Buscar

Transporte gases

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Transporte gases
Alvéolo: ele e composto por sacos alveolares, e é uma porção ricamente vascularizada devido a sua função, que é pegar o oxigênio que está no ar e trazer para a circulação e o co2 que está no sangue ser expirado e normalizar a nossa concentração de oxigênio e co2. Veremos como o oxigênio sai do alvéolo e será entregue ao tecido via hemácias e como o co2 que é produzido pelo nosso metabolismo celular e vai para o alvéolo. Então o que sempre temos que ter em mente, o gás ele vai sempre se difundir de uma área de maior pressão parcial (gás movimenta em um liquido e gera essa pressão, quanto maior a concentração do gás pro liquido maior sua pressão parcial) para um lugar de menor pressão parcial. Por exemplo, o oxigênio que chega no alvéolo ele chega com uma pressão de 40mmhg, e no alvéolo o o2 está com uma pressão de 105mmhg. Esse oxigênio chegando no capilar tecidual ele tem que sair do capilar e ir para o interstício, logo a pressão parcial de oxigênio está menor no interstício. Então o sangue que chega no alvéolo ele tem pressão parcial menor, logo o oxigênio se movimenta do alvéolo para o sangue, e esse sangue que recebeu o o2 ele passa a ter 100mmhg, e quando ele volta pro tecido ele tem 40mmhg. No co2, ele tem que sair do sangue e ir para o alvéolo, então sua pressão parcial maior e no sangue, continuando na circulação e chegando no tecido, onde tem que sair e ir pro sangue, que volta a ser a mesma pressão. Ou seja, em um alvéolo o o2 tem q sair dele e ir pro sangue tendo a maior pressão no alvéolo, e no tecido o o2 tem que sair do sangue e ir pro tecido, tendo maior pressão no sangue. O co2 é o contrário. Sempre na área de maior pressão parcial, para a área de menor pressão parcial. Mas para chegar no alvéolo e no tecido ele tem que ser transportado. 
Oxigênio: de todo o o2 do sangue, 2% dissolvido no sangue, 98% junto a hemoglobina. Porque a hemoglobina do feto tem mais afinidade do que adulto? Porque se não o feto não recebe o2 da mãe. Hemoglobina tem o grupo heme, que contem ferro e onde o o2 se liga, e cada hemoglobina pode se ligar a 4 o2.
Gráfico (curva de saturação da hemoglobina): no eixo y, o percentual de saturação da hemoglobina e no eixo x a pressão parcial de o2. Existe uma ligação especial sobre a hemoglobina, elas não se ligam todas com a mesma afinidade, ou seja, se um oxigênio se liga, para ligar os outros e mais fácil, logo quanto mais saturada e hemoglobina, mais fácil o oxigênio se ligar.
Quando o sangue chega no alvéolo, eu quero que o o2 saia dele e venha para hemoglobina, e o seu ponto de saturação(hemoglobina) é entre 80 e 100%, ou seja, quando a hemoglobina chega no alvéolo, ela já tem oxigênio e a parte dela que não está ligada ao oxigênio fica fácil dele se ligar, importante porque facilita quando a hemoglobina chega lá, e encontre uma pressão parcial de o2 alta, o o2 consiga entrar fácil no sangue e se ligar fácil na hemoglobina para ser transportado. Só que quando chegar no tecido, a hemoglobina vai liberando oxigênio, tendo a pressão do o2 de 40 mmhg mas quanto que é a da hemoglobina 75mmhg, quanto menor a saturação da hemoglobina é mais difícil se ligar e desligar, então se eu chego no tecido com essa saturação de hemoglobina, porque isso é vantajosa, porque ai vai ser mais fácil o oxigênio se desligar, caso ela estivesse com uma pressão maior. Ela chega no tecido com uma saturação mais baixa, para ajudar o oxigênio a se desligar dela. Nunca toda hemoglobina está 100% ligada. Resumo: quando tenho um oxigênio, é difícil para ligar e fácil para desligar da hemoglobina, quando entrar outro, fica menos difícil para ligar e menos fácil para desligar, entrando o próximo, fica menos menos difícil de ligar, e menos menos fácil de desligar, ou seja, quanto mais oxigênio eu tenho na hemoglobina mais fácil é o próximo o2 entrar, mas e mãos difícil dele sair, e a pressão do tecido então será baixa justamente para facilitar a saída dele no tecido. Quando a hemoglobina chega no alvéolo bem saturada, e fácil do próximo oxigênio entrar e na medida que ela vai correndo pros tecidos apesar de ser difícil porque a pressão parcial é gigante, ai ela vai descendo a saturação, chegando a 75% ficando mais fácil do oxigênio sair da hemoglobina e não ficar lá dentro. 
Gráfico 2(esquerda): Avaliamos a curva de saturação por um parâmetro chamado P50, que é a pressão parcial de oxigênio na qual 50% da hemoglobina está saturada. Ou seja, temos a curva padrão que é a linha cheia, para essa curva cheia eu preciso que a pressão parcial de o2 chega 23mmhg para metade dela esteja saturada. Da curva tracejada a pressão parcial é de 35mmhg, logo nessa situação qual das duas curvas, a hemoglobina tem mais afinidade pelo o2? Continua, porque com menos o2 eu saturo 50% da hemoglobina, e na tracejada eu preciso de mais de 02 para saturar metade da hemoglobina, logo está com menor afinidade no tracejado. Situação interessante para o o2 tem menos afinidade pela hemoglobina: situação com falta de oxigênio que ocorrem um desvio para direita da curva de saturação da hemoglobina, ou seja, o oxigênio tem menos afinidade pela hemoglobina quando falta oxigênio no organismo. Quais situações? Diminuição ph, aumento da temperatura, aumento do 2,3- difosfoglicerato, aumento da pressão parcial de co2, queda pressão parcial o2. Queda da afinidade do oxigênio pela hemoglobina (preciso de mais o2 para saturar metade da hemoglobina).
Mesmo gráfico (porém o da direita): na curva continua pressão parcial de o2 é 15, e na tracejada-50. Qual a curva de hemoglobina que o o2 tem menos afinidade?? A cheia, porque eu preciso de mais oxigênio para saturar metade da hemoglobina, e a tracejada tem mais afinidade. Em qual situações fisiológicas que é bom para que o oxigênio permaneça ligado a hemoglobina? São as que estão sobrando o2 no organismo Contrário da primeira. A curva fica desviada para esquerda apresenta o aumento da afinidade do oxigênio pela hemoglobina (afinidade maior do o2). Logo: quanto menor a P50 mais afinidade, e quanto maior a P50 menos afinidade.
Obs: monóxido de carbono: ele se liga não desliga mais da hemoglobina, e a pessoa se intoxica, porque ele tem 250 vezes mais afinidade com a hemoglobina que o oxigênio, e no caso eu teria menos oxigênio para se ligar nela, ou seja, não fica sitio livre para o oxigênio se ligar, e o o2 no dissolvido no sangue não é o suficiente para nutrir nossa necessidade. Resumo do o2: o sangue que está banhado o alvéolo chegou com uma pressão parcial de oxigênio menor do que o oxigênio que estava no alvéolo. 2% ficam dissolvidos e os outros 98% entram na hemácia e se ligam a hemoglobina e são transportados, quando chega nos tecidos, a pressão parcial de o2 no tecido e menor que no sangue, ai ele se desliga da hemoglobina e vem para o sangue, se dissolve e do sangue vem pro tecido.
Dióxido de carbono: transportado, 5% dissolvido, 3% hemoglobina, 92% na forma de bicarbonato.
Dentro da hemácia tem uma enzima chamada anidrase carbônica, ai o co2 se combina com a agua, formando o ácido carbônico que se dissocia em hidrogênio e bicarbonato.
Célula: Produção de dióxido de carbono, e na célula e maior que no sangue, ele indo pro sangue uma parte permanece dissolvida e o resto entra na hemácia, dos que entraram na hemácia uma pequena parte se liga a hemoglobina formando a carbamino-hemoglobina, e o resto, no caso a maior parte, encontra com a anidrase que se combina com agua, formando ácido carbônico que se dissocia em hidrogênio e bicarbonato, esse bicarbonato é transportado para o sangue em troca da entrada de um cloreto, permanecendo ali. Esse cloreto entra para neutralizar o hidrogênio, para ele não ficar livre e diminuir o ph da hemácia. Chegando no pulmão o bicarbonato entra na célula e o cloreto vai sair, e esse bicarbonato que entrar se liga com hidrogênio, formando ácido carbônico que sai se dissociar ema agua e co2 que o mesmo se dissolve no plasma indo para o interstício e depois alvéolo, porque a pressão parcial de co2 é menor. O co2 ligado a hemoglobinase desliga dela, se difunde no plasma e depois alvéolo.

Outros materiais