Buscar

Trabalho Apresentação Tati.odp

Prévia do material em texto

Centro Universitário
Internacional Uninter
Tatiane Rocha de Lima, 1544702, 2017/02.
PORTFÓLIO
UTA – FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS – FASE I
Santarém-Pará
2017
Centro Universitário Internacional Uninter
Tatiane Rocha de Lima, 1544702, 2017/02.
PORTFÓLIO
UTA – FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS – FASE I
Relatório de Portfólio da UTA Fundamentos Pedagógicos Fase 1
Apresentado ao curso de Licenciatura em Letras do Centro Universitário UNINTER
Tutor Local: Thayse Sanches
Santarém-Pará
2017
Minha Trajetória Acadêmica
Minha trajetória acadêmica foi iniciada no ensino presencial e em escola pública, onde fiz o ensino fundamental, e o médio eu fiz semi-presencial em escola particular e atualmente iniciei minha primeira graduação a distância. Minha experiência com EAD consiste em uma crescente participação em curso de educação a distância, com início a mais ou menos 2 anos e 6 meses começando com o ensino médio que fiz em 1 ano e 6 meses pelo Colégio Paraense, e atualmente estou cursando o curso de Letras na universidade da UNINTER.
 Escolhi a educação a distância aos 23 anos onde me dei a oportunidade de tentar conhecer essa nova modalidade de ensino, e me identifiquei muito, ao estudar nas horas disponíveis e no conforto da minha casa, para mim não tem preço. Essa nova modalidade de ensino, que disponibiliza de todos os recursos necessários para o desenvolvimento da mesma, e para as pessoas que assim como eu, gostam de estudar, ler, e objetivam realmente a construção de novos conhecimentos, tornou-se para mim uma forma muito mais fácil de estudar e estar atualizada academicamente, sem falar no valor mais baixo perante os cursos presenciais, e que oferece toda a infraestrutura educacional necessária ao aluno como: livros, vídeo-aula, tutor presencial e online, ambiente virtual, secretária virtual, apostilas, etc...
Constituindo numa modalidade de ensino, que abrange um maior número de pessoas, e com menor investimento, diferentemente de um curso presencial. As tecnologias que me permitem que eu realize esta modalidade de ensino que é a educação a distância, é o computador com acesso à internet, que eu tenho em minha casa e no polo de apoio presencial da Faculdade deste curso de Graduação em Letras.
Graças ao computador, e diferentemente da máquina que me auxiliou nos cursos presenciais, este hoje na atualidade me proporciona a interação com entidades educacionais.
Para se tornar um aluno de EAD primeiramente o aluno precisa: já ter tido experiência com cursos presenciais como a escola fundamental, ter disposição, disciplina, disponibilidade de horários, acesso a um computador e internet, ter facilidade em trabalhar com programas de computador e interagir no ambiente virtual EAD ( habilidades que podem ser adquiridas ao longo do curso realizado através de esforço , comprometimento e dedicação), gostar de escrever, fazer trabalhos, pesquisar, ser disciplinado no cumprimento das atividades com datas a serem cumpridas, interagir, perguntar aos tutores em caso de dúvidas.
As minhas expectativas com relação à EAD são: Os tutores dos cursos a distância um dia tenham uma formação em PIGEAD, onde este curso proporciona uma capacitação para a tutoria embasada teoricamente, e orientando para o exercício da profissão tornando os cursos EAD na parte de interação com o tutor, e na parte de realização de exercícios serem mais didáticos e técnicos, dirigidos por especialistas com regras pré-estabelecidas para incentivo a participação e interação no ambiente virtual. Tudo que mais quero é sair da universidade sendo uma profissional capacitada para exercer a profissão que escolhi.
Conclusão
As transformações que ocorreram em minha vida acadêmica através da Educação a Distância, foram enormes, pois através da EAD eu estou fazendo minha primeira graduação. Se fosse para mim fazer esse curso em uma faculdade presencial eu não faria por: falta de disposição após um dia inteiro de trabalho para ter que ficar quatro horas em uma sala de aula, falta de vontade em sacrificar um sábado inteiro para fazer um curso de dois ou mais, falta de disposição para o curso presencial devido aos afazeres da vida.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes