Buscar

EXERCÍCIO EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO EDUCAÇÃO AMBIENTAL
		1.
		A questão da definição do ambiente é muito complexa, pois está relacionada com:
		
	
	
	
	 
	Os aspectos evolutivos da própria sociedade
	
	
		2.
		"...os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade". A definição acima, refere-se a:
		
	
	
	
	 
	Educação Ambiental
	
	
		3.
		Qual alternativa abaixo diz respeito ao conceito: "Idéia de que todos os seres humanos nascem com o mesmo potencial, que deve ser desenvolvido no decorrer da vida."
		
	
	
	
	 
	educação
	
	
		4.
		A superação da dicotomia entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas é a principal proposta da:
		
	
	
	
	 
	educação ambiental
	
	
		5.
		As modificações ambientais decorrentes do processo antrópico de ocupação dos espaços e de urbanização, que ocorrem em escala global, especialmente as que vêm acontecendo desde os séculos XIX e XX, impõem taxas incompatíveis com a capacidade de suporte dos ecossistemas naturais.
Em relação a esta afirmação marque a alternativa correta:
		
	
	
	
	 
	É razoável supor, que mantidos os níveis de consumo e ocupação atuais, a capacidade de suporte dos ecossistemas naturais se esgotará rapidamente.
	
	
		6.
		Dentre as opções abaixo, assinale aquela que melhor apresenta a definição de educação ambiental:
		
	
	
	
	 
	A educação ambiental é um instrumento que pode proporcionar mudanças na relação do homem com o ambiente e tem como proposta principal a superação da dicotomia entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas.
	
	
		7.
		"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações" .
Esta frase diz respeito:
		
	
	
	
	 
	a visão de meio ambiente perante a legislação (Artigo 225 da Constituição Federal).
	
	
		8.
		"Há uma certa banalização da problemática ecológica, muitas vezes tratada de forma quase caricatural, como um conjunto de boas ações para economizar energia e água e não sujar as praias e calçadas e amar os animais, recomendações válidas, mas que, isoladas, terminam por configurar uma ecologia asséptica, sem história, desligada das formações sociais, da economia, do trabalho, da filosofia e das políticas transformadoras." Trigueiro e Minc (2003). Neste sentido, assinale a afirmativa que complementa corretamente o pensamento acima:
		
	
	
	
	 
	O meio ambiente é visto de forma romântica e sem aprofundamento das questões
AULA 2 
	
		1.
		A concepção de desenvolvimento sustentável se liga fundamentalmente:
		
	
	
	
	 
	ao compromisso da geração atual com as gerações futuras.
	
	
		2.
		Nos últimos anos a população tem crescido de forma constante e assustadora e mesmo considerando a redução da taxa anual de crescimento, a estimativa é que a população cresça para 9,2 bilhões de pessoas até 2050. Este crescimento traz grandes impactos sobre o mundo natural. Qual das alternativas abaixo representa um impacto natural causado pelo crescimento populacional?
		
	
	
	
	 
	Extinção de espécies não domesticadas.
	
	
		3.
		Segundo Miller Junior (2008), o uso de subsídios governamentais (alívio de impostos) para incentivar formas ambientalmente sustentáveis de crescimento econômico e o emprego de impostos diferenciados maiores para desencorajar formas nocivas e não sustentáveis de crescimento econômico poderiam ser considerados como estratégias para implementar o (a):
		
	
	
	
	 
	Desenvolvimento econômico sustentável.
	
	
	
		4.
		Em relação ao conceito de desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Crescimento e desenvolvimento podem ser entendidos como similares, já que os dois conceitos estão relacionados com um aumento da renda nacional.
	
	
		5.
		1- Conforme Funiber (2009), tendo em conta que a sustentabilidade está especialmente relacionada ao consumo de bens _____________, capazes de satisfazer as necessidades das atuais gerações sem prejudicar o direito ao consumo e à satisfação de necessidades das gerações vindouras. Assinale, os bens na lacuna :
		
	
	
	
	 
	ambientais
	
	
		6.
		Qual a diferença principal entre o homem e os outros organismos vivos, com relação ao consumo de água, nutrientes e energia?
		
	
	
	
	 
	O homem pratica um consumismo exagerado que não é somente para sobreviver no meio em que vive
	
	
	
		7.
		Se o consumo é um ato essencial e inevitável da vida humana, e apresenta características particulares que ultrapassam as necessidades da vida biológica ou material, precisamos raciocinar que a satisfação das necessidades humanas tem três componentes. Quais são os componentes?
		
	
	
	
	 
	Utilitário, comunicação e psicológico.
	
	
		8.
		A chave para a sobrevivência da população humana é o desenvolvimento de interações sustentáveis com a biosfera. Isto exige:
		
	
	
	
	 
	Crescente suporte em fontes de energia renováveis
AULA 3
	Sobre a Educação Ambiental no Brasil na década de 1960 é correto afirmar que:
		
	 
	Continuava não sendo discutidos problemas fundamentais como a poluição, o zoneamento das atividades urbano-industriais, entre outros.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301636090)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 6)       Saiba  (0)
	
	É considerada a Primeira Conferência sobre Educação Ambiental. Contribuiu para precisar a natureza da Educação Ambiental, definindo seus objetivos, características, recomendações e estratégias pertinentes ao plano nacional e internacional. A afirmativa refere-se à:
		
	 
	Conferência de Tbilisi
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301704737)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba  (0)
	
	Os movimentos ecológicos colocaram em xeque a estrutura de necessidades, o modo de vida das pessoas e as relações entre a humanidade e o mundo. Pode-se afirmar que na década de 60 a educação ambiental ainda não estava bem delineada e, por vezes, era confundida com:
		
	 
	educação conservacionista
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301281430)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 6)       Saiba  (0)
	
	A cidade de Estocolmo (Suécia) sediou a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em ____________ que foi a primeira conferência temática da ONU e reuniu representantes de 113 países (Pelicioni, 2009).
		
	
	
	 
	1972
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301057304)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (0)
	
	Em qual Conferência relacionada ao meio ambiente é que tivemos pela primeira vez as questões políticas, sociais e econômicas do meio ambiente global discutidas em um fórum intergovernamental, com a perspectiva de realmente empreender ações corretivas?
		
	 
	Estocolmo, 1972
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301057303)
	 Fórum de Dúvidas (3de 6)       Saiba  (0)
	
	Qual alternativa abaixo, não diz respeito a nenhum evento ambiental relacionado a educação ambiental?
		
	 
	Rio Oil & Gás, 1996
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301690631)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (0)
	
	Em 1968, a UNESCO realizou, em Paris, um encontro ambiental internacional, que ficou conhecido como:
		
	 
	Conferência da Biosfera
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301690628)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba  (0)
	
	... a disseminação da consciência ambientalista no Brasil foi muito prejudicada pelos altos e baixos da democratização do país. Qual a participação da ditadura militar neste contexto?
		
	 
	A ditadura de 1964 desmobilizou a cidadania, resultando numa atuação estatal tímida e particularmente voltada para a criação de áreas naturais protegidas.
AULA 4
		.
		Pagnoccheschi et al. (2002, p.101) informa que existe diferença quanto à postura quando se pretende educar "para o meio" e educar "a partir do meio". A primeira proposta pode ser simples demais ao limitar a nossa percepção para realidades imediatistas. A segunda ideia é mais ampla e nos insere integralmente no contexto ambiental, em vez de nos colocar como simples expectadores. Com base nessas considerações é correto afirmar que:
		
	
	
	
	 
	Nós somos o próprio ambiente e fazemos parte das interações ecológicas
	
	
		2.
		"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações" (Artigo 225 da Constituição Federal).
Com base no princípio constitucional acima indique a resposta correta:
		
	
	
	
	 
	O meio ambiente está muito mais relacionado com a questão social e cultural, do que somente definições biológicas.
	
	
		3.
		O ser humano, historicamente, em função de sua sobrevivência precisou transferir matéria e energia do ambiente natural para a sua vida diária. Entretanto, o acelerado processo de sua ação devastadora em relação a estes hábitos, vem suscitando questionamentos uma vez que coloca em risco o futuro do planeta e de sua própria espécie. A esse respeito, vale registrar o alerta da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente da ONU (1992): Muitos dos atuais esforços para manter o progresso humano, para atender as necessidades humanas, e para realizar as ambições humanas são simplesmente insustentáveis - tanto nas nações ricas como nas pobres. Elas retiram demais, e a um ritmo acelerado demais, de uma conta de recursos ambientais já a descoberto, e no futuro não poderão esperar outra coisa que não a insolvência dessa conta. As discussões por ocasião dos quinhentos anos de Brasil remetem ao debate de que entre os ganhos há também conseqüências, provenientes deste processo. Uma delas é o modelo de desenvolvimento econômico baseado na monocultura agrícola com a exploração até o esgotamento dos recursos naturais. Entretanto um longo caminho foi percorrido até chegar a essa mudança de mentalidade. Em função desse problema identificado como crise ambiental decorre a inserção da Educação Ambiental percebida como uma das importantes estratégias na construção de uma nova mentalidade e um novo modelo de desenvolvimento com utilização sustentada dos recursos naturais, levando em conta no seu processo à concepção de crescimento com equidade social e equilíbrio ecológico. Podemos então concluir que:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	É possível observar que a educação está sendo chamada a desempenhar papéis paradoxais, uma vez que é interpretada como agente portadora dos valores humanos no sentido de ajustar o indivíduo à sociedade, instrumentá-lo para criticar esta mesma sociedade a fim de preservar os recursos naturais.
	
	
		4.
		A ação transformadora da educação ambiental deve estar apoiada em várias atitudes, exceto:
		
	
	
	
	 
	na contribuição em dia dos impostos ambientais
	
	
		5.
		Em relação à Conferência Internacional sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente/RIO-ECO 92: 
I- Marcou uma mudança nos paradigmas que orientam a leitura das realidades sociais e dos problemas que envolvem a esfera produtiva e o consumo; 
II- Abordou a reforma e/ou substituição de instituições de representação e participação política, e a transformação dos espaços de formação e educação; 
III- Nesta Conferência foi elaborado o documento "Estratégia Internacional de Ação em Matéria de Educação e Formação ambiental para o Decênio de 1990". 
Logo, é correto afirmar:
		
	
	
	
	 
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	
	
		6.
		Maquinário, equipamentos e produtos, cujas feituras envolvem recursos naturais e humanos estão relacionados a qual tipo de recurso abaixo
		
	
	
	
	 
	Manufaturado
	
	
		7.
		No atual modelo de desenvolvimento, a sociedade rica explora ao máximo a natureza para satisfazer às necessidades luxuosas ou supérfluas, enquanto os mais necessitados a deterioram para prover-se com o mínimo requerido para a subsistência. Com isso, o século XXI começa com uma crescente tensão _________ Qual alternativa completa a frase
		
	
	
	
	 
	socioambiental
	
	
	
		8.
		As desigualdades sociais são um tema de preocupação entre os articuladores das estratégias de educação ambiental em países em desenvolvimento. Acerca desta questão, assinale a afirmativa FALSA.
		
	
	
	
	 
	O problema das desigualdades não está na distribuição, mas na escassez de riquezas
AULA 5
		1.
		Qual texto legal abaixo, NÃO diz respeito a legislação ambiental que possibilitou o surgimento da PNMA?
		
	
	
	
	 
	Lei 6.782 de 19/05/1980 sobre a equiparação ao acidente em serviço a doença profissional.
	
	
		2.
		O Brasil, como os demais países, em um momento inicial postulava Leis muito específicas que tratavam das questões ambientais de maneira pontual , contudo, em 1981, com o advento da Lei 6.938, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, este cenário mudou e começou haver uma preocupação com a interdependência dos problemas ambientais. Assinale a alternativa abaixo que NÃO pode ser considerada como um dos princípios desta Lei listado no artigo 2º:
		
	
	
	
	 
	Educação ambiental centrada no Ensino Básico.
	
	
		3.
		Podemos apontar a década de 1930 como início de uma política ambiental efetiva.
Assinale quais foram os primeiros documentos relativos à gestão de recursos naturais brasileiros:
		
	
	
	
	 
	Código de Caça, Código Florestal, Código de Minas e Código de Águas
	
	
		4.
		Desde o princípio, o homem interage com o meio ambiente esforçando-se em descobrir as charadas da natureza. A condição rude do homem primitivo não o impediu de ser criativo para melhor viver. Os registros da pré-história revelam sua enorme capacidade organizativa e coordenação motora diferenciada. Fazendo uso desses talentos, no afã de evitar seu próprio aniquilamento ante a natureza selvagem, o homem conquistou o mundo (Pedro e Frangetto, 2009). Para que tivéssemos harmonia entre os homens, surgiu __________________________que deveriam regular o uso desses recursos, necessários para a vida da sociedade, de forma justa e com igualdade. Qual alternativa abaixo completa a lacuna?
		
