Buscar

Estudo Dirigido ECII Teórico

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
EC II PRÁTICO
O Planejamento familiar deve ser tratado dentro de contextos de direitos reprodutivos para garantir às mulheres e aos homens o direito de escolha livre e consciente acerca do método contraceptivo mais adequado para o seu contexto socioeconômico e cultural. Descrevar sobre Eficácia, Facilidade de uso; Reversibilidade e Aceitabilidade.
O que é cloasma gravídico?
Qual o efeito adverso que o misoprostol pode causar?
O período puerperal é dividido em _____________________________________ . Segundo o Ministério da Saúde podemos considerar: Puerpério _________________ do 1º ao 10º dia pós-parto. Puerpério _________________ do 11º ao 42º dia pós-parto. Puerpério remoto a partir do 42º dia após o parto e termina quanto o corpo da mulher retorna as condições pré-gravídicas. E o acompanhamento da mulher se encerra após o 42º dia de puerpério. Neste período de restabelecimento do corpo da mulher ao estado anterior à gestação, muitas mulheres chegam ao óbito por complicações que ocorrem no pós-parto. Sobre o puerpério patológico, a subinvolução uterina, associada á dor e redução da consistência e mobilidade do útero são sinais de endometrite puerperal.
Em relação ao Câncer de Mama, o enfermeiro deve orientar a saúde das mamas, hábito de vida saudável, como alimentação e práticas de exercícios, aconselhar sobre risco individual e educação para esclarecer mitos e tremores. Segundo o Ministério da Saúde, qual a idade recomendada para Mamografia Anual, mulheres sem histórias na família? 
Descreva sobre Menopausa, Dismenorréia, Climatério, Amenorréia e Leucorréia. Qual deste não é considerado distúrbio menstrual?
Em relação ao aleitamento materno, define o que é apojadura.
Vários folículos iniciam seu desenvolvimento, porém apenas um prossegue até a fase de ovulação, enquanto os outros se encaminham para a atresia. O mecanismo que induz essa seleção é o pico do LH. 
Qual das seguintes condições, o aleitamento materno não deve ser contra-indicado?
( ) Hanseníase
( ) Doença de Chagas, na fase aguda da doença.
( ) HVI Positivo
 Quais são as características clínicas, das doenças sexualmente transmissíveis Sífilis e Tricomoníase?
Os serviços de saúde devem fornecer todos os métodos anticoncepcionais recomendados pelo Ministério da Saúde, ao mesmo tempo em que os profissionais de saúde devem empenhar-se em bem informar os usuários para que conheçam todas as alternativas de anticoncepção e possam participar ativamente da escolha do método. A atuação dos profissionais de saúde na assistência à anticoncepção envolve atividade educativas, aconselhamento e atividades clínicas. Orientar uso de preservativos em todas as relações sexuais e como armazenar, sendo importante o esclarecimento da reversibilidade do método anticonceptivo. Oferecer esclarecimento necessário para a escolha e posterior utilização do método. Em relação da anticoncepção no puerpério, a efetividade dos progestogênios orais é maior em mulheres que estão em aleitamento materno exclusivo e antes do retorno da menstruação. Descreva os métodos anticonceptivos naturais, de barreia e hormonais:
O câncer de colo de útero é um sério problema de saúde pública no Brasil e no mundo. O dever do enfermeiro é a educação em saúde, como aconselhar adolescentes a evitar atividade sexual precoce, estimular a interrupção do tabagismo e etilismo. Sabemos que o câncer de colo de útero é uma doença de ação gradativa que se inicia om lesão intraepitelial escamosa de baixo grau e que pode evoluir para um processo invasivo em período médio de 10 a 20 anos. Cite 04 fatores de risco relacionados ao câncer cérvico-uterino:
No final da década de 1980, desenvolveram algumas inciativas com o propósito de melhorar a cobertura e a qualidade de informações sobre mortalidade materna. Como a implantação e estruturação de comitês de mortalidade materna e a institucionalização da Vigilância do Óbito Materno. Os governos implantaram políticas públicas que visam à expansão e à melhoria à saúde da mulher e a taxa de óbito materno apresentou uma queda, fato que pode ser atribuído aos investimentos nas ações preconizadas na política de atenção integral da saúde da mulher e ao programa de humanização no pré-natal e nascimento. Qual foi o Programa criado em 1983 e publicado em 1984, pelo MS e prol a assistência à saúde da mulher?
As tecnologias não invasivas no cuidado do parto e humanização do nascimento são práticas utilizadas pelas enfermeiras obstétricas, minimizando as condutas intervencionistas. Cite as tecnologias do cuidado não invasivo da enfermagem obstétrica:
Ana Maria foi a Unidade Básica de Saúde, relatando atraso menstrual com atividade sexual regular, a enfermeira Dulce solicitou o Teste Imunológico de Gravidez (TIG). No caso do resultado negativo, qual seria a conduta adotada pela enfermeira Dulce?
Quais as causas que as pesquisas apontam para o tratamento de Terapia de Reposição Hormonal, durante o climatério?
Cite os sinais de certeza da gravidez:
Segundo o Ministério da Saúde/2011, a idade preconizada para coleta de material cérvico-uterino é de _______________ . O material para a realização de citologia oncótica do colo do útero deverá ser coletado na _______________ e ______________ . E na gestante deverá ser realizado até o 7º mês de gestação, segundo Ministério da Saúde, 2012. O material é coletado da ___________________ .
O enfermeiro deve conhecer e reconhecer as etapas do parto é de extrema importância para um acompanhamento adequado e seguro. É prioridade verificar a presença de sangramento, sudorese e hipotensão, na primeira hora após a ____________ . Chamado período de _______________ .
Em consulta ginecológica de enfermagem, Márcia comenta que realizava o método de Ogino Knaus para a prevenção da gravidez. Tendo como parâmetros 26 e 35, o menor e o maior ciclo respectivamente ao longo de seis meses, qual período você enquanto enfermeiro deveria orientar para que Márcia não realizasse o ato sexual sem proteção, por considerar maior risco de gravidez?

Outros materiais