Buscar

revisao av02 2017 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A empresa XWZ BUFFET E DECORAÇÕES é uma empresa regulamentada por estatuto social, escrito e registrado no órgão competente do seu Estado. 
O estatuto de sociedade prevê que os sócios minoritários respondem pelas obrigações sociais, conforme suas cotas de investimento no capital social e o sócio majoritário responde com seu patrimônio pessoal pelas obrigações sociais.
A sociedade é constituída por três sócios, Adolfo Brasil, Lismar Maranhão e Cândido Paraná e foi firmada por tempo indeterminado. Ocorre que o sócio Adolfo Brasil não possui mais interesse em permanecer no quadro societário, pois não possui a maior parte no capital social deste empreendimento.
Além disso, a empresa encontra-se desequilibrada financeiramente, porém ainda mantem alguma viabilidade econômica.
QUESTÃO 01: Qual a classificação desta sociedade empresária em relação ao seu documento de constituição e responsabilidade dos sócios? Justifique.
QUESTÃO 02: Qual o processo judicial é o apropriado para o estado de insolvência desta empresa? Justifique.
QUESTÃO 03: Quais medidas o sócio Adolfo Brasil precisa adotar para possibilitar sua saída do quadro societário? Qual espécie de dissolução será verificada para a empresa XWZ Buffet? Justifique
QUESTÃO 04. ANALISE O TEXTO ABAIXO:
Os seis tipos de fraudes mais comuns em licitações. Dyelle Menezes. Disponível em http://www.acaopopular.net/abr20142.php. Acesso em 30.05.2016.
Segundo estudo realizado, seis tipos de fraudes são mais comuns nos processos licitatórios. Primeiramente, o superfaturamento, ou seja, a cobrança de preços superiores aos de mercado. O superfaturamento geralmente é acompanhado do direcionamento ou dispensa da licitação e pode também ser consequência de acordo prévio entre os concorrentes.
O direcionamento da licitação também é comum durante os processos. A estratégia mais frequente é a exigência de qualificações técnicas muito detalhadas e específicas para prestação de serviço ou compra de produto, geralmente beneficiando apenas um dos concorrentes. Essa fraude pode ser observada ainda quando a convocação de licitação não é publicada no Diário Oficial. Em compras de menor valor, o responsável pela licitação também pode escolher sempre as mesmas empresas ou chamar duas que não conseguirão competir com o fornecedor beneficiado pelo acordo. Outra fraude encontrada nos processos é a inexigibilidade de licitação. 
A dispensa é muitas vezes usada ilegalmente para beneficiar uma empresa. 
Duas outras fraudes completam a lista: o acordo prévio e a contratação de fundações e organizações não governamentais (ONGs).
COM BASE NESTAS INFORMAÇÕES, RESPONDA JUSTIFICADAMENTE AOS SEGUINTES ITENS:
Quais hipóteses legais permitem a dispensa de licitação?
Quais hipóteses legais permitem a inexigibilidade de licitação?
O texto menciona que “Em compras de menor valor, o responsável pela licitação também pode escolher sempre as mesmas empresas ou chamar duas que não conseguirão competir com o fornecedor beneficiado pelo acordo”. Qual modalidade licitatória possibilita este procedimento? Por quê?
A estratégia de exigir “qualificações técnicas muito detalhadas e especificas” é apontada pelo texto como um tipo de fraude à licitação. Qual a relação deste ato do gestor público e os princípios constitucionais do direito administrativo?
O texto aponta “o superfaturamento, ou seja, a cobrança de preços superiores aos de mercado”, como um tipo de fraude à licitação. Qual a relação deste ato do gestor público e os princípios constitucionais do direito administrativo?
QUESTÃO 05. O Município de Formosa do Sertão publicou no Diário Oficial em 01.12.2015 a Lei nº 111/2015 que instituiu um novo tributo para o município. O tributo recairá apenas sobre os moradores do bairro Campo novo, que tiveram seus imóveis valorizados pela construção de uma praça pública. Considerando esta informação e os princípios jurídicos que orientam o sistema tributário brasileiro, qual espécie de tributo é a apropriada para o motivo alegado? Quando e como este novo tributo poderá ser cobrado dos contribuintes do Município. Por quê?

Outros materiais