Buscar

Plano de Aula 11.doc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO - CCJ0106
Semana Aula: 11
PLANO DE AULA 11
Tema
Conflitos e mecanismos de autocomposição dos conflitos
Palavras-chave
AUTOCOMPOSIÇÃO.
Objetivos
Compreender e caracterizar os conflitos. 
Conhecer a comunicação não violenta. 
Analisar os mecanismos de autocomposição dos conflitos. 
Aprender as técnicas para uma comunicação construtiva. 
 
Estrutura de Conteúdo
Páginas do material didático que devem ser lidas antes da aula: p. 97 a 102.
- Conflitos - aborda, numa proposta restaurativa, a percepção do conflito como parte das relações humanas e resultado de percepções e posições divergentes que envolvem, também, expectativas, valores e interesses comuns. 
- Comunicação não violenta - apresenta a definição desta expressão como uma comunicação fundamentada ?em habilidades de linguagem e de comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos mesmo em condições adversas? (M. Rosenberg)
 - Mecanismos de autocomposição dos conflitos - explica a negociação, mediação, conciliação e arbitragem como meios alternativos ou extrajudiciais de resolução de disputas(Alternative Dispute Resolutions / ADRs) e define os três primeiros como autocompositivos. 
- Técnicas para uma comunicação construtiva - identifica, segundo Vasconcelos (2008), que uma comunicação construtiva contempla dez preceitos que, para este autor, significam elementos de uma linguagem para uma cultura de paz e de direitos humanos.
 
Procedimentos de Ensino
Aula expositiva dialogada.
O professor deverá fazer uma breve revisão dos principais temas tratados, na aula 10, e esclarecer as dúvidas e questionamentos, que existirem.
- Conflito -  será estimulada, pelo professor, a participação dos alunos para falarem sobre o que é um conflito. Este levantamento de ideias será utilizado para a explicação sobre como pode ser compreendido o significado dos conflitos, enfatizando os conflitos interpessoais e suas espécies. No material didático da disciplina - Psicologia aplicada ao Direito - essas definições podem ser encontradas nas páginas 97 e 98 e redimensionadas nas fontes bibliográficas, básica e complementar, do Plano de Ensino da disciplina.   
- Comunicação não violenta - a comunicação não violenta deve ser apresentada aos alunos como uma proposta de paz social. O professor deve enfatizar para os alunos os sentimentos que estão em nós, por trás das aparências, que podem gerar uma comunicação violenta e, consequentemente, o conflito. No material didático da disciplina - Psicologia aplicada ao Direito - essa abordagem pode ser encontrada na página 98 e redimensionada nas fontes bibliográficas, básica e complementar, do Plano de Ensino da disciplina.   
Mecanismos de autocomposição - o professor fará a exposição dos mecanismos de autocomposição de conflitos apresentados no material didático: negociação, mediação e conciliação, chamando atenção para o fato de que a arbitragem é um meio alternativo ou extrajudicial de resolução de disputas, mas não é autocompositivo. Deverá informar aos alunos que estes meios de solução de conflitos, estão cada vez mais sendo utilizados no Judiciário brasileiro. No material didático da disciplina - Psicologia aplicada ao Direito - esses mecanismos podem ser encontrados nas páginas 99 e 100 e redimensionados nas fontes bibliográficas, básica e complementar, do Plano de Ensino da disciplina.   
Técnicas para uma comunicação construtiva - logo após a explicação sobre os mecanismos autocompositivos, deverão ser apresentados os aspectos importantes para uma comunicação construtiva, contemplando os dez preceitos, citados por Vasconcelos (2008), que significam elementos de uma linguagem para uma cultura de paz e de direitos humanos, citados no material didático. Estes preceitos deverão ser ilustrados, pelo professor e pelos alunos (incentivados pelo professor), através de exemplos que retratem o cotidiano. No material didático da disciplina - Psicologia aplicada ao Direito - esses preceitos podem ser encontrados nas páginas 100 a 102 e redimensionados nas fontes bibliográficas, básica e complementar, do Plano de Ensino da disciplina.    
Os exercícios da aplicação prática-teórica da aula 11 deverão ser corrigidos. 
O professor deverá solicitar aos alunos a leitura do material didático das páginas 106 a 108 e a realização dos exercícios da aplicação prática-teórica da aula 12, para a próxima aula, de acordo com a metodologia do curso de Direito da Universidade Estácio de Sá. 
Solicitar aos alunos para trazerem o texto "Crianças são usadas pelos pais no divórcio, dizem juristas", indicado no plano de aula 12 para ser discutido em grupo, na próxima aula.
Nesta aula, os alunos tiveram a oportunidade de estudar alguns mecanismos autocompositivos de resolução de conflitos que, atualmente, vêm sendo utilizado, com grande eficácia nos tribunais brasileiros. Além disso, teve oportunidade de entender outras formas de explicar o conflito e que serão importantes na sua prática profissional. 
 
