Buscar

BIOFÍSICA aula 10 teste 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BIOFÍSICA
SDE0023_A10_201401228143_V2
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: 
	Matrícula:
	Disciplina: SDE0023 - BIOFÍSICA 
	Período Acad.: 2017.1 (G) / EX
	
	
		1.
		O objetivo básico da proteção radiológica é fornecer um padrão apropriado de proteção ao ser humano, sem limitar excessivamente as práticas benéficas que dão origem a exposições à:
		
	
	
	
	 
	radiação.
	
	
	apenas à radiação não ionizante.
	
	
	ionização.
	
	
	somente à radiação do tipo eletromagnética.
	
	
	apenas à radiação ionizante.
	
	
	
		2.
		O objetivo básico da proteção radiológica é fornecer um padrão apropriado de proteção ao ser humano, sem limitar excessivamente as práticas benéficas que dão origem a:
		
	
	
	
	
	somente mutações relacionadas com a exposição à radiações ionizantes.
	
	 
	exposições à radiação.
	
	
	somente mutações as quais estão relacionadas com degenerescência cancerosa.
	
	
	exposições somente aos Raios X.
	
	
	exposições somente às radiações não ionizantes.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A exposição às radiações, de áreas específicas do corpo, produzem danos locais e imediatos nos tecidos. Os vasos sanguíneos das zonas expostas são lesados, alterando as funções dos órgãos, podendo levar a necrose e gangrena. Como conseqüências secundárias aparecem mudanças degenerativas nas células, sendo que o efeito retardado mais importante é o aumento da incidência de leucemia e de câncer, especialmente de pele, tireóide, pulmão e mama. De acordo com a legislação específica em vigor, o Anexo 5 da NR-15 da Portaria 3214/78, nas atividades onde trabalhadores possam ser expostos a radiações ionizantes, os limites de tolerância e os controles básicos para a proteção do homem, são os constantes da Norma CNEN-NE-3.01: Diretrizes Básicas de Radioproteção. Com base na discussão, como pode-se denominar o tipo de exposição ocorrida como resultado de situações consideradas decorrentes do quotidiano do seu trabalho?
		
	
	
	
	 
	ocupacional
	
	
	pública
	
	
	médica
	
	
	hospitalar
	
	
	ambiental
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Abrange todas as outras exposições que não a ocupacional e a médica:
		
	
	
	
	
	Exposição total
	
	
	Exposição completa
	
	 
	Exposição pública
	
	
	Exposição íntima
	
	
	Exposição parcial
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A base de escolha de um limite para os riscos aos quais um indivíduo pode estar sujeito nem sempre é fácil de especificar. O objetivo é estabelecer um nível de dose acima do qual as consequências sejam consideradas inaceitáveis. A exposição ocupacional regular, prolongada e deliberada deve ser vista como apenas tolerável, mesmo estando em conformidade com_____________________. A resposta correta refere-se à alternativa:
		
	
	
	
	 
	o limite de dose.
	
	
	o limite de exposição somente referente à radiação do tipo eletromagnética.
	
	 
	o limite de dose de radiação ionizante.
	
	
	o limite de exposição somente referente à radiação do tipo não ionizante.
	
	
	o limite de exposição somente referente à radiação do tipo ionizante.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		A redução do tempo de exposição ao mínimo necessário, para uma determinada técnica de exames, é:
		
	
	
	
	 
	a maneira mais prática para se reduzir a exposição à radiação ionizante e quanto mais distante da fonte de radiação, menor a intensidade do feixe.
	
	
	a maneira menos prática para se reduzir a exposição à radiação ionizante e quanto mais distante da fonte de radiação, menor a intensidade do feixe.
	
	
	a maneira mais prática para se reduzir a exposição à radiação não ionizante e quanto mais distante da fonte de radiação, menor a intensidade do feixe.
	
	
	a maneira mais difícil para se tentar reduzir a exposição às radiações ionizante e não ionizante e quanto menos distante da fonte de radiação, menor a intensidade do feixe.
	
	
	a maneira mais prática para se reduzir a exposição à radiação não ionizante e quanto menos distante da fonte de radiação, menor a intensidade do feixe.
	
	
	
		7.
		O contador Geiger (ou contador Geiger-Müller ou contador G-M) serve para medir certas radiações ionizantes (partículas alfa, beta ouradiação gama e raios-X, mas não os nêutrons). Este instrumento de medida, cujo princípio foi imaginado por volta de 1913 por Hans Geiger, foi aperfeiçoado por Geiger e Walther Müller em 1928. O contador Geiger é constituído de um tubo Geiger-Müller e de um sistema de amplificação e de registro do sinal. O tubo Geiger-Müller, uma câmara metálica cilíndrica no eixo da qual é tendido um fino fio metálico, é enchido por um gás a baixa pressão. Uma tensão elétrica de ordem de 1000 volts é estabelecida entre o cilindro (que tem papel de cátodo) e o fio (ânodo). Quando uma radiação ionizante penetra no contador, ela ioniza o gás argônio, isto é, faz com que elétrons sejam liberados. Esses elétrons se multiplicam rapidamente por avalanche eletrônica, tornando o gás condutor durante um curto tempo (fenômeno de descarga elétrica). Após amplificação, o sinal elétrico assim produzido é registrado e traduzido para uma indicação visual (agulha, lâmpada) ou sonora (clique). Em relação ao tipo de contador em questão é correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	O contador Geiger é um aparelho que permite detectar a contaminação apenas por raios-X. Ele é colocado próximo ao corpo da pessoa para medir a radiação emitida.
	
	
	O contador Geiger é um aparelho que permite detectar a contaminação por material radioativo. Ele é colocado distante do corpo da pessoa para medir a radiação emitida.
	
	
	O contador Geiger é um aparelho que permite detectar a contaminação apenas por radionuclídeos que são beta emissores. Ele é colocado próximo ao corpo da pessoa para medir a radiação emitida.
	
	
	O contador Geiger é um aparelho que permite detectar a contaminação em geral por materiais nocivos à saúde humana. Ele é colocado relativamente próximo ao corpo da pessoa para medir, por exemplo, a radiação emitida.
	
	 
	O contador Geiger é um aparelho que permite detectar a contaminação por material radioativo. Ele é colocado próximo ao corpo da pessoa para medir a radiação emitida.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		O ______________ é um aparelho que permite detectar a contaminação por material radioativo. Ele é colocado próximo ao corpo da pessoa para medir a radiação emitida. A resposta correta encontra-se na alternativa:
		
	
	
	
	
	espectrofotômetro.
	
	
	cintilador.
	
	
	contador gama.
	
	
	contador de fótons.
	
	 
	contador Geiger
	 Gabarito Comentado

Outros materiais