Buscar

Processo Civil II - Simulado de Questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL – Zé Mário Wanderley
Simulado das Questões que mais caem nas provas
Marília Rocha de Andrade
Confissão é caso de resolução sem mérito?
R- Não. Pois há confissão no processo civil, está se confessando o fato e não a a pretensão. Por isso o fato não precisa ser provado, e não cabe dizer que é caso de resolução sem mérito.
Como o juiz se convence para aceitar as provas?
R- Através do princípio do livre convencimento motivado. O convencimento do juiz é subjetivo, ele se convence com base nas provas elaboradas no processo, as quais julga necessárias para a apreciação do mérito e deve, na sentença dispor dos motivos de fato e de direito das devidas provas que o convenceram.
Por que a sentença terminativa é feita antes da instrução?
R- A sentença terminativa ocorre quando se trata de casos em que se discute a presença de vícios formais e de prejudiciais de mérito. É feita antes da fase de instrução justamente porque, visa sanear o processo (este não poderá seguir adiante com fase de instrução na presença dos impeditivos acima citados). 
Antecipação de tutela precisa de caução?
R- Sim. Para que a tutela seja antecipada, deverá ser dada uma garantia de que, caso a ação seja julgada improcedente (total ou em parte) o objeto da tutela antecipada será devolvido, e se sua integridade tiver sido comprometida a caução garantirá que sejam supridos os prejuízos sofridos. 
Ao receber o pedido de antecipação dos efeitos de tutela pretendido, o juiz de direito da vara deferiu o pleito em virtude do manifesto propósito protelatório do réu, embora não houvesse vigência. Ele pode fazer isso? Por que? Fundamente.
R- Não. Porque nos casos de antecipação de tutela, só quem sabe da urgência da medida é a parte autora. Não faria, portanto, sentido se a parte ré alegasse em sua contestação o pedido de antecipação. Esse recurso somente cabe à parte autora, expressamente pleiteado. 
O que significa declarar saneado o processo?
R- Diz-se que um processo se encontra saneado quando as condições de julgamento de mérito, alegadas pela parte ré, forem devidamente apreciadas pelo juiz. Cabe lembrar o saneamento versa sobre a ideia de APRECIAÇÃO por parte do juiz.
Por que a sentença ultra petita viola o princípio da vinculação do juízo ao pedido? Fundamente.
R- Porque a sentença ultra petita versa sobre uma decisão que concede além do que foi pedido pela parte. Viola o princípio da vinculação do juízo uma vez que este diz que o juiz somente deverá conceder ou não, aquilo que foi expressamente pedido.
É correto afirmar que na correção de erros de cálculo da sentença o juiz não está se retratando? Explique.
R- Sim. Pois o erro de cálculo versa sobre um erro material. Nesse caso, alterando o valor da causa, ele não estaria alterando a natureza da sentença, logo, não estaria se retratando. A retratação só cabe em duas hipóteses: quando é instituída sentença terminativa antes da instrução por indeferimento da inicial ou acolhimento da inicial de mérito.
Explique a sentença liminar de improcedência.
R- Ocorre quando já existe um prévio convencimento por parte do juiz sobre uma matéria, em casos de demanda de massa. Já foram julgados tantos processos sobre uma matéria, que o juiz já sabe mais ou menos o resultado. Deve seguir alguns requisitos: total improcedência; desnecessária produção de prova; demonstra a existência de precedentes no mesmo sentido. 
Que efeito decorre da verificação de incontroversa do fato? Explique.
R- Presunção de veracidade do fato. Presume-se que o fato é verdadeiro e que a parte não precisa prova-lo, no caso de ser incontroverso. 
Por que os fatos incontroversos independem de provas? Explique.
R- Para ser objeto de prova, faz-se necessário que o fato alegado seja controvertido. Os incontroversos são aqueles utilizados por ambas as partes, não havendo, portanto, controversa sobre os mesmos; ambos se fundamentam em alegações que presumem verdadeiras. Dessa forma, inexiste necessidade de prova sobre os mesmos.
O que significa princípio da simultaneidade de defesa?
R- Significa que, o réu, ao se defender, deve de modo simultâneo, entregar no caso todos os instrumentos de defesa em paralelo à contestação. Não podendo ele realizar uma reconvenção fora do momento postulatório de defesa do réu.
Todas as hipóteses de antecipação de tutela dependem da presença de urgência? Fundamente.
R- Nem todas as hipóteses de antecipação de tutela dependem da presença de urgência. A tutela de evidência é um exemplo de antecipação de tutela, que prevê situações que o CPC.
A correção dos erros materiais altera o conteúdo da sentença?
R- Não. A correção de erros materiais não alteram a natureza da sentença, uma vez que aqueles não versarão sobre o mérito processual.
Explique o instituto da conversão do julgamento em diligência e sua relação com a fase de instrução.
R- A Conversão do julgamento em diligência ocorre quando o juiz não se encontra vinculado ao conflito desde que não esteja convencido, mesmo que o processo esteja aparentemente concluso. Desse modo, por meio de uma decisão interlocutória, poderá fazer o processo retornar à fase de instrução para a produção de uma prova específica, retornando à sentença de mérito. 
Explique o papel dos assistentes técnicos no contexto da instrução do processo.
R- Os assistentes técnicos possuem o papel de acompanhar a atuação do perito, no processo de conhecimento. Não se confundem com assistentes das partes. 
O que vem a ser objeto de prova? Fundamente.
R- Tem por objeto a certeza do fato alegado. Visa, através dos meios de prova, formar o convencimento do juiz acerca da certeza dos fatos alegados.
O que significa a característica primária dos pedidos da Antecipação de Tutela?
R- Significa que, na antecipação de tutela, a tutela a ser concedida deverá se vincular ao pedido do autor na petição inicial.
Conceitue prova de direito.
R- Prova de direito é um tipo de objeto de prova, que consiste na alegação de normas pela parte, para fundamentar a sua pretensão, assumindo o ônus de provar a existência e vigência da norma alegada. É utilizada quando há conflito entre leis estaduais, municipais e distritais.
O que o princípio de persuasão racional tem a ver com a iniciativa de prova ao processo?
R- Persuasão racional corresponde ao princípio do livre convencimento motivado do juiz. Está ligado à iniciativa de prova quando se refere à possibilidade de o juiz, de ofício, requerer produção de prova para o seu convencido pelas provas já apresentadas. Quem conduz a instrução é o juiz.
O juiz que deferiu uma Antecipação de Tutela condicionada ao pagamento de fiança está certo? Por que? Fundamente.
R- Sim. É uma faculdade jurisdicional deferir uma antecipação de tutela exigindo para tal uma garantia, podendo esta ser uma fiança. Isso ocorre porque é necessário que ele garanta a reversibilidade (devolução) da prestação em caso de indeferimento total ou parcial do pedido no fim do processo. 
O juiz pode se recusar a produzir provas requeridas pelo autor ou réu?
R- Pode e cabe recurso das partes. Tendo seu convencimento firmado, o juiz tem a faculdade de abrir mão da fase de instrução, ou de, na fase de instrução, deixar de produzir determinada prova que não julgue ser necessária. 
Por que a sentença terminativa é proferida antes da fase de instrução?
R- A sentença terminativa versa sobre um vício formal insanável ou que ainda não foi sanado, deverá ser realizada antes da fase de instrução uma vez que nesta não mais deverá existir vícios formais ou prejudiciais de mérito, já que prejudicam a ação e se fosse a instrução realizada, estaria praticando atos desnecessários.
Diferencie, explicando, fatos incontroversos e fatos impertinentes, apontando a característica comum a eles.
R- Os fatos incontroversos versam sobre os fatos alegados pelas partes de maneira simultânea controvertida, e fatos impertinentes configuram-se como fatos que não guardam qualquer relação com o conflito. Ambossão fatos que independem de prova. 
A inépcia da petição inicial implica na extinção do processo sem resolução de mérito por indeferimento da inicial? Explique.
R- Sim. São as hipóteses de indeferimento da Petição inicial. Indeferir é acabar com o conflito, sem resolver o mérito.
O que deve fazer o magistrado, quando verificar ser hipótese flagrante de situação urgente, em relação à qual a parte não requereu a antecipação dos efeitos da tutela pretendida. Fundamente.
R- Para que a antecipação de tutela seja deferida, um de seus requisitos é que a mesma seja requerida pela parte. Portanto, mesmo o juiz reconhecendo uma hipótese flagrante de urgência, se a parte não requerer a antecipação, o juiz não poderá conceder os efeitos da tutela pretendida antecipada.
Diferencie o juízo de retratação da sentença da hipótese de correção de erros materiais.
R- No juízo de retratação ocorre modificação quanto ao conteúdo da sentença, enquanto que os erros materiais são simplesmente uma correção de algum erro de digitação, os quais não modificam o conteúdo da sentença.
 Qual a função processual da apresentação do rol de testemunhas? Explique.
R- Testemunhas configuram como um meio típico de produção de provas. Sua função é produzir provas e tem o compromisso formal de dizer a verdade, por meio de terceiros não intervenientes no processo. Para ser terceiro nesse caso, o primeiro ato que deve cumprir no processo é prestar testemunha. O rol deverá ser apresentado na petição inicial (primeiro ato do processo).
Relacione sentença ultra petita e a existência de pedidos implícitos.
R- A sentença ultra petita configura-se naquilo que vai além do que foi explicitamente pedido. Não se confunde, no entanto, com os pedidos implícitos, pois estes decorrem da consequência lógica do que foi pedido. 
(Obrigações de trato sucessivo, juros de mora e correção monetária e honorários advocatícios).
Ao receber, por nova distribuição, o processo cuja instrução foi conduzida por juiz anterior, já aposentado, verifica o julgador não estar convencido acerca dos fatos alegados. O que deve fazer então? Explique.
R- O julgador que não se encontra convencido dos fatos alegados deverá recorrer à conversão do julgamento em diligência, em que, o juiz, por meio de decisão interlocutória, poderá fazer o processo retornar à fase de instrução, para daí produzir novas provas.
Em que consiste o aditamento à petição inicial?
R- Aditar significa corrigir, ou completar a petição inicial.
Ao receber pedido de antecipação dos efeitos da tutela pretendida, o juízo de direito da vara cível exigiu a prestação de caução idônea (fiança bancária) como condição para a apreciação da medida. Ele pode fazer isso? Por que razão? Fundamente.
R- Sim. Procurar questão sobre isso!
Em processo civil, a confissão do réu encerra o conflito de interesses? Fundamente.
R- Não. Presume-se que o fato ocorreu, mas não se presume o direito sobre a pretensão. Isto é dever do juiz definir, julgar, determinar. 
O juiz pode recusar a realização de uma prova requerida pela parte autora? Explique.
Sim. Olhar questão!
Sempre haverá replica no processo de conhecimento? Explique.
R- Não. É ato postulatório eventual que se dá quando o juiz verifica na preliminar de contestação a presença de vício formal ou de prejudicial de mérito e o autor só poderá se pronunciar sobre essas duas hipóteses.
A parte autora, em inicial de processo de conhecimento, em que se discute apenas a indenização por danos morais, desejando afastar o agressor de seu convívio, requer antecipação dos efeitos da tutela. O que deve fazer o juiz? Explique.
R- Não deverá conceder o pedido de antecipação de tutela, pois a finalidade pela qual se baseia o pedido do autor não coincide o desejo de afastar o agressor. Se, no entanto, fosse explicitamente pedido o afastamento do agressor na petição, poderia o juiz, preenchidos os requisitos, antecipar a tutela. 
Explique a natureza da incapacidade para testemunhar.
R- Só é capaz de testemunhar aquele terceiro não interveniente no processo, que não caracterize auxiliar da justiça, o qual tenha como primeiro ato praticado no processo o testemunho e tenha capacidade de discernir sobre o fato. A capacidade processual não se confunde com capacidade civil. São incapazes: menores de 16 (com exceção em processos de família e os regidos pelo ECA), cegos e surdos (que dependam da audição e da fala para compreenderem o fato que se testemunha), interditos por enfermidade ou doença mental.
Por que os fatos confessados independem de prova?
R- Fatos confessados independem de prova porque são alegados pelas partes, o que já fica presumida a veracidade dos mesmos. No processo civil, a confissão presumirá a existência do direito, só do fato.
Quais os requisitos para que ocorra a sentença liminar de improcedência? Explique.
R- As liminares de improcedência ocorrem quando já há um prévio convencimento por parte do juiz em causas de mesma matéria. Isso ocorre nos casos de Demandas de massa. Possui os seguintes requisitos: total improcedência do pedido, devem haver precedentes, e é dispensada a produção de provas. Baseiam-se na existência convencimento prévio.
Explique o princípio do livre convencimento motivado.
R- Nesse princípio o juiz é livre para avaliar e interpretar provas, podendo produzir quantas forem necessárias à formação de seu convencimento, desde que haja uma indicação expressa de quais provas o convenceram e por quê, além de ter que explicar sobre as provas que não foram úteis ao seu convencimento e por quê.

Outros materiais