Buscar

PLANEJAMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
É objetivo do Artigo 182 da Constituição Federal:
A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem- estar de seus habitantes
Um aspecto importante e que deve ser levado no planejamento urbano e meio ambiente é
A influência de um projeto no meio ambiente
Em relação a taxa de urbanização no Brasil, é correto afirmar:
Os processos de industrialização e de urbanização brasileiros estão intimamente ligados, pois as unidades fabris eram instaladas em locais onde houvesse infra-estrutura, oferta de mão-de-obra e mercado consumidor
Sobre o Artigo 183 da Constituição Federal, é correto afirmar:
Aquele que possuir como sua área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural
Como podemos definir uma Cidade Sustentável?
Uma cidade sustentável é uma cidade projetada considerando os impactos sócio-ambientais
O Estatuto criou uma série de instrumentos para que a cidade pudesse buscar seu desenvolvimento urbano, sendo o principal o plano diretor, que deve articular os outros no interesse da cidade. Marque abaixo um desses Instrumentos do Estatuto.
O Estatuto prevê a cobrança de IPTU progressivo de até 15% para terrenos ociosos
Marque a única opção que define Planejamento Urbano
Planejamento pode ser definido como um conjunto de ações consideradas mais adequadas para conduzir a situação atual na direção dos objetivos desejados de uma cidade
Complete a frase com a alternatva correta: Todo conjunto de processos de criação dos mais variados projetos urbanos dá origem ao que conhecemos como:
Planejamento urbano
Marque abaixo a única opção que não representa ações urbanas sustentáveis.
Impermeabilização do solo urbano com uso de materiais consistentes, como o concreto
Marque a única opção abaixo que representa corretamente o conceito de CIDADE.
Cidade é uma área densamente povoada onde se agrupam zonas residenciais, comerciais e industriais. O significado de cidade (zona urbana, ambiente urbano) opõe-se ao de campo (zona rural).
A partir de qual evento abaixo é que o trabalho dos planejadores urbanos vai ser valorizado?
Renascimento
As intervenções urbanas atualmente tem por objetivo
Propor melhorias na qualidade de vida da sociedade como as questões de moradia e mobilidade
	Como se denomina a aplicação de um sistema legislativo, normalmente em nível municipal, que procura regular o uso e a ocupação do solo urbano por parte dos agentes de produção do espaço urbano, tais como as construtoras, incorporadoras, proprietários de imóveis e o próprio Estado?
Zoneamento.
Uma das medidas importantes para o planejamento urbano e meio ambiente foi a criação do:
Estatuto das cidades
É instrumento do Estatuto da Cidade - Lei n.° 10.257
Parcelamento, edificação ou utilização compulsórios.
Em relação a reforma urbana, podemos afirmar:
Intervenção Urbana é uma manifestação artística, geralmente realizada em áreas centrais de grandes cidades. Consiste em uma interação com um objeto artístico previamente existente ou com um espaço público, visando colocar em questão as percepções acerca do objeto artístico.
Sobre o Plano Diretor, é correto afirmar:
No momento de sua criação e implementação, deverão ocorrer audiências públicas, com participação popular.
Qual o principal objetivo do Estatuto das Cidades?
O principal objetivo do Estatuto da Cidade é determinar diretrizes para orientar o crescimento urbano, o uso e a ocupação do solo de maneira a criar uma sociedade mais justa e sustentável.
__________________é a aplicação de um sistema legislativo, normalmente em nível municipal, que procura regular o uso e a ocupação do solo urbano por parte dos agentes de produção do espaço urbano, tais como as construtoras, incorporadoras, proprietários de imóveis e o próprio Estado. Qual alternativa completa a frase?
zoneamento
A lei 10.257 de 10 de julho de 2001, que regulamenta o capítulo da Política Urbana da Constituição Brasileira representa qual Estatuto abaixo?
Estatuto das Cidades
Em relação à Reforma Urbana, podemos afirmar que:
A Intervenção Urbana é uma manifestação artística, geralmente realizada em áreas centrais de grandes cidades. Consiste em uma interação com um objeto artístico previamente existente ou com um espaço público, visando colocar em questão as percepções acerca do objeto artístico.
Em relação ao Plano Diretor é correto afirmar:
É obrigatório para todos os Municípios com mais de 20.000 habitantes
Marque a única opção abaixo que representa um dos objetivos específicos do Plano Diretor de um Município.