	
	
	
	 
	políticas públicas
	
	
	
		5.
		A degradação ambiental causada por ações antrópicas tem aumentado gradativamenteno mundo todo. Desde 1972, data da realização da I Conferência Internacional das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, as práticas humanas predatórias têm sido intensamente discutidas; no entanto, poucos resultados tem sido obtidos para reverter esse processo. Neste contexto, assinale a alternativa correta:
		
	
	
	
	 
	Os problemas ambientais tornaram-se muito preocupantes quando começaram a ser divulgados pela mídia, principalmente em relação à quantidade de agravos à saúde por eles ocasionados.
	
	
		6.
		Os países desenvolvidos encontram-se hoje numa terceira etapa da política ambiental. Este processo visa solucionar os problemas, de certo modo acumulados e agravados ao longo do tempo. Para que este objetivo seja alcançado se torna necessário a adoção de algumas medidas. Qual das opções abaixo representa uma medida que deve ser adotada?
		
	
	
	
	 
	Induzir os agentes a combaterem a poluição e a moderarem a utilização dos recursos naturais.
	
	
	
		7.
		Em relação às características da Política, analise as opções a seguir (Asserção e Razão). 
I (ASSERÇÃO) - Política é o processo pelo qual indivíduos e grupos influenciam ou controlam as políticas e ações dos governos, em vários níveis, tais como, estadual, nacional e internacional. 
POR QUE: 
II (RAZÃO) - Apesar da importância da política no âmbito nacional, os eventos que acontecem nas comunidades locais não devem ser desconsiderados.
Selecione a alternativa que corresponde a uma análise coerente:
		
	
	
	
	 
	Asserção correta, razão correta, mas a razão não justifica a asserção.
	
	
		8.
		Por seu turno, o ambientalismo coloca-nos a questão dos limites que as sociedades têm na sua relação com a natureza, com suas próprias naturezas como sociedades. Assim, resgatar a política é fundamental para que se estabeleça _______________________________resultante das lutas ambientalistas (Sorrentino et al., 2005). Qual a alternativa completa a frase acima?
		
	
	
	
	 
	uma ética da sustentabilidade
SIMULADO
	1a Questão (Ref.: 201301633104)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma questão que se debate sobre o termo "meio ambiente" se refere a que:
		
	 
	O termo emprega duas palavras de sentidos similares e portanto carrega uma certa redundância.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301051903)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma discussão recorrente a respeito do termo meio ambiente é a suposta redundância que existe entre ambos os termos: a palavra meio significa o mesmo que ambiente. Com isso, assinale a alternativa abaixo, que não corresponde a uma definição de meio ambiente:
		
	 
	O conjunto de fatores sócio-culturais do homem, para a exploração de recursos naturais do meio.
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301586164)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A concepção de desenvolvimento sustentável tem suas raízes fixadas na:
		
	 
	Conferência de Estocolmo em 1972.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301704734)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Nos últimos anos a população tem crescido de forma constante e assustadora e mesmo considerando a redução da taxa anual de crescimento, a estimativa é que a população cresça para 9,2 bilhões de pessoas até 2050. Este crescimento traz grandes impactos sobre o mundo natural. Qual das alternativas abaixo representa um impacto natural causado pelo crescimento populacional?
		
	 
	Extinção de espécies não domesticadas.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301690631)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em 1968, a UNESCO realizou, em Paris, um encontro ambiental internacional, que ficou conhecido como:
		
	 
	Conferência da Biosfera
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301690629)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a Educação Ambiental no Brasil na década de 1960 é correto afirmar que:
		
	 
	Continuava não sendo discutidos problemas fundamentais como a poluição, o zoneamento das atividades urbano-industriais, entre outros.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301251933)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre as consequências da desigualdade social, que produz tantos flagelos, é CORRETO afirmar que:
		
	 
	A não ser que os governos adotem oportunamente medidas corretivas, o crescimento econômico pode ficar distorcido, o que decerto contribui para a destruição da diversidade biológica e cultural e para o esgotamento dos recursos naturais não renováveis.
	
