Buscar

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201401775716)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Patrícia trabalha em uma empresa que realiza seu planejamento baseando-se na análise de barreiras à entrada de novos concorrentes, intensidade da rivalidade entre concorrente, papel desempenhado pelos produtos e serviços substitutos e, por último, poder de barganha de fornecedores e consumidores. Considerando a evolução da Administração Estratégica, em qual estágio está situada a empresa de Patrícia?
		
	 
	Estratégia Competitiva
	
	Planejamento Financeiro
	
	Planejamento de longo prazo
	
	Planejamento Estratégico
	
	Estratégia de crescimento
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401258730)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O uso comum da palavra estratégia está associada às grandes decisões tomadas em uma empresa. Uma maneira clássica de se conceber os níveis de decisão são:
		
	
	Análise da situação, formulação, implementação.
	
	Tático, estratégico.
	
	Tático, estratégico, implementação.
	 
	Estratégico, tático, operacional.
	
	Estratégico, tático.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401763273)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os executivos de uma empresa do setor de fast food que mantêm lojas em todo o território nacional estão preocupados com a recorrência de matérias na mída sobre os prejuízos causados à saúde pelos maus hábitos alimentares, atribuídos à baixa qualidade das refeições rápidas, foco do negócio da empresa. Como reação, esses executivos desenvolveram um processo de remodelação das lojas e das embalagens dos produtos, buscando incorporar uma concepção de boa relação com o meio ambiente, utilizando materiais reciclados e informando esse fato nas embalagens e nas campanhas de comunicação.
Outra ação foi incorporar insumos naturais e orgânicos ao cardápio das lojas, ampliando o número de opções. Isso acarretou o aumento da complexidade na operação, elevando o tempo de espera dos clientes no balcão das lojas e o preço final de venda dos itens, o que implicou perda de vendas. Por outro lado, de acordo com uma pesquisa de mercado encomendada pela empresa, foi identificado aumento no valor da marca após as ações tomadas.
Considerando a situação acima, avalie as afirmações a seguir.
I. As organizações de mídia que elaboraram matérias sobre a qualidade nutricional deficiente de certos alimentos podem ser consideradas concorrentes da empresa mencionada no caso.
II. Considerando-se a importância da estratégia, os executivos da empresa de fast food, promoveram a mudança propondo um plano de ação sensibilizando cada um dos envolvidos, da importância da estratégia empregada.
III. A fim de reverter o aumento no tempo de espera dos clientes, é possível empregar técnicas inovadores em processos, de modo a incorporar eficiência à produção das opções ofertadas pelo cardápio das lojas.
É correto apenas o que se afirma em
		
	
	III.
	
	I, II e III.
	
	I e II.
	
	I e III.
	 
	II e III.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401952625)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O conselho diretor de um conglomerado industrial decidiu ampliar os investimentos em uma unidade estratégica de negócios, cuja participação relativa de mercado e a taxa de crescimento são altas. Essa decisão deveu-se ao fato de a unidade ser lucrativa, porém consumir um investimento razoável para competir com muitos concorrentes que são atraídos para um mercado que cresce rápido. Segundo a matriz BCG, essa unidade é classificada pela expressão.
		
	
	Abacaxi.
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	Vaca leiteira.
	 
	Estrela.
	
	Ponto de interrogação.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401787511)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São os indivíduos ou grupos capazes de afetar ou serem afetados pelos resultados estratégicos alcançados e, portanto, possuem algum tipo de interesse na organização:
		
	
	Fornecedores.
	
	Colaboradores.
	
	Sócios majoritários.
	 
	Stakeholders.
	
	Acionistas.

Outros materiais