Buscar

saúde coletiva

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402481423)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Algumas questões relacionadas à alimentação e nutrição no Brasil são bastante complexas, pois, de um lado, observam-se situações de extrema carência nutricional e, de outro, a evolução epidêmica da obesidade. Avaliações recentes demonstram que a obesidade na população brasileira está se tornando mais frequente do que a própria desnutrição infantil. Esse processo de mudança é conhecido como:
		
	
	Vigilância Nutricional
	 
	Transição nutricional
	
	Vigilância Alimentar
	
	Segurança nutricional
	
	Evolução nutricional
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402424904)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No Brasil, a transição demográfica refere-se:
		
	
	Ao grande crescimento populacional.
	
	À diminuição na taxa de fecundidade e declínio da expectativa de vida.
	 
	Ao processo de envelhecimento da população pela queda da fecundidade, mantido o decréscimo da mortalidade.
	
	Ao êxodo rural (deslocamento ou migração de trabalhadores rurais em direção aos centros urbanos).
	
	À redução da mortalidade, principalmente por doenças infecciosas, acompanhada da não redução da fecundidade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402460454)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Vários casos de desnutrição chegaram ao Posto de Saúde do município X, em um intervalo de três meses. Crianças menores de 5 anos eram particularmente afetadas pela doença.
O relato dos cuidadores tinha em comum a falta de alimento, de saneamento e de trabalho. Com a finalidade de estabelecer as estratégias de ação, a equipe local do Posto de Saúde (médico clínico geral, enfermeiro e nutricionista) definiu, como parte do protocolo de atendimento a desnutridos,
 
		
	
	o diagnóstico através de medidas antropométricas, exames laboratoriais, sinais clínicos e fatores sociais e econômicos.
	 
	uma intervenção que leve em conta os fatores biológicos, econômicos e sociais que determinam a desnutrição.
	
	a prioridade da intervenção na recuperação da massa muscular, capaz de garantir o suporte energético do crescimento.
	
	a garantia da internação, uma vez que isso leva a uma possibilidade maior de sucesso no tratamento.
	
	a garantia de uma alimentação rica em vitaminas e minerais, uma vez que essa conduta é que vai permitir a recuperação do peso.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402424730)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O objetivo da atuação do nutricionista em saúde pública é:
		
	
	Prevenir doenças infectoparasitárias (DIP)
	 
	Promover práticas alimentares saudáveis com vistas à melhoria da qualidade de vida da população e à prevenção de morbidades
	
	Determinar índices populacionais
	
	Avaliar qualidade das notificações de morbidades
	
	Promover programas de recreação
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402473777)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação aos princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa INCORRETA
		
	
	Esses princípios são um produto da reforma sanitária brasileira originado do movimento sanitário, processo político que mobilizou a sociedade brasileira para propor novas políticas e novos modelos de organização de sistemas, serviços e práticas de saúde.
	
	Há descentralização político-administrativa com ênfase na municipalização da gestão dos serviços e das ações de saúde.
	 
	A sua base jurídico-legal defende uma concepção de saúde relacionada à ausência de doenças e à higidez física e mental, embora o movimento sanitário entenda a saúde numa concepção ampliada
	
	As organizações privadas de saúde participam da oferta de serviços ao SUS, em caráter complementar, quando demandadas em função da insuficiência na disponibilidade de serviços públicos.
	
	É integrante do sistema brasileiro de proteção social e compõe, junto com o Sistema de Previdência Social e o Sistema Único de Assistência Social, o tripé da seguridade social, estabelecido na Constituição.
	1a Questão (Ref.: 201403133169)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A doença de Parkinson, descrita por James Parkinson em 1817, é uma doença neurodegenerativa caracterizada por sintomas motores (rigidez, bradicinesia, tremor de repouso e instabilidade postural) e não-motores (distúrbios neuropsiquiátricos, do sono, autonômicos e sensitivos). De acordo com as suas leituras sobre doença de Parkinson, leia as alternativas abaixo e escolha a correta.
		
	 
	b)Entre os fatores de risco, estudos mostram que, por conta da maior liberação de dopamina, a ausência de tabagismo aumenta em duas vezes a chance de desenvolver a doença, enquanto a ingestão de cafeína, por aumentar os níveis de dopamina, contribui para reduzir a taxa de risco em 25%.
	
	c)À medida que a doença progride e os neurônios se regeneram.
	
	e)Pacientes com DP apresentam anormalidades de postura e equilíbrio, assim a habilidade para manter uma postura estável pode não estar comprometida em condições de equilíbrio sem perturbação e com atenção plena, e à medida que a base de apoio se estreita ou as demandas de atenção variam, a instabilidade postural diminui.
	 
	d)O tremor é tido como o sintoma inicial da DP. Em cerca de 50% tem início nas extremidades distais, em decorrência de oscilações involuntárias de uma parte do corpo.
	
	a) A incidência diminui com a idade, variando entre as idades de 17, 4/100.000 indivíduos entre 50 e 59 anos, a 1/100.000 para aqueles nas idades de 70 a 79 anos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402477512)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A sarcopenia é a perda fisiológica de massa corporal magra, entre os idosos. Diante da análise do ciclo de fragilidade do idoso, destaca-se como conseqüência da sarcopenia.
I) Redução na taxa metabólica basal;
II) Menor força e resistência muscular;
III) Maior volume de oxigênio;
IV) Insulino-resistência.
		
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas
 
	 
	Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas
 
	
	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas
 
	
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas
 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402954560)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante o processo de envelhecimento, as mudanças associadas ao avanço da idade são altamente específicas para cada pessoa, começando em diferentes partes do corpo, em momentos diferentes e, com um ritmo e alterações também diferentes nas células, tecidos e órgãos. Diante do seu conhecimento sobre esses processos de envelhecimento, leia as afirmativas abaixo e escolha a correta
		
	
	O envelhecimento interno é de longe, o menos importante, uma vez que pode levar à falência de órgãos importantes para manutenção da vida. O envelhecimento cutâneo resulta apenas em alterações de aparência, todavia, visíveis e incômodas.
	
	Temperatura: nem o calor nem o frio podem influenciar a velocidade do envelhecimento da pele de maneiras diferentes. As altas temperaturas são responsáveis por desnaturação do DNA e proteínas, enquanto baixas temperaturas dificultam a circulação, induzem ao ressecamento e descamação da pele.
	
	Como as pessoas idosas frequentemente tem problemas crônicos, elas necessitam utilizar menos medicamentos tradicionais adquiridos sem receita médica e receitados que pessoas mais jovens. Na maioria dos países, os idosos de baixa renda têm pouco ou nenhum acesso a subsídios para medicamentos.
	
	Independente da causa sabe-se que o envelhecimento está vinculado unicamente à quantidade de anos que o indivíduo viveu, mas também a perda de suas funções.
	 
	Radiação ultravioleta: é um fator extrínseco e que contribui para o envelhecimento precoce da pele. É um dos aceleradores do envelhecimento mais estudados e comprovados pelos cientistas.4a Questão (Ref.: 201402954540)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença degenerativa do sistema nervoso, que acarreta paralisia motora progressiva, irreversível, de maneira limitante, sendo uma das mais temidas doenças conhecidas. De acordo com o seu conhecimento de ELA, analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta
		
	
	A esclerose lateral amiotrófica é uma doença de causa conhecida sendo relacionada com a degeneração muscular
	
	O quadro clinico de ELA reflete no ganho de neurônios do sistema motor- do córtex, Sinais físicos deste distúrbio envolvem achados nos neurônios motores superiores e inferiores.
	
	A sobrevida média dos pacientes com ELA é de 5 a 20 anos.
	 
	O diagnóstico precoce da doença, quando o paciente tem apenas sintomas focais em uma ou duas regiões (bulber, membros superiores, troncos ou membros inferiores), pode ser difícil e dependerá da presença de sinais em outras regiões afetadas e de varias investigações seriadas.
	
	Os principais sintomas são: fraqueza ou caibra muscular nos membros, contrações musculares provocadas no corpo, flexibilidade dos membros, facilidade para deglutir.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402954565)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A doença de Parkinson é caracterizada por uma variação fenotípica importante, manifestando-se por uma síndrome extrapiramidal marcada por tremor, rigidez, lentificação dos movimentos, dificuldade para iniciar os movimentos e postura característica, encurvada. Diante do seu conhecimento sobre a doença de Parkinson, leia as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta
		
	
	A doença de Parkinson apresenta uma etiologia idiopática, assim acredita-se que os seus surgimentos não provem de fatores ambientais e genéticos, podendo interagir e contribuir para o desenvolvimento da DP.
	
	Ocorrem também alterações na marcha, que se torna em bloco com características de festinada. Essa festinada apresenta-se por passos longos, rápidos e soltos, com a participação dos movimentos dos braços.
	 
	Esses referidos comprometimentos manifestam-se inicialmente de forma motora, onde são chamados sinais cardinais da doença de Parkinson. Sendo eles: rigidez, tremor, bradicinesia e instabilidade postural.
	
	A doença de Parkinson é uma afecção do sistema renal, a qual é expressa de forma crônica e progressiva. E resultante da morte dos neurônios produtores de dopamina da substancia negra.
	
	O tremor é tido como o sintoma tardio da DP. Em cerca de 50% tem inicio nas extremidades distais, em decorrência de oscilações involuntárias de uma parte do corpo.
	1a Questão (Ref.: 201402424606)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A promoção de práticas alimentares saudáveis configura uma das Diretrizes da PNAN (Política Nacional de Alimentação e Nutrição) e consiste em um importante componente da promoção da saúde. Para sua realização, prescinde-se do estabelecimento de parcerias intersetoriais.
	 
	Programas de segurança alimentar que buscam produzir resultados sustentáveis e de longo prazo em um problema de ordem alimentar devem atingir sua causas imediatas ou individuais, a fim de assegurar uma maior resolutividade no enfrentamento de situações de insegurança alimentar.
	 
	Um programa de doação de leite em pó, destinado à população infantil pertencente a famílias de baixa renda, constitui uma ação de segurança alimentar que enfrenta as causas imediatas do baixo peso, com potencial muito frágil ou inexistente para a efetiva resolução do problema.
	
	O SISVAN, Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, não constitui um sistema de informação em saúde, como são o SINAN, SIM e SINASC.
	
	Iniciativas governamentais que assegurem a universidade do acesso permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, com respeito às culturas local e regional, não confluem para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada - DHAA.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403063564)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	São dimensões da Segurança Alimentar e Nutricional, EXCETO:
		
	
	disponibilidade de alimentos suficientes para toda a população, o que envolve questões de produção, comércio internacional e nacional, abastecimento e distribuição de alimentos;
	
	utilização dos alimentos e dos nutrientes, relacionado a sua utilização biológica, que é inflenciada pelas condições ambientais, como moradia e saneamento básico, e de saúde das pessoas
	 
	estabilidade, se refere ao elemento temporal de constância de todas as outras dimensões.
	
	acesso físico e econômico aos alimentos, que se refere à capacidade de obter alimentos de forma socialmente aceitável;
	 
	qualidade microbiológica, relacionado à inocuidade dos alimentos, de forma a evitar as doenças transmitidas por alimentos (DTAs);
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403106383)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Guia Alimentar para a População Brasileira apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo. Em sua última edição (2014), o Guia apresenta como "regra de ouro" para uma alimentação saudável:
		
	
	preferir os alimentos industrializados modificados com menores teores de sal, gordura e açúcar
	
	preferir alimentos de origem controlada e de produção local.
	
	priorizar o consumo de alimentos ou produtos orgânicos.
	
	valorizar a culinária regional e a sustentabilidade na produção de alimentos.
	 
	preferir alimentos in natura ou minimamente processados, evitando os ultraprocessados.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402481448)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No Brasil, o ministério responsável pelo desenvolvimento e implantação de políticas de segurança alimentar e nutricional (SAN) que estão ligadas ao conjunto de estratégias Fome Zero é o:
		
	 
	Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
	
	Ministério do Meio Ambiente
	
	Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
	
	Ministério do Desenvolvimento Social
	
	Ministério das Cidades
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402480075)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Avalie as asserções a seguir:
É responsabilidade do município manter o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional atualizado quanto aos dados dos beneficiários cadastrados no Bolsa Família para que essas pessoas continuem recebendo o benefício.
PORQUE 
A Vigilância Alimentar e Nutricional consiste em um sistema de intervenção e informação voltado para o monitoramento e a melhoria do estado nutricional das populações beneficiárias de programas sociais.
		
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	
	As duas asserções são proposições falsas.
		
	1a Questão (Ref.: 201403317202)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(* PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPIPOCA ¿ CE ¿ NUTRICIONISTA ¿ NASF ¿) O PNAE é o mais antigo programa do Governo Brasileiro na área de alimentação escolar e de segurança alimentar e nutricional (SAN), sendo considerado um dos maiores e mais abrangentes do mundo no que se refere ao atendimento universal aos escolares e de garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável. Para a execução do PNAE, a Lei n° 11.947, de 16 de junho de 2009 institui como diretrizes da alimentação escolar, EXCETO.
		
	 
	Atende a todos os alunos matriculados na rede pública e privada de educação básica, contribuindopara o desenvolvimento físico do aluno e a melhoria da aprendizagem na perspectiva da segurança alimentar e nutricional.
	