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301245600)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acredita-se que no futuro o binômio educação/ambiente desaparecerá, originando uma Educação que não precise de adjetivos e que seja sempre ambiental. Contudo, este acontecimento depende de que sejam tradadas os problemas ambientais oriundos da desigualdade social. Neste contexto, observamos que o processo de Globalização:
		
	 
	É um modelo atual de desenvolvimento que pode estar ocasionando um consumo irracional dos recursos naturais, além de um processo de degradação ambiental e intensificação da pobreza.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301255376)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Tomando como critério a eficácia da ação pública e não apenas a geração de leis, pode-se apontar a década de 1930 como o início de uma política ambiental efetiva (Barbieri, 2010). Conforme Barbieri (2010), uma data de referência é o ano de 1934, quando foram promulgados os seguintes documentos relativos à gestão de recursos naturais. Marque a resposta errada:
		
	 
	Código de Educação ambiental
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301583833)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A Lei Federal 6.938 de 1981 estabeleceu a Política Nacional de Meio Ambiente, onde o conceito de responsabilidade objetiva do poluidor foi apresentado. Este conceito determina que:
		
	 
	o poluidor fica obrigado, independente da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados.
AULA 6
AIA - Caracteriza-se por procedimentos capazes de assegurar, desde o início do processo de planejamento, que se faça um exame sistemático dos impactos ambientais de uma proposta (projeto, programa, plano ou política) e de suas alternativas, e que os resultados sejam apresentados de forma adequada ao público e aos responsáveis pela tomada de decisão, e por eles considerados.
EIA - Contém as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, além da identificação e avaliação sistemática dos impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade. Contém também a definição dos limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, entre outros.
		1.
		Dentre, os indicadores úteis nos planos de ação da gestão do meio ambiente, marque a resposta que NÃO corresponde ao acompanhamento biológico:
		
	
	
	
	 
	visa monitoramento das características apresentadas pela população humana na área natural.
	
	
	
		2.
		O monitoramento do estado em que se encontram as populações de fauna e flora de uma determinada área natural, num período de tempo o mais dilatado possível, e sob uma metodologia padronizada. Mediante sua implementação pode-se manter atualizada uma base de dados (sobre as mudanças na abundância dos seres vivos e as mudanças na estrutura e na composição das populações), identificar alterações nos parâmetros estudados, e determinar em que fase do ciclo vital das espécies de organismos vivos estudados ocorrem as mudanças. Diz respeito a:
		
	
	
	
	 
	Programa de Acompanhamento Biológico
	
	
		3.
		Dentro do Ecossistema, ao longo da cadeia alimentar, ocore o fluxo unidercional de:Energia.
	
	
		4.
		De acordo com o Decreto nº 6.101 de 2007, que trata das atribuições do Ministério do Meio Ambiente, que envolvem questões como: a preservação, conservação e utilização sustentável de ecossistemas, preservação e conservação da biodiversidade e das florestas, instrumentos econômicos e sociais para a melhoria da qualidade ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais, os __________________________ são ferramentas indispensáveis para acompanhamento e definição das políticas, ações e estratégias do Ministério do Meio Ambiente, por que são estatísticas selecionadas que representam ou resumem alguns aspectos do estado do meio ambiente, dos recursos naturais e de atividades humanas relacionadas. A opção que melhor completa o texto acima é:
		
	
	
	
	 
	Indicadores ambientais
	
	
		5.
		Os recursos hídricos disponíveis em uma bacia hidrográfica (área por onde corre um rio e seus afluentes) devem ser geridos por um comitê responsável, sendo que muitos rios brasileiros já contam com comitês atuantes, constituídos de forma democrática. Uma das estratégias adotadas por estes comitês consiste em cobrar taxas dos grandes usuários de água, ajudando a demonstrar o valor deste bem aos que a exploram e revertendo o montante arrecadado na recuperação da própria bacia. À luz de um compromisso com o desenvolvimento sustentável, podemos afirmar que a cobrança desta taxa é:
		
	
	
	
	 
	Acertada, pois promove uma integração entre economia e recursos ambientais.
	
	
		6.
		Selecione entre os elementos a seguir, aquele que NÃO precisa estar contemplado no Estudo de Impacto Ambiental (EIA).
		
	
	
	
	 
	O número da licença de implantação do empreendimento.
	
	
		7.
		Aponte abaixo quais temas devem ser integrados entre economia, política, ecologia e sociedade:
		
	
	
	
	 
	Sustentabilidade e crescimento econômico
	
	
	
		8.
		Alguns instrumentos, presentes na legislação ambiental brasileira, como o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto no Meio Ambiente (RIMA), asseguram a participação comunitária na gestão ambiental. Nesse sentido, como pode ser avaliada a participação da população, atualmente, no Brasil?
		
	
	
	
	 
	A participação da população tem sido restrita, desarticulada e insuficiente
Aula 7
	
		1.
		5) A avaliação de um plano deve considerar os parâmetros de análise e os indicadores de situação como insumos básicos para o processo de decisão. Ambos devem atender às seguintes condições:
		
	
	
	
	
	Válidos, fidedignos, objetivos, específicos e inexequiveis.
	
	
	Validos, fidedignos, parcial, específicos e viáveis.
	
	
	Válidos, fidedignos, objetivos, genéricos e viáveis.
	
	
	Válidos, escusos, objetivos, específicos e viáveis.
	
	 
	Válidos, fidedignos, objetivos, específicos e viáveis.
	
	
		2.
		Dentre as opções abaixo, relacionadas ao planejamento, construção e avaliação de projetos em educação ambiental. assinale aquela que NÃO é verdadeira:
		
	
	
	
	 
	Não existem procedimentos absolutamente fundamentais para se atingir a eficiência em um projeto. Para o desenvolvimento dessa tarefa, o planejamento, a construção e avaliação de projetos em educação ambiental, são facultativos e raramente necessários.
	
	
	
	
	
		3.
		No que se refere à Educação ambiental baseada em projetos, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: |__V_|requer uma capacidade gerencial por parte dos professores; |__V_|o trabalho com projetos significa de fato uma mudança de postura, uma forma de repensar a prática pedagógica e as teorias que lhe dão sustentação; |__V_|podem e devem ser desenvolvidos nas escolas a fim de fomentar a criatividade e o raciocínio dos alunos, através de atividades dinâmicas e participativas, unindo teoria à prática; |__F_|devem ter uma abordagem genérica da questão ambiental e desvinculada do projeto educativo da escola. A seguir, marque a alternativa correta:
		
	
	
	
	 
	V, V, V, F
	
	
	
	
	
		4.
		O Tratado de educação ambiental para as sociedades sustentáveis e responsabilidade global, consignado na Rio-92, propôs princípios para o desenvolvimento de um roteiro básico para o planejamento e avaliação de projetos em educação ambiental. Assinale a opção correta.
		
	
	
	
	 
	Ter enfoque interdisciplinar e holístico; Ser um ato político; Facilitar a cooperação mútua e equitativa nos processos de decisão, dentre outros.
	
	
		5.
		O planejamento de um projeto de educação ambiental deve ter cinco etapas. A primeira trata do conhecimento da realidade; a segunda da concepção de um plano; a terceira lida com a execução deste plano. A quarta e quinta etapas são, respectivamente:
		
	
	
	
	 
	Monitoramento e avaliação das ações.
	
	
		6.
		Assinale a afirmativa incorreta:
		
	
	
	
	 
	O Monitoramento e Controle de Projetos Ambientais é a única parte do Projeto que não é obrigatória.
	
	
	.
	
	
		7.
		Os conteúdos de Meio Ambiente foram integrados às áreas, numa relação de transversalidade, de modo que impregne toda a prática educativa e, ao mesmo tempo, crie uma visão global e abrangente da questão ambiental, visualizando os aspectos físicos e históricos-sociais, assim como as articulações entre a escala local e planetária desses problemas. (BRASIL, 1998). Neste sentido NÃO é correto afirmar:
		
	
	
	
	 
	O trabalho com os temas transversais não exige que os professores articulem conteúdos de áreas e conteúdos de temas, deixando claro para os alunos a relação entre estudo escolar e as questões sociais.
	
	
		8.
		Considerando que nosso desafio é utilizar de forma criativa os sistemas econômicos e políticos para implementar soluções dos problemas sobre o funcionamento da natureza, indique a alternativa que deve ser adotada pelos educadores ambientais.
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Integrar aos movimentos políticos e sociais que lutam por uma vida melhor para todos
AULA 8
		1.
		Assinale a afirmativa incorreta:
		
	
	
	
	 
	
	
	 
	A educação é também uma ação política, intencional e neutra.
	
	
		2.
		Vimos que a Educação Ambiental não deve ser apontada como a solução para todos os problemas ambientais, como se a esperança atribuída à educação, por si só, fosse capaz de proporcionar as transformações que esperamos na relação da sociedade com o meio ambiente. Assinale a opção que traz uma afirmativa que se relaciona corretamente com este enunciado.
		
	
	
	
	 
	Há muitas expectativas com a Escola, cobrando-se dela que resolva as mais diversas questões da sociedade, como problemas ambientais, de trânsito, da sexualidade, da cidadania etc.
	
	
		3.
		Sabemos que a educação tem um papel fundamental na superação da barbárie, pois enquanto prática intencional pode contribuir para quê?
		
	
	
	
	 
	formação do ser humano
	
	
		4.
		As atividades intelectuais são privilegiadas e a experiência prática desconsiderada. Preferencialmente são utilizadas a aula expositiva e a palestra. A avaliação é feita por meio de exames do conteúdo do currículo transmitido pelo professor, organizado em disciplinas separadas. Esta explicação, diz respeito a teoria de:
		
	
	
	
	 
	Teoria Clássica ou Tradicional
	
	
		5.
		Como caráter político da educação,entende-se que o fazer e o pensar educativo apresentam diferentes posicionamentos, que possibilitam variadas concepções pedagógicas. Acerca desta concepção vista em aula, é certo dizer que:
		
	
	
	
	 
	O caráter político da educação parte de visões de mundo distintas, levando a diferentes propostas de ensino.
	
	
		6.
		Os conteúdos de Meio Ambiente foram integrados às áreas, numa relação de transversalidade, de modo que impregne toda a prática educativa e, ao mesmo tempo, crie uma visão global e abrangente da questão ambiental, visualizando os aspectos físicos e históricos-sociais, assim como as articulações entre a escala local e planetária desses problemas. (BRASIL, 1998). Neste sentido NÃO é correto afirmar:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	O trabalho com os temas transversais não exige que os professores articulem conteúdos de áreas e conteúdos de temas, deixando claro para os alunos a relação entre estudo escolar e as questões sociais.
	
	
		7.
		Tivemos diversas teorias educacionais, incluindo a teoria ou abordagem tradicional (Durkheim, Chartier), a teoria comportamentalista ou behaviorista (Skinner), a teoria humanista (Neill, Rogers), a teoria cognitivista (Piaget, Bruner, Aebli, Furth) e a teoria sociocultural (Paulo Freire, Moacir Gadotti). Todas tiveram, de alguma maneira, influência sobre as que se seguiram. Qual dessas teorias teve longa duração, foi muito usada e criticada e ainda está presente nos dias atuais?
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Teoria ou abordagem tradicional
	
	
		8.
		A educação ambiental deve ser uma prática integradora, que converta cada oportunidade em experiências educativas de sociedades sustentáveis.
A partir disso, aponte abaixo a alternativa que NÃO está relacionada a esta integração.
		
	
	
	
	 
	Alimentação
Aula 9
		Quanto ao papel da escola frente ao meio ambiente, podemos afirmar que:
		
	
	
	
	 
	A escola deve, mediante a criação de condições adequadas para a construção do conhecimento, recreação, convivência e segurança e apoiada pela participação da comunidade educativa, favorecer a adoção de estilos de vida saudáveis e condutas de proteção ao meio ambiente, mas, além disso, deve principalmente contribuir para a formação de cidadãos críticos e aptos para lutar pela transformação da sociedade e pela melhoria das condições de vida de todos
	
	
		2.
		Educação, do vocábulo latino educere, significa conduzir, liderar, puxar para fora. Baseia-se na ideia de que todos os seres humanos nascem com o mesmo potencial, que deve ser desenvolvido no decorrer da vida. O papel do educador é, portanto:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	criar condições para que isso ocorra
	
