Buscar

av2 discursivas planejamento integrado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DISCURSIVAS
1a Questão (Ref.: 201301601592) Pontos: 1,5 / 1,5
O que é o gás natural veicular?
Resposta: Gás veicular seria usado especificamente como fonte de energia para automovéis e outras maquinas movidas com este recurso.
Gabarito: GÁS NATURAL: O Gás natural veicular é uma mistura de gases (hidrocarbonetos leves e gases inertes) com cerca de 90%de metano. Não é Tóxico. Após sua extração, o gás natural é enviado por gasoduto a Unidades de Processamento de Gás natural para retirada de frações condensáveis e mais pesadas do Gás natural, como a gasolina natural e o gás liquefeito do petróleo GLP (mistura de propano e butano) gás de cozinha, resultando em um gás seco, limpo e extremamente leve em relação ao ar, com excelentes qualidades energéticas para consumo nos veículos e industrias
6a Questão (Ref.: 201302079147) Pontos: 1,5 / 1,5
As hidrelétricas são consideradas energias renováveis. Cite alguns dos possíveis impactos ambientais desta forma de geração de energia elétrica.
Resposta: A construção de uma hidrelétrica causa fortes impactos no local que ela será construída e ainda depois de concluída a obra uma área gigantesca terá de ser alagada para servir de reservatório podendo haver perdas na fauna e flora desses locais e em alguns casos desapropriação de lares, a hidrelétrica acaba gerando gás metano pela forte presença de matéria orgânica em decomposição na água do reservatório, acaba com a dinâmica do rio em que a hidrelétrica si encontra e por fim atrapalha a migração e o acasalamento dos peixes desse rio pela presença da hidrelétrica no rio.
Gabarito: Mudança do ecossistema problemas para a fauna e flora; diminuição da vazão do rio, alagamento de grandes áreas, perda de áreas agricultáveis, deslocamento de populações; possíveis perdas de patrimônio genético, proliferação de plantas aquáticas; perigo de proliferação de esquistossomose e de mosquitos na represa.
	 1a Questão (Ref.: 200901371450)
	Pontos:1,5  / 1,5
	O petróleo contém centenas de compostos químicos, e separá-los em componentes puros ou misturas de composição conhecida é praticamente impossível. Explique o porquê.
		
	
Resposta:Apesar de ser constituído basicamente por uma mistura de compostos químicos orgânicos (hidrocarbonetos), ele tem uma complexidade em suas ligações que faz com que elas só possam ser separadas em frações e não em compostos puros. Com isso é normalmente separado em frações de acordo com a faixa de ebulição dos compostos
	
Gabarito: Apesar de ser constituído basicamente por uma mistura de compostos químicos orgânicos (hidrocarbonetos), ele tem uma complexidade em suas ligações que faz com que elas só possam ser separadas em frações e não em compostos puros. Com isso é normalmente separado em frações de acordo com a faixa de ebulição dos compostos
	 2a Questão (Ref.: 200901283556)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Usina Hidrelétrica de Belo Monte, projetada no Rio Xingu na Amazônia, é uma usina ao fio d'água. Quais os possíveis impactos em relação a poluição hídrica que esta Usina poderá causar?
		
	
Resposta:Esta Usin não impactará de forma significativa a região, entretanto poderemos observar alguns impactos durante sua construção sem maiores danos ao recurso hídrico e seu entorno.
	
Gabarito:EstaUsin não impactará de forma significativa a região, entretanto poderemos observar alguns impactos durante sua construção sem maiores danos ao recurso hídrico e seu entorno.
	 1a Questão (Ref.: 200901385666)
	
	A queima da biomassa produz CO2, todavia, se a taxa de utilização da biomassa não exceder a taxa na qual ela é reposta pelo crescimento de novas plantas (o que absorve o CO2), o que acontecerá?
		
	
Sua Resposta: Não haverá aumento líquido nas emissões de CO2. Contudo, ciclos repetidos de cultivo e colheita das plantações de biomassa podem esgotar os principais nutrientes do solo.
	
Compare com a sua resposta: Não haverá aumento líquido nas emissões de CO2. Contudo, ciclos repetidos de cultivo e colheita das plantações de biomassa podem esgotar os principais nutrientes do solo.
	 2a Questão (Ref.: 200901383744)
	
	Porque a biomassa é considerada uma energia limpa, se sua queima também produz Co2?
		
	
Sua Resposta: Se consideramos o ciclo completo da Biomassa, desde o crescimento da planta até sua queima para geração de energia, durante a queima da biomassa é produzido CO2, porém o crescimento de novas plantas para utilização como energia absorvem CO2, fechando um ciclo de emissão zero.
	
Compare com a sua resposta: Se consideramos o ciclo completo da Biomassa, desde o crescimento da planta até sua queima para geração de energia, durante a queima da biomassa é produzido CO2, porém o crescimento de novas plantas para utilização como energia absorvem CO2, fechando um ciclo de emissão zero.
	 1a Questão(Ref.: 201201178544)
	4a sem.: Comb fósseis
	Pontos:1,5  / 1,5
	Qual o origem dos combustíveis fósseis?
		
	
Resposta: São originados pela decomposição de matéria orgânica (plantas e restos de animais) soterrados juntamente com sedimento formando as condições de temperatura e pressão ideiais para formação dos liquido que pode ter alguns tipos de coloração e viscosidade diferentes. Nestas "bacia" de sedimentação também pode ser formado o gás natural.
	
Gabarito: A teoria biogênica do petróleo sugere que o petróleo extraído da crosta terrestre teria origem comum ao carvão mineral, já que o mesmo também é encontrado soterrado, tendo sido gerados em função do efeito de fossilização de animais e plantas, provocado pela ação de pressão e temperatura muito altas geradas há milhões de anos no processo de soterramento de material orgânico que por algum motivo não entrou na cadeia alimentar antes ou quando foi enterrado. A teoria abiogênica (origem inorgânica do petróleo), por outro lado, defende que os hidrocarbonetos foram formados juntos com a Terra, no processo de acreçãoplanetária
	 2a Questão(Ref.: 201201334407)
	15a sem.: MATRIZ ENERGÉTICA
	Pontos:1,5  / 1,5
	O Brasil possui uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo. O que significa o termo Matriz Energética: 
		
	
Resposta: Matriz energética pode ser definido como local ou região com potencial de geração de energia. No caso do Brasíl por exemplo temos potencial de geração de energia provenientes de diversas fontes, por exemplo: hidrelétrica, biomassa (que é uma energia proveniente da energia solar), eólica, temos reservas de petóleo, enfim. É possíver gerar energia com impactos ambientais controlados em nossa matriz energética.
	
Gabarito: Matriz energética é toda energia disponibilizada para ser transformada, distribuída e consumida nos processos produtivos. O aluno também pode dizer que é uma representação quantitativa da oferta de energia, ou ainda, que é a quantidade de recursos energéticos oferecidos por um país ou por uma região.
	 1a Questão (Ref.: 201501451033)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O petróleo contém centenas de compostos químicos, e separá-los em componentes puros ou misturas de composição conhecida é praticamente impossível. Explique o porquê.
		
	
Resposta: O petróleo é composto predominantemente por hidrocarbonetos. Sua característica fóssil, a que denota sua formação de milhões de anos sob altas pressões e temperaturas no interior da terra, além de intensa atividade microbiana sobre diversos restos orgânicos que o originaram, o tornam uma substância com alto grau de homogeneidade. Há possibilidade apenas de se obter derivados, pela destilação fracionada, ou seja, pelos diferentes pontos de ebulição que atinge. São alguns derivados o nafta, o diesel, lubrificantes, o querosene, o GLP, etc.
	
Gabarito: Apesar de ser constituído basicamente por uma mistura de compostos químicos orgânicos (hidrocarbonetos), ele tem uma complexidade em suas ligações que faz com que elas só possam ser separadas em frações e não em compostos puros.Com isso é normalmente separado em frações de acordo com a faixa de ebulição dos compostos
	 2a Questão (Ref.: 201501309816)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para escolher a forma adequada de provimento de energia, é necessário analisar as diferenças entre as diversas fontes, que podem ser observadas pelo conceito de qualidade de energia. Sabendo -se que a qualidade da energia depende da adequação à sua destinação. Quais os principais atributos que garantem a qualidade de energia?
		
	
Resposta: A eficiência energética; o fornecimento constante; compatibilidade entre capacidade de produção e demanda; o franco desenvolvimento do uso de determinada fonte de energia, o que traz confiabilidade; disponibilidade; produção e utilização final limpas; economicamente viável; renovável.
	
Gabarito: Esse conceito é determinado pela combinação de diversos atributos, como densidade de energia, volume, risco financeiro, custos, eficiência de conversão, etc.
	 1a Questão (Ref.: 201407585578) 
	 Pontos: 1,5 / 1,5 
	 
	 Cite duas condições necessárias para a formação de acumulações de petróleo e gás natural. 
	 
	 Resposta: Resíduos orgânicos (como vegetais, animais) em decomposição, durante muitos anos, acumuladas em rochas, por cima camadas de areia, elevadas temperaturas, são condições necessárias. 
	 
	 Gabarito: O aluno poderá citar a presença de matéria orgânica, pressão e temperaturas elevadas e baixa concentração de Oxigênio. 
	 
	 2a Questão (Ref.: 201407258638) 
	 Pontos: 1,5 / 1,5 
	 
	 Resolva o problema de meia vida: Se 100 gramas de um elemento radioativo estavam presentes às 9 horas de segunda-feira e 25 gramas daquele elemento estavam presentes às 9 horas da sexta-feira seguinte, qual é a meia vida da fonte? 
	 
	 Resposta: 50. 
	 
	 Gabarito: Por causa da exponencialidade do decaimento, 50 gramas restariam após uma meia vida, e 25 gramas após duas meias vidas. Uma vez que foram necessários quatro dias para que a quantidade original decaísse a 25 gramas, a meia vida é: ½= 4dias/2 = 2 dias

Outros materiais