Buscar

Notas de aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Notas de aula
 Crimes contra a administração pública.
Crimes praticados por funcionário público contra a administração pública.
A vitima é a administração pública. Primeiro capitulo crimes funcionais, exige a qualidade especial de funcionário publico.
No cap. 2 e 2ª a pode ser praticado por particulares.
Funcionário publico : art 327 CP ,todo aquele que exerce cargo publico,emprego publico, função publica ainda que transitoriamente ou sem remuneração.
Cargo público exercido por servidor estatutário.
Emprego público exercido pelos CELETISTAS
Função publica quem exerce atividade pública que não ocupa nem cargo nem emprego publico. Mesário (ainda que transitório ou sem remuneração).exceção : os que exercem encargo ou múnus : mero auxilio prestado ao funcionalismo publico.
Segunda categoria, parágrafo primeiro: Categoria de funcionário público por equiparação. Pessoas que normalmente não seriam consideradas funcionários públicos, mas para fim de direito penal são consideradas funcionários públicos, os que trabalham em empresa paraestatal, contratada ou conveniada com a administração publica para o exercício de atividade típica. Empresas do terceiro setor, os e oscip.
1-Os paraestatais que exercem função meramente econômica não são equiparados a funcionalismo público (BB).
2-Empresa contratada ou conveniada para o exercício de atividade típica. Serviços essenciais para o cidadão, água, luz, saúde, segurança publica e etc.
Se o crime praticado por um desse for sobre o bem da própria empresa não será crime contra a adm. A vítima tem que ser o funcionalismo público.
Todo crime funcional será cometido pelo menos por um funcionário publico: mas um particular pode responder por crime praticado contra adm se houver concurso de pessoas com quem ostenta a qualidade especial.art 30 do CP.as elementares do tipo sempre se comunicam a coautores e participes. Desde que o coautor conheça a qualidade funcional do autor.
Os crimes dividem em próprios ou impróprios , nos próprios uma vez retirada a qualidade funcional o crime deixa de existir, nos impróprios o crime deixa de existir somente na esfera pública mas passa a ser um crime comum.
Atos de improbidade administrativa- são meros ilícitos administrativos, transgressão no caso de militar.
Crimes funcionais-
Crime de responsabilidade – ele não e um crime, são infrações políticas e que vão determinar um julgamento igualmente político, afastamento do presidente por empichiment é decorrente de um crime de responsabilidade. A grande pegadinha é o decreto 201/67 traz os crimes de responsabilidade de prefeitos e vereadores. No que tange aos prefeitos os crimes de responsabilidade são de fato crimes.

Outros materiais