Buscar

Aulas Saúde do idoso - Slides

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Geriatria e Gerontologia:
reflexões, dados sobre envelhecimento da população, conceitos
e epidemiologia
*
Reflexão Sobre Envelhecimento
A incerteza da subsistência na velhice é antológica. Pode ser detectada no código de Hamurábi (23 séculos antes de Cristo); no código de Manu (séc. XIII a.C) e nas leis das 12 tábuas (300 anos a. C).
*
Nas tribos indígenas e esquimós o envelhecimento só chegava ao indivíduo no momento em que não conseguia, por sí só, prover suas necessidades e colaborarem no trabalho do grupo 
Reflexão Sobre Envelhecimento
*
As sociedades da Antiguidade consideravam o estado de velhice altamente significante e acatavam como um sábio aquele que atingia a etapa da velhice 
Reflexão Sobre Envelhecimento
*
No Último Meio Século: a expectativa de vida aumentou em cerca de 20 anos. 
azul = Mundo;
marrom = América Latina;
vermelho = Países mais desenvolvidos;
verde = Países menos desenvolvidos amarelo = Brasil. 
Segundo dados da ONU, a expectativa de vida ao nascer aumentou de 46,5 anos, em 1950-1955, para 75, em 1995-2000. 
O Brasil acompanhou essa evolução, estando um pouco acima da média mundial: 50,9 anos em 1950-55 para 67,2 em 1995-2000.
*
Envelhecimento da População Brasileira
A população de idosos representa um contingente de quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade (8,6% da população brasileira).
As mulheres são maioria, 8,9 milhões (62,4%) dos idosos são responsáveis pelos domicílios e têm, em média, 69 anos de idade e 3,4 anos de estudo.
Com um rendimento médio de um salário mínimo, o idoso ocupa, cada vez mais, um papel de destaque na sociedade brasileira. 
Até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas (dados da Organização Mundial de Saúde, OMS). 
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/25072002pidoso.shtm
"Não existe uma árvore sem suas raízes; sem passado um povo não terá futuro". (Bob Marley)
*
PERFIL DEMOGRÁFICO BRASILEIRO: 1980
*
PERFIL DEMOGRÁFICO BRASILEIRO: previsão para 2050
*
Impacto do Envelhecimento,Sobre: 
Pensões
Mercado de trabalho
Saúde, assistência médica
Organização da família
Consumo
Impostos
O capital
Exige soluções médicas, sociais, econômicas e ambientais. 
*
O Impacto e a Reivindicação
Sócio-Econômica
Pressionou o surgimento de uma Política Nacional do Idoso que foi estabelecida em 1994 (Lei 8.842).
Esta lei, instrumento de cidadania, criou normas, favorecendo a autonomia, integração e participação efetiva do idoso na sociedade. 
Também, foi articulado um Plano de Ação Governamental para Integração da Política Nacional do Idoso, do qual participam: 
Ministérios da Previdência e Assistência Social, da Educação, da Justiça, Cultura, do Trabalho e Emprego, da Saúde, do Esporte e Turismo, Transporte, Planejamento e Orçamento e Gestão
*
Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos
LEI Nº 8.842, DE 4 DE JANEIRO DE 1994.
Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências.
        O PRESIDENTE DA REPÚBLICA:
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:
CAPÍTULO I: Da Finalidade
        Art. 1º A política nacional do idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.
        Art. 2º Considera-se idoso, para os efeitos desta lei, a pessoa maior de sessenta anos de idade.
CAPÍTULO II: Dos Princípios e das Diretrizes
SEÇÃO I
Dos Princípios
        Art. 3° A política nacional do idoso reger-se-á pelos seguintes princípios:
        I - a família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida.
*
Conceituando
Geriatria e Gerontologia
Geriatria: termo da medicina, área que tem como objeto o tratamento clínico da velhice. 
Gerontologia: palavra de origem grega, significa o estudo da velhice.
É um campo multidisciplinar abrangendo as várias áreas de atenção à saúde, direitos sociais e educação dos idosos. Aí inclui a medicina, a enfermagem, a fisioterapia, a psicologia, o serviço social, o direito e a educação.
*
Conceituando Senescência e Senilidade
Senescência, envelhecimento primário ou eugéria, é o processo de envelhecimento normal dos seres vivos, quando as células deixam de se dividir para substituírem outras células que, por alguma razão, deixaram de metabolizar. Caracteriza-se pelo declínio normal e gradativo da capacidade funcional do organismo. 
Senilidade, envelhecimento secundário ou patogéria, é o produzido por inúmeras afecções que podem acompanhar a retrogênese. 
*
Para o idoso, como para qualquer indivíduo, condidera-se que a saúde é determinada por um conjunto de fatores que podem ser agrupados em quatro categorias: 
Biologia humana
Ambiente
Estilo de vida
Cuidados
Saúde X Senescência X Senilidade
*
Sistemas culturais 
População
Recursos 
Ambiente 
Estilo de vida 
Biologia 
Serviços 
Saúde X Senescência X Senilidade
Fonte: Profª Regina Diniz,
Pós Graduação em Saúde Coletiva, 2007, 
*
Epidemiologia
É a ciência que estuda os padrões de ocorrência de doenças em populações e os fatores que as determinam.
(Lilienfeld, 1980)
Epidemiologia 
*
Epidemiologia do Envelhecimento
A Epidemiologia  do Envelhecimento trabalha na investigação da interação de fatores no envelhecimento, bem como na evolução das doenças geriátricas. 
*
 
