Buscar

constitucional 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Pontos: 0,1  / 0,1
	Josimar Batista, afrodescendente e defensor dos direitos das comunidades quilombolas, adquiriu um apartamento no Condomínio Residencial Águas Emendadas. Após a aquisição do imóvel, Josimar Batista procurou advertir os moradores sobre os riscos de vazamentos nas tubulações de gás natural, vindo a procurar o livro de reclamações do condomínio. No início de suas anotações, Roberta, síndica do condomínio, falou a Josimar Batista para se "apressar", pois aquele livro não servia para anotações de "empregados domésticos e negros". Inconformado com a situação de discriminação por sua condição racial, Josimar Batista advertiu a síndica que referido ato contrariava regramentos, princípios, valores e direitos constitucionais. Em sequência, após pesada discussão com a síndica, Josimar Batista procurou subir o elevador social a fim de procurar seus documentos pessoais que se encontravam no apartamento no intuito de se dirigir à Delegacia de Polícia mais próxima, momento em que, Dagoberto, zelador do prédio, impediu a entrada de Josimar Batista no elevador social, asseverando que os "empregados de cor do condomínio" deveriam subir no elevador de serviço, deixando o elevador social livre para os demais moradores. Diante das situações acima narradas, com base na Constituição Federal, pode-se validamente afirmar que:
		
	 
	A conduta praticada por Dagoberto, zelador do prédio, configura crime de racismo, ao passo que a conduta de Roberta corresponde ao crime de injúria racial, considerando-se imprescritível somente o crime praticado por Dagoberto.
	
	Se Josimar Batista, no prazo de 6 (seis) meses, não vier a noticiar a ocorrência dos fatos acima narrados, verificar-se-á a superveniente decadência da ação penal privada, situação em que não será mais possível ao ofendido reclamar a violação de quaisquer direitos oriundos dos fatos acima descritos.
	
	Não houve violação a direitos e garantias fundamentais, mas mero dissabor e discussão entre condôminos, sem qualquer relevância jurídico-constitucional.
	
	A conduta pratica por Roberta, síndica do Condomínio Águas Emendadas, configura crime de racismo, constituindo-se em crime inafiançável e imprescritível, segundo a Constituição Federal.
	
	A conduta praticada por Dagoberto, zelador do prédio, configura crime de injúria racial, constituindo-se em crime inafiançável e imprescritível, segundo a Constituição Federal.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604259184)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Técnico Judiciário - área administrativa ¿ TRT/9º Região ¿ FCC 2010) No tocante aos Direitos Políticos, considere as seguintes assertivas: (0,5) I.O alistamento eleitoral é obrigatório para o analfabeto. II. O voto é obrigatório para o analfabeto. III. Os conscritos não podem alistar-se como eleitores durante o período do serviço militar obrigatório. IV. Os analfabetos são inelegíveis. V. É condição de elegibilidade, na forma da lei, a idade mínima de dezoito anos para vereador. Está INCORRETO o que consta APENAS em:
		
	
	a) I e II.
	
	b) I, III e IV.
	 
	d) III, IV e V.
	 
	e) I, II, III e V.
	
	c) II, IV e V.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604178111)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As políticas afirmativas de fixação de cotas para negros, melhor acessibilidade física às pessoas portadoras de necessidades especiais, atendimento prioritário à criança e ao adolescente na saúde pública e a prioridade de tramitação do processo para pessoas idosas condizem com o conteúdo informativo referente ao princípio:
		
	
	Princípio da Reserva Legal.
	 
	Princípio da Igualdade em aspecto material, também denominado de isonomia.
	
	Princípio da Supremacia do Interesse Público.
	
	Princípio da Igualdade em aspecto formal.
	
	Princípio da Moralidade Administrativa.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604259866)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(MAGISTRATURA/174º) Aos portugueses com residência permanente no Brasil, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes aos:
		
	 
	c) estrangeiros residentes;
	 
	b) brasileiros naturalizados;
	
	d) estrangeiros não residentes.
	
	a) brasileiros natos;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604348090)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A naturalização pode se dar de forma ordinária e extraordinária. Assinale a hipótese que indica a naturalização ordinária.
		
	 
	os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;
	
	os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira
	
	os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país
	 
	os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;
	
	os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

Outros materiais