	Garante a segurança alimentar e nutricional dos alunos com acesso de forma igualitária, respeitando as diferenças biológicas entre idades e condições de saúde dos alunos que necessitem de atenção específica e aqueles que se encontram em vulnerabilidade social.
	
	Orienta para o uso de alimentos variados, seguros que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria da qualidade da aprendizagem, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica.
	 
	Incentiva a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, produzidos em âmbito local e, preferencialmente, pela agricultura familiar e pelos empreendedores familiares rurais, priorizando as comunidades tradicionais indígenas e de remanescentes de quilombos.
	
	Fomenta a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem que perpassa pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida na perspectiva da segurança alimentar e nutricional.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402966237)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O PBF é um programa de transferência de renda para famílias de baixa renda com acesso aos direitos sociais básicos como saúde e nutrição. A gestão do Cadastro Único é realizada por meio da conjugação de esforços entre os entes federados. São responsabilidades do município: I - Identificar as famílias que compõem o público alvo do Cadastro Único; II - Alterar, atualizar e confirmar os registros cadastrais; III - Promover a utilização dos dados do Cadastro Único para o planejamento e gestão de políticas públicas locais; IV - Definir estratégias para aperfeiçoar a focalizar os programas que utilizam o Cadastro Único; V - Implementação de estratégia para o cadastramento de povos indígenas e comunidades quilombolas. Assinale a opção CORRETA:
		
	 
	I, II e III
	
	I, II, III e IV
	
	I e II
	
	I, III e V
	
	I e III
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402506411)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando o Programa mais antigo sobre alimentação e nutrição, o Programa Nacional da Alimentação do Escolar (PNAE), vem passando por crescentes modificações. No que concerne às necessidades nutricionais, assinale a assertiva correta:
		
	 
	Deve suprir no mínimo 15% das necessidades diárias, quando oferecida uma refeição para os alunos matriculados nas creches, pré-escola e ensino fundamental;
	
	Deve suprir no mínimo 30% das necessidades diárias, quando oferecida uma refeição em período parcial para os alunos matriculados nas creches, pré-escola e ensino fundamental;
	
	De modo a suprir, por refeição oferecida, no máximo 15 % das necessidades nutricionais diárias dos alunos matriculados em escolas indígenas.
	
	Deve suprir no mínimo 20% das necessidades diárias, quando oferecida uma refeição em período parcial para os alunos matriculados em ensino médio e ensino fundamental.
	
	De modo a suprir, por refeição oferecida, no mínimo 15 % das necessidades nutricionais diárias dos alunos matriculados em escolas indígenas e localizadas em áreas remanescentes e quilombolas;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402509922)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com base nos dados contidos na ficha de cadastramento das famílias (ficha A) preenchida pelo agente comunitário de saúde (ACS), verificou-se uma frequência de 45% de hipertensão arterial sistêmica (HAS) na população maior de 40 anos de idade de um determinado município. O nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) elaborou uma atividade de educação alimentar e nutricional para esse grupo populacional, com foco na prevenção e no controle da HAS.
Considerando a situação hipotética apresentada e as orientações que devem ser priorizadas na situação descrita, avalie as afirmações a seguir. 
I. Deve-se proibir o consumo de alimentos processados ou industrializados. 
II. É necessário reduzir o consumo de alimentos ricos em sódio e potássio. 
III. É preciso incentivar a ingestão adequada de cálcio. 
IV. Deve-se orientar a população sobre a manutenção do peso corporal adequado.
É correto apenas o que se afirma em
		
	
	I e II.
	
	I, II e IV.
	 
	III e IV.
	
	II e III.
	 
	I, III e IV.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402480082)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, SISVAN, foi proposto primeiramente pelo INAN (Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição) em 1976, mas somente em 1990, após a promulgação da Lei 8080/1990, e com a publicação da Portaria 1.156 publicada em 31 de agosto desse mesmo ano, é que o SISVAN foi estabelecido nacionalmente. O Sistema foi concebido sobre três eixos. 
Verifique e marque a alternativa correta relacionado aos eixos:
I - formular políticas públicas; 
II - planejar, acompanhar e avaliar programas sociais relacionados à alimentação e nutrição;
III - avaliar a eficácia das ações governamentais.
Dessa forma cumpre seu papel em auxiliar os gestores públicos na gestão de políticas de alimentação e nutrição.
		
	
	I e III estão corretas
	
	II e III estão corretas
	 
	I e II estão corretas
	
	Apenas a III está correta
	
	I, II e III estão corretas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes