Buscar

compacto de didatica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Didática se dedica a: Estudar, planejar e avaliar o ensino nas diversas situações em que ele aconteça. Uma matéria síntese, porque reúne os achados da Psicologia, da Antropologia, da Filosofia, da Sociologia, da História, da Biologia e de qualquer estudo que contribua para fundamentar o processo de ensino. A palavra didática provém do verbo grego que significava arte de ensinar ou instruir, por isso, quando tornada ciência, ela trata dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa, de modo a torná-la eficiente.
Vygotsky afirmou que: A aprendizagem e o desenvolvimento humano estão inter-relacionados, desde o primeiro dia de vida. O desenvolvimento da inteligência da criança resulta, de forma ativa e interativa, da apropriação que ela faz da cultura e dos conhecimentos socialmente produzidos.
O pensamento escolástico: Buscou unificar a concepção mística do conhecimento tendo a fé cristã como paradigma, seguindo as recomendações teóricas de Santo Agostinho. Isto sem negar a filosofia e a lógica da razão, defendida pelos gregos, segundo a arquitetura de saber desenhada por São Tomás de Aquino. Equação cultural escolar que se estabeleceu ao longo da Idade Média.
Martinho Lutero (1483-1546): Contribuiu decisivamente para o início da reforma religiosa e, também, para uma reforma global do sistema de ensino alemão, resultando na inauguração da escola moderna, organizada em três grandes ciclos: fundamental, médio, superior.
Nas sociedades primitivas; As mulheres, de um modo geral, cuidavam de tarefas domésticas e da agricultura e os homens realizavam a colheita e a caça. As crianças imitavam esses adultos e, através das brincadeiras, aprendiam a executar as tarefas para quando viesse o tempo de se tornar gente grande.
Na idade média: Havia a concepção mística do conhecimento, orientada para o espírito e para a revelação, essa demanda atendia satisfatoriamente às demandas da sociedade que eram, sobretudo, agrícolas.
Erasmo de Roterdã (1469-1536): Pregou o fim da influência religiosa sobre a educação. Defendeu a liberação da criatividade e da vontade do ser humano, em oposição ao pensamento escolástico.
Lev Semenovick Vygotsky (1896-1934): A criança, já no período de suas primeiras perguntas, está elaborando a sua aprendizagem, formulando seus conceitos e saberes sobre diversos aspectos necessários à vida em sociedade. 
Para Vygotsky, uma das marcas que diferenciam a aprendizagem e o desenvolvimento dos humanos da dos outros animais se conecta ao uso que o humano faz da fala e de instrumentos, os quais alteram, radicalmente, a formas de raciocínio e, consequentemente, da cognição humana.
João Amos Comenio (1592-1670): Pregou que a escola deveria ensinar tudo a todas as pessoas e, para garantir mais aprendizagem ao aluno, ela deveria levá-lo a fazer uso máximo de todos os sentidos: audição, visão, tato, olfato, paladar. Pois “os ouvidos devem estar sempre unidos aos olhos, e a língua, às mãos...”.
Comenius foi o primeiro nome da história moderna da Educação. Ele racionalizou as ações educativas, da vida à sala de aula, utilizando-se de exemplos observados na natureza ou na ação dos homens comuns, para extrair ensinamentos úteis ao ato de ensinar.
Comenius defendeu a utilização de materiais didáticos no ensino. Fez isso inspirado nos pintores, arquitetos, arboricultores que se valem de materiais úteis, necessários à sua missão.
Comenius antecedeu Jean Piaget, quando advogou que tudo o que será aprendido deve ser disposto segundo a idade, para que nunca se ensine nada que não possa ser compreendido. Erram também os que querem explicar, mas não conhecem o método, não sabem de que modo abrir lentamente a raiz para nela inserir o enxerto das ciências. Desse modo estragam os alunos como alguém que, para cortar uma planta, usasse um bastão ou um bate estacas em vez de faca. A escola deveria levar seus alunos a fazerem uso máximo dos sentidos. Os ouvidos devem estar sempre unidos aos olhos, a língua às mãos. O que deve ser aprendido não só deve ser contado para que impressione os ouvidos, mas também pintado, para que, através dos olhos, se imprima na imaginação.
Comenius era protestante, adepto de Reforma Religiosa, comungou com a ideia de que todas as pessoas deveriam ter acesso à escola, tanto para a leitura da Bíblia quanto para outras atividades da vida.
Viveu de 1592 a 1670. Destinou-se a escrever sobre a educação das pessoas, dedicando atenção especial para a educação infantil. Defendeu que a escola deveria ensinar sob um método que evitasse a fadiga, com rapidez e economia de tempo.
A escola, em parte, incumbida de cuidar da nossa cognição, inventa, por meio de múltiplos e inéditos regimes de funcionamento, seu modo de ser.
A aprendizagem é ato que se dá em interação, resultante de experiências emocional-corporal, valendo-se de aspectos biológicos, dos sentidos, das formas de relacionamento com o meio natural e social, como ato em movimento, recíproco e intermediado.
A didática é um ramo da Pedagogia empenhado em desvelar a arte ou a ciência do ensino nas diversas ocasiões em que ele aconteça.
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento humano é mediado pela linguagem, uma ação que faz uso de instrumentos, sendo, também, por eles modelada. O uso desses instrumentos e seus produtos não decorrem somente do fato de o homem ter mente e mãos, mas de circunstâncias sociais que criam a necessidade do desenvolvimento deles.
A educação desenvolvida pela sociedade tem um método, é feita de várias técnicas que compõe um método, resultado de acúmulos culturais críticos, de experiências vividas, de pensamento e de criatividade humana, a que podemos chamar de educação popular.
a)	Quais as distinções entre o ato de aprender e o ato de ensinar? Nós o seres humanos temos a necessidade de aprender assim como todos os seres vivos, e ensinar e aprender são ações vinculadas entre sim e com as realidades sociais e históricas, que se dão desde o momento em nascemos, pois a vida é um processo de aprendizado, aprendizado este indispensável para o desenvolvimento, quando cada individuo aprende e ensina de acordo com as condições sociais e materiais e com a cultura. Ensinar não se resume a transmissão, assim como aprender não é somente absorção, quando ensinamos passamos para o outro o que foi apreendido por nós, tornando possível a compreensão das transformações sociais.
b)	Que definição você apresenta para a Didática? No caso da didática, esta é a técnica de ensinar, o modo como o processo de ensino e aprendizagem é feito, se ocupando das metodologias destinadas a prática e a teoria pedagógica, isso quer dizer estudando os diferentes processos da pedagogia sobre a educação e por isso é essencialmente política. Nesse caso a didática existe pra explicar o ato de ensinar, aliando o ensino e a aprendizagem para que um dê sentido ao outro e explicando a ciência do ensino nas mais diversas formas em que esta ocorre.

Outros materiais