Estratégias de Aprendizagem
Indicação de Leitura Específica
SILVA, Franklyn Roger Alves. Os métodos adequados de solução de controvérsias e a Defensoria Pública. Revista Consultor Jurídico, 30 de agosto de 2016. Disponível em http://assbandf.com.br/crcf/2016/08/30/os-metodos-adequados-de-solucao-de-controversias-defensoria-publica/ Acesso em 11 fev.2017
Recursos
Material impresso. Material didático. Datashow. Computador. Slides. Quadro. Pilot.
Aplicação: articulação teoria e prática
1-      Marque a alternativa correta:
Os mecanismos de autocomposição dos conflitos, que se caracterizam pelo rompimento com as formas tradicionais do direito processual (formal), buscam:
a. a prestação do serviço jurisdicional.
b. a avaliação das pessoas no processo judicial.
c. a conscientização do litígio como solução.
d. a permanência do conflito entre as partes.
e. a adoção de procedimentos mais simples e informais.
 
2-      Analise as afirmativas apresentadas:
I- A angústia que o conflito causa no indivíduo requer tratamento diferenciado na resolução da questão litigiosa.
II- A carga emocional contida em um conflito não deve ser levada em conta, visto que dificulta a solução do litígio.
III- As partes devem ser orientadas a se concentrarem nos aspectos jurídicos envolvidos no conflito, durante uma mediação.
IV- Um prolongado processo de resolução do conflito traz um maior sofrimento para as partes em litígio.
 
Marque a opção correta:
a. I e II são verdadeiras.
b. III e IV são falsas.
c. I e IV são verdadeiras.
d. II e IV são falsas.
e. II e III são verdadeiras.
 
3-     Mais um caso resolvido através de Mediação
Uma mulher que estava sendo vítima de violência moral pela Internet, procurou a Defensoria Pública de Várzea Grande para orientar-se a respeito de propositura de ação cível e criminal contra o ex-namorado.
A vítima manteve relacionamento amoroso com um rapaz durante alguns anos. Após desentendimentos, emprestou seu veículo para ele, que o devolveu com defeito. Diante disso, a vítima suspeitou do ex-namorado. As brigas continuaram e o ex-namorado, segundo a vítima, passou a persegui-la e ofendê-la através de sua página no Orkut.
Tão logo a vítima expôs a situação, os estagiários Luciano Peterson e Nataly concluíram que se tratava de um caso de violência doméstica, amparada pela Lei 11.340/06, entretanto, sugeriram o instituto da mediação para resolver o impasse e evitar pelo menos mais duas ações judiciais.
O ex-casal compareceu à Defensoria e os estagiários, sob a coordenação da dra. Juliana de Lucca Crudo Philipi, conseguiram mediar o caso. O rapaz assinou o termo de mediação se responsabilizando pelo pagamento de 66% do valor do conserto do automóvel e se comprometendo em não mais importunar a vítima.
Trecho de um caso de mediação disponível em http://taniadefensora.blogspot.com.br/2007/10/mais-um-caso-resolvido-atravs-de-mediao.html Acesso em 11 fev.2017.
Após a leitura do caso, responda as perguntas a seguir:
A -Por que os estagiários da Defensoria concluíram que seria importante sugerir o instituto da mediação para a vítima?
B -           O ex-casal compareceu à Defensoria mediante intimação deste órgão para realizar a mediação?
C -           O que significa Termo de mediação?
 
Avaliação
1-      E
2-      C
3- A -      Porque poderia ser uma forma mais eficaz, em termos de resolução e tempo, para resolver a situação e evitaria a propositura de duas ações.
B - Não, o ex-casal compareceu à Defensoria para realizar a mediação por vontade própria. A mediação é voluntária.
C - É um termo de acordo, estabelecido na mediação, que é redigido e assinado por todos que participaram deste procedimento.
Considerações Adicionais
Não há atividade estruturada nesta aula. Não há anexo para esta aula.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes