Buscar

A Atuação Do Psicologo No Contexto Hospitalar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A Atuação do Psicólogo No Contexto Hospitalar
O Surgimento da Psicologia Hospitalar
Breve Histórico
Em 1818, o Hospital McLean de Massachusetts viabilizou a inserção do psicólogo na área hospitalar
O processo da Psicologia Hospitalar surgiu pela iniciativa de profissionais como patologistas, fisiologistas, bioquímico, psicólogos, pela necessidade da população e pelas próprias instituições
No Brasil na década de 50 havia registro de atividades de Psicólogos em hospitais do Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo, e a importância de seu papel passou a ser reconhecida somente anos mais tarde.
Psicologia Hospitalar
A Psicologia Hospitalar cresce na medida em que se enfatiza o caráter preventivo
Psicólogo Hospitalar é um psicólogo especialista, no qual está inserido no contexto hospitalar, atuando em instituições de saúde e utilizando-se de sua prática, promovendo melhor qualidade psíquica e comportamental de pacientes, familiares e também da equipe multidisciplinar
O Profissional deve, portanto, desempenhar uma visão filosófica humanista no tratamento com os pacientes.
Resoluções do CFP
Conselho Federal de Psicologia
Resolução nº 13 / 2007
Número da resolução: 13
Institui a Consolidação das Resoluções relativas ao Título Profissional de Especialista em Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro.
A Comissão Permanente de Orientação e Fiscalização (COF), ressalta as seguintes informações a respeito do exercício profissional do(a) psicólogo(a) nas diversas áreas de atuação da psicologia
A formação do psicólogo o habilita a atuar em qualquer uma das áreas da psicologia, descritas na Resolução CFP 13/2007,sendo uma delas: A Psicologia Hospitalar
Atuação do Psicólogo Hospitalar
O psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar tem sua função centrada nos âmbitos secundário e terciário de atenção à saúde.
Conduta do Psicólogo:
Avaliação Psicológica de pacientes e familiares;
Suporte de pacientes, familiares e também da equipe de saúde;
Acolhimento;
Acompanhamento terapêutico de pacientes e familiares.
Evolução de Prontuário (Manual ou em Sistema)
Protocolos realizados pela equipe de saúde
Setores de Atuação:
Atendimentos em ambulatório
Atendimentos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
Pronto Atendimento (Obstetrícia, adulto, Infantil, Emergência)
Enfermarias em geral (Adulto e Pediatria)
Centro Médico Cirúrgico  (Pré operatório/Pós operatório)
Membros da equipe multiprofissional e eventualmente administrativa
Atividades Desenvolvidas
Grupos Terapêuticos
Cuidados Paliativos ¹
Sistema de Plantão
Visita Multidisciplinar*
Grupos de psicoprofilaxia
Interconsulta
Programas de Humanização;
Atuação do Psicólogo Hospitalar
Relato feito por duas Psicólogas através de entrevistas, questionário este que teve embasamento no Perfil do Psicólogo Hospitalar onde pôde ser abordado um pouco da realidade dessa atuação.
Quais são suas qualificações (Especializações)?
Como foram os primeiros passos de sua atuação profissional nessa área e quais são as dificuldades encontradas?
Como é a atuação do Psicólogo nessa área?
O retorno financeiro é justo? O que poderia ser melhorado?
Existe alguma atuação do Psicólogo que possa interferir ou atrapalhar os demais profissionais no âmbito hospitalar?
Quais são as técnicas e recursos que os Psicólogos dispõem?
Como é feita a intervenção psicológica nos pacientes terminais? E quanto a seus familiares?
Analisando as limitações que lhe cercam, como você gostaria que fosse sua atuação nesse âmbito?
Qual é sua motivação para continuar trabalhando nessa área?
Qual o papel do Psicólogo numa equipe disciplinar? Como é desenvolvido o trabalho dessa equipe nessa área hospitalar?
Considerações Finais
Os psicólogos hospitalares atuam como intérpretes das demandas do paciente, da família e da equipe profissional. Ele atua como facilitador do diálogo entre esse conjunto, e permite apoio psicológico à família, assim como esclarecimento de suas dúvidas.
Com inserção do psicólogo no hospital gera qualidade, e amplia a promoção da saúde e a melhor qualidade nos atendimentos hospitalares. Foi observado pelas psicólogas entrevistadas que poderia ser melhor, se houvessem adicionais ás formações curriculares do profissional, como reconhecimento e incentivo financeiro para novos investimentos em capacitação. A necessidade de melhoria e, a falta de profissionais atuantes no contexto hospitalar ainda é grande, houve um crescimento significativo do Psicólogo no contexto hospitalar, porém ainda não é suficiente.
Diante do crescimento e das carências encontradas para o Psicólogo na atuação Hospitalar, ainda assim, é possível estabelecer as condições adequadas de atendimento aos pacientes, familiares e melhor desempenho das equipes de saúde no hospital.
Referências
SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Aconselhamento psicológico e psicoterapia: aproximações e distanciamentos. Contextos Clínic, São Leopoldo , v. 7, n. 1, p. 02-14, jun. 2014 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822014000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 20 de Maio de 2017.
RESOLUÇÃO nº 13 / 2007. Disponível em: <http://site.cfp.org.br/resolucoes/resolucao-n-13-2007/>. Acesso em: 21 maio 2017.
HIPOLITO, J. (1999). Biografia de Carl Rogers. Revista de Estudos Rogerianos, A Pessoa como Centro, Nº. 3.
 
SALTO, Maria Cristina E. O psicólogo no contexto hospitalar: uma visão psicodramática. Disponível em: http://www.febrap.org.br/pdf/Psicologo_no_Contexto_Hospitalar.pdf> Acesso em 05/05/2017, v. 8, 2015.
 
SASSI, Ariana; OLIVEIRA, Shalana. Os desafios do psicólogo no atendimento a pacientes internados no pronto socorro. Psicologia Revista. Revista da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. ISSN 1413-4063, v. 23, n. 1, p. 97-107, 2014 Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/20216 Acesso em 21 de Maio de 2017.
 
MARCON, Claudete; LUNA, Ivana Jann; LISBÔA, Márcia Lucrécia. O psicólogo nas instituições hospitalares: características e desafios. Psicologia: ciência e profissão, v. 24, n. 1, p. 28-35, 2004. Disponível: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932004000100004 Acesso: 21 de Maio de 2017.
 
CANTARELLI, Ana Paula Silva. Novas abordagens da atuação do psicólogo no contexto hospitalar. Revista da SBPH, v. 12, n. 2, p. 137-147, 2009. Disponível: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-08582009000200011 Acesso em: 21 de Maio de 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais