Buscar

Portifólio Relato de Experiência educação a distancia 100 pts

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
 Jéssica Januário Jardim RU:1363692
PAP - VARGINHA
A escola em minha vida, relato de experiência. 
A escola é uma instituição de ensino que reúne estudantes desde o início ao fim de sua vida acadêmica. Em minas Gerais a Educação está sempre avançando de acordo com resultados do sistema de avaliação do governo.
O início da vida escolar é importante para formação do aluno que se completa ao longo do período estudantil. Tive o início na época pré-escolar na cidade de Três Corações, Minas Gerais na escola infantil Flor do Ipê, que é conhecida pela utilização da Pedagogia Waldorf. (Pedagogia que procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos). 
Após esse período de base escolar, iniciei os estudos no Ensino Fundamental na Escola Estadual Coronel Gabriel Penha de Paiva na cidade de Varginha, Minas Gerais. Foram oito anos letivos, podendo observar a mudança no ambiente escolar e nos grupos docente e discente. A escola nos primeiros anos estava passando por reformas que só foram concluídas nos anos finais de minha formação. Houve uma melhoria notável nas salas de aula, refeitório e no poliesportivo. Os professores também aderiram a mudança ‘’reformando’’ suas aulas com mais didática, eram chamadas de salas temáticas as aulas diferenciadas durante o período de uma semana. Eram aulas divertidas e muito bem aproveitadas o conceito era brincar e aprender. Cada sala era de uma determinada disciplina escolar, e quem trocava de salas eram os alunos de acordo com os horários correspondentes. A sala já estava preparada com todo material de apoio à espera dos alunos.
A escola também possuía um aluno deficiente visual. Foi meu primeiro contato e convivência com o aluno. A escola estava totalmente adaptada.
No Ensino Médio, conclui minha formação na Escola Estadual Targino Nogueira, na cidade de Elói Mendes, minas Gerais. Possui uma ótima estrutura com salas preparadas, poliesportivo completo livros didáticos em ótimo estado de conservação. A direção da escola segue uma política educacional respeitada e rígida. Os alunos são acompanhados pelos professores e gestores da escola com frequência mantendo a disciplina e o bem estar dentro e fora da escola. 
Atualmente estou estagiando na escola Targino Nogueira, onde fui aluna durante três anos do ensino médio. Minha percepção ressalta os alunos com algum tipo de deficiência. É aplicado conteúdos diferenciados, possui uma professora para uma cadeirante e mais uma professora para o restante que passam um pequeno período também em sala, sendo assim, inclusão social, Escola para todos.
Durante toda minha vida Acadêmica pude observar a importância da educação, principalmente em um país como o Brasil. Após o início do Ensino Superior no Centro Universitário Uninter a importância da educação se tornou prioridade.
O Ensino a distância (EAD), é uma modalidade de educação que possui cada vez mais adeptos. Seja em cursos livres, de idiomas ou até mesmo graduação e pós graduação. O EAD tem sido escolhido por pessoas que buscam comodidade, flexibilidade, economia de tempo e de dinheiro.
 No meu caso, os principais fatores que me levaram à escolha dessa modalidade é dinheiro e o tempo. Trabalhar por oito horas ou mais desgasta corpo e mente, com o salário baixo para assumir os gastos de uma casa o restante aplico nas mensalidades acessíveis do curso EAD. 
Conheci o ensino a distância por publicidade em mídia digital, redes sociais e também por panfletagem. 
Escolhi o Curso de Licenciatura em História porque me identifico com a disciplina. Tive influencias quando terminei o ensino médio pelo meu professor de História o senhor Comendador Francisco Carlos, carinhosamente chamado de Tio Carlinho por seus alunos. Escritor e professor é uma pessoa absolutamente culta me fez admirar e conhecer a história com outros olhares, aprofundando a matéria. 
As principais tecnologias empregadas nos cursos EAD são: os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Ambientes online que o aluno acessa, pelo computador, para assistir às aulas e realizar as atividades. Vídeo-aulas, que são aulas gravadas em vídeo que o aluno pode acessar quando quiser. Áudio e Videoconferência, é um tipo de tecnologia que permite aos alunos e professores estabelecerem uma comunicação bidirecional, através de dispositivos de comunicação, como o computador. Chats e Fóruns são ferramentas de bate-papo e fóruns de discussão, os alunos podem esclarecer suas dúvidas diretamente com os professores ou tutores, ou promover discussões em grupo. Bibliotecas Virtuais, Para atender às necessidades dos alunos 24 horas por dia, 7 dias por semana, as faculdades que oferecem cursos superiores a distância contam com acervos virtuais, onde é possível descarregar (baixar) materiais de estudo e de consulta em formato digital, gratuitamente.
Estudar à distância não é tão simples. Isso porque o aluno precisa desenvolver ou deixar aflorar certas habilidades. Como a dinâmica de aprendizado é de responsabilidade do aluno, é preciso ter organização para se dedicar ao conteúdo. Por isso, é necessário administrar o próprio tempo. Da mesma forma, é fundamental ser proativos e ter autonomia de estudo, fatores que permitirão ao estudante dar conta das demandas do curso sem que precise ser cobrado por isso. As principais características de um aluno EAD são: Foco, disciplina e organização, proativos, facilidade com a internet.
A dificuldade apresentada é a comunicação ruim e a integração entre alunos e instituição ainda é um pouco deficiente. O modelo adotado pelas faculdades ainda é ruim, falta integração. E a facilidade é a conveniência e a flexibilidade de horários de estudo.
A minha experiência com o curso superior é pouco, faz apenas um ano que estou cursando e realmente espero que seja uma grande conquista após tantas dificuldades. A maior expectativa é terminar o curso com louvor e entrar direto ao mercado de trabalho e ser reconhecido. 
Concluo que, a escola faz parte da vida. É uma fase importante para o desenvolvimento do ser humano. Estamos em constante aprendizagem a cada ciclo, o conhecimento que adquirimos é essencial.

Outros materiais