Buscar

TESTES DE CONHECIEMENTO D. ELEITORAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO ELEITORAL
TESTE DE CONHECIMENTO 1
	 1a Questão (Ref.: 201301809337)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Brasileiro naturalizado, de 21 anos de idade, servidor público da administração direta federal há três anos, pretende candidatar-se a Prefeito do Município em que possui domicílio. Nessa hipótese,
		
	 
	não pode candidatar-se a Prefeito, pois, para cargos de chefia do Poder Executivo, a Constituição exige, como condição de elegibilidade, que o candidato seja brasileiro nato.
	 
	preenche as condições de elegibilidade quanto à nacionalidade e idade mínima e, se investido no mandato, será afastado do cargo que ocupa na administração federal, sendo-lhe facultado optar por sua remuneração.
	
	por ser servidor público estável, incorrerá em ato de improbidade administrativa ao candidatar-se, o que acarretará a suspensão de seus direitos políticos e a perda do cargo que ocupa na administração federal.
	
	pode candidatar-se a Vereador, mas não a Prefeito, em função da idade mínima para tanto requerida, exigindo a Constituição, em qualquer hipótese, afastamento do cargo que ocupa na administração para exercício do mandato eletivo.
	
	se investido no mandato, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens do cargo que ocupa na administração direta, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301809420)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Analise as afirmativas a seguir: I. O princípio da imediaticidade do sufrágio é característica do sistema eleitoral brasileiro. II. O sufrágio é universal, direito público subjetivo, que cabe a todos os nacionais, sem restrições. III. No sistema brasileiro inexiste exceção à regra do voto direto. IV. O requisito de idade mínima, como condição de elegibilidade, deve estar preenchido na data do certame e não na do registro. V. É cabível a oponibilidade de inelegibilidade de ordem constitucional até no momento da diplomação. Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	II, III e IV
	
	I, II, IV.
	
	I, III e V.
	 
	I, IV e V.
	
	III, IV e V.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301809373)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O voto secreto, utilizado para a escolha de Deputados Federais, conforme assegurado pela Constituição Federal, poderia, em tese, ser abolido do ordenamento jurídico brasileiro
		
	 
	por plebiscito.
	
	por Tratado Internacional ratificado pelo Congresso Nacional.
	 
	pelo Poder Constituinte Originário, apenas.
	
	pelo Poder Constituinte Originário e pelo Poder Constituinte Derivado Reformador.
	
	por referendo.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301777759)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Durante certo período na história brasileira, os direitos políticos eram reconhecidos apenas àqueles que percebiam, anualmente, renda superior a oitocentos mil réis. Estabelecia-se, assim, o direito de voto de caráter:
		
	 
	Periódico.
	
	Proporcional.
	
	Secreto.
	 
	Censitário.
	
	Universal.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301809342)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Considere as seguintes normas jurídicas, além da Constituição Federal
e das Leis Complementares Federais:
I. Leis Ordinárias Federais.
II. Leis Complementares Estaduais.
III. Leis Ordinárias Estaduais.
IV. Leis Ordinárias Municipais.
V. Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral.
São fontes diretas do Direito Eleitoral, APENAS
		
	 
	IV e V.
	
	II e V.
	 
	I e V.
	
	I, III, IV.
	
	I, III e V.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302340754)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No que consiste o princípio da anualidade eleitoral?
		
	 
	As leis eleitorais valem apenas para o ano da eleição para a qual foram editadas e publicadas e são complementadas pelas Resoluções do TSE.
	 
	As leis eleitorais que alteram o processo eleitoral entram em vigor na data de sua publicação e não se aplicam à eleição que ocorra até 01 (hum) ano da data de sua vigência.
	
	As leis eleitorais que alteram o processo eleitoral somente entram em vigor 01 (hum) ano depois da eleição para a qual foi publicada.
	
	As leis eleitorais só podem ser aprovadas, uma vez a cada ano.
	
	As leis eleitorais têm validade de apenas 01 (hum) ano a partir de sua publicação, razão pela qual existem as Resoluções do TSE a cada eleição.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301777763)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A implantação do bipartidarismo, representado pela ARENA (controlada pelos integrantes do governo) e do MDB (que reunia os integrantes da oposição) foi característica do Direito Eleitoral brasileiro no período:
		
	 
	Do regime militar de 1964.
	
	Do Estado Novo (Era Vargas).
	
	Da Velha República.
	
	Posterior a 1988.
	
	Colonial.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301777877)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	De acordo com as disposições legais e constitucionais vigentes, assinale a opção incorreta.
		
	 
	O Código Eleitoral contém normas destinadas a assegurar a organização e o exercício de direitos políticos: precipuamente, os de votar e ser votado.
	
	Nem todo cidadão pode pretender investidura em cargo eletivo.
	
	Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição Federal.
	
	Diversamente do que ocorre com as leis em geral, compete ao TSE expedir instruções para a fiel execução do Código Eleitoral e das demais normas eleitorais.
	 
	Os analfabetos podem votar e ser votados, desde que tenham realizado o alistamento eleitoral.
	
	
		1.
		O professor Alcino Salazar, secretário de justiça da Guanabara, declarou a O Globo que a extensão do voto ao analfabeto é perigosa concessão aos inimigos do regime democrático, fundado na verdade e na pureza do princípio da representação. Adaptado de O Globo, 21/02/1964. Em sua mensagem ao Congresso Nacional em 15 de março de 1964, o presidente João Goulart escreveu: ¿Outra discriminação inaceitável atinge milhões de cidadãos que, embora investidos de todas as responsabilidades (¿) e integrados à força de trabalho, com seu contingente mais numeroso, são impedidos de votar por serem analfabetos¿. ALEIXO, J. C. B; KRAMER, Paulo. Os analfabetos e o voto: da conquista da alistabilidade ao desafio da elegibilidade. Senatus, Brasília, outubro/2000. As declarações do professor Alcino Salazar e do presidente João Goulart foram feitas em um momento de polarização na sociedade brasileira, que culminou na instauração do regime autoritário em 31 de março de 1964. Ambas as declarações expressavam, naquele momento, visões antagônicas relacionadas à seguinte dimensão da cidadania:
	
	
	
	
	 
	direitos políticos
	
	
	igualdade real
	
	
	benefícios sociais
	
	
	oportunidades econômicas
	
	
	reparações étnicas
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		São condições de elegibilidade para o cargo de Vice-Governador de Estado:
	
	
	
	
	 
	naturalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, domicílio eleitoral na circunscrição, filiação partidária e idade mínima de trinta anos.
	
	 
	nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral na circunscrição, filiação partidária e idade mínima de trinta anos.
	
	
	nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral na circunscrição e idade mínima de vinte e cinco anos.
	
	
	nacionalidade
brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral no território nacional, filiação partidária e idade mínima de trinta e cinco anos.
	
	
	naturalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, filiação partidária e idade mínima de trinta e cinco anos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Na Teoria Geral do Direito Eleitoral, tecnicamente, sufrágio é o
	
	
	
	
	 
	modo de externar à Justiça Eleitoral a preferência por um candidato.
	
	
	documento oficial onde se assinala a escolha de um candidato.
	
	
	ato de digitar na urna eletrônica o número do candidato escolhido
	
	 
	poder ou direito de se escolher um candidato.
	
	
	instrumento por meio do qual se escolhe um candidato.
	
	
	
		4.
		Considerando que hermenêutica eleitoral representa o conjunto de princípios adotados na interpretação das normas de Direito Eleitoral, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	 
	O princípio da lisura repele o abuso do poder econômico e qualquer forma viciada para conquista de mandato político.
	
	
	O princípio da probidade administrativa não alcança os cargos eletivos.
	
	
	Não há, entre as normas eleitorais, qualquer menção ao direito fundamental ao político honesto.
	
	
	O princípio da universalidade do sufrágio e do voto não tem previsão constitucional.
	
	
	O princípio da isonomia eleitoral impede o tratamento igualitário entre os candidatos.
	
	
	
		5.
		Considere as assertivas:I. Referendo é uma consulta prévia que se faz aos cidadãos no gozo de seus direitos políticos sobre determinada matéria a ser, posteriormente, discutida pelo Congresso Nacional.II. Plebiscito é uma consulta posterior sobre determinado ato governamental para ratificá-lo, para conceder-lhe eficácia ou para retirar-lhe a eficácia.III. A iniciativa popular é garantida pela CRFB/88. IV. Em razão do sistema representativo, a CRFB adota o voto indireto. Está correto o que se afirma SOMENTE no(s) item(ns):
	
	
	
	
	 
	II e III.
	
	 
	III.
	
	
	II.
	
	
	I e III.
	
	
	III e IV.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Identifique as assertivas corretas: I  O Direito Eleitoral é um ramo do Direito Privado Interno. II  A alteração da legislação e do processo eleitoral será feita por lei ordinária, podendo ser aplicada nas eleições que ocorrerem após dois anos contados da alteração. III  A organização e o funcionamento de partidos políticos são disciplinados por lei complementar e não representam um direito político especificamente. IV  A ação popular é uma espécie de direito político, como, por exemplo, o sufrágio. A(s)s assertiva(s) correta(s) é (são):
	
	
	
	
	 
	I e II.
	
	 
	IV, apenas.
	
	
	I e III.
	
	
	I, III e IV.
	
	
	II, apenas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Dentre os princípios ligados às eleições, podemos destacar ( marque a opção correta):
	
	
	
	
	 
	O princípio hermenêutico eleitoral, que trata da atividade interpretativa das normas jurídicas, feita direta e exclusivamente pelo legislador
	
	
	O princípio da anualidade eleitoral, que estabelece o período das eleições livre e indiretas
	
	
	O princípio da hierarquia das normas eleitorais, que estabelece a supremacia das normas constitucionais e complementares.
	
	
	O princípio da anualidade, que impede a alteração das regras eleitorais a menos de seis ( 6 meses) do pleito.
	
	 
	O princípio da representatividade, que estabelece , dentre outros, a equivalência entre o número de representado e representantes
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		De acordo com as disposições legais e constitucionais vigentes, assinale a opção incorreta.
	
	
	
	
	 
	Os analfabetos podem votar e ser votados, desde que tenham realizado o alistamento eleitoral.
	
	
	Diversamente do que ocorre com as leis em geral, compete ao TSE expedir instruções para a fiel execução do Código Eleitoral e das demais normas eleitorais.
	
	
	Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição Federal.
	
	
	Nem todo cidadão pode pretender investidura em cargo eletivo.
	
	
	O Código Eleitoral contém normas destinadas a assegurar a organização e o exercício de direitos políticos: precipuamente, os de votar e ser votado.
TESTE DE CONHECIMENTO 2
	
	
		1.
		NÃO pode servir como Escrivão Eleitoral, sob pena de demissão, aquele que, dentre outras situações,
	
	
	
	
	 
	seja parente por afinidade, até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo.
	
	
	já tenha sido candidato a qualquer cargo eletivo.
	
	
	esteja ou tenha sido filiado a um partido político.
	
	
	tenha um tio candidato a cargo eletivo na mesma circunscrição.
	
	
	tenha um sobrinho candidato a cargo eletivo na circunscrição.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Nos termos da Constituição Federal, são condições de elegibilidade para Senador, quanto à idade e à nacionalidade, respectivamente, ter, no mínimo,
	
	
	
	
	 
	trinta anos e ser brasileiro nato.
	
	 
	trinta e cinco anos e ser brasileiro nato ou naturalizado.
	
	
	trinta anos e ser brasileiro nato ou naturalizado.
	
	
	dezoito anos e ser brasileiro nato ou naturalizado.
	
	
	trinta e cinco anos e ser brasileiro nato.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A cada Seção Eleitoral corresponde:
	
	
	
	
	 
	Uma zona eleitoral.
	
	
	Uma junta apuradora.
	
	
	Um juízo eleitoral.
	
	 
	Uma mesa receptora.
	
	
	Um cartório eleitoral.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Ao atuar como mesário em uma eleição, um profissional liberal:
	
	
	
	
	 
	Atua como concessionário de serviço público.
	
	
	Atua como delegatário de cargo público.
	
	 
	Exerce função publica.
	
	
	Exerce cargo público.
	
	
	Atua como permissionário de serviço público.
	
	
	
		5.
		Compete aos Juízes eleitorais, exceto:
	
	
	
	
	 
	fazer as diligências que julgar necessárias à ordem e presteza do serviço eleitoral.
	
	
	tomar conhecimento das reclamações que lhe forem feitas verbalmente ou por escrito, reduzindo-as a termo, e determinando as providências que cada caso exigir.
	
	
	cumprir e fazer cumprir as decisões e determinações do Tribunal Superior e do Regional.
	
	
	decidir habeas corpus e mandado de segurança, em matéria eleitoral, desde que essa competência não esteja atribuída privativamente à instância superior.
	
	 
	propor ações de impugnação e recursos eleitorais.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		É orgão da Justiça Eleitoral:
	
	
	
	
	 
	Seção Eleitoral
	
	 
	Junta Eleitoral
	
	
	Mesa Receptora
	
	
	Zona Eleitoral
	
	
	Circunscrição
	
	
	
		7.
		De acordo com a Constituição Federal, podem vir a integrar tanto o Tribunal Superior Eleitoral, como o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Tocantins,
	
	
	
	
	 
	Advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral militantes no Estado de Tocantins.
	
	
	Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Tocantins.
	
	
	Ministros do Supremo Tribunal Federal.
	
	
	Juízes de Direito da Justiça Estadual do Estado de Tocantins.
	
	
	Ministros do Superior Tribunal de Justiça.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Os Tribunais Regionais Eleitorais
	
	
	
	
	 
	terão, dentre outras funções, a de processar e julgar originariamente
os crimes eleitorais cometidos por seus próprios membros.
	
	
	compor-se-ão, dentre outros membros, de dois Desembargadores de Tribunal de Justiça, nomeados pelo Presidente da República.
	
	 
	compor-se-ão, dentre outros membros, de dois Juízes, dentre Juízes de Direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça.
	
	
	terão sede em regiões do país, podendo a sua competência estender-se por mais de um Estado da Federação.
	
	
	serão presididos por um dos Ministros do Superior Tribunal de Justiça que integrarem a sua composição.
	
	
		1.
		Designar os locais das Seções eleitorais compete ao:
	
	
	
	
	 
	Juiz Eleitoral,
	
	
	Presidente do Tribunal Regional Eleitoral.
	
	
	Tribunal Superior Eleitoral.
	
	
	Tribunal Regional Eleitoral.
	
	
	Junta Eleitoral.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Cabe a Jurisdição de cada uma das zonas eleitorais ao:
	
	
	
	
	 
	Juiz do trabalho.
	
	
	Juiz federal.
	
	 
	Juiz de direito em efetivo exercício.
	
	
	Juiz de paz.
	
	
	Juiz eleitoral aprovado em concurso público.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A respeito dos Tribunais Eleitorais, assinale a alternativa falsa.
	
	
	
	
	 
	O Tribunal Superior Eleitoral escolherá seu Presidente dentre quaisquer de seus integrantes, mediante eleição e voto secreto.
	
	
	Os membros dos tribunais eleitorais, no exercício de suas funções e no que lhes for aplicável, gozarão de plenas garantias e serão irremovíveis.
	
	
	O Tribunal Superior Eleitoral terá jurisdição em todo o território nacional e será composto, no mínimo, por 7 membros.
	
	
	Haverá um Tribunal Regional Eleitoral na Capital de cada Estado e também no Distrito Federal.
	
	
	Os juízes dos tribunais eleitorais, salvo motivo justificado, servirão por 2 anos, no mínimo, e nunca por mais de dois biênios consecutivos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		O Presidente da República poderá nomear para integrarem o Tribunal Superior Eleitoral
	
	
	
	
	 
	dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Supremo Tribunal Federal.
	
	
	um juiz oriundo do Ministério Público Federal, escolhido dentre os integrantes de lista tríplice.
	
	
	um Desembargador de Tribunal de Justiça de qualquer Estado da Federação, indicado pelo Supremo Tribunal Federal.
	
	
	três juízes, dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça, dentre os integrantes de lista tríplice.
	
	
	três juízes, dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, dentre os integrantes de lista tríplice.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Havendo uma Resolução editada pelo TSE a respeito de determinada situação, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	 
	Resoluções do TSE terão precedência em relação às leis ordinárias em matéria eleitoral.
	
	
	Aplicam-se, apenas, as normas constitucionais e legais acerca da matéria. À Justiça Eleitoral não é reconhecido poder normativo.
	
	 
	Em primeiro plano, devem ser consideradas as normas constitucionais. Em seguida, a legislação ordinária e, finalmente, as resoluções da Justiça Eleitoral.
	
	
	Serão aplicadas, em primeiro lugar, as normas constitucionais sobre matéria eleitoral. Em seguida, sucessivamente, resoluções da Justiça Eleitoral e as disposições do Código Eleitoral.
	
	
	Todas as normas que tratam de Direito Eleitoral possuem hierarquia constitucional, dada a relevância da matéria.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Luana tomou posse no cargo de Juíza de Direito há cerca de seis meses e foi designada como Juíza titular de Zona Eleitoral em Porto Alegre - RS. Com referência a essa situação hipotética e às normas que regem a justiça eleitoral, assinale a opção CORRETA.
	
	
	
	
	 
	Para acumular as funções, Luana deverá prestar um exame de qualificação preparado pelo respectivo órgão.
	
	
	O exercício do cargo de juiz eleitoral requer exclusividade, não sendo possível acumular as funções na justiça comum estadual e aquelas exercidas na justiça eleitoral.
	
	
	Para assumir o cargo de Juíza eleitoral é necessário que Luana seja juíza federal.
	
	 
	Não é possível que juiz em estágio probatório assuma funções de juiz eleitoral.
	
	
	O exercício do cargo de Juiz Eleitoral somente pode ser provido por magistrados da Justiça Eleitoral mediante concurso público de provas e títulos organizado pelo TSE.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A Consulta é um tipo de processo em que a Justiça Eleitoral responde a questionamentos formulados em tese por pessoas legitimadas sobre matéria eleitoral. São órgãos da Justiça Eleitoral que respondem a estes questionamentos:
	
	
	
	
	 
	Tribunais Regionais Eleitorais e Juízes Eleitorais.
	
	 
	Tribunal Superior Eleitoral e Tribunais Regionais Eleitorais.
	
	
	Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior Eleitoral, Tribunais Regionais Eleitorais e Juízes Eleitorais.
	
	
	Juízes eleitorais e Juntas eleitorais.
	
	
	Tribunal Superior Eleitoral, Tribunais Regionais Eleitorais e Juízes Eleitorais.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		O Brasil é considerado um país moderno quanto à forma como realiza as eleições. Alguns países já solicitaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o intercâmbio de informações a respeito de procedimentos eleitorais. Quanto à legislação, esta tem sido substancialmente alterada desde a promulgação da Constituição de 1988. Entretanto, permanece em vigor um documento básico, o Código Eleitoral de 1965. A respeito da estrutura e funcionamento da justiça eleitoral, nos termos do Código Eleitoral (Lei n° 4.737/1965), assinale a opção correta.
	
	
	
	
	 
	Ministro do TSE pode ser casado com a irmã de outro ministro desse tribunal.
	
	 
	Dois integrantes do TSE têm de ser advogados, escolhidos pelo presidente da República a partir de lista sêxtupla indicada pelo STF.
	
	
	É competência originária do TSE expedir o diploma dos eleitos para cargos municipais.
	
	
	Um dos advogados indicados para o TSE deve ser parlamentar, federal ou estadual.
	
	
	Decisão do TSE sobre cassação de registro de partido político exige maioria absoluta de ministros presentes, e maioria simples de votos favoráveis.
TESTE DE CONHECIMENTO 3
	
	
		1.
		Alfredo, Prefeito de um determinado Município, com trinta e cinco anos de idade, é irmão de um Deputado Federal e deseja concorrer para o pleito de Senador Federal. Neste caso, Alfredo
		
	
	
	
	 
	não poderá participar das eleições, pelo fato de não possuir idade suficiente para se eleger Senador.
	
	
	não poderá participar das eleições, pois incide em um caso de inelegibilidade reflexa, pelo fato de seu irmão ser Deputado Federal.
	
	 
	poderá participar das eleições, desde que renuncie ao mandato de Prefeito até seis meses antes do pleito.
	
	
	poderá participar das eleições e não precisará renunciar ao mandato de Prefeito, pelo fato de não estar concorrendo à reeleição.
	
	
	poderá participar das eleições, desde que seu irmão renuncie ao mandato de Deputado Federal até seis meses antes do pleito.
	
	
	
		2.
		Representam formas de exercício da soberania popular, conforme a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, I. o referendo e a iniciativa popular. II. o referendo e o voto aberto. III. o plebiscito e o referendo. IV. o sufrágio e o voto indireto. Estão corretas apenas as alternativas
		
	
	
	
	 
	II, IV
	
	
	III, IV
	
	
	II, III
	
	
	I, IV
	
	 
	I, III
	
	
	
		3.
		Assinale a alternativa CORRETA. O alistamento eleitoral
é facultativo para:
		
	
	
	
	 
	maiores de 70 anos.
	
	
	menores de 16 anos.
	
	
	militares.
	
	
	estrangeiros.
	
	
	maiores de 60 anos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Acerca da matéria política disposta na CRFB/88, marque a assertiva CORRETA:
		
	
	
	
	 
	Apesar do regime democrático, admite-se eleições indiretas para Prefeito nos municípios com menos de 200 mil eleitores.
	
	 
	Apesar do regime democrático se fundar na Constituição de 1988 é possível a ocorrência de eleições indiretas no país.
	
	
	A ordem Constituicional de 1988 admite apenas durante o Estado de Sítio a ocorrência de eleições indiretas no país.
	
	
	A ordem Constituicional de 1988 admite apenas durante o Estado de Sítio e o Estado de Defesa a ocorrência de eleições indiretas no país.
	
	
	A Constituição de 1988 não admite a ocorrência de eleições indiretas no Brasil.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Acerca da proteção constitucional aos direitos políticos, pode-se afirmar que:
		
	
	
	
	 
	O cidadão que discordar politicamente da vontade dos governantes poderá ser privado de alguns de seus direitos.
	
	 
	Além dos direitos políticos propriamente ditos, há diversos outros dispositivos constitucionais que asseguram a democracia, como a liberdade de reunião e de associação, por exemplo.
	
	
	Os partidos políticos não podem impetrar mandado de segurança coletivo na tutela de direitos de seus filiados.
	
	
	Apenas os direitos previstos nos artigos 14 a 17 da Constituição são suficientes para assegurar o Estado Democrático de Direito.
	
	
	É possível haver cobrança pela emissão do título de eleitor, por não ser o alistamento eleitoral considerado um ato necessário ao exercício da cidadania.
	
	
	
		6.
		Por força das disposições constitucionais referentes à nacionalidade e ao exercício dos direitos políticos, é correto afirmar que:
		
	
	
	
	 
	O regime jurídico do brasileiro naturalizado é idêntico ao dos estrangeiros.
	
	
	O exercício dos direitos políticos é um direito humano universal, sendo reconhecido a brasileiros e estrangeiros, indistintamente.
	
	
	Os brasileiros naturalizados não podem sofrer qualquer espécie de discriminação, possuindo rigorosamente os mesmos direitos políticos que os brasileiros natos.
	
	 
	A Constituição prevê hipóteses em que apenas brasileiros natos poderão ocupar determinados cargos.
	
	
	Apenas os brasileiros natos poderão exercer direitos políticos.
	
	
	
		7.
		São privativos de brasileiros natos os seguintes cargos: I Presidente e Vice-Presidente da República;II Ministro do STF;III Deputado Federal;IV Ministro de Estado da Defesa;V Senador; Estão corretos os itens:
		
	
	
	
	 
	I, II e IV.
	
	
	II e IV apenas.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	I, III e IV.
	
	
	I e III apenas.
	
	
	
		8.
		Assinale a opção correta entre as assertivas abaixo relativas aos direitos eleitorais e à nacionalidade:
		
	
	
	
	 
	Basta ter nacionalidade brasileira para ter o direito de ser votado.
	
	
	Os conscritos podem votar.
	
	
	Todo brasileiro nato é cidadão passível de exercício do poder de votar e de ser votado.
	
	
	O brasileiro nato sempre poderá exercer o direito ao sufrágio.
	
	 
	Um determinado cidadão brasileiro pode ter o direito de votar e não ter o de ser votado.
	
	
		1.
		"São condições de elegibilidade, na forma da lei exceto:
		
	
	
	
	 
	o alistamento eleitoral;
	
	 
	a idade mínima de trinta anos para Deputado Federal, Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal.
	
	
	o pleno exercício dos direitos políticos;
	
	
	a filiação partidária;
	
	
	a nacionalidade brasileira;
	
	
	
		2.
		A CF e as leis eleitorais brasileiras estabelecem a disciplina da nacionalidade do candidato, que pode ter particularidades conforme o cargo pretendido. A esse respeito, assinale a opção correta.
		
	
	
	
	 
	Cidadão brasileiro nascido no exterior e registrado no consulado do Brasil pode ser candidato a presidente da República.
	
	
	Brasileiro que se naturalizar alemão em virtude de imposição legal da Alemanha perde a capacidade eleitoral passiva.
	
	
	Um cidadão português que goze do estatuto da reciprocidade pode ser candidato a presidente da República.
	
	
	Estrangeiro nacionalizado brasileiro somente pode ser candidato a cargos legislativos.
	
	
	Em qualquer caso, a dupla nacionalidade de um cidadão brasileiro impõe a inelegibilidade.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Rodolfo, com 18 anos de idade, deseja, pela primeira vez, concorrer para o cargo de Vereador em Município que pertence ao mesmo Estado no qual seu pai é Deputado Estadual. Neste caso, segundo a Constituição, Rodolfo
		
	
	
	
	 
	poderá concorrer ao pleito desde que seu pai renuncie ao respectivo mandato até seis meses antes do pleito.
	
	
	poderá concorrer ao pleito, mas, se vencer as eleições, seu pai não poderá se reeleger no mesmo Estado de jurisdição do filho.
	
	 
	poderá concorrer ao pleito, pois possui idade suficiente para se eleger Vereador e não incide em caso de inelegibilidade reflexa em relação a seu pai.
	
	
	não poderá concorrer ao pleito, pois incide em caso de inelegibilidade reflexa pelo fato de seu pai ser Deputado Estadual no mesmo território de jurisdição em que deseja se eleger.
	
	
	não poderá concorrer ao pleito, pois não possui idade suficiente para se eleger Vereador.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	
	
	 
	A nacionalidade brasileira, o pleno exercício dos direitos políticos e o alistamento eleitoral são condições de elegibilidade.
	
	 
	É possível a elegibilidade de pessoas não filiadas a nenhum partido, desde que façam campanha eleitoral.
	
	
	O domicílio eleitoral na circunscrição é condição obrigatória para o candidato a cargo eletivo.
	
	
	O maior de 16 anos e menor de 18 anos que possui título de eleitor não é obrigado a votar em nenhum turno das eleições.
	
	
	A capacidade eleitoral passiva é adquirida por etapas pelo cidadão.
	
	
	
		5.
		O militar alistável com menos de 10 anos de serviço:
		
	
	
	
	 
	não pode se candidatar.
	
	
	para se candidatar, precisa ser agregado pela autoridade superior.
	
	
	para se candidatar, precisa ser agregado pela autoridade superior, tornando-se inativo após sua diplomação.
	
	
	não pode se eleger.
	
	 
	para se candidatar, precisa se afastar da atividade.
	
	
	
		6.
		Excetuando-se os portugueses equiparados, o estrangeiro, no Brasil:
		
	
	
	
	 
	pode concorrer, apenas, para eleições estaduais.
	
	
	não pode votar, mas pode ser votado.
	
	
	pode concorrer, apenas, para eleições municipais.
	
	
	pode votar, mas não pode ser votado.
	
	 
	não pode votar nem pode ser votado.
	
	
	
		7.
		O cidadão participa diretamente na organização política do Estado por meio de:
		
	
	
	
	 
	plebiscito, referendo e queixa.
	
	
	plebiscito, iniciativa popular e voto direto.
	
	
	plebiscito, ação civil pública e referendo.
	
	
	iniciativa popular, referendo e denúncia.
	
	 
	plebiscito, iniciativa popular e referendo.
	
	
	
		8.
		Acerca da noção de Estado Democrático de Direito, insculpida em nossa Constituição, é correto afirmar que:
A vontade da maioria é soberana, podendo desrespeitar até mesmo os direitos fundamentais dos grupos minoritários, dado o reconhecimento da soberania popular.
	
	 
	Deverão ser protegidos os interesses de todos os setores da sociedade, de forma que será ilegítimo o estabelecimento de regime de partido único.
	
	
	Os direitos políticos não são considerados como verdadeiros direitos fundamentais.
	
	
	O pluripartidarismo é incompatível com o regime democrático, por permitir representação de interesses conflitantes.
	
	
	O pluralismo político é assegurado pelo unipartidarismo, que assegura a prevalência da vontade da maioria.
TESTE DE CONHECIMENTO 4
		1.
		Em relação ao sistema proporcional e sistema majoritário, é correto afirmar:
	
	
	
	
	 
	o sistema proporcional é o sistema adotado nas eleições para senadores.
	
	
	o partido que não atinge o quociente eleitoral pode eleger representantes no sistema proporcional.
	
	
	o sistema majoritário é o sistema adotado nas eleições para vereadores.
	
	 
	no sistema majoritário, adotado nas eleições para prefeitos, governadores, presidente da República e senadores, ganha o candidato mais votado, independente do voto de seu partido.
	
	
	o sistema adotado nas eleições para prefeitos, governadores, presidente da República e senadores é o chamado sistema proporcional.
	
	
	
		2.
		Quanto ao ¿quociente eleitoral¿, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	 
	se trata do número mínimo de votos que um partido ou coligação deve obter para ter direito à eleição de seus candidatos.
	
	
	se trata da média do número de votos obtidos pelos partidos ou coligações.
	
	
	é obtido pela divisão do número total de votos válidos e votos em branco da circunscrição pelo número de vagas a preencher.
	
	
	é obtido pela divisão do número de votos da circunscrição pelo número de vagas a preencher.
	
	
	é expressão sinônima da ¿quociente partidário¿.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Obedecerá ao princípio da representação proporcional a eleição para
	
	
	
	
	 
	Governador de Estado.
	
	
	Vice-Prefeito Municipal.
	
	 
	a Câmara dos Deputados.
	
	
	o Senado Federal.
	
	
	Prefeito Municipal.
	
	
	
		4.
		Acerca dos sistemas eleitorais adotados no Brasil, não se pode afirmar que:
	
	
	
	
	 
	Legislatura é o lapso temporal que detemina o início e fim dos mandatos.
	
	
	Os mandadatos dos Senadores da República compreendem duas legislaturas.
	
	
	No sistema majoritário é considerado eleito o candidato mais votado.
	
	 
	No sistema proporcional, é considerado eleito o candidato mais votado.
	
	
	Os mandatos dos deputados federais compreendem apenas uma legislatura.
	
	
	
		5.
		Em 2006, o Supremo Tribunal Federal decidiu por unanimidade pela inconstitucionalidade do artigo 13 da Lei n. 9096/1995 (Dispõe sobre os partidos políticos), que estabelecia a cláusula de barreira, ou de desempenho, para o funcionamento parlamentar dos partidos políticos. Segundo o referido artigo, os partidos políticos para ingressarem tanto na Câmara dos Deputados como no Senado Federal deveriam cumprir algumas exigências. Uma dessas exigências seria a obtenção
	
	
	
	
	 
	de, no mínimo, 2% dos votos, em todos os estados brasileiros.
	
	
	de, no mínimo, 5% dos votos em dois terços dos estados e municípios brasileiros.
	
	
	de, no mínimo, 1% dos votos em dois terços dos municípios brasileiros.
	
	 
	de, no mínimo, 5% dos votos nacionais, tendo como base a eleição para a Câmara dos Deputados.
	
	
	de, no mínimo, 3% dos votos em dois terços dos estados e municípios brasileiros.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		O sistema eleitoral é o conjunto de técnicas e procedimentos que se empregam na realização das eleições, destinados a organizar a representação do povo no território nacional, sendo que, no Brasil, se adota o sistema majoritário e o proporcional. Considerando o sistema eleitoral brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA.
	
	
	
	
	 
	O sistema proporcional é utilizado para os cargos de várias vagas, como os de Senadores
	
	
	O sistema proporcional objetiva distribuir proporcionalmente as vagas entre os partidos políticos que participam da disputa e, com isso, viabilizar a representação de todos os setores da sociedade no parlamento.
	
	
	O sistema majoritário é aquele em que são eleitos os candidatos que tiverem o maior número de votos para o cargo disputado.
	
	
	O sistema majoritário é utilizado para os cargos de várias vagas, como os de Presidente da República.
	
	
	No sistema majoritário deve-se observar, para os cargos de presidente, governador e prefeitos de municípios com mais de duzentos mil eleitores, que é necessária a obtenção da maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos, no 1º turno, sob pena de se realizar o 2º turno com os dois candidatos mais votados.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Em relação ao sistema proporcional e sistema majoritário, é correto afirmar:
	
	
	
	
	 
	o sistema majoritário é o sistema adotado nas eleições para vereadores.
	
	
	o sistema adotado nas eleições para prefeitos, governadores, presidente da República e senadores é o chamado sistema proporcional.
	
	
	O sistema proporcional é o sistema adotado nas eleições para Governadores.
	
	
	o partido que não atinge o quociente eleitoral pode eleger representantes no sistema proporcional.
	
	 
	no sistema majoritário, adotado nas eleições para prefeitos, governadores, presidente da República e senadores, ganha o candidato mais votado, independente do voto de seu partido.
	
	
	
		8.
		Quanto ao sistema eleitoral majoritário previsto pela ordem constitucional brasileira em vigor, é correto afrmar:
	
	
	
	
	 
	Distribui as cadeiras na proporção dos votos obtidos pelos partidos políticos ou coligações.
	
	
	Adota o procedimento de escolha dos representantes através de listas mistas
	
	 
	É utilizado na escolha de representantes para o Senado Federal.
	
	
	Utiliza o critério das sobras eleitorais para distribuir cadeiras de acordo com a maior média do quociente eleitoral.
	
	
	Utiliza o quociente eleitoral como um mecanismo de cláusula de barreira.
		1.
		Quanto ao sistema eleitoral majoritário previsto pela ordem constitucional brasileira em vigor, é correto afirmar:
	
	
	
	
	 
	É utilizado na escolha de representantes para o Senado Federal.
	
	
	Adota o procedimento de escolha dos representantes através de listas mistas
	
	
	Distribui as cadeiras na proporção dos votos obtidos pelos partidos políticos ou coligações.
	
	
	Utiliza o quociente eleitoral como um mecanismo de cláusula de barreira.
	
	
	Utiliza o critério das sobras eleitorais para distribuir cadeiras de acordo com a maior média do quociente eleitoral.
	
	
	
		2.
		Adotar-se-á o princípio majoritário, dentre outras, na eleição direta para
	
	
	
	
	 
	o Senado Federal, para Prefeito e Vice-Prefeito.
	
	
	a Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas.
	
	
	o Senado Federal e para a Câmara dos Deputados.
	
	
	e) as Câmaras Municipais, para Prefeito e Vice-Prefeito.
	
	
	as Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		O sistema eleitoral brasileiro, proporcional de listas abertas, contempla o quociente eleitoral e o partidário. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
	
	
	
	
	 
	São realizadas novas eleições caso nenhum partido ou coligação alcance
o quociente eleitoral.
	
	
	Não há distinção entre quociente eleitoral e quociente partidário, em termos práticos.
	
	 
	Somente partido ou coligação que alcançar o quociente eleitoral participa do rateio das sobras, se houver.
	
	
	Os votos de legenda conferidos aos partidos são contados apenas para o cálculo do quociente partidário, mas descartados para o cálculo do quociente eleitoral.
	
	
	O quociente partidário é definido pela divisão do número total de votos válidos pelo número de lugares a preencher.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Considerando-se uma eleição para o Senado Federal na qual são disputadas duas vagas, assinale a opção correta, segundo a disciplina das leis eleitorais.
	
	
	
	
	 
	A eleição para o Senado Federal, nesse caso, combina o sistema majoritário com o proporcional.
	
	
	Os eleitos devem ser definidos de acordo com o sistema eleitoral proporcional adotado no Brasil.
	
	 
	Devem ser eleitos os dois candidatos que receberem mais votos.
	
	
	Os votos dos candidatos de cada partido ou coligação devem ser somados para que se definam os eleitos.
	
	
	Devem ser eleitos os dois candidatos do mesmo partido ou coligação do candidato a governador que vencer as eleições.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		No que concerne ao sistema distrital e misto, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	
	 
	O sistema misto combina os dois sistemas eleitorais: o proporcional e o majoritário.
	
	
	A CRFB/88 adota dois sistemas eleitorais: o proporcional e o majoritário.
	
	
	No sistema distrital, é necessário dividir o território nacional em distritos, independentemente dos Estados e Municípios.
	
	 
	O Brasil nunca adotou qualquer dos dois sistemas.
	
	
	No sistema misto, admite-se mais de um sistema de contagem de votos.
	
	
	
		6.
		O sistema eleitoral brasileiro, proporcional de listas abertas, contempla o quociente eleitoral e o partidário. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
	
	
	
	
	 
	O quociente partidário é definido pela divisão do número total de votos válidos pelo número de lugares a preencher.
	
	
	Os votos de legenda conferidos aos partidos são contados apenas para o cálculo do quociente partidário, mas descartados para o cálculo do quociente eleitoral.
	
	
	Não há distinção entre quociente eleitoral e quociente partidário, em termos práticos.
	
	 
	Somente partido ou coligação que alcançar o quociente eleitoral participa do rateio das sobras, se houver.
	
	
	São realizadas novas eleições caso nenhum partido ou coligação alcance o quociente eleitoral.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Determina-se o quociente eleitoral dividindo-se o número de
	
	
	
	
	 
	votos válidos atribuídos a cada partido ou coligação de partidos pelo número de lugares a preencher, desprezada a fração se igual ou inferior a meio, equivalente a um, se superior.
	
	
	eleitores pelo número de votos válidos em cada circunscrição eleitoral, desprezada a fração se igual ou inferior a meio, equivalente a um, se superior.
	
	 
	votos válidos apurados pelo de lugares a preencher em cada circunscrição eleitoral, desprezada a fração se igual ou inferior a meio, equivalente a um, se superior.
	
	
	votos válidos dados sob a mesma legenda ou coligação de legendas pelo número de candidatos pelas mesmas registrados.
	
	
	eleitores pelo de lugares a preencher em cada circunscrição eleitoral, desprezada a fração se igual ou inferior a meio, equivalente a um, se superior.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Quanto ao sistema eleitoral majoritário previsto pela ordem constitucional brasileira em vigor, é correto afrmar:
	
	
	
	
	 
	Distribui as cadeiras na proporção dos votos obtidos pelos partidos políticos ou coligações.
	
	
	Utiliza o critério das sobras eleitorais para distribuir cadeiras de acordo com a maior média do quociente eleitoral.
	
	
	Utiliza o quociente eleitoral como um mecanismo de cláusula de barreira.
	
	 
	É utilizado na escolha de representantes para o Senado Federal.
	
	
	Adota o procedimento de escolha dos representantes através de listas mistas
TESTE DE CONHECIMENTO 5
		1.
		Os partidos políticos, no sistema constitucional brasileiro e nos termos da Lei dos Partidos Políticos (Lei n.º 9.096/1995) e da Lei Eleitoral (Lei n.º 9.504/1997), constituem pessoa jurídica de direito privado e são elementos fundamentais da democracia brasileira. Com relação à disciplina do funcionamento dessas organizações, assinale a opção correta.
	
	
	
	
	 
	Não se permitem coligações partidárias na eleição majoritária para senador.
	
	
	A verticalização é imposta pela lei partidária e se aplica, no que couber, às eleições municipais.
	
	
	Compete aos partidos políticos organizar estrutura paramilitar para a proteção de seus candidatos.
	
	
	Conforme imposição da Lei dos Partidos, o diretório nacional de partido político é composto por 101 pessoas.
	
	 
	Na mesma eleição, pode um partido fazer coligações distintas para governador e para deputado estadual.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Acerca da natureza jurídica dos partidos políticos, pode-se afirmar corretamente que:
	
	
	
	
	 
	São pessoas jurídicas de Direito Público interno criados por lei complementar.
	
	
	São pessoas jurídicas de Direito Privado cujos estatutos devem ser registrados junto aos órgão da Justiça Eleitoral.
	
	
	São pessoas jurídicas de Direito Público, mas adquirem personalidade na forma da lei civil.
	
	 
	São pessoas jurídicas de Direito Privado, cujos estatutos devem ser registrados no TSE.
	
	
	São pessoas jurídicas de Direito Público cuja atuação é essencial para a democracia representativa.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		No que diz respeito às coligações partidárias:
	
	
	
	
	 
	Terão as prerrogativas e atribuições de partido políticos no que se refere ao processo eleitoral.
	
	
	Dependem de prévia aprovação da Justiça Eleitoral, que designará o respectivo presidente.
	
	
	Podem ser formadas apenas para as eleições majoritárias.
	
	
	Não podem ter denominação própria, devendo adotar obrigatoriamente a junção das siglas dos partidos que a compõem.
	
	
	Só podem inscrever candidatos do partido dela integrante cuja legenda tiver obtido maior número de votos na eleição anterior.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A criação de partidos políticos é livre, inclusive se os respectivos programas não respeitarem
	
	
	
	
	 
	a soberania nacional.
	
	
	o regime democrático.
	
	
	o pluripartidarismo.
	
	 
	a posição dominante no Congresso Nacional.
	
	
	os direitos fundamentais da pessoa humana.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Uma das grandes conquistas democráticas da Constituição Federal de 1988, amplamente registrada pelos comentaristas da nossa Carta Magna, é a ampla liberdade de organização partidária. Para regulamentar a Constituição, foi editada a Lei n.º 996/1995, que dispõe sobre os partidos políticos. Nesse contexto, julgue os itens a seguir. I Os partidos adquirem personalidade jurídica na forma de leis administrativas.II Partidos políticos são pessoas jurídicas de direito público.III Para concorrer às eleições, a pessoa deve estar filiada a um partido político um ano antes da data das eleições.IV A perda dos direitos políticos implica o cancelamento da filiação.V Aos partidos políticos é vedado receber auxílio pecuniário de entidade sindical. Estão certos apenas os itens
	
	
	
	
	 
	I, IV e V.
	
	 
	III, IV e V.
	
	
	I, II e
III.
	
	
	I, II e IV.
	
	
	II, III e V.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Assinale a alternativa INCORRETA. Os partidos políticos brasileiros:
	
	
	
	
	 
	devem prestar contas à Justiça Eleitoral.
	
	
	É de livre a criação, fusão, incorporação e extinção
	
	
	devem ter caráter nacional.
	
	
	devem ter funcionamento parlamentar de acordo com a lei.
	
	 
	podem receber recursos financeiros de entidade ou governos estrangeiros
	
	
	
		7.
		A recusa de cumprimento de obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, acarreta
	
	
	
	
	 
	A suspensão dos direitos políticos.
	
	
	a cassação dos direitos políticos.
	
	
	somente a aplicação de pena privativa de liberdade.
	
	
	somente a imposição de pena pecuniária.
	
	
	a perda dos direitos políticos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		A respeito da criação e funcionamento dos partidos políticos, é certo que
	
	
	
	
	 
	A subordinação a entidades ou governos estrangeiros depende de prévia autorização do Ministério das Relações Exteriores.
	
	
	A prova do apoio mínimo de eleitores é feita através apenas de suas assinaturas, dispensando-se seja atestada a veracidade destas.
	
	
	O requerimento do registro deve ser dirigido ao respectivo Tribunal Regional Eleitoral, se o partido político tiver caráter estadual.
	
	 
	Somente o registro do estatuto do partido no Tribunal Superior Eleitoral assegura a exclusividade da sua denominação, sigla e símbolos.
	
	
	O requerimento do registro de partido político deve ser subscrito por seus fundadores, em número não inferior a 50, com domicílio eleitoral em um quarto dos Estados.
		1.
		Dentre os direitos que apenas os partidos devidamente registrados no TSE podem exercer, NÃO se inclui:
	
	
	
	
	 
	Promover reuniões públicas.
	
	
	Ter acesso gratuito ao rádio e à televisão.
	