RESUMO: O envelhecimento populacional no Brasil está associado às alterações na morbimortalidade da população. Nesse estudo, foi verificado as causas de morte e outros processos patológicos em idosos autopsiados. Os idosos com idade maior ou igual a 60 anos, no período de 1976 a 1998 representaram 394 casos (24,4%). A mediana da idade foi 69 (60 a 120) anos, sendo maior nas mulheres (70,5 versus 68 anos; p<0,05). O sexo masculino (67,5%), a cor branca (69,8%) e as causas de morte cardiovascular (43,7%) e infecciosa (31%) prevaleceram. A subnutrição (76,2%) estava associada à pneumonite e cistite, (p<0,05). A arteriosclerose (61,9%) e as cardiopatias chagásica (42,1%) e hipertensiva (39,1%) foram os processos mais freqüentes. Portanto, foi observado sobreposição das causas de morte crônico-degenerativas e infecciosas. Isso demonstra a necessidade de valorizar medidas como o acompanhamento do índice de massa corporal e dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças no envelhecimento, como a pneumonite. 
Palavras-chaves: Autópsia. Idoso. Morbidade. Mortalidade. Processos patológicos.
Flávia Aparecida de OliveiraI; Marlene Antônia dos ReisI; Eumênia Costa da Cunha CastroI; Selma Freire de Carvalho da CunhaII; Vicente de Paula Antunes TeixeiraI, Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, doi: 10.1590/S0037-86822004000100009, © 2006  SBMT 
Artigo:Doenças infecciosas como causas de morte em idosos autopsiados
*
 RESULTADOS
De 1612 pessoas autopsiadas no período de 1976 a 1998, 394 casos (24,4%) eram de idosos. A mediana da idade foi 69 (60 a 120) anos e a faixa etária mais freqüente foi a de 60 a 69 anos (52,8%) enquanto que acima de 80 anos a taxa do exame necroscópico foi de 11,9% (Tabela 1). A mediana da idade das mulheres (70,5 anos) foi significativamente maior que a dos homens (68 anos). 
*
A causa de morte mais freqüente foi a cardiovascular (43,7%) seguida pela infecciosa (31%). As causas de morte cardiovasculares estavam relacionadas à cardiopatia chagásica em alguns casos e as infecciosas à pneumonite na maioria dos casos. O IMC determinado em 265 casos apresentou mediana de 18,8 (10,7 a 38,4)kg/m2. A pneumonite e a cistite foram significativamente mais freqüentes nos indivíduos subnutridos que nos não subnutridos. Os processos crônicos como enfisema
pulmonar, bronquite, cardiopatia chagásica e neoplasia foram mais freqüentes entre os subnutridos, porém a diferença não foi estatisticamente significativa. 
 