Propor ações de reestruturação da regional considerando suas especificidades, seus problemas e suas potencialidades, sua inserção municipal e metropolitana e a compatibilidade com os critérios da sustentabilidade ambiental, social e econômica. Propor ações de reestruturação da regional considerando suas especificidades, seus problemas e suas potencialidades, sua inserção municipal e metropolitana e a compatibilidade com os critérios da sustentabilidade ambiental, social e econômica.
O ordenamento jurídico organiza-se hierarquicamente a partir da legislação federal. Marque abaixo a única alternativa que representa o Estatuto das Cidades:
Planejamento participativo e função social da propriedade.
A Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana nos coloca com um desafio, que é o de articular suas metas com as políticas ambientais. Mobilidade deve interagir com sustentabilidade. Marque , de acordo com este contexto de Mobilidade x Sustentabilidade, a única opção correta neste sentido.
A Política Nacional de Mobilidade só alcançará índices aceitáveis de sustentabilidade, se incorporar as metas de redução de emissões de CO2 e outros poluentes.
O Brasil veio a se transformar em país urbano a partir da ___________________, quando mais da metade de sua população passou a residir nas cidades, tornando o avanço da urbanização cada vez mais acelerado.
segunda metade do século XX
" Mesmo com toda a evolução tecnológica, sua função primordial tem permanecido a mesma, ou seja, proteger o ser humano das intempéries e de intrusos". Esta frase diz respeito a:
Habitação
_________consiste no conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Qual alternativa completa a frase?
Regularização fundiária urbana.
A questão da mobilidade urbana, nas grandes cidades, é cada vez mais problemática, principalmente em espaços onde o adensamento urbano se dá de forma desordenada e rápida, impedindo o planejamento e a estrutura adequada. Quais são as afirmações corretas sobre a mobilidade urbana? I A mobilidade urbana tem grande impacto sobre a economia local e sobre a qualidade de vida das pessoas. II A sustentabilidade é uma maneira de pensar a mobilidade urbana a partir de um modo eficiente. III A mobilidade urbana pode ser entendida como a capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano para a realização das atividades cotidianas em tempo considerado ideal, de modo confortável e seguro. A alternativa correta é:
Todas são verdadeiras
___________ é o processo de desenvolvimento físico das cidades, acompanhado do aumento da população urbana, se comparado ao da população rural. Qual alternativa completa a frase?
Urbanização.
O processo desordenado de urbanização, que encontra os municípios sem preparo e infraestrutura para atender às necessidades de seus novos moradores, faz surgir problemas:
sociais, culturais e ambientaisComo estabelece o Estatuto das Cidades, a regularização fundiária é essencial por vários motivos. Marque a única alternativa que não corresponde aos reais interesses sociais no aspecto das regularizações.
Na verdade a Regularização Fundiária foi um grande equívoco social pois aumentou consideravelmente a ocupação e adensamentos urbanos em áreas que eram consideradas de proteção permanente.
Em relação a problemática da mobilidade urbana nos grandes centros metropolitanos brasileiros, podemos destacar como medida que venha a contribuir para a minimização dos impactos negativos atualmente, tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente, a seguinte opção:
O compartilhamento seguro de faixas entre ônibus e ciclistas e a integração entre o transporte cicloviário e o coletivo de boa qualidade.
A Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana nos coloca com um desafio, que é o de articular suas metas com as políticas ambientais. Mobilidade deve interagir com sustentabilidade. Marque , de acordo com este contexto de Mobilidade x Sustentabilidade, a única opção correta neste sentido.
A Política Nacional de Mobilidade só alcançará índices aceitáveis de sustentabilidade, se incorporar as metas de redução de emissões de CO2 e outros poluentes.
O problema de moradia urbana no Brasil é histórico e crescente. Marque abaixo a única alternativa que exemplifica uma medida correta para a ocupação ordenada sob o ponto de vista urbano e dignidade social.
Programas como Minha Casa Minha Vida são interessantes pois permitem que a sociedade ocupe de forma regular e com dignidade um imóvel bem localizado em sua maioria com os instrumentos e recursos públicos necessários para suas necessidades diárias.
Podemos garantir como um dos principais vetores para o adensamento urbano:
A crescente expansão imobiliária
A questão da mobilidade urbana, nas grandes cidades, é cada vez mais problemática, principalmente em espaços onde o adensamento urbano se dá de forma desordenada e rápida, impedindo o planejamento e a estrutura adequada. Quais são as afirmações corretas sobre a mobilidade urbana? 
I A mobilidade urbana tem grande impacto sobre a economia local e sobre a qualidade de vida das pessoas. II A sustentabilidade é uma maneira de pensar a mobilidade urbana a partir de um modo eficiente.
 III A mobilidade urbana pode ser entendida como a capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano para a realização das atividades cotidianas em tempo considerado ideal, de modo confortável e seguro. A alternativa correta é:
Todas são verdadeiras.
Ao rediscutirmos a questão da mobilidade urbana nas Regiões Metropolitanas das grandes Capitais Brasileiras, algumas ações merecem atenção especial. Em relação ao transporte individual, é correto afirmar:
O rodízio de veículos e as diversas limitações de acessos de veículos individuais nos Centros Urbanos, com a contrapartida de transportes de boa qualidade pode ser a grande solução neste sentido.
" Mesmo com toda a evolução tecnológica, sua função primordial tem permanecido a mesma, ou seja, proteger o ser humano das intempéries e de intrusos". Esta frase diz respeito a:
Habitação.
Como a Lei Federal nº 11.977/2009 - Estatuto das Cidades, define regularização fundiária?
Conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
O Desenvolvimento Econômico em Países como o Brasil está diretamente ligado às questões urbanas. Neste sentido o Estatuto das Cidades tem sido fundamental para o pleno entendimento deste cenário Nacional. Marque a única alternativa que não traduz os requisitos sócioeconômicos, além de urbanos, decorrentes do Estatuto das Cidades.
A sociedade, a partir da nova lei, ficou limitada em suas ações, transferindo todas as decisões e intervenções Urbanas ao Poder Público Municipal.
O fenômeno do adensamento urbano refere-se a uma ocupação intensa, e muitas vezes desordenada, do solo. No Brasil este fenômeno vem gerando uma série de problemas. Marque a única alternativa que reflete um dos críticos problemas decorrentes deste processo.
Impacto ambiental no solo urbano decorrente de sua impermeabilização
De maneira geral, os problemas ambientais se manifestam mais nas grandes cidades, em comparação às pequenas ou ao meio rural. Nesses grandes centros urbanos há problemas ambientais que produzem diversas consequências sobre todos os aspectos do meio ambiente natural (como a fauna, a flora, o relevo, o clima e a hidrologia). Além da poluição atmosférica, as metrópoles apresentam outros problemas ambientais, exceto:
A poluição das águas dos rios e córregos, causada pelo lançamento de efluentes industriais e agrícolas não pode ser enquadrada neste contexto como consequência de problemas urbanos.
O processo de substituição das formas urbanas existentes por outras mais modernas, adequando-as às necessidades que trata de uma intervenção na qual o patrimônio existente é substituído, no seu todo ou em parte, alterando a paisagem urbana está relacionado a:
Renovação
________________ é o processo de substituição das formas urbanas existentes por outras mais modernas, adequando-as às necessidades. Trata-se de uma intervenção na qual o patrimônio existente é substituído, no seu todo ou em parte, alterando a paisagem urbana. Qual alternativa completa a frase?
Renovação urbana.
Como podemos entender o processo de urbanização?
Podemos afirmar que o processo de urbanização está relacionado ao próprio desenvolvimento de uma cidade
Por _____________________entende-se uma intervenção através da introdução de novos elementos estruturantes numa área urbana. Qual alternativa completa a frase?
reestruturação
Marque a única alternativa que realmente corresponde ao conceito de urbanização.
Urbanização é conjunto de técnicas e de obras que permitem dotar uma cidade ou área de cidade de condições de infraestrutura, planejamento, organização administrativa e embelezamento conformes aos princípios do urbanismo.
De acordo com o contexto de urbanização, como poderemos definir uma metrópole?
A metrópole pode ser definida como uma grande aglomeração na qual uma cidade central polariza (política, econômica e culturalmente) uma ampla região constituída de várias outras cidades, sendo a maior amostra do poder do homem para transformar o ambiente natural
As cidades vão vivenciando a degradação de suas estruturas urbanas em consequência do seu envelhecimento, da sobrecarga de seu uso ou do desajuste do desenho original às necessidades atuais. Em relação à Requalificação Urbanoambiental, marque a única afirmativa correta.
