Buscar

simulado cardiovascular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201101247813)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um paciente de 69 anos de idade, com histórico de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo II e sobrepeso, encontra-se no pós-operatório de revascularização do miocárdio. A intervenção cirúrgica foi de urgência. No 1º dia de pós-operatório (PO), o paciente encontrava-se no leito, sem suporte ventilatório, lúcido, e obedece aos comandos vagarosamente. Ao exame físico foram verificados pressão arterial de 110 x 75 mmHg, frequência respiratória de 23 irpm, SpO2 de 94%, crepitantes bibasilares. Sinais e sintomas de tontura ao sentar, tosse com desconforto na região esternal e edema 3+ em extremidades de membros inferiores. Uma nova avaliação no 5º dia de PO mostrou diminuição da mobilidade, da força muscular periférica, da capacidade, da resistência aeróbica, da ventilação e do equilíbrio.
Considerando o caso clínico descrito, avalie as afirmações a seguir.
I. No pós-operatório imediato, a intervenção consiste de movimentos amplos para membros superiores, associados a padrões ventilatórios de inspiração abreviada e aspiração quando necessário, e de programa de exercícios equivalentes a 3 a 4 METS.
II. A curto prazo, do 1° ao 5° dia de PO, a fisioterapia enfatiza técnicas que utilizam respiração profunda, tosse, desobstrução brônquica, supervisão e incentivo à mobilização precoce e saída do leito, marcha estacionária, programa de exercícios equivalentes a 2 a 3 METS.
III. A partir do 3° dia de PO, a movimentação da posição deitada para a sentada deve ser feita sob a mínima supervisão; maior supervisão para o equilíbrio e locomoção ativa, exercícios ativos livres e calistênicos de MMSS e MMII e programa de exercícios equivalentes a 3 a 4 METS.
IV. No decorrer do programa de reabilitação, a tolerância aos exercícios deve ser aumentada gradativamente; os exercícios respiratórios e a independência no autocuidado devem ser mantidos; o controle e a intervenção cardiorrespiratória devem ser baseados nos seguintes parâmetros: FC de repouso, pressão arterial e escala de esforço percebido.
É correto apenas o que se afirma em: (ENADE 2013)
		
	 
	I e II.
	 
	I, II e IV.
	 
	III e IV.
	 
	II, III e IV.
	 
	I e III.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101138247)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Paciente 42 anos, sexo masculino, sedentário, sem antecedentes prévios e com queixa de cefaléia constantemente, apresentou, ao repouso, os seguintes sinais vitais: FC: 92bpm, Fr:18rpm e PA:16x10 mmHg (persistente), sendo diagnosticado HAS. Uma das condutas foi recomendação para realização de atividade física, com controle da FC. Dentre os mecanismos hipotensores do exercício físico em hipertensos, é correto afirmar que:
		
	 
	Ocorre redução do débito cardíaco decorrente da diminuição da freqüência cardíaca e do volume sistólico.
	
	Há retenção de sódio pelos rins, favorecendo a redução de volume plasmático.
	 
	Há aumento do volume diastólico, com consequente vasodilatação e aumento da resistência vascular periférica.
	
	Ocorre aumento da resistência vascular periférica decorrente da vasodilatação.
	
	Há aumento da atividade simpática com redução dos níveis plasmáticos de norepinefrina.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101247811)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As doenças cardiovasculares (DCV) estão associadas às condições patológicas e comportamentais. A maioria dos indivíduos com potencial para desenvolver DCV exibe múltiplos fatores de risco, que se acumulam e tornam a probabilidade de ocorrência ainda maior. Por exemplo: um homem de 65 anos de idade com colesterol total acima de 240mg/dL e HDL abaixo de 35 mg/dL, IMC de 27,8 kg/m2, pressão arterial de 140 x 90 mmHg, história familiar de hiperglicemia e sedentário, apresentou um evento cardíaco que culminou em infarto agudo do miocárdio e hospitalização. Considerando a reabilitação desse paciente,avalie as afirmações a seguir.
I. A fase II da reabilitação estabelece o treinamento aeróbico com intensidade constante por um período de treino de até 20 minutos, e caso ocorra queda da frequência cardíaca de 5 bpm, o exercício deve ser suspenso.
II. A prescrição de atividade física faz parte dos programas de reabilitação nas fases II e III, por contribuir para a redução dos fatores de risco apresentados.
III. Na fase de internação hospitalar a fisioterapia é fundamental, com ênfase na prescrição de exercícios de membros superiores.
IV. As condições patológicas e comportamentais apontadas demandam uma atuação multiprofissional que pode ser desenvolvida nas fases I, II e III da reabilitação cardíaca.
É correto o que se afirma em: (ENADE 2013)
		
	 
	III e IV, apenas.
	 
	I, II, III e IV
	 
	I e III, apenas.
	 
	II e IV, apenas.
	 
	I e II, apenas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101139688)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente 60 anos, sexo M, obeso (110 Kg), diagnóstico de infarto agudo do miocárdio, permaneceu internado por 2 dias na UTI e 5 dias na enfermaria, no dia da alta foi realizado o Teste de Naughton, FC repouso 90 bpm, FC no final do teste 110 bpm. Quanto à indicação para o teste, assinale a opção correta.
		
	
	O teste é indicado para pacientes com capacidade funcional cardiorrespiratória preservada pós-IAM.
	
	A indicação é relativa, só em caso de complicações cardiovasculares.
	
	Não existe indicação para o teste, pois podem ocorrer complicações em infartos recentes (7 dias).
	
	O teste é indicado 60 dias após o evento cardiovascular para avaliação da capacidade funcional, prognóstico, possibilidade de retorno ao trabalho.
	 
	Avaliação da capacidade funcional, prognóstico e qualidade de vida.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101606815)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A DAC (doença arterial coronariana) pertence a uma categoria de estado mórbido que mais mata indivíduos no mundo. Ela se estabelece por diversos motivos que estão ligados desde a patologias até os maus hábitos de vida. A vida contemporânea leva-nos a um limiar de gasto energético muito baixo devido aos confortos de dia a dia, além de um acesso a alimentos industrializados ricos em sódio, açucares e gorduras. Esse quadro faz com que tenhamos a incidência dessa doença cada vez mais precocemente. Nas crianças esse quadro é cada vez mais frequente. Tomando como exemplo o caso abaixo, aponte qual das alternativas responde melhor a proposta terapêutica do paciente: A.B. F. 30 anos de idade com colesterol total acima de 240mg/dL e HDL abaixo de 35 mg/dL, IMC de 27,8 kg/m2, pressão arterial de 150 x 90 mmHg, história familiar de diabetes e hipertensão. Relata ficar horas jogando videogame e deu entrada na emergência com um quadro de dispneia e desconforto torácico. Foi hospitalizado para investigação de infarto agudo do miocárdio.
		
	
	Na fase hospitalar da reabilitação o fisioterapeuta deverá realizar um treinamento aeróbico com intensidade de 80% da FC máx do indivíduo.
	
	Esse paciente, na fase ambulatorial, deverá fazer o treinamento sem que sua frequência cardíaca ultrapasse 15 bpm em relação à frequência de repouso.
	
	O quadro clínico descrito acima demanda uma atuação, exclusiva, do médico na fases I da reabilitação cardíaca.
	
	Na alta hospitalar o paciente deverá ser orientado a fazer exercícios com intensidade moderada até a primeira consulta com o cardiologista.
	 
	Na fase de internação em Unidade de Terapia Intensiva, após liberação para cinesioterapia, deverá ser estabelecido um programa de exercícios de membros superiores e inferiores cuja intensidade seja leve.

Continue navegando