	
	Participar do processo eleitoral.
	
	
	Ter assegurada exclusividade de sua denominação, sigla e símbolos.
	
	
	Receber recursos do Fundo Partidário.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Para a criação de partidos políticos, NÃO se inclui dentre as exigências legais que seus programas respeitem
	
	
	
	
	 
	a forma presidencialista de governo.
	
	
	o pluripartidarismo.
	
	
	os direitos fundamentais da pessoa humana.
	
	
	a soberania nacional.
	
	
	o regime democrático.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Os partidos políticos
	
	
	
	
	 
	que não tiverem caráter nacional deverão aprovar estatuto e programa que atenda às peculiaridades e interesses do Estado ou Município em que desenvolverem as suas atividades.
	
	
	que ministrarem instrução militar ou paramilitar, deverão obter prévia autorização da Justiça Eleitoral e adotar uniforme para seus membros com o intuito de distingui-los dos demais.
	
	 
	são pessoas jurídicas de direito privado e destinam-se a assegurar, no interesse do regime democrático, a autenticidade do sistema representativo e a defender os direitos fundamentais definidos na Constituição Federal.
	
	
	poderão ser criados através de requerimento de, no mínimo, cinquenta eleitores com domicílio eleitoral em pelo menos dois Estados da Federação.
	
	
	poderão fundir-se num só ou incorporar-se um ao outro por decisão de seus órgãos regionais, com validade apenas no âmbito estadual ou municipal.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Um político, interessado em constituir um novo partido, reuniu assinaturas de apoiamento em número superior a 0,5% dos votos dados na última eleição para a Câmara dos Deputados, distribuídos por seis estados da federação. Neste caso, o registro do estatuto pelo TSE deverá:
	
	
	
	
	 
	Ser indeferido, por não contar com apoio em, pelo menos, um terço dos estados da federação.
	
	
	Ser indeferido, por já haver um número suficiente de partidos no Brasil.
	
	
	Ser deferido apenas se o partido tiver natureza jurídica de direito público.
	
	
	Ser deferido, haja vista ter cumprido os requisitos legais.
	
	
	Ser indeferido, por não ter alcançado 1% do eleitorado.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A respeito da disciplina constitucional e legal das coligações partidárias, assinale a opção correta.
	
	
	
	
	 
	Um partido que lança candidato a prefeito não pode coligar-se, para a eleição de vereador, com outro partido que tenha candidato majoritário nessa eleição.
	
	
	Nas eleições gerais, uma coligação partidária para a eleição do presidente da República impõe coerência nas coligações para a eleição de governador de estado.
	
	
	Partido que lança candidato a prefeito deve repetir a mesma coligação para vereador.
	
	
	Partidos coligados nas eleições proporcionais podem apoiar formalmente Executivo. candidatos diferentes para a chefia do Poder
	
	
	São vedadas coligações diferenciadas para prefeito e para vereador.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		As coligações
	
	
	
	
	 
	usarão, na propaganda para as eleições proporcionais, obrigatoriamente, as legendas de todos os partidos que a integram.
	
	
	não poderão nomear delegados perante o Juiz Eleitoral, nem perante o Tribunal Regional Eleitoral.
	
	
	terão denominação própria que não poderá consistir na junção de todas as siglas dos partidos que a integram.
	
	 
	devem funcionar como um só partido no relacionamento com a Justiça Eleitoral e no trato dos interesses intrapartidários.
	
	
	usarão, na propaganda para eleição majoritária, apenas a sua denominação, vedada a indicação das legendas dos partidos que a integram.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Imagine que um determinado partido político seja financiado pelo governo do Irã. Neste caso:
	
	
	
	
	 
	O TSE poderá, através de decisão administrativa, suspender o funcionamento partidário.
	
	
	O TSE poderá, através de sentença judicial transitada em julgado, suspender o funcionamento partidário.
	
	 
	O TSE poderá, através de sentença judicial transitada em julgado, determinar o cancelamento do registro partidário.
	
	
	O TSE poderá, através de decisão administrativa, determinar o cancelamento do registro partidário.
	
	
	O TSE nada poderá fazer quanto ao registro do partido, dada a autonomia partidária.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		A respeito da criação e funcionamento dos partidos políticos, é certo que
	
	
	
	
	 
	A subordinação a entidades ou governos estrangeiros depende de prévia autorização do Ministério das Relações Exteriores.
	
	
	O requerimento do registro de partido político deve ser subscrito por seus fundadores, em número não inferior a 50, com domicílio eleitoral em um quarto dos Estados.
	
	 
	Somente o registro do estatuto do partido no Tribunal Superior Eleitoral assegura a exclusividade da sua denominação, sigla e símbolos.
	
	
	O requerimento do registro deve ser dirigido ao respectivo Tribunal Regional Eleitoral, se o partido político tiver caráter estadual.
	
	
	A prova do apoio mínimo de eleitores é feita através apenas de suas assinaturas, dispensando-se seja atestada a veracidade destas.
TESTE DE CONHECIMENTO 6
		1.
		Sobre o s partidos políticos, é correto afirmar que:
		
	
	
	
	 
	É livre a sua criação, fusão, incorporação e extinção; eles têm autonomia para definir a sua estrutura interna e seus estatutos serão registrados no Tribunal Superior Eleitoral.
	
	
	É livre a sua criação, fusão e extinção; eles têm autonomia para definir a sua estrutura interna; seus estatutos serão
registrados no Tribunal Superior Eleitoral; não possuem direito a recursos do fundo partidário.
	
	
	É livre a sua criação, fusão, incorporação e extinção; eles têm autonomia para definir a sua estrutura interna e seus estatutos serão registrados no Supremo Tribunal Federal.
	
	
	É livre a sua criação, fusão e extinção; eles têm autonomia para receber recursos financeiros de entidades e/ou governos estrangeiros e seus estatutos serão registrados no Tribunal Superior Eleitoral.
	
	
	É livre a sua criação, fusão, incorporação e extinção; não possuem autonomia para definir a sua estrutura interna e seus estatutos deverão ser aprovados pelo Congresso Nacional.
	
	
	
		2.
		É vedado, a partido e candidato, receber direta ou indiretamente doação em dinheiro ou estimável em dinheiro, inclusive por meio de publicidade de qualquer espécie, procedente de
		
	
	
	
	 
	organizações não-governamentais que recebam recursos públicos; concessionário ou permissionário de serviço público; consórcio de empresas administradora de bens de capital; instituições bancárias e financeiras
	
	
	organizações da sociedade civil de interesse público; pessoa jurídica sem fins lucrativos que receba recursos do exterior; indústria de material bélico; universidades privadas de qualquer natureza
	
	 
	entidade ou governo estrangeiro; concessionário ou permissionário de serviço público; entidade de utilidade pública; entidades beneficentes e religiosas; entidades esportivas
	
	
	órgão da Administração Pública direta e indireta ou fundação mantida com recursos provenientes do Poder Público; instituições bancárias, financeiras ou administradora de valores; entidade de direito privado que receba, na condição de beneficiária, contribuição compulsória em virtude de disposição legal.
	
	
	cooperativas cujos cooperados não sejam concessionários ou permissionários de serviços públicos; pessoa física inscrita em dívida ativa do poder público; entidade ou classe sindical.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A Constituição trata dos Partidos Políticos demonstrando sua enorme importância para o processo democrático. Neste sentido, o texto constitucional afirma que é livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana. São observados estes e outros princípios atinentes aos Partidos Políticos.Marque a opção CORRETA que indica princípios específicos de Agremiações Partidárias:
		
	
	
	
	 
	Princípio da autonomia partidária e periodicidade eleitoral .
	
	
	Princípio federativo e republicano.
	
	
	Princípio da fidelidade partidária e supremacia constitucional.
	
	
	Princípio da anualidade eleitoral e anterioridade.
	
	 
	Princípio da livre organização e fidelidade partidária.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		NÃO é vedada a filiação partidária daquele que:
		
	
	
	
	 
	seja regularmente considerado analfabeto, mesmo que não tenha efetivado seu alistamento eleitoral.
	
	 
	tenha sua inelegibilidade reconhecida pela Justiça Eleitoral em face de ter sido, na condição de magistrado, compulsoriamente aposentado, há três anos, por decisão sancionatória.
	
	
	tenha sido, há cinco anos, condenado em decisão judicial definitiva por improbidade administrativa em face de ter adquirido, para si ou para outrem, no exercício de cargo público, bens cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda do agente público.
	
	
	possui idade inferior a dezesseis anos.
	
	
	tenha sua naturalização cancelada por sentença transitada em julgado.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		m 2007, por meio da Resolução n. 22.610, o Tribunal Superior Eleitoral instituiu a norma que disciplina o processo de perda de cargo eletivo, bem como de justificação de desfiliação partidária. Esta resolução ficou conhecida popularmente como a ¿lei da fidelidade partidária¿. Para algumas circunstâncias de justa causa, a resolução autoriza a requisição de desfiliação partidária sem pena de perda de mandato a quem estiver exercendo cargo eletivo. Segundo este instrumento legal, pode ocorrer a desfiliação quando o requerente:
		
	
	
	
	 
	cria um novo partido político.
	
	
	procede com nova filiação em partido de maior visibilidade.
	
	
	apresenta o pedido formal de um partido político manifestando o interesse em recebê-lo.
	
	
	está filiado há, no mínimo, cinco anos em seu partido de origem.
	
	
	está nos primeiros seis meses de seu mandato.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		João, eleitor, possui duas inscrições regulares, o cancelamento de uma delas deverá, preferencialmente recair:
		
	
	
	
	 
	Na mais antiga
	
	 
	Na inscrição mais recente, efetuada contrariamente às instruções em vigor.
	
	
	Naquela cujo título tenha sido utilizado para o exercício do voto na última eleição.
	
	
	Na inscrição que corresponda ao domicílio eleitoral do eleitor
	
	
	Naquela cujo título tenha sido entregue ao eleitor.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		O FUNDO PARTIDÁRIO E COMPOSTO POR:
		
	
	
	
	 
	recursos exclusivamente públicos, vindos do Tesouro Nacional;
	
	 
	recursos públicos, doações privadas, multas e penalidades aplicadas pela Justiça Eleitoral.
	
	
	recursos públicos e privados, excluídas multas e penalidades aplicadas pela Justiça Eleitoral;
	
	
	doações privadas exclusivamente, e multas e penalidades aplicadas pela Justiça Eleitoral;
	
	
	recursos públicos , excluídas multas e penalidades aplicadas pela Justiça Eleitoral;
	
	
	
		8.
		"Orkontro" reúne 2.000 em protesto contra crimes eleitorais no Rio LUISA BELCHIORcolaboração para a Folha Online, no Rio Mobilizadas pelo Orkut, cerca de 2.000 pessoas participaram dessa sexta-feira de uma manifestação no centro do Rio para pedir que a Justiça Eleitoral julgue supostos crimes eleitorais cometidos durante a campanha dos candidatos. O grupo, batizado de Movimento Pró-Democracia, negou ter vínculo com o candidato, mas, durante o protesto, alguns manifestantes pediam a anulação do segundo turno no Rio. Em sua maioria jovens universitários, os manifestantes, todos vestidos de preto e com faixas e bandeiras do Brasil, ocuparam a escadaria da Câmara Municipal do Rio, na Cinelândia, e depois seguiram até o prédio do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro, onde protocolaram ofício no qual pedem que as irregularidades sejam julgadas.'Nós temos um código eleitoral, e ele foi violado durante a campanha. Queremos que isso seja julgado, afirmou a estudante Gabriela França, 22, uma das organizadoras. Considerando os princípios constitucionais de caráter político-eleitoral, a afirmação da estudante, uma das organizadoras da manifestação, refere-se notadamente:
		
	
	
	
	 
	Ao princípio da representatividade, tendo em vista que requer a apuração dos crimes eleitorais cometidos durante a campanha.
	
	 
	Ao princípio democrático, já que os manifestantes reclamaram o cumprimento das normas eleitorais, como instrumento de exercício da soberania popular.
	
	
	Ao princípio republicano, tendo em vista a periodicidade das eleições.
	
	
	Ao princípio federativo, já que a manifestação foi em âmbito do município.
	
	
	Ao princípio da anterioridade eleitoral, vez que a manifestação reivindica alteração do processo eleitoral.
		1.
		A respeito da fidelidade partidária, assinale a opção correta.
		
	
	
	
	 
	O diferentemente dos relacionados aos cargos do Poder Executivo, cujos detentores não se sujeitam à fidelidade partidária.
mandato legislativo pertence ao partido político,
	
	
	Os eleitores, aos quais pertence o mandato do parlamentar, podem cassá-lo mediante procedimento denominado recall.
	
	
	Dada a polêmica gerada, no âmbito do TSE, a respeito da natureza jurídica do vínculo entre o mandatário e o seu mandato, a matéria encontra-se sub judice.
	
	 
	Embora o mandato legislativo pertença ao partido político, não perderá o mandato o parlamentar que justificar sua saída do partido para fundar um novo.
	
	
	O mandato do parlamentar pertence ao próprio detentor do cargo caso os votos a ele conferidos sejam suficientes para alcançar o quociente eleitoral, independentemente dos votos de seus companheiros de legenda.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Indique a assertiva incorreta quanto ao sistema de financiamento e prestação de contas eleitorais e partidárias:
		
	
	
	
	 
	Os partidos políticos podem utilizar nas campanhas os recursos provenientes do Fundo Partidário, excluídos aqueles arrecadados em exercícios anteriores;
	
	
	É possível a arrecadação de recursos após o dia do pleito, para a quitação de despesas contraídas e, até aquele momento, não pagas, embora devam estar integralmente quitadas até a entrega da prestação de contas à Justiça Eleitoral;
	
	
	No Brasil, o sistema de financiamento das campanhas eleitorais é misto, ou seja, há a presença simultânea de recursos públicos e de recursos privados;
	
	
	o partido político, não poderá receber doação de entidade ou governo estrangeiro;
	
	
	O candidato, o partido político e o comitê financeiro não poderão receber doação em dinheiro ou estimável em dinheiro de concessionário ou permissionário de serviço público, sendo estes, portanto, uma fonte de arrecadação vedada;
	
	
	
		3.
		Quanto a filiação partidária , está incorreto dizer que:
		
	
	
	
	 
	pode ser cancelada por iniciativa do partido político.
	
	 
	pode ter seu prazo alterado pelo estatuto do partido político no ano da eleição.
	
	
	pode ter seu prazo legal ampliado pelo estatuto do partido político.
	
	
	exige que o eleitor esteja em pleno gozo de seus direitos políticos.
	
	
	é requisito para concorrer a cargo eletivo.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A respeito da fidelidade partidária, assinale a opção correta:
		
	
	
	
	 
	O mandato do parlamentar pertence ao próprio detentor do cargo caso os votos a ele conferidos sejam suficientes para alcançar o quociente eleitoral, independentemente dos votos de seus companheiros de legenda.
	
	
	Embora o mandato legislativo pertença ao partido político, não perderá o mandato o parlamentar que justificar sua saída do partido para fundar um novo.
	
	 
	O mandato legislativo pertence ao partido político, diferentemente dos relacionados aos cargos do Poder Executivo, cujos detentores não se sujeitam à fidelidade partidária.
	
	
	Dada a polêmica gerada, no âmbito do TSE, a respeito da natureza jurídica do vínculo entre o mandatário e o seu mandato, a matéria encontra-se sub judice.
	
	
	Os eleitores, aos quais pertence o mandato do parlamentar, podem cassá-lo mediante procedimento denominado recall.
	
	
	
		5.
		No dia 27 de março de 2007, o TSE decidiu que o mandato parlamentar pertence ao partido e isso provocou discussões de toda ordem. O assunto foi parar no Supremo Tribunal Federal, que ratificou a decisão e, para efeitos de segurança jurídica, decidiu que, daquela data em diante, o parlamentar que trocasse de partido poderia perder o mandato. A decisão exemplifica a aplicação de um determinado princípio constitucional de caráter político-eleitoral:
		
	
	
	
	 
	Princípio da Liberdade de Organização Partidária.
	
	 
	Princípio da Fidelidade Partidária.
	
	
	Princípio da Autonomia Partidária.
	
	
	Princípio da Responsabilidade Solidária.
	
	
	Princípio da Anualidade Eleitoral.
	
	
	
		6.
		Os partidos políticos são dotados de autonomia e devem, nos seus estatutos, regular a disciplina e fidelidade partidária. Após a sua regular constituição de acordo com a lei civil deve, de acordo com a Constituição Federal, registrar seu estatuto no(a):
		
	
	
	
	 
	Tribunal Regional Eleitoral.
	
	
	Circunscrição Eleitoral.
	
	
	Zona eleitoral.
	
	 
	Tribunal Superior Eleitoral.
	
	
	Junta Eleitoral.
	
	
	
		7.
		A respeito da filiação partidária é INCORRETO afirmar que:
		
	
	
	
	 
	considera-se deferida, para todos os efeitos, a filiação partidária, com o atendimento das regras estatutárias do partido.
	
	
	para desligar-se do partido, o filiado faz comunicação escrita ao órgão de direção municipal e ao Juiz Eleitoral da Zona em que for inscrito.
	
	
	os prazos de filiação partidária, fixados no estatuto do partido, com vistas a candidatura a cargos eletivos, não podem ser alterados no ano da eleição.
	
	
	quem se filia a outro partido deve fazer comunicação ao partido e ao Juiz de sua respectiva Zona Eleitoral, para cancelar sua filiação.
	
	 
	é facultado aos partidos políticos estabelecer, em seu estatuto, prazos de filiação partidária inferiores aos previstos em lei, com vistas a candidaturas a cargos eletivos.
	
	
	
		8.
		"Orkontro" reúne 2.000 em protesto contra crimes eleitorais no Rio LUISA BELCHIORcolaboração para a Folha Online, no Rio Mobilizadas pelo Orkut, cerca de 2.000 pessoas participaram dessa sexta-feira de uma manifestação no centro do Rio para pedir que a Justiça Eleitoral julgue supostos crimes eleitorais cometidos durante a campanha dos candidatos. O grupo, batizado de Movimento Pró-Democracia, negou ter vínculo com o candidato, mas, durante o protesto, alguns manifestantes pediam a anulação do segundo turno no Rio. Em sua maioria jovens universitários, os manifestantes, todos vestidos de preto e com faixas e bandeiras do Brasil, ocuparam a escadaria da Câmara Municipal do Rio, na Cinelândia, e depois seguiram até o prédio do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro, onde protocolaram ofício no qual pedem que as irregularidades sejam julgadas.'Nós temos um código eleitoral, e ele foi violado durante a campanha. Queremos que isso seja julgado, afirmou a estudante Gabriela França, 22, uma das organizadoras. Considerando os princípios constitucionais de caráter político-eleitoral, a afirmação da estudante, uma das organizadoras da manifestação, refere-se notadamente:
		
	
	
	
	 
	Ao princípio da representatividade, tendo em vista que requer a apuração dos crimes eleitorais cometidos durante a campanha.
	
	
	Ao princípio da anterioridade eleitoral, vez que a manifestação reivindica alteração do processo eleitoral.
	
	
	Ao princípio republicano, tendo em vista a periodicidade das eleições.
	
	 
	Ao princípio democrático, já que os manifestantes reclamaram o cumprimento das normas eleitorais, como instrumento de exercício da soberania popular.
	
	
	Ao princípio federativo, já que a manifestação foi em âmbito do município.
TESTE DE CONHECIMENTO 7
		1.
		NÃO é nula a votação quando:
		
	
	
	
	 
	a maioria dos eleitores opta pelo voto nulo.
	
	
	feita perante mesa não nomeada pelo juiz eleitoral, ou constituída com ofensa à letra da lei.
	
	
	efetuada em folhas de votação falsas.
	
	
	realizada em dia, hora, ou local diferentes do designado ou encerrada antes das 17 horas.
	
	
	preterida formalidade essencial do sigilo dos sufrágios.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		No processo de impugnação de registro de candidatura:
		
	
	
	
	 
	o prazo para impugnação será
de quinze dias, quando o impugnante for o Ministério Público Eleitoral.
	
	
	o fato em que se funda a impugnação deverá ser provado de plano, através de documentos, vedada a coleta de prova testemunhal.
	
	
	a impugnação poderá ser feita por qualquer eleitor, desde que esteja em dia com a Justiça Eleitoral.
	
	 
	o prazo para impugnação é de 5 dias, contados da publicação do pedido de registro do candidato.
	
	
	o prazo para impugnação será contado em dobro quando o impugnante for coligação
	
	
	
		3.
		É permitido, a partido e candidato, receber direta ou indiretamente doação em dinheiro ou estimável em dinheiro, inclusive por meio de publicidade de qualquer espécie, procedente de:( assinale a alternativa correta)
		
	
	
	
	 
	pessoa jurídica sem fins lucrativos que receba recursos do exterior.
	
	
	entidades esportivas;
	
	
	entidade ou governo estrangeiro;
	
	 
	Pessoas físicas, obedecido o disposto nesta Lei.
	
	
	concessionário ou permissionário de serviço público;
	
	
	
		4.
		No que se refere ao registro de candidatos. Assinale alternativa incorreta:
		
	
	
	
	 
	Cada partido poderá registrar candidatos para a Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa, Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais, até cento e cinqüenta por cento do número de lugares a preencher.
	
	
	Do número de vagas resultante das regras previstas neste artigo, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo.
	
	
	A idade mínima constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade é verificada tendo por referência a data da posse.
	
	 
	Os partidos e coligações solicitarão à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até as dezenove horas do dia 1 de julho do ano em que se realizarem as eleições.
	
	
	No caso de coligação para as eleições proporcionais, independentemente do número de partidos que a integrem, poderão ser registrados candidatos até o dobro do número de lugares a preencher.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Peter é Diretor-Geral do Departamento de Polícia Federal; Paulus é Secretário de Estado e Brutos é Prefeito Municipal de uma cidade do interior do Estado. Para se candidatarem ao cargo de Governador do Estado, devem afastar-se de seus cargos e funções até:
		
	
	
	
	 
	6 meses antes da eleição.
	
	
	4 meses, 4 meses e 6 meses antes da eleição, respectivamente.
	
	
	6 meses, 4 meses e 3 meses antes da eleição, respectivamente.
	
	
	6 meses, 6 meses e 4 meses antes da eleição, respectivamente.
	
	
	4 meses antes da eleição.
	
	
	
		6.
		Dois candidatos a Vereador indicaram, no pedido de registro, além do nome completo, as variações nominais com que desejavam ser registrados, mencionando em primeiro lugar na ordem de preferência, o mesmo apelido. Verificou-se que ambos eram conhecidos com esse apelido em sua vida social e profissional sendo que, anteriormente, nunca foram candidatos a nenhum cargo eletivo. Foram notificados para chegar a um acordo em dois dias, o que não ocorreu. Em vista disso, a Justiça Eleitoral
		
	
	
	
	 
	indeferirá o registro dos dois candidatos, porque a identidade de nomes poderá confundir o eleitor.
	
	
	realizará sorteio entre os dois candidatos, em local público, com a presença destes e de representantes dos respectivos partidos
	
	
	registrará os dois candidatos com o apelido indicado, acrescido dos algarismos 1 e 2.
	
	
	deferirá o registro do apelido ao candidato cujo partido político tiver maior número de filiados.
	
	 
	registrará cada candidato com o nome e o sobrenome constantes do pedido de registro, observada a ordem de preferência ali definida.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		O militar alistável é elegível e, se contar com mais:
		
	
	
	
	 
	de quinze anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se for eleito, passará automaticamente, no ato do registro de candidatura, para a inatividade.
	
	 
	de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se for eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.
	
	
	de quinze anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se for eleito, passará automaticamente, no ato da eleição, para a inatividade.
	
	
	de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se for eleito ou não, passará automaticamente, no ato da eleição, para a inatividade.
	
	
	de quinze anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se for eleito, passará automaticamente, no ato da posse, para a inatividade.
	
	
	
		8.
		Em exame da prestação de contas anual do partido Gama, foi constatado o recebimento de recursos de origem não esclarecida. Nesse caso,
		
	
	
	
	 
	o partido será punido com multa igual ao dobro do valor dos recursos de origem não esclarecida.
	
	
	ficará suspenso o recebimento das quotas do Fundo Partidário por dois anos e o partido será punido com multa de dez salários mínimos
	
	
	o partido será punido com multa igual ao valor dos recursos e terá suas atividades suspensas até que o esclarecimento seja feito.
	
	 
	ficará suspenso o recebimento pelo partido das quotas do Fundo Partidário até que o esclarecimento seja aceito pela Justiça Eleitoral.
	
	
	ficará suspenso o recebimento pelo partido das quotas do Fundo Partidário por um ano.
		1.
		A respeito do ato de votar, é correto afirmar que
		
	
	
	
	 
	é permitido portar máquinas fotográficas dentro da cabina de votação.
	
	 
	no momento da votação, além da exibição do respectivo título, o eleitor deverá apresentar documento de identificação com fotografia.
	
	
	é permitido portar filmadoras dentro da cabina de votação.
	
	
	é permitido portar aparelho de telefonia celular dentro da cabina de votação.
	
	
	no momento da votação, basta a exibição do título eleitoral pelo eleitor.
	
	
	
		2.
		Uma eleição para Prefeito Municipal, em município de mais de duzentos mil habitantes, foi disputada por João, José, Pedro e Paulo. João foi o mais votado, mas não obteve a maioria absoluta dos votos; José faleceu no dia seguinte ao pleito. Pedro e Paulo empataram com o mesmo número de votos. Nesse caso,
		
	
	
	
	 
	João, Pedro e Paulo disputarão o segundo turno.
	
	
	o pleito será anulado, convocando-se data para novas eleições.
	
	
	Pedro e Paulo disputarão o segundo turno e um terceiro turno com João.
	
	 
	João disputará o segundo turno com o mais idoso entre Pedro e Paulo.
	
	
	não haverá segundo turno e João será considerado eleito.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A Lei Eleitoral brasileira (Lei n.º 9.504/97) é considerada a mais importante atualização do Código Eleitoral. Sua característica fundamental é ser uma lei eleitoral permanente. A partir dela, não é mais necessária a elaboração de uma lei para cada eleição, como ocorria até então. Com base no que dispõe esta lei a respeito das eleições, assinale a opção correta.
		
	
	
	
	 
	Na eleição majoritária, o critério da idade é utilizado para desempatar, na definição do participante do segundo turno, quando dois candidatos têm a mesma votação.
	
	
	O candidato a governador é eleito em primeiro turno na hipótese de maioria simples.
	
	
	O candidato deve estar filiado ao partido político seis meses antes da eleição, mas pode desincompatibilizar-se do domicílio eleitoral até quatro meses antes do pleito.
	
	 
	O primeiro turno das

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais