Buscar

DIREITO CONSTITUCIONAL I

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602224635)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
(Questão 03 - Exame 117  Tipo 1 - OAB-SP) - Pela teoria da recepção
		
	
	 
só as leis anteriores à Constituição, que forem repristinadas, terão validade
	
	 
todas as leis promulgadas antes de uma lei constitucional só serão consideradas inválidas se não ratificadas pelo Poder Constituinte originário.
	 
	 
uma lei anterior à Constituição continua válida desde que com ela seja compatível.
	
	 
uma Emenda Constitucional poderá dar validade a leis consideradas anteriormente inconstitucionais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602224570)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
(Questão 60 - Exame 29 - OAB-RJ) - Analise as assertivas abaixo relativas à teoria geral do Direito Constitucional e assinale a única CORRETA:
		
	
	Tendo em vista o caráter rígido da Constituição da República Federativa do Brasil é válido afirmar que os processos de reforma de seu texto não sofrem limitações de natureza formal, sendo apenas possível a incidência de limitações materiais e circunstanciais.
	
	A concepção normativa da Constituição de 1988 permite a convivência harmônica de suas normas com dispositivos de constituições pretéritas sempre que o princípio da razoabilidade autorizar expressamente;
	
	Sob o ponto de vista estritamente jurídico, toda vez que um novo conjunto de normas constitucionais originárias é promulgado, todas as normas constitucionais preexistentes serão automaticamente recepcionadas pelo ordenamento jurídico superveniente;
	 
	Não obstante o decreto-lei não subsista com espécie normativa no devido processo legislativo constitucional atual, inúmeros decretos-leis continuam produzindo efeitos válidos, posto que para efeito de recepção são irrelevantes os aspectos formais da norma preexistente;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602224644)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 05 - Exame 117  Tipo 1 - OAB-SP) - São normas constitucionais de eficácia contida aquelas
		
	 
	em que o legislador constituinte regulou suficiente os interesses relativos a determinada matéria, mas deixou margem à atuação restritiva por parte do legislador infraconstitucional.
	
	que, desde a entrada em vigor da Constituição, produzem ou têm possibilidade de produzir todos os seus efeitos.
	
	por meio das quais o legislador constituinte traça esquemas gerais de estruturação e atribuição de órgãos, entidades ou institutos, para que o legislador ordinário os estruture, em definitivo, mediante lei.
	
	em que o constituinte, em vez de regular, direta e imediatamente determinados interesses, limita-se a traçar-lhes os princípios para serem cumpridos pelos seus órgãos (legislativos, executivos e judiciais).
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602913209)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a opção correta:
		
	
	Os direitos de terceira geração são direitos de liberdade.
	
	Os direitos de segunda geração são diretos de liberdade.
	
	Os direitos de quarta geração são direitos de liberdade.
	 
	Os direitos de primeira geração são direitos de liberdade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602224870)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	37º EXAME DE ORDEM
 A respeito da entrada em vigor de uma nova ordem constitucional, assinale a opção correta.
		
	
	 
Na CF, foi adotada a vacatio constitutionis (vacância da Constituição), que corresponde ao interregno entre a publicação do ato de sua promulgação e a data estabelecida para a entrada em vigor de seus dispositivos.
	
	 
A regra geral de retroatividade máxima das normas constitucionais aplica-se às normas constitucionais federais e estaduais.
	
	 
A inconstitucionalidade superveniente, regra adotada pelo STF, é o fenômeno jurídico por meio do qual uma norma se torna inconstitucional em momento futuro, depois de sua entrada em vigor, em razão da promulgação de um novo texto constitucional com ela conflitante.
	 
	 
No Brasil, os dispositivos de uma constituição nova têm vigência imediata, alcançando os efeitos futuros de fatos passados (retroatividade mínima), salvo disposição constitucional expressa em contrário.

Continue navegando