Buscar

plano de aula 15.doc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO - CCJ0106
Semana Aula: 15
PLANO DE AULA 15
Tema
Atuação do Psicólogo nas Varas Criminais, no Sistema Penitenciário, nos Juizados Especiais Criminais e Juizado da violência doméstica e familiar contra a mulher 
Palavras-chave
PRÁTICA. PSICÓLOGO. VARAS CRIMINAIS. SISTEMA PENITENCIÁRIO. JUIZADOS CRIMINAIS E DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA.
Objetivos
Conhecer o trabalho do psicólogo no Sistema Penitenciário.
 Identificar as práticas psicológicas realizadas no Juizado Especial Criminal. 
Entender a atuação do psicólogo nos Juizados da Violência Doméstica e Familiar contra a mulher.
 
Estrutura de Conteúdo
Páginas do material didático que devem ser lidas antes da aula: p. 113 a 116.
- Vara Criminal e Sistema penitenciário - explica o trabalho do psicólogo nestes setores, chamando a atenção para a Resolução 009/2010, que orienta a atuação do psicólogo no sistema prisional.
- Juizado Especial Criminal - apresenta os possíveis trabalhos do psicólogo neste Juizado e esclarece que cada Juizado Especial, de acordo com seus recursos humanos, poderá contar com várias formas de atuação do psicólogo.
- Juizado da Violência doméstica e familiar contra a mulher - expõe a importância de trabalhos multi e interdisciplinares ligados à essas questões. 
 
Procedimentos de Ensino
Aula expositiva dialogada.
O professor deverá fazer uma breve revisão dos principais temas tratados, na aula 14, e esclarecer as dúvidas e questionamentos, que existirem.
- Vara Criminal e Sistema Penitenciário - o professor deverá destacar o trabalho do psicólogo nas Varas Criminais, como o mais antigo campo de atuação do psicólogo jurídico. Fará relações deste trabalho com o Direito Penal e sua inserção em diversos campos como o Inquérito Policial, avaliações para análise do estado psíquico, entre outros. O trabalho do psicólogo no Sistema Penitenciário será apresentado pelo professor, destacando o documento elaborado pelo Conselho Federal de Psicologia, Resolução 009/2010, que rege a atuação deste profissional. No material didático da disciplina - Psicologia aplicada ao Direito - esses temas podem ser encontrados na página 113 e redimensionados nas fontes bibliográficas, básica e complementar, do Plano de Ensino da disciplina.
- Juizado Especial Criminal - o professor deverá apresentar algumas possibilidades de trabalho do psicólogo no Juizado Especial Criminal, destacando que cada Juizado Especial, de acordo com seus recursos humanos, poderá contar com várias formas de atuação do psicólogo, no entanto, esses Juizados estabelecem nas suas atuações, em geral, abordagens restaurativas em relação ao crime (abordagem já estudada na aula 10). No material didático da disciplina - Psicologia aplicada ao Direito - esse tema pode ser encontrado na página 114 e redimensionado nas fontes bibliográficas, básica e complementar, do Plano de Ensino da disciplina.
- Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a mulher - o professor deverá iniciar sua explanação com uma perspectiva histórica e teórica da Lei 11340/2006, para depois destacar os tipos de violência e as consequências desta para as mulheres, finalizando com a importância do trabalho do psicólogo, nesta área. No material didático da disciplina - Psicologia aplicada ao Direito - essas questões podem ser encontradas nas páginas 114 a 116 e redimensionadas nas fontes bibliográficas, básica e complementar, do Plano de Ensino da disciplina.
Os exercícios da aplicação prática-teórica da aula 15 deverão ser corrigidos. 
O professor deverá solicitar aos alunos a leitura do material didático das páginas 116 a 122 e a realização dos exercícios da aplicação prática-teórica da aula 16, para a próxima aula, de acordo com a metodologia do curso de Direito da Universidade Estácio de Sá. 
O professor explicará sobre a atividade estruturada que deverá ser realizada, com um dos conteúdos que dizem respeito a esta aula. O enunciado desta atividade encontra-se neste plano de aula, na Consideração Adicional, mas também estará inserida no local destinado à mesma no SGC   
Nesta aula, vários temas de importância prática para o futuro profissional de Direito foram colocados sob a ótica da Psicologia. Esta visão fornece para os alunos do curso de Direito uma perspectiva multi e interdisciplinar sobre as possibilidades de práticas bem sucedidas , nestas áreas.
 
Estratégias de Aprendizagem
Indicação de Leitura Específica
http://www.slab.uff.br/images/Aqruivos/textos_sti/Cristina%20Rauter/texto39.pdf�� HYPERLINK "https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=8435@1" �
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=8435@1�
Recursos
Material impresso. Material didático. Datashow. Computador. Slides. Quadro. Pilot.
Aplicação: articulação teoria e prática
1-            O papel dos psicólogos no âmbito judiciário como promotores da cidadania, da reinserção social e autonomia, abrange
(Analista Judiciário-Psicólogo - TJ - PE/2012)
(A) que sua profissão não lhe permite interpretar legislações, o que portanto o coloca como assujeitado do sistema, no tocante às proposições de inserção do saber psicológico.
(B) as questões de disciplinamento e vigilância sobre a intimidade do sujeito, aspecto difícil de ser atingido pelo Estado.
(C) que a colaboração no planejamento de construção de políticas sociais não é tarefa do psicólogo, cabendo ao profissional do Serviço Social esse tipo de engajamento.
(D) um posicionamento crítico na mediação entre sujeito e Estado, produzindo experiências consistentes de reestruturação das relações de mediação dos apenados com o tecido social.
(E) que o trabalho do psicólogo deve se restringir a realizar perícias, não podendo orientar, acompanhar ou dar orientações no âmbito do sistema judiciário da esfera penal.
2- Conforme a Lei Maria da Penha, sobre as atividades que competem ao psicólogo judiciário que integra a equipe de atendimento multidisciplinar dos Juizados de Violência contra a Mulher, são feitas as seguintes afirmações.
(Concurso de provas e títulos para concessão do título de especialista em Psicologia - CFP / 2010)
I. Compete ao psicólogo judiciário comparecer à audiência judicial e subsidiar verbalmente o magistrado, o Ministério Público e a Defensoria Pública, quanto aos fatores de risco existentes na relação entre agressor e ofendida.
II. Compete ao psicólogo judiciário sugerir ao magistrado o afastamento do lar do ofensor ou a mudança de guarda das crianças e adolescentes da família, quando estritamente necessário.
III. Compete ao psicólogo judiciário fomentar a rede de proteção à mulher e às crianças e adolescentes, existente na comunidade da ofendida.
Está(ão) correta(s):
A) todas as afirmações.
B) apenas duas das afirmações, incluindo a I.
C) apenas duas das afirmações, incluindo a II.
D) apenas uma das afirmações.
E) nenhuma das afirmações.
3- Sebastiana trabalhava como empregada doméstica numa há 12 anos. Naquele momento as empregadas domésticas não tinham nenhum tipo de legislação que as protegesse.
Certo dia, Sebastiana soube que estava grávida e ao comunicar ao pai este sumiu, voltou para o interior de Minas e não deu notícias. Sebastiana estava com 44 anos e nunca havia engravidado e sempre guardou em silêncio o desejo de ser mãe. Com pouquíssima escolaridade mas se preocupando com a saúde do filho que ia nascer, foi procurar um posto de saúde para o pré-natal do bebê. Não tinha nenhum parente no Rio, nossa protagonista veio do interior do Maranhão. Não sabia mexer na internet e só tinha um telefone celular de modelo antigo.Naquela época não havia no Brasil celulares em conexão com a Internet. Assim, nem pode noticiar a sua família a novidade, já que não sabia escrever para enviar cartas. Todavia, alegre, notificou  a sua patroa da gravidez e esta esboçou um suave contentamento.
Após três meses de gestação, começou a ter um sangramento pela madrugada e ao buscar atendimento de emergência soube que estava com umagravidez de risco e que não podia participar de exercícios ou desgaste físico. Assim, levou o atestado médico a sua patroa com uma listagem de atividades que Sebastiana não podia fazer. A patroa olhou o atestado e nada falou, ao final do dia trouxe o dinheiro do mês(e nada mais) e dispensou Sebastiana.
Desesperada e sem poder fazer a única coisa que sabia e podia para sobreviver ficou muito confusa e triste. Alguns dias depois, o traficante da comunidade que Sebastiana morava a convidou para trabalhar sentada em sua casa, pesando e embalando maconha e cocaína. Aos noves meses de gestação Sebastiana foi presa.
Já condenada e dentro do sistema penitenciário, os psicólogos insistiam em fazer pareceres e atestar a periculosidade das presas sem nenhuma (ou pouca) preocupação com a história de vida de cada uma, com suas redes de pertencimento e nem tão pouco preocupando-se em estabelecer empatia necessária a minimizar as dores do encarceramento. Os psicólogos ali presentes no sistema penitenciário perderam sua especificidade e transformaram-se em policiais disfarçados de psicólogos, preocupados em vigiar e punir. 
A partir do caso concreto em tela e tendo em vista que a Psicologia quais seriam as principais atividades do psicólogo no sistema penitenciário?
Avaliação
1-            D 
2-            A 
3-           Discutir a posição do psicólogo enquanto um mero fazedor de laudos e pareceres, muitas vezes reproduzindo a figura da polícia das famílias, da sociedade e das prisões. 
Considerações Adicionais
Referência bibliográfica utilizada na aula:
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Atuação do psicólogo no sistema prisional . Brasília: CFP, 2010.
Nesta aula deverá ser solicitada a seguinte Atividade Estruturada:
Assistir o vídeo Justiça (referência e endereço eletrônico abaixo). Fazer uma breve síntese da obra, destacar as principais questões desenvolvidas no vídeo e concluir o trabalho com reflexões críticas. 
Referência :
JUSTIÇA. Direção e produção de Maria Augusta Ramos. Documentário. Brasil: produção independente, 2004. 1 DVD (100 min). Ntsc, son., color. Port.
Endereço do vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=r8vaMUOHQNY

Outros materiais