	
	
		3.
		O objetivo fundamental da Educação Ambiental é permitir que os indivíduos e coletividades compreendam a complexidade do ambiente natural e dos sistemas artificiais, resultantes da interação de aspectos biológicos, físicos, sociais, econômicos e culturais. Além disso, está correto dizer que é objetivo da Educação Ambiental:
		
	
	
	
	 
	Fazer com que os homens adquiram conhecimentos, valores, comportamentos e habilidades práticas para participar responsável e eficazmente na prevenção e solução de problemas ambientais bem como na gestão da qualidade de vida.
	
	
		4.
		Teoricamente, as escolas promotoras da saúde são aquelas que contam, exceto com:
		
	
	
	
	 
	problemas de buling entre os alunos
	
	
		5.
		Em relação ao contexto da escola na Educação Ambiental, selecione a alternativa CORRETA:
		
	
	
	
	 
	A Epidemiologia possui relações muito estreitas com a Educação Ambiental no âmbito escolar.
	
	
		6.
		O fundamento da consciência ecológica é o humanismo e, é claro, há um lugar no pensamento humanista para cuidar não da natureza em geral, que não precisa de nós, mas daquela natureza que amamos porque a história da nossa espécie é parte dela. - Trigueiro e Besserman (2003). Com relação a esta afirmativa, podemos dizer que é correto:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Acreditar na importância do papel da Escola como educadora formal
	
	
		7.
		Cada vez mais tem sido aceito que crianças ___________aprendem melhor e que professores ________ ensinam melhor. Qual alternativa completa a frase acima?
		
	
	
	
	 
	saudáveis
	
	
	
	
	
		8.
		Com relação à temática da Educação Ambiental, é INCORRETO afirmar que
		
	
	
	
	 
	A aquisição de conteúdos relativos à saúde e ao meio ambiente, o ensino de procedimentos e a formação de valores essenciais para preparar os alunos para a tomada de decisões racionais e efetivas para a manutenção de uma vida saudável não faz parte do conteúdo escolar.
AULA 10
		1.
		As ONGs são importantes na mobilização pelas causas ambientais. ONG é uma sigla que significa:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Organização Não Governamental.
	
	
		2.
		Os conceitos de resíduos e lixo são bastante próximos e, muitas vezes, entende-se que ambos sejam sinônimos. Marque a alternativa correta em relação ao resíduo :
		
	
	
	
	 
	Aquilo que resta de qualquer substância
	
	
		3.
		Entre as opções a seguir, selecione aquela que NÃO representa um exemplo de resíduo sólido, segundo a a NBR 10004/1987.
		
	
	
	
	 
	Monóxido de Carbono, liberado por um carro.
	
	
		4.
		A poluição é qualquer acréscimo ao ar, à água, ao solo ou aos alimentos que ameace a saúde, a sobrevivência ou as atividades de seres humanos ou de outros organismos vivos. Assinale a opção que trata de maneira INCORRETA este tema.
		
	
	
	
	 
	Exemplos de fontes pontuais de poluentes, ou seja, que podem ser facilmente identificadas, são os agrotóxicos pulverizados na agricultura.
	
	
		5.
		Segundo Miller Junior (2007), poluição é qualquer acréscimo ao ar, à água, ao solo ou ao alimento que ameace a saúde, a sobrevivência ou as atividades de seres humanos ou de outros organismos vivos. Com base neste conceito é correto afirmar que:
		
	
	
	
	 
	Os poluentes podem entrar no meio ambiente de forma natural (erupções vulcânicas) ou por meio de atividades humanas (queima de carvão).
	
	
		6.
		De acordo com a constituição federal de 1988, quem é o responsável pelos serviços de limpeza pública, coleta e destinação dos resíduos sólidos urbanos ?
		
	
	
	
	 
	Poder público.
	
	
		7.
		Assinale a resposta incorreta com relação à Poluição:
		
	
	
	
	 
	Fontes não-pontuais de poluentes são fontes únicas e identificáveis.
	
	
	
		8.
		Assinale a resposta incorreta com relação à Poluição:
		
	
	
	
	 
	A maior parte da poluição proveniente das atividades humanas ocorre em áreas rurais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes