Buscar

POLÍTICA AMBIENTAL GLOBAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0206_AV1_201301385123 » POLÍTICA AMBIENTAL GLOBAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201301385123 - PATRICIA CRISTINA DAS CHAGA DA SILVA
	Professor:
	MARCELO CASTELO BRANCO REIS
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 9,0 de 10,0  Nota do Trab.:    Nota de Partic.:  Data: 30/04/2017 13:53:37
	
	 1a Questão (Ref.: 201301545768)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"O termo mudança global, para indicar as consequências da atuação humana sobre o meio ambiente, começou a ganhar espaço após divulgações científicas, em torno da década de 1970, segundo as quais as emissões de gazes poderiam alterar a química da atmosfera, resultando em chuvas ácidas, aumento da exposição aos raios ultravioletas do sol e o aquecimento global por conta do efeito estufa"(PRESS, JORDAN, p. 585-98, 2006). Dessa forma, podemos dizer que:
		
	
	as publicações científicas da década de 1970 foram documentos de comprovação das preocupações já manifestadas pelos Estados mais industrializados desde a virada do séc. XIX, por isso não tiveram um efeito decisivo nas orientações de políticas públicas para o setor.
	 
	na década de 1970 houve, enfim, a constatação científica e acadêmica sobre uma histórica relação desequilibrada entre o homem e a natureza.
	
	como tais mudanças estão em observação há cerca de 40 anos apenas, a própria evolução tecnológica deverá permitir uma solução para as consequências da ação do homem sobre o meio ambiente.
	
	o tema não ultrapassou as esferas civis da sociedade, pois praticamente nada foi debatido internacionalmente através das grandes organizações.
	
	o que diferencia o séc. XX de todos os períodos anteriores é que apenas com o surgimento das organizações internacionais - como a ONU - o tema ambiental passa a ser visto e compreendido pelos Estados e sociedades civis.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301663982)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para compreendermos os elementos em torno da questão ambiental nas Relações Internacionais, é fundamental traçarmos alguns esclarecimentos sobre a origem das preocupações com o meio ambiente propriamente dito, os reflexos da ação do homem neste contexto, as principais transformações sociais que acarretaram consequências na relação do homem com a Terra e, não menos importante, a atuação dos governos frente aos novos desafios. A questão ambiental, é justamente o encontro ¿ problemático ¿ entre a duas esfera Quais são estas esferas ?
		
	 
	Natural e Social
	
	Social e Econômica
	
	Geográfica e Social
	
	Social e Biológica
	
	Biológica e Econômica
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301546019)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Numa demonstração bastante evidente de que os problemas ambientais despertam enorme preocupação em todo o mundo, vários são foram os encontros realizados para tratar do tema, tais como a Conferência do Meio Ambiente em Estocolmo em 1972 e a ECO-92, no Rio de Janeiro. Sobre as questões ambientais, analise as seguintes informações:
I. Como apontam diversos relatórios científicos, a chamada ¿crise ambiental¿ é resultado direto da Revolução Industrial e do alto grau de desenvolvimento econômico, poir isso atinge exclusivamente os países ricos, já que os países pobres tem baixíssima ou nenhuma capacidade industrial praticamente;
II. As últimas décadas do século passado conheceram uma série de propostas dos países ricos de superação dos problemas ambientais a partir de uma modificação da matriz energética e nos modelos de produção industrial, propostas estas que não contaram com o apoio de todas as nações pois ameaçariam o desenvolvimento dos países pobres;
III. Por gerar problemas localizados e regionais, as organizações internacionais encontram grande dificuldade em conscientizar as nações sobre os riscos da degradação ambiental;
IV. Mesmo cientes dos riscos ao meio ambiente, o desenvolvimento industrial é visto como prioridade absoluta pelos países pobres, por isso a crítica de que o conceito de desenvolvimento sustentável não pode ser aplicado de maneira uniforme a todas as nações.
Estão CORRETAS as opções:
		
	
	I, II e IV
	
	III e IV
	
	I e III
	 
	II e IV
	
	I, II e III
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301545848)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Conferência do Meio Ambiente de 1992, conhecida como ECO-92, vinculou meio ambiente e desenvolvimento, politizando definitivamente o debate e mostrando grandes conflitos de interesses entre as nações desenvolvidas economicamente e os países pobres. Dela surgiu o conceito de ¿desenvolvimento sustentável¿, que pode ser definido como:
		
	
	A identificação dos aspectos culturais de cada localidade destinadas a divulgar a arte e a melhoria das condições de vida através de projetos sociais voltados para a população de baixa renda em bairros da periferia.
	
	A implantação de estratégias de recursos humanos destinadas a promover o aumento da riqueza e a melhoria das comunicações através de modelos capazes de evitar o desgaste econômico e político das empresas responsáveis.
	 
	A expressão de estratégias econômicas destinadas a promover o crescimento da riqueza e a melhoria das condições de vida através de modelos capazes de evitar a degradação ambiental e a exaustão dos recursos naturais.
	 
	A condição necessária para que cada país possa desenvolver estratégias políticas destinadas a viabilizar o aumento da população e a melhoria das condições de vida através de modelos econômicos que também possam evitar a exploração irracional da natureza.
	
	A formulação de um certificado que garante sustentabilidade às empresas e produtos que seguem padrões rígidos de respeito ao meio ambiente.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302049545)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa que completa corretamente a frase. Os __________________, observando o estágio de desenvolvimento da produção e os danos causados ao meio ambiente, defendiam uma postura radical de preservação ambiental baseada na proteção integral de determinados ecossistemas, com o objetivo de garantir sua intocabilidade pelo homem ou que fossem assimilados pela lógica da expansão do desenvolvimento urbano.
		
	
	Economistas
	
	Ludistas
	
	Ecologistas
	 
	Preservacionistas
	
	Conservacionistas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301545828)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos mais importantes nomes quando tratamos dos primeiros debates internacionais sobre o tema ambiental é o de Ignacy Sachs, acadêmico presente na Conferencia Preparatória para a I Conferencia Mundial do Meio Ambiente da ONU e responsável pela indicação da idéia do eco desenvolvimento, que significa:
		
	
	Um conceito mais tarde compreendido como "desenvolvimento sustentável", e que busca usar dos avanços tecnológicos para a preservação do meio ambiente.
	
	Uma radical abordagem sobre os riscos do desenvolvimento sobre o meio ambiente, apontando, portanto, o fim do capitalismo como única saída para o equilíbrio do planeta.
	 
	Um modo de desenvolvimento compatível com a renovação dos recursos naturais a fim de garanti-los às gerações futuras.
	
	Uma visão resultante dos debates capitalistas sobre desenvolvimento sustentável e a necessidade de frear o consumo predatório das populações de países ricos.
	
	Uma abordagem econômica sobre o meio ambiente, mostrando a relação existente entre democracia, subdesenvolvimento, ecologia e degradação dos recursos naturais.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301659277)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O evento onde tema ambiental é levado pela primeira vez às esferas globais, e são debatidas as mudanças necessárias para evitarmos inúmeros desastres ambientais, é:
		
	
	Conferência da Biosfera
	
	Rio-92
	
	Rio +20
	 
	Conferência de Estocolmo
	
	Conferência de Tbilisi
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301659297)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O ano de 2000(e4 os anos seguintes), foi um marco para as questões ambientais, pois várias discussões internacionais foram travadas. Aponte abaixo a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas discussões:
		
	
	Terceira Conferência Europeia sobre Cidades Sustentáveis
	 
	Conferência de Estocolmo
	
	Declaração do Milênio
	
	Conferência sobre Diversidade Biológica e Declaração Kuala Lumpur
	
	Em Johanesburgo o Desenvolvimento Sustentável é reafirmado como elemento central da Agenda Internacional e são indicados novos caminhos à ação no combate a pobreza e na preservação do meio ambiente.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302065828)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É importante saber que há três importantes perspectivas sobre a função que o homem deve assumir frente ao meio ambiente. São elas: Preservacionistas, Desenvolvimentistas e Conservacionistas. Qual das alternativas representa os Conservacionistas?
		
	
	Acreditam ser a Terra um elemento central e superior ao ¿mundo¿ dos homens, por isso prioridade absoluta nessa relação entre homem e natureza. Como vimos, a proposta radical dos preservacionistas se baseia nessa premissa de superioridade da Terra e na inviabilidade de uma relação harmônica entre o homem e a natureza.
	
	Defensores da intocabilidade da natureza como único modo de preservação ambiental. Exerceram fortíssima influência na criação de parques nacionais e reservas ambientais, onde as únicas atividades permitidas são recreativas e para fins ambientais.
	
	Adeptos de que o crescimento econômico não deveria acontecer a qualquer custo, sem qualquer preocupação quanto às questões ambientais ou aos danos provenientes da exploração contínua e de grandes proporções sobre os recursos naturais
	 
	Defendiam a viabilidade de uso racional e eficiente justamente como garantia para a preservação. A maior parte dos movimentos ambientalistas inclusive, se baseia na visão conservacionista, que se tornou, gradualmente, um consenso entre as nações ao longo do séc. XX e está na base das políticas instruídas pela ideia de desenvolvimento sustentável.
	
	Adeptos de que o crescimento econômico deveria acontecer a qualquer custo, sem qualquer preocupação quanto às questões ambientais ou aos danos provenientes da exploração contínua e de grandes proporções sobre os recursos naturais
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302115894)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O mundo é o espaço onde interagem os homens e ocorrem as transformações sociais de grande impacto sobre a Terra. A percepção sobre a relação homem x natureza não é nova, e desde o inicio do processo civilizatório buscou-se refletir sobre essa dicotomia. Segundo a visão _______________________ o homem é considerado o centro da Terra. Assinale a alternativa que contém a palavra que completa a frase.
		
	
	ecocentrista
	 
	antropocêntrica
	
	midiática
	
	geocêntrica
	
	crítica

Outros materiais