Buscar

avaliando aprendizado aula 10 de currículo teoria e prática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Marco Silva e Edméa Santos destacam que "a sala de aula on-line inspirada no hipertexto permite que o cursista teça sua autoria nos processos de comunicação e de aprendizagem operando em vários percursos de leitura e atuação plurais. A disponibilidade do diálogo com vários au- tores/leitores permite acesso e negociação de sentidos, ressignificando a noção de autoria. O suporte digital on-line permite que, por meio dos links, o leitor adentre, construa seus próprios caminhos de leitura, não mais preso à linearidade das páginas da apostila ou do livro. O fim no hipertexto é sempre um novo começo caleidoscópico, no qual podemos, simultaneamente, ler vários textos (janelas mixadas), cortar, colar e criar intertextos". A partir das reflexões dos autores, marque a alternativa correta.
	
	
	Para aprender com o hipertexto basta copiar e colar, tudo fica mais simples e dinâmico.
	
	Na aprendizagem do currículo em rede e no uso do hipertexto o livro perde o sentido e o significado.
	
	Na aprendizagem a partir dos hipertextos o aluno encontra mais motivação para estudar do que na sala de aula presencial.
	
	No currículo em rede o aluno não precisa da informação impressa e o livro se torna apenas um complemento.
	 
	O currículo em rede propicia ao aluno aprendizagens significativas e uma nova forma de presença e de se tornar autor, sem descartar outras formas de aprendizagem.
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201307301576)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)�       �Saiba  (1 de 1)�
	
	O exercício do magistério requer qualificação legal e competências profissionais que devem ser estudadas e praticadas nas disciplinas pedagógicas, oferecidas nos cursos de licenciatura e de Pedagogia . A opção que exemplifica uma competência que se identifica com educação continuada do professor é:
	
	
	Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem.
	
	Colaborar na elaboração do projeto político pedagógico da escola.
	
	Conhecer os conteúdos mínimos obrigatórios, a serem ensinados.
	
	Lutar contra preconceitos e discriminações sociais na escola.
	 
	Participar de estudos e eventos acadêmicos em sua área de atuação.
	
 Gabarito Comentado�
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201307213066)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)�       �Saiba  (1 de 1)�
	
	Leia o fragmento a seguir: "[...] trabalhar com os temas geradores significa possibilitar a articulação do trabalho pedagógico com a realidade sociocultural das pessoas em aprendizagem curricular, seus interesses, com os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade a que todos têm direito de acesso. Os temas vão mobilizar um clima de trabalho conjunto e de cooperação à medida que os conhecimentos vão sendo coletivamente construídos, ao mesmo tempo em que são respeitados os interesses individuais e os ritmos diversificados de aprendizagem" (MACEDO, 2007, p. 102). Marque a alternativa que apresenta o autor que foi a fonte de inspiração para a gestão do currículo por temas geradores.
	
	
	Gimeno Sacristán
	
	Maria do Céu Roldão.
	 
	Paulo Freire.
	
	Jean Piaget.
	
	Anísio Teixeira.
	
 Gabarito Comentado�
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201307213070)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)�       �Saiba  (1 de 1)�
	
	Beatriz S. D'Ambrosio ressalta que "a partir dos anos 90 a resolução de problemas se tornou uma parte mais integrante da sala de aula de matemática. Surgiram as propostas curriculares que situavam o ensino de matemática via a resolução de problemas. A proposta era de colocar problemas aos alunos a partir dos quais novo conteúdo pudesse ser desenvolvido. Surgiram várias propostas interessantes como o uso de modelagem, e o uso de problemas de investigação, a serem resolvidos individualmente ou em pequenos grupos. Com uma postura diferente quanto aos tipos de atividade a serem propostas aos alunos, modificava-se a dinâmica da sala de aula. Modificavam-se os livros textos, e modificavam-se também as conversas sobre avaliação. O ensino de regras e procedimentos se tornava menos enfatizado na aula de matemática. Alunos estabeleciam um novo relacionamento com a disciplina da matemática. A questão de motivação e a disposição emocional dos alunos quanto à matemática se tornava um elemento importante da conversa sobre ensino e aprendizagem". Considerando as reflexões da autora, marque a alternativa INCORRETA.
	
	
	Com o ensino da matemática por resolução de problemas a sala de aula se dinamizou propiciando aos alunos uma participação efetiva com mais aprendizagem.
	
	O ensino da matemática por resolução de problemas contribuiu para uma nova visão, mais abrangente, sobre aprendizagem e avaliação.
	
	O ensino da matemática por resolução de problemas visa uma forma mais dinâmica e criativa de abordar e aprender os conteúdos.
	
	Este tipo de ensino contribuiu para uma maior motivação dos alunos e um novo olhar para a disciplina, sem medo e com mais participação.
	 
	A gestão do currículo por resolução de problemas só se aplica na matemática e no ensino para alunos com mais capacidade de reflexão.
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201307206411)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)�       �Saiba  (1 de 1)�
	
	Numa determinada Escola de Ensino Fundamental, uma aluna chegou na sala de aula sem a tarefa de casa. A professora pediu explicações e ela justificou dizendo que a sua mãe não sabia ler, a sua irmã mais velha estava doente e o seu pai chegara muito cansado do trabalho. A professora, visivelmente contrariada, disse-lhe que naquele dia ela não iria para o recreio, porque deveria fazer a tarefa. Na hora do recreio, a professora pediu a uma funcionária que encaminhasse a aluna para a diretoria, onde ela deveria fazer a tarefa, sob a vigilância da secretária da escola. A partir da atitude da professora, podemos afirmar que: 
	
	
	Que a professora considera a perspectiva do currículo em formação.
	
	Ela privilegia o processo de aprendizagem e a missão formativa da escola.
	
	Ela segue uma concepção de currículo baseado na perspectiva multicultural.
	 
	A professora segue padrões de ensino desvinculados da concepção do currículo em formação.
	
	A professora está de acordo com os princípios da pedagogia de projetos.
	
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201307213062)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)�       �Saiba  (1 de 1)�
	
	A Pedagogia de Projetos está relacionada com a prática do professor e de suas interações com os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Assim afirma Kátia Aparecida Campos Portes: "A Pedagogia de Projetos visa à re-significação desse espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões. O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para entendermos o processo ensino aprendizagem. Aprender deixa de ser um simples ato de memorização e ensinar não significa mais repassar conteúdos prontos. Nessa postura, todo conhecimento é construído em estreita relação com os contextos em que são utilizados, sendo por isso impossível separar os aspectos cognitivos, emocionais e sociais presentes nesse processo. A formação do aluno é um processo global e complexo, onde o conhecer e intervir no real não se encontram dissociados".
Marque a alternativa correta sobre Pedagogia de Projetos.
	
	
	A pedagogia de Projetos é um modo de ensinar que privilegia a memorização e aberto a interações sociais.
	
	A Pedagogia de Projetos propicia a utilização de modelos de ensino únicos para todos os recursos da vida em sociedade.
	
	A Pedagogia de Projetos é a forma mais eficaz de planejamento das aulas do professor.
	 
	A Pedagogia de Projetos é uma das formas de gestão do currículo escolar que visa um processo dinâmico de aprendizagem.
	
	A Pedagogia de Projetos é a forma de ensino que dissocia os aspectos cognitivos, emocionais e sociais do processo de aprendizagem.Gabarito Comentado�
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201307213061)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)�       �Saiba  (1 de 1)�
	
	As certezas não mais fazem parte da realidade contemporânea. De acordo com Fernando José de Almeida: "Novas necessidades de aprendizagem foram surgindo ao mesmo tempo em que outras demandas sociais e culturais apareciam. Por uma série de motivos, a escola foi aos poucos tomando para si a responsabilidade pelo ensino de tudo o que uma pessoa precisa aprender durante a sua formação. Como bem compara o educador português António Nóvoa, muita gente toma essa instituição como um pote, em que são colocadas diversas coisas: além das que já estão lá - as diversas disciplinas -, se juntam também aulas de cidadania e meio ambiente, atitudes para prevenir a aids, a violência sexual e os acidentes de trânsito, noções de higiene pessoal e de saúde pública etc., etc., etc.". Como desenvolver uma gestão do currículo escolar de modo que propicie o desenvolvimento do Ser para atuar no mundo? 
	
	 
	Com um currículo que atenda ao desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos em formação para atuar com ética e responsabilidade.
	
	Com uma gestão do currículo por projetos e áreas de interesse com o foco principal nos conteúdos das disciplinas.
	
	Com um currículo por problemas e que dê conta de tudo que o aluno precisa na sua formação ao longo da vida.
	 
	Com uma reflexão sobre a finalidade do currículo escolar, no sentido de ensinar tudo sobre a vida social.
	
	Favorecendo o desenvolvimento de competências para uma gestão do currículo escolar em cada disciplina.
	
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201307301578)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)�       �Saiba  (1 de 1)�
	
	Ao se refletir sobre o campo e a história da disciplina denominada Currículo e sua inserção nos cursos de formação docente ao longo dos tempos, a única afirmação correta é a que apresenta o seguinte argumento:
	
	
	A disciplina acumula estudos acadêmicos , mas carece de quadros teóricos explicativos sobre as relações entre currículo e poder.
	
	A disciplina ainda carece de setores e documentos específicos sobre as diretrizes curriculares, com abrangência nacional.
	
	Os conteúdos e os objetivos da disciplina já são enfatizados no ensino das demais disciplinas pedagógicas.
	
	A disciplina já faz parte do currículo oficial desde a primeira faculdade de formação de professores, no Brasil.
	 
	A disciplina passou a ser estudada porque seu quadro teórico-prático analisa os limites e possibilidades entre as diretrizes oficiais e as práticas escolares.
	
 Gabarito Comentado�

Outros materiais