Buscar

Método dialético

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Discente: Andréia Salém, Andresa Brito, Marcos Bezerra, Mateus Soeiro e Thacila Phaloma
Método dialético
Métodos de abordagem
DEDUTIVO – Do geral para o particular.
 INDUTIVO – Do particular para o geral.
 HIPOTÉTICO-DETUTIVO- Racionalização à experimentação.
 DIALÉTICO – Tese> Antítese > Síntese.
 Objetivo:
 Discorrer sobre os princípios teóricos do método dialético e orientações práticas para ajudar a pensar criticamente, escrever e apresentar trabalhos conforme padrões metodológicos e acadêmicos.
Método dialético 
 Fundamenta-se na dialética proposta por Hegel, na qual as contradições se transcendem dando origem a novas contradições que passam a requerer solução.
É um método de interpretação dinâmica e totalizante da realidade.
Considera que os fatos não podem ser considerados fora de um contexto, politico, econômico , etc. Empregado em pesquisa qualitativa (GIL,1999;LAKATOS;MARCONI,1993)
Dialética = arte de discutir , a argumentação dialogada (uso de raciocínio)
Existem 4 Leis Fundamentais, são elas :
a)Ação recíproca : Tudo se relaciona;
b) Mudança dialética: negação da negação, tudo se transforma;
c) Passagem da quantidade à qualidade: mudança qualitativa
d) Interpenetração dos contrários: contradição
 AÇÃO RECÍPROCA: tudo se relaciona
Ao contrário da metafísica, que concebe o mundo como um conjunto de coisas estáticas, a dialética o compreende como um conjunto de processos.
Exemplo:
. Uma planta, que fixa oxigênio do ar, mas também interfere no gás carbônico e no vapor d’agua, e essa interação modifica , ao mesmo tempo , a planta e o ar.
Mudança dialética
Esta lei é verdadeira para todo o movimento ou transformação das coisas, tanto para as reais quanto para seus reflexos no cérebro (ideias).
Tese, Antítese e Síntese: A Tese é uma pretensão de verdade, a antítese é a tese negada e a síntese é o resultado do confronto.
Ex: TESE- A CLT é a causa do desemprego no Brasil. ANTÍTESE-A CLT não é a causa do desemprego. SÍNTESE- Existem muitas causas do desemprego e a legislação trabalhista pode ser uma delas.
LEI DE PASSAGEM DA QUANTIDADE À QUALIDADE
 Lei de passagem da quantidade à qualidade:
 O processo de transformação da realidade se faz por pequenos saltos, ou seja, Mudanças mínimas de quantidade vão se acrescentando e provocam, em um determinado momento uma mudança qualitativa. O ser passa a ser outro.
INTERPENETRAÇÃO DOS CONTRÁRIOS
A dialética parte do ponto de vista de que os objetos e os fenômenos da natureza supõem contradições internas, porque todos têm um lado negativo e um lado positivo, um passado e um futuro; todos têm elementos que desaparecem e elementos que se desenvolvem; a luta desses contrários, a luta entre o velho e o novo, entre o que morre e o que nasce, entre o que parece e o que evolui, é o conteúdo interno do processo de desenvolvimento, da conversão das mudanças quantitativas em qualitativas.
Principais caracteres da análise da contradição com princípio de desenvolvimento:
a) A contradição é interna;
b) A contradição é inovadora
c) Unidade dos contraditórios.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais