Buscar

Banner Jornada 1 ED (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BRAÇO HIDRÁULICO 
ARAUJO, Carlos Eduardo1; AGUIAR, Bianca 1; BRAGA, Alicy Hellen¹ ; COELHO, Gilson Lima ¹ ; GOMES, Igor Waquim¹; LOPES, Jose benedito¹; 
MIRANDA, Rafael Frazão¹; SILVA, Alexandra Karine¹; SILVA, José Rivaldo¹; SANTOS, Wellington C.2 
1 Alunos do Curso de Engenharia da Faculdade Estácio de São Luís;
2 Professora orientador
RESUMO
Este projeto que foi desenvolvido teve como base de estudo a mecânica dos fluidos, através da criação de um braço hidráulico utilizando seringas. Foi realizada também uma análise detalhada sobre mecânica dos fluidos, no qual, obteve-se embasamento nos princípios e leis de pascal, aplicação das forças utilizando os princípios de Newton e também diversos projetos que já foram realizados anteriormente. 
PROCEDIMENTOS
No braço mecânico cada articulação é montada com 2 seringas, a foça feita na menor é proporcional a sua área, ou seja, bem pequena. Quando o fluido (água) é pressionado para o outro êmbolo que produz uma força também proporcional a área de modo que a força será maior, quanto maior for a área.
Todas as ações são controladas por uma simples manipulação. 
RESULTADOS
Os resultados foram satisfatórios de modo que a pressão exercida sobre a seringa de menor tamanho se propague por todo o sistema produzindo os movimentos necessários, que comprova a aplicação do princípio de Pascal em atividades práticas. 
OBJETIVOS
Este projeto tem como intuito demostrar através do princípio de Pascal a aplicação de pressão de um fluido dentro de um determinado sistema, obtendo-se a transmissão de força, onde utiliza-se seringas como pistões de acionamento do braço.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este projeto nos ajudou a visualizar de maneira prática tanto os conceitos físicos aprendidos teoricamente em sala de aula, como a importância da metodologia e organização para a sua execução, fatores de suma relevância para o aprendizado da engenharia.
Sem dúvida, o mesmo foi um grande desafio, devido ao nosso pouco conhecimento e experiência, porém nos possibilitou a realizar pesquisas e estudos mais detalhados sobre os conceitos envolvidos para sua construção.
 Percebemos durante a execução desta tarefa, a correlação existente entre os conceitos da física, mecânica, hidráulica, e como eles realmente funcionam, auxiliando o nosso dia-a-dia. 
 
INTRODUÇÃO
O projeto braço mecânico hidráulico envolve, dentro da área de automação, ao autores hidráulicos. O mesmo executa movimentos transferindo objetos “pesados” de um ponto para outro diminuindo o esforço humano, através de cilindros hidráulicos.
O mesmo tem como intuito demonstrar através da teoria de Pascal aplicação de pressão de um fluido dentro de um determinado sistema.
 
Figura 2 – Evolução do trabalho
Figura 3 – projeto finalizado
Figura 1 – Materiais utilizados
AGRADECIMENTOS
Comissão organizadora;
Professor coordenador Renato Mortari Filho;
Professores orientadores: Wellington Santos e Luciana Pontes.
I AMOSTRA TECNOLÓGICA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes