Buscar

Regulação Humoral da circulação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Regulação Humoral da circulação 
Mecanismos de controle da aceleração, controle da PA ou da circulação, esses mecanismos estão regulando um parâmetro, que é a pressão arterial. A pressão arterial é um produto de quais parâmetros? Debito cardíaco pela resistência vascular periférica, então basicamente os mecanismos de controle cardiovascular, controlam a pressão, porque elas atuam no debito ou na resistência vascular modificando esses parâmetros, atuando na pressão arterial. O debito sistólico x frequência, e a resistência é dada pelo seguimento de arteríolas, e qual o parâmetro que influencia na resistência periférica?? É o diâmetro, porque pequenas variações dele tem influência no fluxo sanguíneo e interferindo na pressão. A resistência vascular periferia é controlada em termos de aumento ou diminuição de tônus, pelo sistema nervoso autonômico simpático (inerva coração e vasos) (Parassimpática só coração), então pela ativação simpática nos vasos teremos vasoconstricção e inibindo o simpático teremos vasodilatação, são fatores que estão ligados, logo se mexermos no parâmetro a variação vais ser sentida pela pressão arterial. Os mecanismos de controle é divididos em locais, humorais e neurais, e temos respostas rápidas que são as neurais, ou seja, envolvem reflexos, que são invocados pelos barorreceptores, cardiopulmonares, quimiorreceptores. A pressão não varia muito, se ela for 100 por exemplo, ela fica entre 95, 105, mas a pressão arterial, pensando em termos neurais, se a pressão varia um pouco para mais, qual a resposta o organismo faz para voltar ao adequado? Ou seja, a pressão subiu, então com as informações por meio do snc vem do parassimpático e simpático, então se aumenta a pressão temos que ter uma resposta para diminuir a pressão e uma resposta de vasodilatação, regulando a pressão. Essas são respostas anti-hipertensoras, é só para manter os níveis constantes, é uma resposta mediada via snc, logo são rápidas. Porém não temos só esses reflexos, temos também a regulação local, a nível de vasos, ou seja, são substancias liberadas pelos vasos que modulam localmente os vasos sanguíneos, são a médio prazo, porque tem que sintetizar essas substancias e elas precisam ter receptores para atuar. Temos também um pouco mais a médio longo prazo, a humoral, que envolve 4 sistemas: renina angiotensina aldosterona, catecolaminas plasmáticas, o ADH e o hormônio peptídeo natriurético atrial, são respostas e médio e longo prazo, e bem a longo prazo temos o controle pelos rins, porque é ele que controla volume e consequentemente a pressão. São mecanismos que não ocorrem de forma independente, quando tem algum problemas nos parâmetros da pressão, esses mecanismos são acionados simultaneamente, o que diferencia é o tempo de resposta. O que são fatores endoteliais? São substancias que o endotélio produz e libera para controlar seu próprio tônus, relaxantes e vasoconstrictores. 
Catecolaminas: são produzidas e liberadas pelas células da medula da glândula adrenal, que tem duas regiões, o córtex renal e a medula. Ela é inervada pelo sistema simpático, então neurônio que inerva essas células da medula são os pré-ganglionares. Essas celular são “neurônios pós-glanglionares” por questão evolutiva. Essas células que produzem catecolaminas são inervadas e produzem as catecolaminas circulantes em umas resposta ao sistema nervoso simpático, isso é humoral, porque não posso chamar de neural? A gente tem uma glândula, um neurônio pre ganglionar ativando, as catecolaminas são lançadas na circulação, e então por isso chamamos de humoral, essas células produzem tanto adrenalina quanto a noradrenalina, porém muito mais de adrenalina. Nesse caso temos um neurônio pre-ganglionar liberando nessas células acetilcolina que vai estimular as células a liberar adrenalina e noradrenalina. O que elas fazem para ajudar na pressão arterial, no controle? O que as catecolaminas fazem? Se é simpático-adrenal e está sendo liberada é porque a pressão arterial diminuiu, deu uma queda e acionou os mecanismos, caiu na circulação, nos vasos faz vasoconstricção e no coração faz a taquicardia, aumenta a força de contração, e diminui o tempo do potencial de ação (efeito trombo trópico). Os ventriculos eles passam a se contrair tão rápido quanto os átrios, diminui o tempo de enchimento do ventrículo e se permanecer por muito tempo chega uma hora que o ventrículo não consegue ejetar o volume adequado, por isso o sistema simpático não está acionado no corpo todo e nem as catecolaminas, ele é acionado em situações de emergências ou que precisa rapidamente tomar decisões. Chegando nos vasos que é musculatura lisa, alfa1 e alfa2, nós veremos vasoconstricção quando os sistema acionado aumentando a pressão e importante ter a venoconstricçao também porque em situações de emergências não adianta fazer só vasoconstricção e não mandar o material necessário, ocorrendo a veno, a grande quantidade de sangue é deslocado para do sistema venoso para o coração de do coração para a artérias para ser distribuída. Então os receptores adrenérgicos do tipo alfa estão sempre nos vasos, e os beta tipo 1 estão no coração (marca-passo, miocárdio), e o beta 2 na bronco dilatação. Então catecolamina plasmática e sempre liberada pela medula da glândula supra adrenal em resposta a uma ativação simpática.
