Buscar

Resenha - Pro dia nascer feliz

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
 Psicologia Escolar 
Ana Carina Motta Klein
 Hanna Kemel Brum
RESUMO
DOCUMENTÁRIO:
PRO DIA NASCER FELIZ
Cachoeira do Sul - RS
2017
RESUMO
Dirigido por João Jardim, o documentário “Pro dia nascer feliz” aborda as desigualdades na educação brasileira, mostrando as dificuldades dos professores e jovens em diversas regiões do Brasil. Desde escolas públicas, até as privadas, mostrando que, independente da classe social, todos são indivíduos com sonhos e dificuldades, que apesar de tudo continuam tendo esperança de que suas vidas melhorem.
A primeira escola apresentada era de Pernambuco, revelava uma qualidade péssima de educação, quase sem recursos didáticos e até mesmo de necessidades básicas, onde nem os banheiros eram adequados para o uso dos alunos. O desinteresse, assim, era comum, tanto das crianças quanto dos professores, que muitas vezes nem apareciam na escola para lecionar.
Nas escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo, o maior problema é a segurança, devido a alta criminalidade e violência, com pontos de venda de drogas perto das escolas, além da violência entre os próprios alunos. Os problemas com relação ao interesse dos alunos e professores eram os mesmos, na maioria das vezes os alunos eram liberados mais cedo devido a excessiva falta de professores. Além do desinteresse no estudo, que muitas vezes era justificado com problemas em casa, com os pais, falta de atenção ou até mesmo pressão que os alunos sentiam, para tirar notas boas.
Percebem-se as diferenças entre as escolas, no cultural e social, mas também notam-se as semelhanças. Apesar da desigualdade social, todas possuem seus problemas, e a maioria possui os mesmos. O comodismo é percebido, até hoje, nas escolas de todo o Brasil. O caminho para elevar a qualidade de ensino é longo, mas não é impossível, deve-se investir muito mais na conservação das escolas, tanto quanto na preparação dos professores. Todos merecem uma educação de qualidade, independente de onde vivam, e é exatamente isso que podemos ver nesse documentário.
REFERÊNCIA:
FILME: Pro Dia Nascer Feliz (2006, Brasil, direção João Jardim, 88 min., documentário, classificação indicativa: livre).

Outros materiais