Buscar

Gabarito_do_TEMA_2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA ONLINE
FILOSOFIA E CIDADANIA
EXERCÍCIO DE APRENDIZAGEM: Gabarito do TEMA 2
01 – Um conceito bem simples de ideologia e do processo de ideologização pode ser expresso por fazer a cabeça de alguém ou de um grupo. Portanto, depreende-se que uma cabeça pode ser bem feito ou mal feita. Isto quer dizer que um indivíduo pode ser impregnado consciente ou inconscientemente de idéias, ideais e valores que promovam seu crescimento ou, então, deturpem sua personalidade. É preciso destacar o aspecto de que esse processo nem sempre se faz de forma clara e explícita. Por exemplo, os meios de comunicação veiculam um universo imenso de conteúdos que implicam em toda sorte de valores positivos e negativos. Quando não se tem consciência de que se pode inocular sutilmente essas mensagens, as massas acabam sendo manipuladas e controladas por interesses inconfessos e totalmente contrários ao exercício da cidadania. Assim, até mesmo uma religião pode se servir de mensagens sagradas para acumular riquezas e exercer o domínio e a exploração de um povo, tudo em nome de Deus. Conclui-se que, assim, como tudo que se veicula tem sua ideologia subjacente, somente uma mente consciente e lúcida poderá se aperceber do que é passado e manter sua personalidade firme, dona e senhora de sua própria história. 
02 – Em uma sociedade que não contempla a ética que propõe a construção de um mundo bom para todos, somente será possível a realização desta utopia através da educação para a cidadania. Isto quer dizer que é preciso formar homens e mulheres conscientes, dinâmicos, livres, solidários e que se comprometam com a construção de um novo homem e de uma nova sociedade. Esta tarefa se constituirá do engajamento de todos os indivíduos, instituições e forças sociais que percebem a importância, a necessidade e a urgência de se garantir a sustentabilidade do planeta. 
03 – O conhecimento, tarefa monumental da inteligência humana, também pode se transformar em instrumento de ideologização, ou seja, instrumento de controle e de manipulação. Isso acontece quando a ciência e a técnica passam a ser concebidas como valores absolutos e que acabam se transformando em benefícios acessíveis a poucos privilegiados. Ciência e técnica sucumbem ao cientificismo e ao tecnicismo. O conhecimento precisa ser desenvolvido em favor de todos os habitantes do planeta. Sua margem de desumanização precisa ser minimizada e ampliados maximamente seus aspectos de construção de um mundo bom para todos os habitantes do universo. 
04 – Com certeza, a ganância desenfreada e que leva à acumulação de uma quantidade imensa de bens nas mãos de poucos privilegiados, é um desvio do comportamento humano tão destrutivo quanto é esmagador o mecanismo sócio-econômico que nega as condições mínimas de sobrevivência para uma quantidade enorme de seres humanos. Portanto, é preciso que haja justiça e equidade. Isso somente será possível com o exercício da cidadania de um número cada vez maior de homens e mulheres lúcidos, conscientes, dinâmicos e solidários, engajados e comprometidos com a construção de um novo homem e de uma nova sociedade. 
05 – D
06 – E
07 – A
08 – D
09 – B
10 – E
11 – A
12 – E

Outros materiais