Trata-se de um processo de transformação do espaço urbano, compreendendo a execução de obras de conservação, recuperação e readaptação de edifícios e de espaços urbanos, com o objetivo de melhorar as suas condições de uso e habitabilidade, conservando, porém o seu caráter fundamental.
A Requalificação Urbana é uma área relativamente recente do Planeamento Urbana que está associada à evolução da disciplina do Urbanismo e Meio Ambeinte, ao interesse crescente pelo património histórico e ao processo de desindustrialização das cidades. Trata-se, portanto, de uma forma de atuação associada à cultura urbana e à capacidade de atração e desenvolvimento sustentável dos territórios, tendo em vista a regeneração dos tecidos físicos e sociais. Assim, marque a única alternativa que traduz as funções dos gestores ambientais, arquitetos, urbanistas e demais profissionais relacionados aos programas de revitalização urbanoambiental.
Cabe aos profissionais deste segmento a formulação de estratégias de intervenção nas cidades, modernizando-as, conferindo-lhes novas qualidades que correspondem a novos desejos sociais.
Os problemas urbanos são considerados também problemas ambientais, demandando das autoridadespúblicas soluções efetivas. O processo de alteração em uma área, com o propósito de atribuir-lhe uma nova função, diversa da anterior é chamado de:
Requalificação.
O que podemos entender como uma intervenção através da introdução de novos elementos estruturantes numa área urbana?
Reestruturação
______________consiste em um processo de alteração em uma área, com o propósito de atribuir-lhe uma nova função, diversa da anterior. Qual alternativa completa a frase?
Requalificação
Marque a única opção correta em relação ao processo de urbanização no Brasil.
As desigualdades econômicas e a dificuldade de determinadas regiões em se inserirem na economia nacional, possibilitou a ocorrência de uma urbanização diferenciada em cada uma das regiões brasileiras.
Sob o ponto de vista de Planejamento Urbano, é correto afirmar sobre a revitalização urbana:
Revitalização urbana se refere a processos de reconversão de espaços urbanos abandonados, subutilizados ou degradados mediante a recuperação de antigos (ou a criação de novos) usos e atributos urbanísticos ou naturais.
Em relação ao processo de requalificação urbana é correto afirmar.
Processos de requalificação de áreas centrais degradadas têm, em geral, como objetivo principal declarado, incrementar a densidade de ocupação, de modo a promover a reutilização da infraestrutura e equipamentos urbanos já existentes.
No âmbito do meio ambiente urbano, os principais instrumentos de planejamento ambiental são os abaixo relacionados, exceto:
Agenda 41 Regional
Marque a definição correta de Saneamento Ambiental.
Saneamento ambiental são ações para a sociedade, com o objetivo de fazer com que todos tenham acesso ao abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos e líquidos, disciplina sanitária de uso do solo, drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis, para proteger e melhorar as condições de vida da população
Marque a única opção correta em relação ao saneamento ambiental.
Saneamento ambiental é o conjunto de investimentos públicos em políticas de controle ambiental que busca resolver os graves problemas gerados na infraestrutura das cidades, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população.
Marque a única opção que aponta os objetivos fundamentais do Planejamento Ambiental.
Planejamento Ambiental tem o objetivo de propor ações preventivas e normativas que permitam controlar os impactos territoriais negativos dos investimentos público-privados sobre os recursos naturais componentes das cidades
De quem é a responsabilidade pelo saneamento ambiental?
Município
"O controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem efeitos deletérios sobre o seu bem-estar físico, mental ou social". Essa frase diz respeito ao conceito de:
Saneamento Ambiental
"O controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem efeitos deletérios sobre o seu bem-estar físico, mental ou social". Esta frase diz respeito a definição de:
Saneamento
Os serviços públicos de saneamento básico serão prestados com base nos seguintes princípios fundamentais, de acordo com a Política Nacional de Saneamento Básico, exceto:
Adoção de medidas de fomento à eliminação do consumo de água.
Em relação ao Meio Ambiente Urbano, marque a afirmativa que realmente traduz seu significado e importância.
No meio ambiente urbano encontram-se todas as preocupações socioambientais que se encontram no meio ambiente rural natural, acrescido fortemente do fator humano e suas obras como habitação, meios de locomoção, vias públicas etc. Incluem-se também aí as condições relativas ao ambiente de trabalho interno e externo de empresas ou indústrias.
Saneamento Básico está relacionado a vários seguimentos. Marque a única alternativa que não tem relação com as questões de saneamento básico.
Emissão de poluentes atmosféricos industriais
Qualidade de vida no espaço urbano é um dos maiores desafios da sociedade contemporânea. Um planejamento urbano que leve em consideração o meio ambiente e atente para um desenvolvimento sustentável é tão importante quanto a conscientização do indivíduo sobre padrões de consumo e respeito ao espaço em que se vive. Marque a única opção que não traduz as necessidades da nova visão do espaço urbano
O contexto artístico deverá sempre prevalecer.
Cidades e áreas urbanas são termos definidos a partir da densidade populacional, isto é, do número de habitantes por unidade de área e pela divisão de trabalho, em que boa parte da população exerce uma atividade profissional especializada. Em relação ao meio ambiente urbano é correto afirmar que:
O meio ambiente urbano se constitui em um ambiente artificial, transformado pelo ser humano conforme suas necessidades.
O processo de industrialização e urbanização, nas grandes aglomerações urbanas, tem contribuído para o aumento de problemas e impactos ambientais. A respeito desses impactos, é correto afirmar que:
a presença da poluição atmosférica gerada pelas indústrias e veículos motorizados é responsável por inúmeros problemas de saúde como alergias, doenças respiratórias, entre outros.
Um parcela extremamente significativa da população brasileira vive hoje em ambientes urbanos, fruto de uma transformação profunda e acelerada. Uma das principais causas de degradação da saúde nos centros urbanos e periferias industriais é:
A poluição atmosférica
O crescimento desordenado das grandes cidades produz uma série de consequências negativas, as quais muitas vezes influenciam a qualidade do meio ambiente e a saúde das pessoas. Um fator responsável por ameaças à saúde pública é:
O acúmulo de lixo.
Complete a frase com a alternativa correta: ___________________são termos definidos a partir da densidade populacional, isto é, do número de habitantes por unidade de área e pela divisão de trabalho, em que boa parte da população exerce uma atividade profissional especializada, em contraste com a população rural, que exerce funções mais generalistas, fazendo um pouco de tudo para sobreviver.
Cidades e Áreas Urbanas
Marque abaixo a opção que representa reconhecidamente um dos avanços na questão dos do tratamento dos resíduos, com os Consórcios Urbanos de Resíduos Sólidos:
Os Consórcios entre Municípios foi a forma encontrada para que a instalação de aterros sanitários e sua plena manutenção não tornasse propícia a formação futura de novos lixões.
O aumento da demanda, em especial o consumo dos produtos, principalmente os industrializados, ampliou de forma direta os problemas ambientais, especialmente com a coleta e destinação do lixo. Muitas cidades que são regiões de manancial ou as de base agrícola, nem sempre têm recursos e áreas livres suficientes para a construção de um aterro sanitário, conforme determina a legislação. Os consórcios públicos surgem como uma forma de solução, de modo colegiado; um novo arranjo institucional para a gestão municipal, como instrumentos de planejamento regional para a solução de problemas comuns. Neste sentido marque a opção que representa uma das dificuldades neste processo:
A prática de uma ação coletiva e não individualizada por parte dos Municípios que nem sempre entendem esta dinâmica e mecanismo
Com prefeituras sem conseguir dinheiro que não seja de repasse obrigatório, os setores mais prejudicados, avaliam pesquisadores, acabam sendo aqueles que justamente dependem mais de verba de convênios feitos com base em projetos técnicos: habitação, saneamento e transportes. O tratamento de resíduos urbanos, por exemplo, é um desafio e que em muito depende desses repasses obrigatórios. Com isso, o um mecanismo criado pelo Estatuto das Cidades em 2001 para reduzir estas dificuldades dos Municípios é:
Operações Urbanas Consorciadas.
Complete a frase com a alternativa que preenche a lacuna: O conceito de _______________ está relacionado às explicações sobre o desempenho econômico de um determinado setor e pelo desenvolvimento consequente da ação dos indivíduos, orientada pelo papel que um conjunto de instituições desempenha nos rumosde uma sociedade.
arranjo institucional
Os Consóricios Públicos atuam como instrumento para a realização dos objetivos do Estatuto da Cidade. Marque a única opção correta em relação a Operações Urbanas Consorciadas.
Operações urbanas consorciadas são intervenções pontuais realizadas sob a coordenação do Poder Público e envolvendo a iniciativa privada, empresas prestadoras de serviços públicos, moradores e usuários do local, buscando alcançar transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e valorização ambiental.
No estudo das cidades, consideramos que a expansão horizontal de um sítio urbano, isto é, a área efetivamente ocupada pela cidade, pode fazer com que ele se junte a um sítio urbano próximo, de modo que seus limites geográficos tornam-se indefiníveis, chama-se:
Conurbação
Será implantado um reservatório para contenção de cheias numa cidade e o Estudo de Impacto Ambiental está em fase de elaboração. Devem ser consideradas para o seu desenvolvimento, no mínimo, as seguintes etapas:
diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, antes da sua implantação, contemplando o meio físico, o meio biótico e o meio socioeconômico; análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas; definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos; elaboração dos programas de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos.
Complete a lacuna abaixo: _____________ são parcerias formadas por entes da federação objetivando interesses comuns. Podem discutir formas de promover o desenvolvimento regional entre outras atividades.
Consórcios Públicos
Os indicadores urbanos são fundamentais para a melhoria de vida de uma determinada população, pois permite que os planejadores façam suas intervenções de forma pontual e objetiva de acordo com os aspectos levantados por estes indicadores, que são na verdade, uma fonte de informações sociais. Assim, das opções abaixo, marque a única que não corresponde as funções e objetivos dos levantamentos apontados pelos indicadores urbanos.
Ausência de polícia pacificadora em locais de riscos e com crescentes estatísticas de violência
O caos no ambiente urbano demonstra grande alteração de suas características originais na maioria das cidades brasileiras, devido às modificações ambientais promovidas por ações antrópicas ao longo da história do desenvolvimento das cidades. O tema de gestão urbana tem sido tratado com maior destaque no Brasil desde os anos 90. Marque a opção em que representa grande dificuldade na aplicação da gestão pública em relação ao contexto urbano.
Forte ritmo de urbanização e fragilidade nas práticas de fiscalização municipal.
Dependendo do objetivo da avaliação ambiental, diferentes tipos de indicadores devem ser utilizados na medida da necessidade observada. Qual a importância dos Indicadores Urbanos?
Indicadores são importantes instrumentos para o planejamento de cidades mais sustentáveis.
São fatores fundamentais no contexto dos Indicadores Urbanos Ambientais para a melhoria da Qualidade de Vida de uma sociedade, exceto:
A quantidade de população de rua nos centros urbanos
Os Indicadores Urbanos devem levar em consideração os diversos fatores AMBIENTAIS, exceto: 
A qualidade do sistema de pavimentação asfáltica de uma determinada cidade
O crescimento urbano tem gerado uma série de problemas no ambiente que muitas vezes repercutem de maneira negativa na qualidade de vida de seus habitantes. Sob este contexto é correta a afirmativa:
Muitos desses problemas ocorrem porque no processo de expansão territorial das cidades nem sempre a infraestrutura necessária atende a toda a população.
O século XXI se configura como o "século das cidades", já que na sua primeira década, segundo dados da ONU, a população urbana mundial superou pela primeira vez a população rural. Podemos citar como um grande desafio atual para as Cidades com o objetivo da melhoria da qualidade de vida da sociedade:
Um modelo que venha a efetivamente incluir a sociedade em debates, como os estabelecidos em audiências públicas, para que os problemas sejam pontuados em conjunto, bem como as propostas de soluções.
O século XXI se configura como o "século das cidades", já que na sua primeira década, segundo dados da ONU, a população urbana mundial superou pela primeira vez a população rural. Podemos citar como um grande desafio atual para as Cidades com o objetivo da melhoria da qualidade de vida da sociedade:
Um modelo que venha a efetivamente incluir a sociedade em debates, como os estabelecidos em audiências públicas, para que os problemas sejam pontuados em conjunto, bem como as propostas de soluções.
Cabe à União e aos Estados fixar diretrizes gerais e normas necessárias a melhor aplicação dos dispositivos constitucionais à Política Urbana. Marque, de acordo com esta afirmativa, a alternativa correta:
A Constituição Federal e legislação urbanística são claras em demonstrar a responsabilidade dos entes federativos no Planejamento e Gestão Urbana, principalmente ao definir o município como ente executor da Política Urbana.
De acordo com as ações do Planejamento Urbano, marque a única alternativa que não está alinhada com suas intervenções.
Planejamento urbano limita-se a ações de natureza ambiental.
Como sabemos, a cidade cresce com a influência dos diversos atores que fazem parte da sua vida urbana. Podemos então afirmar que:
O Estado tem a responsabilidade de gerir esse crescimento em busca da diminuição da desigualdade e melhor organização do espaço urbano.
Qual órgão é responsável pelo planejamento estratégico da Prefeitura por meio do Plano Diretor de Desenvolvimento, que proporciona uma visão global do planejamento público, buscando soluções para os problemas observados e gerando ações para combatê-los?
Secretaria Municipal de Planejamento
A Política Urbana está alocada na Constituição Federal sob Título da Ordem Econômica e Financeira, tendo como objetivo o Pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade - Art. 182 da Constituição Federal. Neste sentido, é correto afirmar:
O Estado deverá ser o agente regulador da atividade econômica, logo, exercendo a função de fiscalização, incentivo e planejamento da Política Urbana.
Um dos principais papéis do (a) ________________ é facilitar o acesso democrático à habitação e o estímulo à diversidade funcional, recuperando atividades econômicas e reforçando a importância de preservar o patrimônio cultural e ambiental dessas localidades. Qual alternativa completa a frase?
Ministério das cidades
A criação do __________________constitui um avanço da legislação urbanística brasileira no apoio aos municípios na execução da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, com base na gestão territorial participativa e na ampliação do acesso à terra urbanizada, beneficiando os núcleos sociais tradicionalmente excluídos. Qual alternativa completa a lacuna?
Estatuto das cidades
Marque a opção abaixo que representa um dos instrumentos do Estatuto das Cidades.
O parcelamento, edificação e utilização compulsórios de imóvel.
O trabalho do planejamento urbano diz respeito a:
Adequações necessárias para sua contínua atualização.
Complete a frase com a alternativa correta: Abordar as questões _______________ no planejamento urbano auxilia, também, na preservação dos recursos naturais disponíveis na região e na capacidade de recuperação do ambiente pelos danos ocorridos ao longo do processo de urbanização, proporcionando maior bem-estar aos seus moradores.
ambientais
Em relação à Reforma Urbana, podemos afirmar que:
A Intervenção Urbana é uma manifestação artística, geralmente realizada em áreas centrais de grandes cidades. Consiste em uma interação com um objeto artístico previamente existente ou com um espaço público, visando colocar em questão as percepções acerca do objeto artístico.
O Estatuto da Cidade é a denominação que recebe a Lei n° 10.257 de 10 de julho de 2001, a qual regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal. Como a população deve se posicionarfrente a esta Lei ?
A população deve participar ativamente das decisões através das audiências públicas que serão realizadas para discutir projetos, planos e programas com potencial dano ao meio ambiente natural ou construído, ou ainda à segurança e/ou ao conforto da população
O Desenvolvimento Econômico em Países como o Brasil está diretamente ligado às questões urbanas. Neste sentido o Estatuto das Cidades tem sido fundamental para o pleno entendimento deste cenário Nacional. Marque a única alternativa que não traduz os requisitos sócioeconômicos, além de urbanos, decorrentes do Estatuto das Cidades
A sociedade, a partir da nova lei, ficou limitada em suas ações, transferindo todas as decisões e intervenções Urbanas ao Poder Público Municipal.
Como estabelece o Estatuto das Cidades, a regularização fundiária é essencial por vários motivos. Marque a única alternativa que não corresponde aos reais interesses sociais no aspecto das regularizações.
Na verdade a Regularização Fundiária foi um grande equívoco social pois aumentou consideravelmente a ocupação e adensamentos urbanos em áreas que eram consideradas de proteção permanente.
O processo de desenvolvimento físico das cidades, acompanhado do aumento da população urbana, se comparado ao da população rural é:
urbanização
Marque a única opção que aponta os objetivos fundamentais do Planejamento Ambiental.
Planejamento Ambiental tem o objetivo de propor ações preventivas e normativas que permitam controlar os impactos territoriais negativos dos investimentos público-privados sobre os recursos naturais componentes das cidades
A qualidade de vida está diretamente relacionada ao meio ambiente e às condições que permitam ao homem desenvolver suas potencialidades. Marque a única opção correta para a definição de saneamento ambiental
Saneamento ambiental são ações para a sociedade, com o objetivo de fazer com que todos tenham acesso ao abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos e líquidos, disciplina sanitária de uso do solo, drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis, para proteger e melhorar as condições de vida da população.

Outros materiais

Perguntas Recentes