Renina angiotensina aldosterona: é um sistema que também ajuda a controlar os parâmetros, controla a pressão e voluma, ele começa com a liberação de uma enzima, a renina, então imaginando um glomérulo e arteríola aferente e eferente, e entre elas existe um conjunto de células especializadas que é o aparelho justa-glomerular, que são celular que produzem a renina. Essa renina, umas vez liberada na circulação ela vai encontrar o seu substrato que é chamado de angiotensinogenio produzido no fígado, que vai ser clivado pela renina, perdendo dois aminoácidos e sendo transformada em angiotensina 1, ela então vai circular e quando passar pelos capilares, ela será convertida em angiotensina 2 pela enzima conversora de angiotensina que cliva mais 2 aminoácidos. E ai a angiotensina 2 é reativa, ela age tanto na glândula adrenal, rim, snc, coração... ela será liberada quando cair a perfusão (fluxo sanguíneo) renal, porque significa que está tendo queda na pressão. A angiotensina 2 caindo na circulação, no córtex da adrenal ela estimula a produção da aldosterona(produzida pela supra-renal) que fara o aumento da reabsorção de sódio nos rins, e cada vez que absorve sódio também absorve agua, por isso corrijo volume se eu aumento volume eu aumento debito e logo mantenho pressão. Isso ocorre sempre, mas poder ser mais liberada ou não. Do mesmo modo que pressão deve ser mantida constante, temperatura etc também devem ser mantidas. Tanto pressão quanto voluma não dá para dissociar se mexe com um, mexe com outro. No snc a angiotensina 2 aumenta o apetite de sal, porque? Porque quando você ingere sal, também ingere mais agua. No sn periférico, a angiotensina é uma facilitadora do sistema simpático, ela facilita a captação adrenérgica dos neurotransmissores, no musculo liso celular ela causa vasoconstricção, e no coração aumenta a contratilidade. Então esse sistema basicamente tem a manutenção da homeostasia cardiovascular, fazendo vasoconstricção, facilita descarga simpática e leva a retenção de sódio e consequentemente mais absorção de agua.
ADH: e um hormônio conhecido como antidiurético, ou seja, ele vai impedir a diurese, e esse hormônio é produzido no hipotálamo, em neurônios grandes, do nucleio supra-o tico que estará com os axônios para a neuro-hipofise, ela é enviada via axônio para a neuro-hipofise e ser liberada. Esse hormônio ele atua nos rins, ele vai aumentar a reabsorção de agua, ou seja, responsável para na manutenção do volume, que tem a ver com o debito cardíaco. Ele age nos túbulos coletores dos rins fazendo a inserção que chamamos canais de agua ou aquaporinas, e a presença delas na hora que o filtrado está passando a agua vai em direção ao interstício dos rins e namedula e volta para a circulação. Se não tivesse esse hormônio, o que é o diabetes insiptus? É uma doença ocasionada pela ausência do ADH e a pessoa urina muito, então a ausência dele leva a perda de muita agua, o que é incompatível com a vida. Em situação que ocorre a inibição dele é com o álcool, por isso a pessoa vai sempre ao banheiro. Estimulo para liberação dele é diminuição de volume baseado na osmolaridade plasmática, ele responde mais rápido com alterações na osmolaridade do que na pressão arterial, porque a pressão pode cair e não necessariamente mexer direto com a pressão, ou seja, não estar relacionada com o volume.
Hormônio peptídeo natriurético atrial: os receptores de volume, estão localizados no coração, então pequenas variações no volume do coração vão deflagrar respostas que vão ocasionar e liberação do peptídeo, ele é sintetizado nos átrios e vai atuar no rins fazendo com que haja a excreção do sódio, ele funciona mais como uma proteção a sobrecarga cardíaca. A importância de ter o mecanismo para aliviar o coração? Quando chega o volume sanguíneo no coração(pré-carga) ele tem que ser igual a saída (debito-cardíaco), se chegar mais o coração uma hora não dá conta, então se tiver uma variação nesse volume, o peptídeo e liberado e ele faz com que haja a liberação de sódio e consequentemente de agua, uma situação clássica da atuação dele e quando o indivíduo faz emersão, exemplo na piscina com agua até o pescoço, as forças favorecem o retorno venoso, logo aumenta o volume do coração, e por isso deflagra a liberação do peptídeo, no aumento dele a renina e inibida e o ADH também. Os 4 mecanismos atuam em associação, então um ativado o outro esta inibidor. Pequenas variações no volume plasmático, diminui o retorno venoso, diminui o debito e diminui a pressão e você ativa vias rápidas e uma a médio, logo prazo. Se o volume sanguíneo aumento, elevando aumento da pressao, faz com que ocorra aumento do retorno venoso, levando a secreção do peptídeo, atuando no túbulos renais, inibindo os canais de sódio, fazendo com que haja uma excreção de sódio e também de agua, isso são respostas sutis que ocorrem o tempo todo no organismos, pode ser acionado na forma extrema.

Outros materiais