 RESULTADOS
*
Flávia Aparecida de OliveiraI; Marlene Antônia dos ReisI; Eumênia Costa da Cunha CastroI; Selma Freire de Carvalho da CunhaII; Vicente de Paula Antunes TeixeiraI, Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, doi: 10.1590/S0037-86822004000100009, © 2006  SBMT 
 RESULTADOS
*
 RESULTADOS
*
As cardiopatias foram encontradas em 71,1% dos idosos, sendo distribuídas em chagásica (42,1%), hipertensiva (39,1%), isquêmica (9,1%) e reumática (2%), sendo que alguns indivíduos apresentaram mais de uma cardiopatia. Os demais processos patológicos estão apresentados na Tabela 3. 
 RESULTADOS
*
A cistite foi mais freqüente no sexo feminino (18%) que no masculino (12%), mas não houve diferença estatística. Alguns indivíduos apresentaram múltiplos processos patológicos, 13,7% dos casos tinham cardiopatias chagásica e hipertensiva. Além dessas cardiopatias, 3% desses indivíduos tinham também arteriosclerose, hemorragia e/ou enfarte cerebrais, subnutrição e pneumonite.
 RESULTADOS
*
As autópsias são úteis para a compreensão clínica e epidemiológica das morbidades, possibilitando as pesquisas relacionadas aos fatores de risco, ao planejamento dos recursos econômicos e a diminuição da subestimativa clínica de doenças potencialmente tratáveis.
Os estudos referentes à morbimortalidade em idosos autopsiados parecem ser pouco freqüentes no Brasil. No presente estudo, foi verificado nos idosos autopsiados o predomínio das causas de morte cardiovasculares seguida pelas infecciosas que na maioria dos casos estavam relacionadas a pneumonite. Além disso, a pneumonite e a cistite estavam associadas à subnutrição na maioria dos casos. 
DISCUSSÃO
*
Embora as causas de morte crônico-degenerativas tenham sido as mais freqüentes no presente estudo, a freqüência das causas infecciosas nos idosos foi alta, sendo observado uma sobreposição das duas categorias de doenças. As doenças crônico-degenerativas podem ser resultantes em parte, de fatores de risco à saúde acumulados ao longo dos anos, por exemplo: fumo, sedentarismo, álcool, alimentação inadequada e uso de medicamentos. 
A cardiopatia hipertensiva além de interferir na qualidade de vida dos idosos, pode se apresentar como agravante das doenças de base ou como causa de morte.
DISCUSSÃO
*
A maioria dos idosos no presente estudo pode ser considerada subnutrida. A subnutrição freqüentemente está associada às doenças crônico-degenerativas, que podem levar à anorexia e ao aumento da demanda de nutrientes. Além disso, pode favorecer complicações como a redução da imunidade, o aumento de quedas, a cicatrização precária, a anemia, o edema, a fraqueza muscular e a fadiga. Esses fatores podem propiciar o desenvolvimento de doenças como a pneumonite e a úlcera de decúbito que foram mais freqüentes entre os subnutridos no presente estudo. 
A pneumonite foi encontrada em 40,6% dos casos, sendo na maioria deles relacionada à causa de morte, semelhante a outros estudos que evidenciaram taxas variando de 42,9% a 59%. Essa doença pode estar relacionada a fatores de risco como cardiopatias, doença pulmonar obstrutiva-crônica e subnutrição, esses processos foram observados em vários indivíduos no presente estudo. 
DISCUSSÃO
*
A cistite foi mais freqüente entre as mulheres e nos subnutridos. Após a menopausa ocorre o aumento do pH vaginal que favorece a colonização por gram negativos, além disso, a contaminação perineal devido à incontinência fecal, o uso de cateterismo vesical no ambiente hospitalar e a subnutrição são outros fatores de risco para essa entidade. 
A presença de múltiplos processos patológicos nos idosos foi freqüente, semelhante a outros estudos. Isso pode determinar a subnotificação de processos potencialmente tratáveis durante a assistência clínica, justificando a realização de autópsias. 
DISCUSSÃO
*
EUA: esquiador centenário bate recorde mundial
 
Segunda, 24 de julho de 2006, 
Um americano de cem anos é a pessoa mais velha a esquiar na água.
Frank Shearer, que vai fazer 101 anos em setembro, deslizou seus esquis sobre as águas de um lago nas proximidades da cidade de Yakima, nos Estados Unidos.
 
Frank começou a esquiar em 1939 com um par de esquis feitos de madeira
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais