Buscar

HISTÓRIA DA AMÉRICA II questoes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA AMÉRICA II
	Simulado: CEL0746_SM_201409097811 V.1 
	Aluno(a): VANIA VANESSA BENTO SILVA DE CASTRO
	Matrícula: 201409097811
	Desempenho: 0,1 de 0,5
	Data: 28/03/2017 19:12:14 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201409355701)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Que evento, ocorrido em 1929, encerra a era do capitalismo liberal e dá início a uma reorientação na economia estadunidense?
		
	
	Quebra da Bolsa de Tóquio
	 
	Quebra da Bolsa de Nova York
	
	Eleição de Theodore Roosevelt
	
	Início da Segunda Guerra Mundial
	
	Início da Primeira Guerra Mundial
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409793568)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a Revolução Mexicana, observe as seguintes afirmativas: I Emiliano Zapata , foi um símbolo da demanda crônica vinculada ao problema agrário no país. A reforma agrária e, por conseguinte, a questão da propriedade das terras, era o tema central dos movimentos por ele liderado. II Porfírio Dias encerrou um ciclo democrático e amplamente participativo na política mexicana. Destaque para a inclusão das camadas populares e para o incremento da educação e moradia para os descendentes indígenas. III A Revolução em si teve como pano de fundo a retomada das propostas liberais e desenvolvimentistas para o país, englobando também as questões culturais, identitárias e educacionais. Estão corretas:
		
	 
	Apenas a II
	 
	As afirmativas I e II
	 
	As afirmativas I e III
	 
	Apenas a III
	 
	As afirmativas II e III
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409356981)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em 1902 foi implementada na ilha cubana a república, através de qual emenda os americanos se reservaram o direito de intervir na ilha caso seus interesses econômicos fossem ameaçados?
		
	
	Lei Roosevelt
	 
	Lei Marshal
	 
	Emenda Platt
	
	Emenda Monroe
	
	Doutrina Platt
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409979728)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a Revolução Mexicana, afirma-se: I. Durante o longo governo de Porfírio Diaz (1876-1911), os recursos nacionais do subsolo foram entregues ao controle estrangeiro e se manteve a forte concentração fundiária. II. Pressionado pelas massas camponesas e operárias, Francisco Madero estabelece uma reforma agrária radical, que incluía o fim dos latifúndios. III. A institucionalização do processo revolucionário tem como marco a promulgação de uma carta constitucional em 1917, na qual se preconizava a nacionalização do solo e do subsolo. IV. Após a renúncia de Porfírio Diaz, assumiu Francisco Madero que, com o apoio dos Estados Unidos, governa o México até o início dos anos 1930. V. O assassinato à traição de Emiliano Zapata, em 1919, revela as fortes divergências ideológicas entre o líder camponês e o presidente Venustiano Carranza. São corretas as afirmativas
		
	 
	I, II, III e V, apenas.
	 
	I, III e V, apenas.
	 
	I, II, III, IV e V.
	 
	II, III e V, apenas.
	 
	I, IV e V, apenas
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409713966)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Às portas das eleições de 1910, Porfírio Diaz tenta, aos 80 anos, uma nova vitória. Começa afirmando ao México que era chegada a hora de uma oposição, e que estaria em favor e daria assistência à mesma. Mal sabia que seu adversário não era manipulável como os que até então se apresentavam. Francisco Madero cresce e tem de ser rapidamente preso e deportado para os Estados Unidos. As eleições acontecem e Diaz é eleito com milhões de votos. Madero nem chega a duzentos. O trecho fala a respeito do processo político que culminará na Revolução Mexicana. Sobre esse percurso histórico, é correto afirmar:
		
	
	Em meio aos conflitos internos, foi cogitada e preparada a volta de Porfírio Dias de seu exílio na França, em ação patrocinada pelos Estados Unidos, como forma de voltar a estabilidade política, cessar os conflitos internos e garantir os interesses norte-americanos no México.
	
	Aclamado pelas elites, Madero aos poucos vai se afastando de Pancho Villa e Emiliano Zapata, constituindo um governo tripartite com o General Felix Dias e com Huerta. Esse governo conseguirá levar a cabo o processo de revolução pacífica no México, abrindo caminho para o período populista subsequente, o governo de Carranza
	 
	O plano de San Luis do Potosi se caracterizava pela defesa da reeleição e de uma ampla reforma agrária baseada apenas na declaração de posse por parte das camadas indígenas e mestiças. Tal proposta contou com a adesão de Emiliano Zapata, que auxiliaria em sua implantação ao sul.
	
	Os Estados Unidos optaram por não interferir nas lutas internas do México. As premissas do governo Wilson em respeitar a autodeterminação dos povos das Américas acabariam por custar às facções rebeldes a ausência de um apoio sólido em sua desproporcional luta contra das elites locais.
	 
	Após o golpe de Huerta sobre Madero, a resistência vem com Pancho Villa ao norte e Zapata ao sul. A rebelião eclode novamente e vai ganhando terreno consideravelmente. Além dos dois, destacam-se Carranza e Obregón. O primeiro, responsável pelo ¿Programa de Guadalupe¿, plano para derrotar Huerta. O segundo, um carismático pequeno empresário, que se consagraria como líder popular. Mas a luta, na verdade, se dava de modo praticamente desarticulado e independente.

Outros materiais