Buscar

AV1 orientação educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: CEL0131_AV1_201402448521 » ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201402448521 - GLAUCE RAMOS DA SILVA DORNELES
	Professor:
	JOANA DARC VENANCIO
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 9,0 de 10,0  Nota do Trab.:    Nota de Partic.:  Data: 01/04/2017 12:24:10
	
	 1a Questão (Ref.: 201403302730)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Desde década de 20, já existia o trabalho da busca de uma identidade para o Orientador Educacional, assim como de um referencial que atendesse às reais necessidades, dentro de um contexto mais democrático que o país começava a viver, deixando de lado as questões do ajustamento para refletir questões desta realidade. De todos os períodos , o que melhor representa a identidade do Orientador Educacional , por voltar-se a formação do educando é o:
		
	
	Período Transformador quando a Orientação Educacional é caracterizada como educativa.
	 
	Período Orientador quando a Orientação Educacional volta-se para a construção do cidadão comprometido com seu tempo, trabalhando a subjetividade
	
	Período Institucional caracterizado pela exigência legal da Orientação Educacional nos estabelecimentos de ensino e nos cursos de formação dos Orientadores Educacionais
	
	Período Legal fixando as Diretrizes e Bases da Educação Nacional na atual LDB/96.
	
	Período Disciplinador quando a Lei regulamenta sobre o exercício da profissão de Orientador Educacional, disciplinando os passos a serem seguidos
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402630423)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Orientação Educacional passou por vários períodos que receberam diferentes denominações de acordo com as suas características. Dentre eles, há um período que se caracteriza por fazer com que "o orientador discutisse suas práticas, seus valores, a questão do aluno trabalhador, enfim, a sua realidade no meio social; a prática da orientação volta-se para a concepção de educação como ato político". Este período denominou-se:
		
	
	Período Institucional.
	 
	Período Questionador.
	
	Período Aplicador.
	
	Período Transformador.
	
	Período Orientador.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402630437)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entende-se a Constituição como um conjunto de regras governamentais que legisla sobre os poderes e funções de um país, aplicando-se aos variados níveis de organização política, inclusive sobre o campo educacional. Nosso país, em sua história, possui algumas constituições, sendo que apenas uma possui a participação popular. Marque a alternativa correta:
		
	 
	1988
	
	1937
	
	1967
	
	1946
	
	1934
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402741157)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa CORRETA.
 
O "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova" lançado em 1932, por educadores comprometidos com um movimento de renovação da educação brasileira, representou as causas e princípios educacionais face ao momento vigente que, se por um lado tinha um ideário dos pressupostos liberais e, portanto, a busca de uma educação integral com base nas aptidões naturais, por outro, buscava um trabalho mais dinâmico e mais ativo para seus alunos.
 
O Manifesto defendeu uma educação pública, gratuita, laica e obrigatória. Dois anos após o manifesto, a Associação Brasileira de Educação ofereceu.
		
	
	 ( ) A possibilidade de se tratar a Educação como um problema de ordem social.
	
	   (   ) A defesa de uma educação privada.
	
	 (  ) O desejo de se adequar aos grupos políticos regionais.
	
	(  ) A centralização do ensino.
	 
	 (   ) O primeiro curso de extensão sobre Orientação Educacional.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402737603)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O orientador educacional é corresponsável pelo sucesso ou o fracasso de uma boa comunicação e, consequentemente, por uma relação interpessoal  de qualidade, pois trabalha incentivando e articulando o trabalho coletivo. Ao iniciar o processo de coordenação de um grupo, ele  precisa:
		
	
	Dar informações necessárias para que seus objetivos sejam cumpridos.
	
	Dar  informações claras, organizar o tempo, o espaço, a rotina, as tarefas  sem se preocupar em envolver as pessoas na equipe.
	 
	Dar  informações claras, organizar o tempo, o espaço, a rotina, as tarefas  para facilitar o processo de inclusão das pessoas na equipe.
	
	Definir o tempo, o espaço, a rotina, as tarefas.
	
	Dar  informações e definir as tarefas a serem executadas pelos professores.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402630441)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A ação do orientador educacional no cotidiano da escola deve estar envolvida com um trabalho de forma conjunta com a família. Porém há incumbências específicas da família e da escola. Qual alternativa abaixo se refere às incumbências específicas da escola?
		
	 
	Realizar a educação informal.
	
	Propiciar ao aluno uma base afetiva.
	
	Promover recursos para a sobrevivência do aluno.
	 
	Realizar a educação formal.
	
	Propiciar ao aluno uma base religiosa.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403229995)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos ressaltar que a Orientação Educacional deve impulsionar o avanço do ambiente escolar, indo além dos conhecimentos programados no currículo. O Orientador deve contribuir essencialmente com a formação de um cidadão consciente, crítico, participativo, autônomo e humanizado. Assinale a ÚNICA opção que apresenta um pensamento que NEGA esta afirmação acerca da Orientação Educacional.
		
	
	No contexto escolar, a Orientação Educacional não pode ser compreendida de forma isolada, mas estar em sintonia com os demais setores e projetos da escola.
	
	O orientador Educacional deve levar em conta a globalização como marco de mudança e ao acesso às informações e transformações na sociedade e nas instituições.
	 
	O Orientador Educacional deve compreender que as transformações na sociedade não devem influenciar sua atuação, pois seu papel está intimamente ligado à rotina do aluno na escola.
	
	Atitudes de intolerância, violência, diferenças e desigualdades, que envolvem a convivência, necessitam um olhar atencioso por parte da Orientação Educacional.
	
	A organização e desenvolvimento da Orientação Educacional está atrelado a diversos fenômenos e aspectos presentes no cotidiano escolar e, até mesmo, no contexto social.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403221516)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O trabalho de Orientação está muito relacionado à Orientação Profissional no que diz respeito à própria orientação ao aluno à escolha de sua profissão ,com o reconhecimento dos seus interesses, aptidões ,assim como o reconhecimento das profissões que estão presente no mundo do trabalho. Nesse sentido, a Orientação Educacional deve colaborar nas escolas, junto aos alunos, para a:
		
	 
	discussão, informação e avaliação sobre os conceitos de trabalho, qualificação profissional, preparação para o trabalho, orientação profissional vocacional.
	
	exposição de apresentação das diferentes profissões existentes hoje no mercado de trabalho, apontando a formação devida a suas possibilidades no mercado de trabalho.
	
	aplicação de testes vocacionais para conhecer os interesse, as aptidões e as expectativas dos alunos.
	
	realização de pesquisas para conhecer as profissões relacionadas ao contexto das novas tecnologias .
	
	organização de eventos com diversas palestras , que indiquem as profissões mais necessárias no contexto atual e as possibilidades de salários.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403215368)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Epistemologia Genética é uma teoria do conhecimento fundamentada no desenvolvimento natural da criança. É uma teoria de Jean Piaget. Ele deixou muitas contribuições para a prática educacional e elas são essenciais para a formação do Professor edo Pedagogo. Piaget pensou o desenvolvimento intelectual da criança a partir de algumas orientações, EXCETO:
		
	
	Os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico e organizações do meio ambiente, sempre procurando manter um equilíbrio.
	
	A atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento total dos organismos.
	 
	O desenvolvimento intelectual está desligado do desenvolvimento biológico e acontece de forma separada e anterior ao funcionamento total do organismo.
	
	O desenvolvimento intelectual age do mesmo modo que o desenvolvimento biológico.
	
	Os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403215409)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Libâneo (1998, p. 71) (...) as funções da educação somente podem ser explicadas partindo da análise objetiva das relações sociais vigentes, das formas econômicas, dos interesses em jogo. Com base nesse entendimento, a prática educativa é sempre a expressão de uma determinada forma de organização das relações sociais na sociedade. Neste sentido, o processo de aprendizagem dá-se tanto de forma alienante como possibilidade libertadora. À educação, podemos atribuir quatro funções que interagem e se inter-relacionam. EXCETO:
		
	
	Função mantenedora: a continuidade da conduta humana se realiza através da aprendizagem.
	
	Função repressora: permite a continuidade do homem histórico, garante também a sobrevivência do sistema específico que rege a sociedade.
	
	Função transformadora: a educação revela formas peculiares de expressão revolucionária.
	 
	Função Mitológica: Compreender que a explicação do que passa do entendimento humano deve ter respostas nas divindades.
	
	Função socializadora: o indivíduo, à medida que se sujeita à educação, transforma-se em um ser social, identifica-se com o seu grupo, com as suas regras e seus códigos.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde até .
Parte inferior do formulário

Outros materiais