Buscar

casos clinicos enfermagem 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Alunos_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
Paciente com dor de garganta procurou serviço médico, ao exame clinico foi observado um quadro inflamatório e o médico prescreveu diclofenaco de Na, dipirona e omeprazol durante 7 dias. A partir do relato acima responda:
Qual o mecanismo de ação dos medicamentos citados
Qual a justificativa para prescrição do omeprazol
Porque foi realizada a prescrição de dois AINES
Paciente compareceu ao PS relatando que no dia anterior tinha cortado mão. Na anamese observou-se que a área estava inflamada. Apesar do corte necessitar de sutura não foi realizado o procedimento. Tal impossibilidade deve se a dois fatores, sendo que um deles refere-se a impossibilidade de anestesia. Explique através do mecanismo de ação dos anestésicos a razão para tal fato
No centro cirúrgico um paciente recebeu duas doses de anti-inflamatório 24hs e 1h antes do procedimento cirúrgico. A partir do relato acima responda:
Quais medicamentos anti-inflamatórios são preferencialmente prescritos em casos de implante qual a razão da prescrição
Cite ao menos 4 efeitos farmacodinâmicos importantes para controle da inflamação
Como deve ser realizada a prescrição desses antiinflamatórios em casos de prescrição superiores a 15 dias
Quais os efeitos colaterais que aparecem quando a prescrição é prolongada
3- G.A.S., 16 anos, branco, estudante, trazida pelos pais ao serviço de psiquiatria do HMCP/ PUCC. A família queixava-se que a menina há mais ou menos três semanas apresentava-se muito chorosa, seguia o mesmo caminho até a escola, pois senão, "quebraria a cabeça". A mãe relata que a partir do início dos sintomas, a menina mostrava-se triste, desanimada, apresentou queda do rendimento escolar, isolou-se da família e parou de falar, pois tinha que repetir as frases ditas inúmeras vezes. Antes do início dos sintomas a mesma era alegre, comunicativa e tinha muitos amigos. Não há história familiar de transtorno psiquiátrico. O exame psíquico demonstrava a menina ansiosa, inquieta, de fala baixo e monossilábica, sem alterações da senso-percepção e das funções cognitivas. Ao exame neurológico apresentava um tremor fino de extremidades. Paciente foi tratada inicialmente com fluoxetina (10mg/dia). A dose de fluoxetina foi titulada até uma dose de 30mg/dia (dose alcançada após dois meses de tratamento). Os pais foram orientados a não pelo médico que em caso de febre ou dor, não fazer uso de aspirina ou fármacos que contenham AAS em sua composição.
A) Qual o motivo da orientação médica para não uso do AAS e quais os mecanismos envolvidos na interação medicamentosa do AAS e da fluoxetina.
B) Quais os riscos dessa interação ao paciente, em casos de analgesia outro AINES poderia ser utilizado.
C) Em que condições a prescrição de medicamentos do grupo da fluoxetina pode ser realizada por dentistas? Qual o tipo de receituário que deve ser utilizado?
4- O paciente chega ao consultório de Gastroenterologia descrevendo uma dor abdominal habitualmente pouco intensa, em queimação, de localização epigástrica circunscrita e descrita como "dor de fome” que aparece 2 a 3 horas após a ingestão e que alivia com as refeições e / ou com o uso de antiácidos (hidróxido de alumínio). A dor se mantém por semanas, passando por período de acalmia (2-3 meses) e retornando novamente com os mesmos sintomas e de igual intensidade. Relata ter acordado seguidamente durante a noite devido aos episódios dolorosos. Tabagista há 20 anos, uma carteira de cigarros / dia. Faz uso de vodka três vezes por semana em altas doses. Devido a uma artrite crônica faz uso de nimesulida a pelos menos 8 meses. 
A- Quais os mecanismo de ação dos fármacos citados
B- Pq da associação com omeprazol	
C- O etilismo tem importância no metabolismo dos fármacos citados
D – Qual a conseqüência do uso prolongado do antiácido na eficácia do medicamento
5- Jovem L.R.O., 14 anos, sexo masculino, é portador de bronquite asmática desde os dois anos de idade, a doença foi considerada como intrínseca tendo em vista a faixa etária e por apresentar uma predisposição hereditária (mãe e avó também têm asma).Devido ao seu quadro de asma com crises recorrentes faz uso crônico de dexametazona e salbutamol spray (uma ou duas aplicações ao primeiro sinal de crise até 4 vezes ao dia) e recomendou que voltasse para São Paulo. 
a) cite ao menos 3 ações celulares de ação anti-inflamatória da dexametazona
b) Na dispensação do medicamento qual (s) a (s) recomendação (s) que se deve fazer ao paciente sobre higiene bucal neste caso especifico. Justifique 
c) Em caso de dor ou febre o paciente poderia ser medicado com AAS com segurança. Justifique
d) qual o principal efeito do salbutamol. Explique através do mecanismo de ação
6- Ao levar seu filho especial ao hospital a Sra. Helena questionou o profissional sobre a possibilidade de uma sedação antes da realização do procedimento, pois a criança ficava muito agitada e pouco colaborativa em ambiente hospitalar. A enfermeira avisou que para tal procedimento é utilizada a sedação consciente. Na anamnese foi relatado que a criança fazia uso de Carbamazepina para controle de convulsões.
Em que a consiste a sedação consciente
Qual o grupo de medicamentos mais utilizados
Quais os efeitos farmacológicos produzidos por estes medicamentos e que favorecem a sedação anestésica
O uso da carbamazepina tem relevância na decisão do procedimento de sedação consciente Justifique

Outros materiais