicos, a expressão oportunidades iguais para todos implica:
R=Que cada cidadão terá o direito de ser atendido em sua diferença. 
6) Segundo a aula 4, vimos três tipos de famílias de surdos. Assinale a única opção em que a aquisição da LIBRAS é natural e cujas relações internas são plenas, sob a perspectiva da interação linguística, e todos os membros da família compartilham das mesmas experiências visuais, culturais, etc.
R=Pais surdos e filhos surdos 
7) O sinal pessoal de apresentação pode ser entendido, segundo descrito na IC (Informação Cultural) como:
R=Como um batismo. 
8) Observe o enunciado a seguir "...se considerarmos a modalidade linguística, a quantidade de usuários da libras, os lugares onde se usa a língua de sinais, as associações onde se reúnem os surdos. Dadas as relações estabelecidas no texto destacado, os surdos formam:
R=Uma minoria linguística.
9) As comunidades surdas por todo o mundo protagonizam fatos que podemos classificar como sociolinguísticos por natureza. A existência das Comunidades Surdas pode ser explicada como: (adaptada da questão 31, do concurso público da UFRJ de 2009) 
R=Fenômeno cultural onde se concentram as relações sociais, emocionais e intelectuais, porque tratam de questões em que a língua serve como marca de identidade pessoal e de grupo. 
10) Em se tratando da LIBRAS, a expressão facial:
R=Compõe a produção de sinais. 
11) Muitas discussões vêm acontecendo em prol de uma escola inclusiva, no caso da pessoa surda, a fim de que possa participar deste ambiente de forma satisfatória e sem prejuízos são necessárias algumas medidas, assinale a alternativa equivocada em relação à inclusão de alunos surdos:
R=Que a leitura labial seja privilegiada nas interações entre surdos e ouvintes.
12) Complete a assertiva abaixo com o termo mais adequado: De acordo com a aula 03, __________________ é um movimento político que busca a equiparação de direitos, promovendo 
modificações/adaptações na sociedade. 
R=Inclusão.
13) De maneira geral, a surdez pode ser entendida a partir de pelo menos dois modelos: o clínico-patológico e o sociocultural. Marque a alternativa que apresenta corretamente a perspectiva do segundo modelo citado em relação à surdez.
R=Considera as dificuldades como parte do processo de desenvolvimento e aprendizagem, vendo a surdez como diferença. 
14) Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto interior ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. Contrariamente, Joana e Antônio ao receberem o diagnóstico de surdez de seu primeiro filho, resolvem entrar em um curso de LIBRAS para aprenderem LIBRAS e assim possibilitar ao filho surdo o acesso ao desenvolvimento linguístico em tempo real e igual ao das crianças ouvintes. A atitude de Joana e Antônio
R=Está certa porque vão compartilhar uma língua comum e de instrução com seu filho e também oferecer a ele a LIBRAS como língua natural e primeira desde a tenra idade, propiciando um desenvolvimento pleno da criança 
15) Sobre a LIBRAS é INCORRETO:
R=É uma Linguagem e uma forma de comunicação não verbal 
16) Complete a lacuna. ¿É somente ao perceber o outro como diferente, que pode nascer, no sujeito, sua consciência identitária...¿ 
R=É o que se chama de princípio de alteridade 
17) Quais são os cinco parâmetros da LIBRAS que regem a boa formação dos sinais?
R=Configuração de mão, Ponto de Articulação, Orientação, Movimento e Expressão facial e corporal 
18) Conforme explicitado na terceira aula teletransmitida ¿Se fôssemos criados na cultura inclusivista ou includente, nossas práticas sociais e relações seriam mais abertas à diversidade, sem termos que passar por um período de conscientização, já que isso seria internalizado naturalmente¿. Essa afirmativa corresponde a que perspectiva de políticas linguísticas na Educação
R=Educação inclusiva verso sociedade inclusiva 
19) O que são e para que servem os classificadores? 
R=Um classificador (CL) é uma forma que estabelece um tipo de concordância em uma língua. Na LIBRAS os classificadores são formas representadas por configurações de mão que, substituindo o nome que as precedem, podem vir junto de verbos de movimento e de localização para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo 
20) Um equívoco comum acerca das pessoas surdas e que se transformou em uma forma recorrente de identificá-las, está em referir-se aos surdos como: 
R=Surdo-mudo. 
21) O termo ¿sujeito sinalizante¿, usado nesta disciplina, faz referência:
R=A todo sujeito que domina e é usuário assíduo da língua de sinais. 
22) Um surdo estará mais ou menos próximo da cultura surda a depender da identidade que assume dentro da Sociedade. A identidade surda pode ser definida como: (Concurso público do Município de Pacatuba, questão 35)
R=Identidade na qual ser surdo é estar no mundo visual e desenvolver sua experiência na Língua de Sinais. Os surdos que assumem a identidade surda são representados por discursos que os veem como sujeitos culturais, uma formação de identidade que só ocorre entre os espaços culturais surdos. 
23) Segundo o que foi estudado sobre políticas linguísticas e educacionais que tipos de reflexões as políticas linguísticas e políticas de línguas expressas em leis podem suscitar:
R=Sócio-históricas e discussões sobre o preconceito no contexto brasileiro. 
24) Defina Datilologia e sua função como empréstimo linguístico na língua brasileira de sinais.
R=Datilologia é a representação manual da ortografia da língua portuguesa. Cumpre a função de empréstimo linguístico porque introduz na LIBRAS novas palavras que não tem sinais próprios. 
25) Quais os argumentos utilizados para sustentar a ideia de que há uma literatura surda? 
R=Porque tem abra literária feita por surdo, com personagens surdos e com tramas que envolvem as diferenças entre o mundo surdo e o ouvinte, ex: o livro: o som do silêncio 
de (cotes, 2014). 
26) Os mitos são uma narração sociais, uma representação fantasiosa que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo ou sobre quem se predica, se diz.
R=Dentro dessa premissa, os mitos relacionados aos surdos e aos deficientes provocam impactos dessas desastrosas visões errôneas na sua vida social. 
27) A datilologia apesar de ser uma representação da ortografia da língua portuguesa, cumpre a função de empréstimo linguístico. Marque a ÚNICA opção que define a utilidade da datilologia em um diálogo em LIBRAS:
R=Soletrar os nomes das pessoas, os endereços de lugares ou qualquer informação que não tenha sinal padronizado. 
28) As novas concepções acerca da surdez vêm contribuindo para o desenvolvimento e
para a inclusão social das pessoas surdas. Diferente da visão clínica, a perspectiva socioantropológica da surdez insere esses sujeitos em uma nova ótica, diferenciada da visão tradicional. Segundo essa nova perspectiva, podemos encarar a surdez da seguinte forma:
R=Como uma diferença humana que precisa ter caráter linguístico. 
29) O argumento que sustenta a afirmação de que os surdos têm uma língua que estrutura-se a partir da ideia de:
R=Como um ser dotado de capacidade linguística, o surdo, é capaz de decodificar logicamente o mundo a partir de esquemas físicos e mentais. 
30) Na LIBRAS as categorias pronomes demonstrativos e advérbios de lugar não apresentam diferenças.
R=Verdadeiro. As relações são estabelecidas e percebidas na contextualização dos sinais.
31) Os classificadores, em Libras, são marcadores de concordância de gênero ao se referirem a: 
R= Pessoas, coisas e animais.
32) Surdos reúnem-se frequentemente para contar histórias e, entre as preferidas, estão as histórias de vida, as piadas e aquelas que incluem elementos da cultura surda, com personagens surdos, com tramas que, em geral, envolvem as diferenças entre o mundo surdo e o ouvinte. (Alves e Karnopp 2003). Pode-se afirmar que:
R=A literatura surda começa a se fazer presente entre nós, se apresentando talvez como um desejo de reconhecimento, em que busca um outro lugar e uma outra coisa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais