Buscar

Exercício sobre excipientes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRADUAÇÃO EM FÁRMACIA GENERALISTA
DISCIPLINA DE FARMACOTÉCNICA
NOME:
De acordo com o artigo intitulado “ Influência dos excipientes multifuncionais no desempenho dos fármacos em formas farmacêuticas” responda verdadeiro ou falso (justificando as erradas):
( ) Excipiente designa agentes, diferente do fármaco ou pró-fármaco que tem sua segurança avaliada e funções específicas que possibilitam a obtenção de formas farmacêuticas estáveis, atraentes, eficazes e seguras.
( ) O excipiente é considerado hoje um dos constituintes essenciais que garantem o desempenho, a segurança do medicamento e até a obtenção do efeito terapêutico.
( ) De acordo com o mercado global de excipientes este é dividido em três segmentos: produtos químicos orgânicos, os inorgânicos e a água. No segmento de produtos inorgânicos, os produtos celulósicos lideram as vendas e que estes podem ser empregados em diversas formulações.
( ) Os excipientes do tipo diluente, emoliente e veículos são os principais líderes de vendas a nível global.
( ) Devido aos altos custos de desenvolvimento de novos medicamentos, as industrias estão optando em não investir em desenvolvimento de novos excipientes, já que esse processo é demorado, caro e de futuro incerto. Diante dessa situação as indústrias estão desenvolvendo estratégias de mistura de excipientes para a atingir o seu objetivo industrial.
( ) Os desintegrantes são utilizados para desacelerar a dissolução dos comprimidos em água ou nos líquidos orgânicos.
( ) As nanopartículas são utilizados na vetorização de fármacos anticancerígenos e de antibióticos, com a finalidade de aumentar a ação farmacológica e diminuir a sua toxicidade provocada por esses medicamentos utilizadas de forma não carreada.
( ) Na tentativa de combater algumas neoplasias os pesquisadores estão adotando novos métodos de obtenção de fármacos que sejam solúveis em soluções parenterais, e um dos métodos é obter farmacos associado a um lipossoma, diminuindo os efeitos colaterais.
( ) Os testes farmacopéicos são de extrema importância para o desenvolvimento de melhorias no processo de obtenção do medicamento, sendo o farmacêutico, o profissional que irá decidir qual o tipo e grau do excipiente, garantindo assim produtos farmacêuticos eficazes.
1

Outros materiais