Buscar

10 Dimensões da Qualidade do brincar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

10 Dimensões da Qualidade do brincar
Segundo Christine Pascal e Tony Bertrand a qualidade do brincar precisa ser examinada e melhorada. O modelo de avaliação e melhora do brincar baseia-se numa estrutura teórica de qualidade na educação infantil desenvolvida pela equipe de Worcester- Inglaterra. Ela se valeu extensivamente das ideias de professores, pais e crianças de diversos contextos e de um entendimento, resultado de pesquisas sobre como as crianças pequenas aprendem. Este modelo gerou uma estrutura de 10 dimensões ou aspectos da qualidade:
1 Metas e objetivos
Refere-se a declarações sobre as finalidades da provisão do brincar. Quando o professor apresenta uma brincadeira para seus alunos, qual sua finalidade com aquela brincadeira, o que ele está intencionando que as crianças aprendam.
2- Currículo
Inclui todo o âmbito do desenvolvimento cognitivo e social. Ele abrange uma consideração da extensão em que as atividades lúdicas fornecem oportunidades de aprendizagem nas áreas de experiência em linguagem e letramento, matemática, ciências, tecnologia, física, humana, social, moral e espiritual, estética e criativa.
3- Estratégias de aprendizagem e ensino
O modo como o brincar é organizado e estruturado para incentivar a aprendizagem e a descoberta. Questiona-se sobre a autonomia das crianças e as regras que governam o comportamento e a participação, ou seja, quem está participando do brincar e que papéis estão sendo adotados pelos adultos e pelas crianças na brincadeira.
4-Planejamento avaliação e manutenção de registros
Se a brincadeira foi planejada com antecedência pelo professor e se ela está levando em consideração os avanços e recuos das brincadeiras anteriores.
5-Equipe
Oportunidades de envolvimento da equipe na atividade lúdica das crianças. O brincar das crianças deve estar sendo discutido pela equipe pedagógica da escola, isso de modo contínuo.
6- Ambiente físico
Examina o contexto em que o brincar ocorre, o uso do espaço, a acessibilidade, as condições e adequações dos equipamentos lúdicos para o brincar.
7- Relacionamentos e interações
Refere-se ao modo como as crianças e os adultos interagem em seu brincar. Considera em que profundidade e de que maneira os relacionamentos são expressos e desenvolvidos nas atividades lúdicas.
8- Oportunidades iguais
Refere-se à maneira pela qual o brincar reflete e celebra a diversidade cultural e física e contesta estereótipos.
9- Ligações e parcerias com os pais
Focaliza a natureza da parceria com os pais e as maneiras pelas quais eles, e outros membros da comunidade local estão envolvidos no brincar.
10- Monitoramento e avaliação
Examina os procedimentos pelos quais monitoramos e avaliamos a qualidade e a efetividade do alcance das metas e objetivos preestabelecidos.

Outros materiais