Buscar

Questionário sobre História da Educação Física

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso	Filosofia e Dimensões Históricas da Educação Física
Teste	Questionário Unidade I (2017/1)
Iniciado	08/05/17 23:35
Enviado	08/05/17 23:35
Status	Completada
Resultado da tentativa	3 em 3 pontos  
Tempo decorrido	43 minutos
Instruções	
ATENÇÃO: este questionário segue as seguintes configurações:
possui número de tentativas ilimitadas;
valida sua frequência e nota na disciplina em questão;
apresenta as justificativas corretas para auxílio em seus estudos – porém, aconselhamos que as consulte como último recurso;
considera nota 0 (zero) para “tentativa em andamento” (tentativas iniciadas e não concluídas/enviadas);
possui um prazo limite para envio (acompanhe seu calendário acadêmico) – após essa data não será possível o acesso ao conteúdo, então sugerimos o armazenamento e/ou impressão do mesmo para futuros estudos;
a NÃO realização prevê nota 0 (zero).
 
Resultados exibidos	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Feedback, Perguntas respondidas incorretamente
Pergunta 1
0,3 em 0,3 pontos
	
Nos tempos remotos da organização social humana, as atividades físicas possuíam caráter utilitário e estavam relacionadas à sobrevivência, aos ritos religiosos, à preparação guerreira e aos processos primários de educação. Atualmente, a sociedade capitalista industrial desenvolveu hábitos sedentários e a atividade física cotidiana diminuiu tanto em quantidade, quanto em diversificação dos estímulos. A respeito destas considerações, considere as afirmações abaixo:
 
I – Os seres humanos que viveram em épocas remotas usavam o corpo para atividades de sobrevivência. A caça gastava muita energia via esforço físico. Atualmente, a produção de alimentos usa força mecânica automatizada e o ser humano gasta poucas calorias para conseguir seu alimento.
 
II – O esforço físico humano aumentou de forma geral, pois a ciência do treinamento desenvolveu novos métodos e tecnologias que permitem a maioria da população compensar a inatividade da vida contemporânea.
 
III – Os rituais sagrados antigos eram manifestados na forma de danças, jogos, disputas em homenagem aos deuses. Atualmente, nossa religiosidade se desvinculou do corpo, valorizando de forma concentrada o desenvolvimento espiritual.
 
IV – A educação nas eras remotas incentivava a prática vigorosa de exercícios físicos e atividades que exigiam destrezas físicas, pois eram vivências necessárias no cotidiano adulto. Atualmente, a educação também incentiva a prática formal de exercícios físicos como forma de preparação para as atividades cotidianas do trabalho, sobrevivência e religião.
 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Resposta Selecionada:	
d. 
I e III.
Respostas:	
a. 
 I, II e IV.
b. 
 I e II.
c. 
 I, III e IV.
 
 d. 
I e III.
e. 
 II e IV.
Feedback da resposta:	
Resposta: D
Comentário: A afirmativa I está correta, pois no que se refere às ações laborais, o gasto energético e necessidade de esforço físico vem diminuindo muito devido aos avanços tecnológicos. A afirmativa III está correta, pois, atualmente, os ritos não mais estimulam a ação corporal.
Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos
	
Durante toda sua jornada evolutiva, o homem teve que desenvolver habilidades físicas específicas, tais como a corrida, os saltos, a natação, a escalada, o mergulho, o uso e lançamento de implementos (machado, lança, arco e flecha). Quais eram as principais finalidades das atividades físicas exercidas no cotidiano dos primeiros povos humanos?
Resposta Selecionada:	
d.
Sobrevivência, ritos religiosos (danças, sacrifícios, lutas e jogos), preparação para a guerra e jogos e brincadeiras durante o processo de educação.
Respostas:	
a. 
Disputas de jogos profissionais e treinamento para maratonas.
b.
Preparação para provas classificatórias para as grandes universidades da época e manutenção da saúde.
c.
Exercícios higiênicos preventivos, preparação para Jogos Olímpicos e exaltação da beleza kalokagathia.
 d.
Sobrevivência, ritos religiosos (danças, sacrifícios, lutas e jogos), preparação para a guerra e jogos e brincadeiras durante o processo de educação.
e.
Desenvolvimento do espírito guerreiro arete, adoração aos deuses antropomórficos e treinamento voltado para pesquisas científicas.
Feedback da resposta:	
Resposta: D
Comentário: As atividades físicas dos primeiros povos humanos tinham como finalidade a sobrevivência através dos esforços necessários para a caça, pesca, coleta e transporte de raízes e frutos, além de luta ou fuga contra predadores e inimigos. Os rituais antigos utilizavam a dança como forma de sintonizar o corpo aos deles, corridas e lutas também eram realizadas em rituais de passagem ou funerais. Os integrantes das comunidades antigas eram obrigados a exercitar suas habilidades de luta, arco, lança, entre outros para protegerem seus territórios, sua família e seu alimento. As brincadeiras exigiam das crianças esforços em simulação às atividades cotidianas dos adultos.
Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos
	
- Diante um processo evolutivo que levou milhões de anos, o ser humano adquiriu características genéticas fisiológicas que o levaram a caracterizar-se por um organismo de grande economia energética, pois havia, em um passado remoto, a necessidade de muitas horas de esforço físico vigoroso para encontrar, caçar, limpar, carregar e preparar o alimento. Além disso, a escassez de alimentos era grande, o que limitava o crescimento populacional das tribos nômades de nossos antepassados de cerca de 10 mil anos atrás. Percebe-se que em muito pouco tempo os hábitos culturais humanos impuseram um estilo de vida de muito pouco gasto energético e muita ingestão calórica, graças à revolução industrial e à informatização do trabalho contemporâneo. Quais são as consequências para a saúde do ser humano em função das mudanças tecnológicas atuais?
Resposta Selecionada:	
c.
 A ocorrência do crescimento alarmante dos casos de doenças degenerativas associadas ao metabolismo, obesidade, doenças articulares e da coluna, e patologias do sistema cardiovascular.
Respostas:	
a.
 Aumento do crescimento tecnológico e da produção de equipamentos de ginástica mais eficientes e modernos, capazes de promover maior gasto energético e maior aquisição de força motora.
b.
 Adaptação genética modificando a condição de assimilação calórica, favorecendo o consumo hipercalórico sem a ocorrência de sobrepeso em algumas populações humanas sedentárias.
 c.
 A ocorrência do crescimento alarmante dos casos de doenças degenerativas associadas ao metabolismo, obesidade, doenças articulares e da coluna, e patologias do sistema cardiovascular.
d.
Melhoria do sistema de informação e acesso à prática de exercícios físicos sistematizados em clubes e academias de musculação.
e.
A regressão evolutiva observada na retomada de hábitos mais violentos e em caracteres sexuais primários e secundários, tais como o aumento da mandíbula e da quantidade de pelos no corpo.
Feedback da resposta:	
Resposta: C
Comentário: A ocorrência de doenças degenerativas de origem hipocinética é uma realidade, pois devido à diminuição crescente da necessidade de esforço nas ações cotidianas, associada ao desenvolvimento de hábitos alimentares inadequados com dietas hipercalóricas e alimentos industrializados tem levado o corpo humano a obesidade e ao surgimento de patologias associadas que aumentam os índices de morbidade do ser humano, tais como hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias.
Pergunta 4
0,3 em 0,3 pontos
	
Na Grécia Antiga, cuja religião era politeísta e antropomórfica, eram cultuados deuses e heróis, estes eram semideuses com poderes extraordinários, que viviam entre os homens, realizando feitos incríveis. Os heróis gregos eram componentes da mitologia, considerados filhos da união entre deuses e mortais. A miscigenação que deu origem aos heróis semi-humanos gerou uma aproximação, pois estes entes eram a representação simbólica
que complementavam o ego e a força que faltava aos homens perante os deuses. Era atribuído aos heróis um grande rol de façanhas, tais como a fundação de cidades, a instituição de leis, a metalurgia, a escrita, o canto, táticas de guerra, a instituição dos Jogos Antigos em homenagem aos deuses, o combate a bandidos, feras e monstros. Inspirados nos heróis, os gregos organizavam grandes festas pan-helênicas, que reuniam gregos vindos de toda a Hélade nos grandes santuários. As festas religiosas contemplavam cerimônias, sacrifícios e grandes concursos atléticos, além dos jogos realizados em honra aos deuses. Quais eram os principais Jogos Religiosos da Grécia Antiga?
 
Resposta Selecionada:	
a. 
 Jogos Olímpicos em honra a Zeus, realizados na cidade de Olímpia.
Respostas:	
a. 
 Jogos Olímpicos em honra a Zeus, realizados na cidade de Olímpia.
b. 
 Jogos Nemaicos, em honra a Zeus, realizados na Nemeia.
c.
 Jogos Panatenaicos, em honra à deusa Pallas Atena, na cidade de Atenas.
 
d.
Jogos Ístmicos, em honra a Poseidon, realizados próximo à cidade de Corinto.
 
e. 
Jogos Píticos, em honra a Apolo, realizados na cidade de Delfos.
Feedback da resposta:	
Resposta: A
Comentário: Os jogos mais importantes dentro do calendário religioso grego eram os Jogos Olímpicos, realizados a cada 04 anos no santuário sagrado de Olímpia em honra a Zeus.
Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos
	
Esparta e Atenas foram as cidades-estados gregas que primeiro delinearam uma relação de corpo e movimento com critérios pedagógicos. Esparta era uma pólis guerreira por excelência e tinha por objetivo aumentar seu poder e defender-se dos perigos e ameaças dos povos vizinhos. Era dotada do melhor exército da Grécia e educava seus jovens através do exercício físico dirigido à atividade guerreira, sob o ideal do cidadão-soldado, educado para o ministério das armas. A educação em Atenas tinha por objetivo primordial a formação geral do cidadão político e, apesar de ter uma postura eclética, em função da estruturação democrática ocorrida por volta do ano de 550 a.C., também utilizava os exercícios físicos como preparação militar.
Considerando o texto acima, e a respeito da educação na Grécia antiga, pode-se dizer: 
I – Atenienses e espartanos possuíam educação que priorizava a preparação militar e o exercício físico.
II – A Paideia foi um modelo educacional ateniense voltado para a formação do homem integral, pregava o equilíbrio entre corpo, alma e mente.
III – Os alunos espartanos eram acompanhados de tutores particulares nas escolas de preparação geral, privadas (Gramático, Citarista e Palestra).
IV - A cidade de Atenas foi exemplo de educação que valorizava o corpo, por esse motivo seus filhos sempre eram gloriosos nos Jogos Olímpicos e nas guerras.
 V - A Caserna era um acampamento de treinamento militar juvenil espartano, onde os garotos eram duramente preparados, em termos psicológicos e físicos, para suportar as exigências do combate.
Resposta Selecionada:	
d. 
 Apenas II e V são verdadeiras.
Respostas:	
a. 
Apenas I e IV são verdadeiras.
b. 
 Todas as assertivas são verdadeiras.
 
c. 
Apenas II e III são verdadeiras.
 d. 
 Apenas II e V são verdadeiras.
e. 
 Apenas I e V são verdadeiras.
Feedback da resposta:	
Resposta: D
Comentário: Atenas tinha uma educação que visava formar o homem de forma integral para a política, para a guerras, para as artes e ciências. Era uma educação privada, em que as crianças eram acompanhadas por tutores. Já Esparta tinha uma educação que visava à preparação militar. Nela os jovens eram levados a testar seus limites, a fim de provarem seus valores para a guerra, era um modelo que privilegiava o corpo e os conhecimentos que fossem de valor no combate.
Pergunta 6
0,3 em 0,3 pontos
	
Os Jogos Olímpicos da Era Antiga aconteceram na cidade sagrada de Olímpia entre 776 a.C. e 393 d.C. Neste período, concursos atléticos, ritos religiosos, festivais artísticos e reuniões entre os líderes das principais cidades-estados gregas aconteceram. A respeito dos jogos Olímpicos antigos, é correto afirmar que:
I - Eram marcados por um clima de paz instaurada pela trégua sagrada decretada pelo Senado Olímpico dos Helanódices, sacerdotes de Zeus.
II - Eram compostos por provas atléticas que eram regulamentadas por 14 regras fundamentais, que pretendiam manter os princípios éticos e os costumes helenos.
III - Eram marcados pela hipercompetitividade e pela corrupção de atletas e árbitros, devido às altas quantias de riquezas que eram oferecidas aos campeões olimpiônicos.
IV - Continuaram acontecendo mesmo depois que os gregos foram subjugados pelos Macedônios e depois pelos Romanos, apesar da decadência moral ocorrida.
V - Era permitida a participação de homens e mulheres gregos de origem nobres e sem históricos de criminalidade.
Estão corretas apenas as afirmativas: 
Resposta Selecionada:	
c. 
I, II e IV.
Respostas:	
a. 
 I, II e V.
b. 
 I, II e III.
 
 c. 
I, II e IV.
d. 
 II, IV e V.
e. 
 II, III e IV.
Feedback da resposta:	
Resposta: C
Comentário: Os Jogos Olímpicos ocorreram de 776 a.C. até 393 d.C., quando um Édito movido por intermédio da Igreja Católica baniu todas as atividades pagãs. Mesmo sobre o domínio romano, os jogos foram realizados, apesar do declínio moral ocorrido devido à participação de mercenários. Em seu auge, eram realizados mediante a instauração da trégua sagrada e todos os participantes respeitavam suas regras por se tratar de um evento religioso. Antes de serem deturpados pelo domínio romano, os atletas competiam apenas pela honra de sagrarem-se campeões em honra a Zeus, somente após o domínio é que a degeneração moral se instaurou. Apenas homens gregos podiam participar, após o domínio romano todos os cidadãos de Roma participavam.
Pergunta 7
0,3 em 0,3 pontos
	
Roma se desenvolveu como uma cidade-estado a princípio por toda a península Itálica. Por volta de 300 a.C., Roma passa a adotar um modelo político republicano apoiado em um Senado representativo de classes e colegiados. Este modelo político, assim como diversos componentes da cultura romana, foi incorporado dos povos dominados por Roma, sobretudo fora uma herança dos gregos. No que se refere aos exercícios físicos realizados em Roma, pode-se dizer que:
I - Eram idênticos aos exercícios gregos, com Jogos Públicos e atletas competindo em disputas religiosas, com a exaltação dos deuses e dos corpos em exposição.
II - Os Jogos eram Diferentes dos Jogos gregos, pois se desenvolviam em grandes arenas com capacidade de milhares de espectadores e tinham por objetivo acalmar os ânimos e conflitos entre as classes.
III - Os romanos tinham o hábito de exercitar-se em busca da saúde e da higiene em termas públicas, onde nadavam, faziam massagem e realizavam cerimônias para os deuses.
IV - Os exercícios romanos eram voltados apenas para a preparação militar no Campo de Marte, o deus da guerra.
V - Os Jogos Romanos eram sangrentos e cruéis e envolviam a disputa até a morte entre gladiadores, a luta com feras e a execução de criminosos. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Resposta Selecionada:	
e. 
 II, III e V.
Respostas:	
a. 
 I, II e III.
b. 
 I, III e V.
c. 
 II, III e IV.
 
d. 
I, IV e V.
 e. 
 II, III e V.
Feedback da resposta:	
Resposta: E
Comentário: Os Jogos Romanos diferiam dos gregos, pois participavam apenas atletas profissionais ou escravos, a população, de modo geral, era apenas espectadora. Estes jogos eram realizados em uma política de apaziguamento e alienação denominada Política do Pão e Circo, que visava acalmar a população em tempos de crise econômica, pestes e conflitos entre classes (patrícios e plebeus). Além dos Jogos nas arenas, espetáculos sangrentos de gladiadores, os romanos também se exercitavam em termas visando à saúde e higiene e também durante a preparação militar.
Pergunta 8
0,3 em 0,3 pontos
Durante o período do Império Romano, o oferecimento de Jogos Públicos por parte do Imperador para acalmar o povo foi prática constante. A chamada política do Pão e Circo objetivava desviar a atenção de problemas de saneamento, de epidemias e da fome. Os jogos espetaculares entretinham o público com um alto teor de violência e eram distribuídas cestas de pães. Com qual fenômeno contemporâneo podemos traçar uma analogia com a Política do Pão e circo?
Resposta Selecionada:	
a.
 Com o Assistencialismo do Estado e com a espetacularização do esporte midiático.
 
Respostas:	
a.
 Com o Assistencialismo do Estado e com a espetacularização do esporte midiático.
 
b.
Com a redução tributária dos produtos da cesta básica e com as Festas de Peão.
c.
 Com as promoções dos grandes hipermercados e com as construções de estádios para os megaeventos da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
d.
 Com a quebra sucessiva de recordes na safra de grãos e com a conquista do bicampeonato mundial de futebol interclubes pelo Corinthians.
 
e.
Com a produção de gado em confinamento e com a organização local de torneios de Futsal por emissoras de televisão.
Feedback da resposta:	
Resposta: A
Comentário: Atualmente, o Estado, para acalmar o povo em momentos de crise, lança mão de políticas paternalistas de assistencialismo que amenizam a crise através de bolsas de auxílio. O esporte, amplamente divulgado e transmitido na mídia televisiva gratuita, é um veículo de distração para a população.
Pergunta 9
0,3 em 0,3 pontos
	
