Buscar

7f382d30-9213-425e-a1fe-ac1ce3319493.txt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

� PAGE \* MERGEFORMAT �11�
Introdução:
Podemos dizer então que a diversidade tem acompanhado de formas diversas a transformação da cultura. Os próprios mitos de antigamente traziam em sua bagagem um ritual de repetição e já visavam ao controle daquilo que era desconhecido. 
É preciso considerar que a escravidão trouxe consequências gravíssimas de ordem econômica para a formação da sociedade brasileira, uma vez que os negros (pobres e marginalizados em sua maioria) até hoje não possuem as mesmas oportunidades, criando-se uma enorme distância entre as estratificações sociais.
Na modernidade, o preconceito se apresentava nas teorias de restauração contrárias aos ideais da Revolução Francesa, que afirmava a crença, a superstição, para que o antigo regime aristocrático pudesse conservar o seu poder. 
Hoje, na atualidade, ele é remetido às condutas irracionais individuais consideradas com regressivas. A sociedade tem o pensamento de dominação, poder entre os seres humanos, onde leva os pensamentos que pode obter sucesso em cima de pessoas só por causa da cor de pele entre outros.
O preconceito é remetido à dominação, a partir do momento que a proposta de eliminação do desconhecido para se mantiver aquilo que já é conhecido, a partir daí é reação às mudanças, que podem ser individuais, sociais, onde poderão ser manifestadas tanto por aqueles que se beneficiam da situação, quanto por aqueles que não têm os seus interesses racionais mais imediatos atendidos por ele. 
Tanto que a necessidade de mudança e implantação na grade curricular foi necessária para quebrar essa barreira de preconceito contra os afro-brasileiros e indígenas, e tanta mudança os direitos estão sendo levados a mudanças necessárias para uma igualdade a todos. As atividades indisciplinar deve ser implantado para que o aluno perceba como tudo esta envolvida com a cultura do dia a dia. O aluno tendo o ensinamento de cultura diversificada leve a ter atitudes corretas entre a sociedade com respeito.
situações de aprendizagem interdisciplinar:
Situações De Aprendizagem
Identificação Da Escola: Escola Municipal Canto Da Vida
Disciplinas: Português; Arte, Geografia, Historia, Religião.
Período De Realização: Fevereiro, Março e Abril
Turma: 1º Ano Do Ensino Fundamental
Professores: Alessandra Pereira Martins Storti
Ângela Regina De Jesus Vieira
Cilda De Fátima Silva
Hanarielle Aparecida Ribeiro
Leiliane Vieira Alves Ferreira
Objetivo geral:
Estudar a cultura Afro – Brasileira a partir de sua influencia na obra Literária
Perceber a mistura de raças existente no Brasil e que a maioria das crianças é fruto dessa mistura.
Reconhecer e valorizar a diversidade humana, partindo de um processo de conhecimento e respeito de nossas identidades culturais, com o intuito de resgatar e fomentar atitudes individuais e coletivas contra o preconceito e a favor do respeito às diferenças.
Entender a cultura africana no Brasil, bem como as influências que sofreu para a formação da cultura afro brasileira;
Objetivos específicos: 
Produzir uma obra a partir de um conto, utilizando os mesmos materiais propostas pelo artista.
Compreender a relação entre a diversidade cultural e os direitos humanos;
Identificar e analisar diferentes situações cotidianas que refletem a intolerância e o desrespeito à diversidade;
Conhecer diferentes manifestações culturais e suas influências na construção das identidades dos povos.
Identificar e analisar de forma crítica os elementos geradores das diferenças, objetivando o combate ao preconceito, ao racismo, fatores de exclusão do educando;
Conteúdos: 
História: Conhecendo as manifestações culturais do nosso estado com traços da cultura africana; assistindo vídeos que retratam a cultura afro brasileira; 
Geografia: Pesquisando no mapa do Brasil os Estados que mais sofreram influência da cultura africana; conhecendo um pouco sobre a história dos escravos no Brasil; pesquisando o ano, século, década em que os africanos começaram a chegar o Brasil;
Religião: Conversando sobre as atitudes e tolerância às diferentes manifestações culturais e religiosas do povo africano; apreciando manifestações artísticas que retratam a cultura afro brasileira.
Português: Leitura de contos africanos e Interpretação da leitura literária; A partir da interpretação de uma história contada oralmente, os alunos devem esboçar um desenho que represente um personagem ou elementos da história narrada. 
Arte: A seguir, tendo como base o esboço, compor a escultura. É importante que o professor ajude os alunos a se familiarizarem com os materiais, especialmente a palha, propor que os alunos encontrem soluções para que ela fique firme, por exemplo, apoiando-a numa estrutura feita com argila ou papel cartão.
Apresentação dos trabalhos
cRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
	PLANEJAMENTO
	CONTEÚDOS
	HORA AULA
	MÊS
	1º ATIVIDADE
	HISTORIA
	5 AULAS
	FEVEREIRO
	2º ATIVIDADE
	GEOGRAFIA
	5 AULAS
	MARÇO
	3º ATIVIDADE
	RELIGIÃO
	5 AULAS
	ABRIL
	4º ATIVIDADE
	PORTUGUES
	5 AULAS
	MAIO
	5º ATIVIDADE
	ARTE
	5 AULAS
	JUNHO
Percurso metodológico:
1º momento no conteúdo de História: será abordado de forma clara sobre as manifestações culturais do nosso estado tanto e Goiás como nos Brasil tendo o envolvimento africano e indígena e assistiremos a um vídeo que retratam a cultura afro-brasileira.
2º momento no conteúdo de Geografia: Pesquisando no mapa do Brasil os Estados que mais sofreram influência da cultura africana; conhecendo um pouco sobre a história dos escravos no Brasil; pesquisando o ano, século, década em que os africanos começaram a chegar o Brasil;
3º momento no conteúdo de Religião: Conversando sobre as atitudes e tolerância às diferentes manifestações culturais e religiosas do povo africano; apreciando manifestações artísticas que retratam a cultura afro-brasileira.
4º momento no conteúdo de Português: neste momento vamos fazer uma leitura de contos africanos e Interpretação da leitura literária e a partir da interpretação de uma história contada oralmente, os alunos devem esboçar um desenho que represente um personagem ou elementos da história narrada. 
5º momento no conteúdo de Arte: pegasse o esboço e compõe a escultura e os alunos vão se familiarizar com os materiais, especialmente a palha, e durante o percurso os alunos devem encontrar.
Recursos: Palha, fitas coloridas, miçangas coloridas, papel cartão de várias cores, retalhos de tecidos coloridos, argila ou massa de modelar e cola quente, papéis diversos; caderno; lápis; caneta; pincel; pilotos; tintas; lápis de cor; cola; giz de cera; rádio; CD; televisão; DVD; Computador; máquina de Xerox; Internet; roupas; sucatas; músicas e acessórios; livros didáticos e de literatura; filmes e desenhos;
Avaliação: A avaliação será feita a partir de diagnóstico e mediante a realização dos trabalhos e das apresentações em sala de aula, observando também as atitudes preconceituosas que devem diminuir na escola.
Bibliografia: Livro Poeminhas da Terra de Márcia Leite e Tatiana Móes, música Mama África de Chico Cezar, Menino de ouro e menino de prata, texto “Oração da menina preta 1pag 145, trabalhar a Fábula Africana “O macaco e o peixe”. Vídeo do Youtube http://pt.wikipedia.org/wiki/cultura_afrobrasileira
referencial teorico:
Os preconceitos culturais são formados, por vezes, pela ciência, fazem parte da ideologia, cujo processo, embora seja amplo e polêmico para o nosso empenho pode ser concebido como a justificativa para a dominação com essa definição particularizada, inclui-se a dominação de determinadas classes sociais, entre outras, tal como pode ser derivada da teoria mundana. Mas pretende-se ir além, abrangendo toda a dominação incluindo a que se dá sobre a própria natureza. 
Dessa forma o preconceito oriundo da esfera cultural,
expressa na ideologia, é a justificativa da dominação da cultura sobre o indivíduo em suas diversas figuras: religião, a ciência, a filosofia, e se pudesse ser reduzido a uma frase, poderia se dizer que é um elemento que conforma o indivíduo a cultura, o que seria a expressão de uma sociedade totalitária. 
Toda cultura que exija sacrifícios individuais para sua manutenção, quando ela própria não se dirige para o bem-estar de seus indivíduos e se estabeleça independente dos interesses racionais de seus membros.
E nos tempos antigos ate os atuais os desafios de englobar a diversidade faz parte da cultura local e trazida de geração de descendências. E que a ampla diversidade deve ser respeitada e levada à compreensão entre os alunos.
Dentre esses processos existem fatores de aculturação onde o individuo recebe como acolhimento parte de outra cultura e agrega como parte de rotina. A globalização que tem o entendimento de processo histórico, em qual o cidadão se envolve socialmente em movimentos culturais, religiosos entre outros. 
O multiculturalismo vem com as lutas por reconhecimento de mudanças sociais, onde o processo de globalização hegemônica. E uns dos fatores são os progressos tecnológicos como “Aldeia Global”, onde a pessoa tem a possibilidade de usufruir de meios de comunicação sem mesmo a distancia ser um problema.
Com todo esse processo a transmissão de cultura e preconceito tem sido um desafio em si em sala de aula, devido a quantidade de diversidade cultural, o aluno deve perceber a oportunidade que pode aprender com o colega e a classe social, financeira, religiosa não deve ser um empecilho para o aprendizado.
Ainda hoje há quem possa acreditar que nossa mistura étnica tenha promovido uma democracia racial ao longo dos séculos, com maior liberdade, respeito e harmonia entre as pessoas de origens, etnias e cores diferentes.
Contudo, dessa forma, o discurso da diversidade (em todos os seus aspectos, como em relação à cultura), do convívio harmônico e da tolerância entre brancos e negros, pobres e ricos, acaba por encobrir ou sufocar a realidade da desigualdade, tanto do ponto de vista racial como de classe social.
Art. 1o A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes artigos. 26-A:
"Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. (BRASIL, 2003)
§ 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. (BRASIL, 2003)
§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras. (BRASIL, 2003)
O § 2º da Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004 do Conselho Nacional de Educação (CNE), versa que o ensino de história e Cultura Afro-brasileira e Africana objetiva o A Inclusão da História e da Cultura Afro-brasileira e Indígena nos Currículos da Educação Básica Elisabeth Maria de Fátima Borges R. Mest. Hist., Vassouras, v. 12, n. 1, p. 71-84, jan. / Junho, 2010 73 reconhecimentos e a valorização da identidade, da história e da cultura dos afro-brasileiros. (BRASIL, 2004)
A implementação das Leis apresenta desafios educacionais para produção de conhecimentos sobre uma cultura diversificada mostrando as lutas do negro no Brasil, a Consciência Negra, a cultura indígena em contato com os brancos nos tempos de colonização.
A interação desses materiais sobre tais temáticas, que leva o educador a capacitar para trabalharem com tal temática. A comunidade escolar em um projeto deve ter um projeto de discussão e de engajamento em ações valorização a cultura local e nacional.
considerações finais
Portando com a diversidade cultural, temos grandes oportunidades de levar o aluno a entender a diversidade cultural, mostrando a necessidade de interação, respeito, cultura entre outros.
A identidade cultural e construída a partir de um resultado educacional com uma estrutura escolar com capacitação ao educador, pode perceber a qualidade da aula e os alunos vão se relacionar melhor.
A proposta abordada se levar os alunos a pensar, que não importa a cor, o cabelo, a cultura, a religião e os costumes, todos somos iguais perante a sociedade. As atividades são interdisciplinares para que todos percebam que esta questão esta em tudo em que envolvemos desde o inicio da historia brasileira até os objetos que utilizamos nos dias atuais.
A educação na sociedade atual vem mostrando valores sociais mais importantes que afeto social, o de se realmente importar com o próximo de socializar como seres humanos reais, a internet, grupos sociais são importante e se não participa você se torna desqualificado do grupo.
Nem sempre o preconceito se torna a respeito de cor, mas em ambas partes se torna um desrespeito cultural.
A escola deve mostrar a questão cultural sem descuidar de questões especificas às vezes a falta de conhecimento na sociedade sobre questões regionais, levam a sociedade a se desinformar como os diferentes povos indígenas, negros e imigrantes. A escola e mediadora e reprodutora de uma dimensão de conhecimento e diversidade e pode levar a transformação.
referencia bibliograficas
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 2007. Coleção Primeiros Passos, n. 20. p. 7-9. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/39369244/O-que-e-Educacao-BRANDAO-Carlos-Rodrigues>. Acesso em: 5 abr 2017.
GHIRALDELLI JR, Paulo. O que é Pedagogia? São Paulo: Brasiliense, 2006. Coleção Primeiros Passos, n. 193. p. 8-9. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/31343912/Paulo-Ghiraldelli-O-que-e-Pedagogia>. Acesso em: 5 abr 2017
PASSOS, Joana Célia dos. “Discutindo as relações raciais na estrutura escolar e construindo uma pedagogia multirracial e popular”. In. Nogueira, João Carlos (Org.). Multiculturalismo e a pedagogia multirracial e popular. Florianópolis: Editora Atilénde, 2002. 
Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: outubro de 2005.
Siman, Lana Mara de Castro. Representações e memórias sociais compartilhadas: desafios para os processos de ensino e aprendizagem da História. In: Cadernos Cedes. Ensino de História: novos horizontes. Vol. 1, nº 1. São Paulo: Cortez/CDES, 2005, p.348- 364
CAVALLEIRO, Eliane. Educação antirracista: compromisso indispensável para um mundo melhor. In: CAVALLEIRO, Eliane (org.). Racismo e antirracismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: SUMMUS, 2001.
ROMÃO, Jeruse (org.). História do negro e outras histórias. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
PEDAGOGIA
alessandra pereira martins storti
angela regina de jesus vieira
cilda de fátima silva
hanarielle aparecida ribeiro
leiliane vieira alves ferreira
LÚDICO NO PROCESSO DE aprendizagem afro-brasileira e indígena
Itumbiara
2017
alessandra pereira martins storti
angela regina de jesus vieira
cilda de fátima silva
hanarielle aparecida ribeiro
leiliane vieira alves ferreira
LÚDICO NO PROCESSO DE aprendizagem afro-brasileira e indígena
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para
as disciplinas Ensino de História e Geografia, Ensino de Matemática, Ensino de Língua Portuguesa, Educação Física Escolar e Psicomotricidade, Seminário Interdisciplinar VII Tópicos Especiais I, Estágio Curricular Obrigatório II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Profs. Lílian Gavioli, de Jesus, Andressa Aparecida Lopes, Vilze Vidotte Costa, Patrícia Alzira Proscênio, Eloise Werle de Almeida, Natalia Germano Gejão Diaz.
Tutora eletrônica: Salete Regina Lugle
Tutor (a) de sala: Edinamar Silva Cardoso
Itumbiara
2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais