Buscar

Novas Tecnologias e Formação de Professores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A ESCOLA CLAMA PELAS NOVAS TECNOLOGIAS
Juliana Toledo Faexo Sella
	A charge nos deixa bem claro o quanto as crianças estão carentes de tecnologia no sistema de ensino, o quanto o próprio sistema de ensino está fora do ritmo tecnológico do mundo e a tentativa do professor de suprir a necessidade das Tecnologias de Informação e Comunicação em um ambiente de trabalho ultrapassado.
	A criança nasce em um hospital que possui um sistema operacional, é registrada no cartório através de um sistema tecnológico, grande parte delas terão uma educação tecnológica por parte dos pais, através de televisão com DVDs educativos, computador ou tablet com android com jogos específicos que ajudam no desenvolvimento relativo com a idade. Aos quatro anos chega o tempo da criança ser inserida no ambiente escolar. O que se percebe é que essa criança que teve toda essa bagagem tecnológica vai para a escola e o método de ensino que vai ser aplicado a ela ainda é semelhante ao que os seus pais tiveram há décadas atrás, ou 
seja, a escola ainda é um lugar com mesa e cadeiras organizadas uma atrás da outra e com o antigo quadro negro na parede. 	
Desde a década de noventa o Professor Sugata Mitra, vem apresentando resultados de sua pesquisa realizada na Índia sobre o uso de tecnologias no aprendizado infantil. O que mais chama atenção em sua pesquisa é que o uso da tecnologia nos grandes centros urbanos melhora cerca de 3% a 5% a qualidade do aprendizado do aluno, enquanto nas zonas rurais ou em favelas esta melhoria chega a ultrapassar os 30%.
O fato é que na educação escolar comenta-se muito sobre o grande número de alunos com déficit de atenção. Mas será que se a escola possuísse um suporte tecnológico capaz de acrescentar o método de educação sem desperdiçar o conhecimento que a criança traz com ela e procurando utilizá-lo como impulso para o aprendizado escolar, os números de déficit de atenção seriam os mesmos?
	Por mais que temos visto propagandas mostrando que as escolas estão ganhando laboratórios de informática, a realidade das escolas municipais de Umuarama é que a criança tem acesso a esse laboratório somente uma hora e meia por semana, esse tempo é insuficiente para que o professor possa desenvolver uma atividade proveitosa com os alunos, principalmente se pensarmos no quanto a tecnologia estará presente no mercado de trabalho que essa criança irá competir futuramente. O único sinal perceptível de avanço tecnológico na Educação está no ensino médio e no superior, onde algumas escolas e instituições de ensino superior possuem um computador por sala, mesmo não sendo o bastante, dá possibilidade para que o professor possa desenvolver uma atividade utilizando alguns recursos tecnológicos.
Tão importante quanto formar professores para o uso das novas tecnologias é dar suporte na escola para o uso delas, pois os efeitos da aprendizagem são lucrativos quando se tem uma sintonia entre educação e computador. Como afirmativa para essa questão podemos observar uma passagem do texto de Marise Schmidt Veiga (2.001)
 “Entender o binômio "Computador e Educação", é ter em vista o fato de que o computador se tornou um instrumento, uma ferramenta para aprendizagem, desenvolvendo habilidades intelectuais e cognitivas, levando o indivíduo ao desabrochar das suas potencialidades, de sua criatividade, de sua inventividade. O produto final desse processo é a formação de indivíduos autônomos, que aprendem por si mesmo, porque aprenderam a aprender, através da busca, da investigação, da descoberta e da invenção.”
Mas o que se percebe principalmente nas escolas públicas é que suas secretarias já estão informatizadas e os trabalhos burocráticos já podem ser feitos com mais rapidez e eficiência através de impressoras, scanners e computador, porém dentro da sala de aula as mudanças foram mínimas, o professor continua fazendo a chamada naquela antiga lista de presença, os alunos continuam carregando na mochila o peso de muitos livros que vão para casa e voltam para a escola todos os dias e copiando as lições que o professor passa no quadro negro. 
Em 2.014 é necessário que em nome dos alunos a escola tradicional clame pelas Novas Tecnologias, já que os bancos, hospitais, lanchonetes, lojas e outras coisas que fazem parte do nosso cotidiano estão cada vez mais modernizadas, isso porque elas têm um suporte por parte do setor de análise de sistemas e são financeiramente capazes de acompanhar a modernidade.
Para que a escola acompanhe tecnologicamente o mundo, seriam necessárias pesquisas desenvolvidas não somente pela equipe política e pedagógica, mas também por profissionais da área de análise de sistemas, dessa forma, caberia aos pedagogos apontar as deficiências da educação escolar quanto à falta das Tecnologias de Informação e Comunicação, aos analistas o desenvolvimento de um sistema específico para inserir as TICs na educação de maneira proveitosa e convidativa para os alunos e a política a parte de incentivar financeiramente a fim de que esses projetos se materializem.
	Juntamente com o suporte para o uso das Novas Tecnologias, a formação de 
professores para o uso delas é fundamental. 
	Não podemos esquecer que os professores formados há algum tempo atrás não tiveram tanto foco nesse assunto durante o seu curso, por essa razão são necessários cursos de formação continuada. Nesse ponto os professores que cursaram o ensino a distância, mesmo não estando dispensados das formações continuadas, podem levar uma vantagem, já que durante todo o processo de aprendizagem eles tiveram contato com as TICs e o seu próprio diploma é a prova de que a tecnologia na educação funciona. 
Os professores que atualmente estão em fase de formação nasceram em uma época menos atualizada, por isso os cursos de formação na área tecnológica são importantíssimos, já que mesmo vindo de uma geração mais atrasada, eles precisam se adequar aos a modernidade para saberem lidar com as crianças que chegam à escola com uma inteligência quase natural sobre tecnologia. Para dar ênfase à importância das Novas Tecnologias e a Formação de Professores destacam-se os dizeres de Brzezinski (1.992):
“A modernidade exige mudanças, adaptações, atualização e aperfeiçoamento. Quem não se atualiza fica para trás. A parceria, a globalização, a informática, toda a tecnologia moderna é um desafio a quem se formou há vinte ou trinta anos. A concepção moderna de educador exige "uma sólida formação científica, técnica e política, viabilizadora de uma prática pedagógica crítica e consciente da necessidade de mudanças na sociedade brasileira.”
Dessa maneira, é indispensável que o uso das Novas tecnologias na Educação esteja incluso tanto na grade curricular dos cursos de graduação quanto na formação continuada, com o intuito de ensinar o professor a ter senso crítico para usá-las, a fim não de substituir todo o método de ensino, mas de somar as Tecnologias de Informação e Comunicação a ele. 
Percebe-se que a Educação está tecnologicamente atrasada e para que seja possível a utilização das Novas Tecnologias na Educação de maneira atual, temos a dedicação e vontade de grande parte dos professores para que isso se torne possível e o traçado de maneiras para se atingir esse objetivo, resta o incentivo financeiro para a compra de equipamentos modernos e para o suporte com a inclusão de softwares específicos para a Educação. É dessa forma que os cursos de formação de professores quanto as Novas Tecnologias poderão avançar da teoria para a prática dentro sala de aula.
 
Link de acesso para a imagem: http://pt.slideshare.net/fededev_10/situaciones-educativas
Referências:
Imagem disponível em:< http://pt.slideshare.net/fededev_10/situaciones-educativas>
Acesso em 24 de abril de 2.014.
WIRKUS, Marcio. A importância da tecnologia no aprendizado infantil. Magazine Político. Disponível em:<http://www.magazinepolitico.com/2013/04/a-importancia-da-tecnologia-no.html > Acesso em 24 de abril de 2.014.
VEIGA, Marise Schmidt. Computadore Educacão? Uma ótima combinação (2.001). Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/inedu01.htm> Acesso em 28 de abril de 2.014.
HYPOLITTO, Dinéia. Repensando a Formação Continuada (2.004). Disponível em: <http://www.conteudoescola.com.br/colaboracao-do-leitor/30/100-repensando-a-formacao-continuada> Acesso em 28 de abril de 2.014.

Outros materiais