Durante o Império Romano, os Jogos Gregos continuaram a acontecer, mesmo com a condição de povo dominado. O grego era considerado cidadão romano e podia usufruir de sua vida quase que normalmente, devendo apenas jurar obediência à Roma, pagar seus impostos e seus jovens deveriam ser fiéis ao exército de Roma. Como condição para a participação nos Jogos bastava agora ser cidadão de Roma, seja de qualquer origem ou lugar.  As cidades de países mais distantes enviavam seus atletas para competir em Olímpia como sinal de status. Quais foram as consequências desta globalização para o destino dos Jogos Olímpicos?
 
Resposta Selecionada:	
c.
 Entraram em decadência moral devido à participação de mercenários e criminosos, que passaram a competir apenas pelas recompensas e para isso trapaceavam e corrompiam árbitros.
Respostas:	
a.
Acabaram extintos por volta de 200 d.C. devido à pressão política do Imperador pela participação de mulheres.
b.
 Evoluíram e passaram a ter sede sazonal em diversas grandes cidades do Império Romano.
 c.
 Entraram em decadência moral devido à participação de mercenários e criminosos, que passaram a competir apenas pelas recompensas e para isso trapaceavam e corrompiam árbitros.
d.
 Foram substituídos pelos Jogos Gladiadores Gregos com a construção de uma grandiosa arena em Olímpia.
e.
 Foram divulgados para todos os povos do mundo para a busca da Paz Mundial, representada pela “Pax Romana”.
Feedback da resposta:	
Resposta: C
Comentário: Com a participação de atletas vindos de todas as partes de Roma, os valores e religião gregos não eram mais determinantes para a manutenção de condutas éticas durantes as disputas atléticas nos Jogos Olímpicos. Os Jogos passaram a representar uma oportunidade de prestígio perante Roma e muitos atletas mercenários passaram a competir. O próprio imperador Nero, entusiasta dos Jogos, participou sozinho da prova de corrida de quadrigas e venceu, se autoproclamando campeão. A corrupção e violência desleal tomaram conta dos jogos.
Pergunta 10
0,3 em 0,3 pontos
	
Os Jogos Públicos Romanos foram marcados pela espetacularização e pela violência, eles eram realizados em enormes arenas. Os Anfiteatros, com capacidade de até 80 mil espectadores, e os Circos, grandes estádios ovais com capacidade para até 150 mil pessoas. Nestas arenas, as atrações buscavam entreter o público com batalhas simuladas, em que o exército Romano havia triunfado, também eram disputadas lutas mortais entre escravos gladiadores, além da execução de criminosos e opositores de Roma, tais como os cristãos. A respeito dos Jogos Romanos, pode-se afirmar que:
I - Eram realizados em dias de feriados religiosos, chegando a contabilizar cerca de 150 dias de jogos por ano.
II - O próprio imperador participava dos jogos, sinalizando com o polegar clemência ou impiedade para a definição de lutas mortais.
III - Os gladiadores vencedores eram remunerados e em alguns casos compravam sua liberdade.
IV - As mulheres não podiam assistir aos Jogos sob pena de serem atiradas aos leões.
V - Nos Circos eram realizadas grandiosas corridas de bigas e quadrigas.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Resposta Selecionada:	
d. 
 I, II, III e V.
Respostas:	
a. 
 I e V.
 
b. 
II e III.
c. 
 I, II, IV e V.
 d. 
 I, II, III e V.
e. 
 Todas são verdadeiras.
Feedback da resposta:	
Resposta: D
Comentário: Os Jogos Públicos Romanos eram festividades religiosas e atendiam a interesses políticos para a manipulação das massas. Em períodos de pleno exercício da Política do Pão e Circo, chegaram a ser realizados 150 dias de Jogos em um único ano. O imperador interagia com o público e com os gladiadores, sinalizando a execução dos moribundos ou a clemência. Os gladiadores eram escravos, que recebiam por suas vitórias. Alguns destes escravos que ganharam por sucessivas vezes puderam acumular riquezas suficientes para comprar sua liberdade. Em Roma, homens e mulheres podiam assistir aos jogos. Existiam jogos gladiadores realizados em anfiteatros com capacidade para até 80 mil pessoas e Jogos Circences realizados nos grandes Circos com capacidade para até 150 mil pessoas, onde eram realizadas corridas com bigas e quadr

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais