Buscar

Relato de experiência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ELAINE APARECIDA MANN DA COSTA
RU: 1550613
UNINTER
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO BÁSICO AO SUPERIOR E SUA RELAÇÃO COM A TECNOLOGIA
Eu, Elaine Aparecida Mann da Costa, sempre estudei em escola pública, desde o início, no ensino básico, até completar o ensino médio. Vou relatar agora parte desta experiência.
No princípio, comecei meus estudos em uma escola rural, em uma comunidade do interior do município de Santo Antonio do Sudoeste. A escola era muito simples, sem muitos recursos, com poucos livros e tínhamos que juntar as carteiras pois não haviam livros suficientes a todos os alunos. Havia apenas um professor e uma sala de aula, com um quadro-negro velho e desgastado, que muitas vezes nem era utilizado, pois faltava giz para escrever. Nestas ocasiões, o único recurso era por meio de ditados. 
	Como não tinha equipe de limpeza nem cozinheiras, os alunos mesmos eram escalados para fazer a merenda e também a limpeza da escola, privando-nos de um tempo precioso em que poderíamos estar aprendendo mais, porém ao mesmo tempo isso fez com que nos sentíssemos responsáveis pela escola, sempre zelando por ela.
	No ensino fundamental fui para uma escola maior, com mais alunos e professores e uma estrutura melhor, onde tinha até quadra de esportes, porém bem longe de minha casa. Para chegar tinha que ir de ônibus.	
Mais tarde, já no ensino médio, fui estudar no Colégio Estadual Humberto de Campos. Ali pude ter acesso a muitas outras formas de aprendizado, como biblioteca, laboratório, feira de ciências. Tive, então o primeiro contato com um computador, mas era somente em algumas ocasiões em que o professor liberava para algum tipo de pesquisa. 
Por motivos pessoais não pude finalizar o ensino médio nesta época, mas alguns anos depois, conclui no chamado Supletivo de Segundo Grau (Ceebja), completando assim minha jornada na escola pública.
O tempo passou, mas sempre tive vontade de iniciar um curso superior. Porém, como na minha cidade não tem faculdade ou universidade presencial e seria preciso me deslocar até alguma outra cidade da região, o sonho foi sendo postergado. 
Foi então, com a chegada de um centro universitário EAD, comecei a interessar-me e informar sobre como seria esta modalidade de ensino. Fui percebendo que não era uma forma nova de aprendizado, mas como a tecnologia estava presente em todos os aspectos, a facilidade e a velocidade de informações eram surpreendentes. Desta forma vi que seria uma ótima oportunidade de realizar um curso superior, visto que eu não teria grandes deslocamentos, pois teria que ir no Pólo apenas uma vez na semana, e os horários me favoreciam devido ao meu trabalho.
Munida destas informações, fui verificar quais cursos eram disponibilizados e se atendiam às minhas pretensões, os dias e horários e também os mecanismos que a faculdade disporia, quando percebi que eu poderia me encaixar facilmente e iniciar o curso (Pedagogia). Foi o que fiz.
Já no princípio, fui apresentada a uma vasta gama de métodos e ferramentas tecnológicas que possibilitam que os professores consigam ensinar sem ter que estar fisicamente presentes em sala de aula. Nos dias de aula, o aluno tem acesso a uma vídeo-conferência em que o professor passa o conteúdo e pode receber as dúvidas dos alunos e respondê-las, tudo isso em tempo real.
Outra ferramenta utilizada é o portal do aluno, onde posso ter acesso a todo o conteúdo das disciplinas estudadas, em forma de documentos, vídeo-aulas, livros, rádio-web, além de poder enviar mensagens aos professores para tirar dúvidas. Ali também estão algumas atividades a serem realizadas, além de todo o material para os trabalhos solicitados. Podemos contar também com uma tutora presencial, apta a nos auxiliar em todas as nossas dúvidas relativas ao curso.
Isto somente é possível graças à Internet, pois do contrário a comunicação entre aluno e professor, neste volume e velocidade de informações seria impraticável. Acredito que com o passar do tempo esta modalidade de ensino se desenvolverá ainda mais, pois a cada dia surgem novas formas de comunicação.
Apesar destas facilidades, não é tão simples como possa parecer. Muitas pessoas, que não conhecem EAD, pensam que é somente ir uma vez por semana no Pólo e fazer alguns trabalhos em casa. Está muito longe disso. Pelo contrário, é necessária muita dedicação nos estudos para que se possa fazer bom proveito do sistema. A dinâmica e o progresso do aprendizado são de total responsabilidade do aluno, por isso precisa-se de muita organização no tempo para poder se dedicar ao conteúdo.
Como não se tem a cobrança que possui uma graduação presencial, é imprescindível que o acadêmico seja disciplinado, para que não se corra o risco de ir deixando as tarefas se acumularem, ficando sem tempo de realizá-las, pois existem prazos a serem cumpridos.
Outra característica que um aluno de EAD deve ter é a familiaridade com tecnologia, em especial com o uso da internet, tendo conhecimentos do universo virtual para conseguir navegar com facilidade em sites e portais, porque é através deste meio que são recebidos os conteúdos, materiais, avisos, e também são enviados os trabalhos e algumas avaliações.
Minhas expectativas, ao escolher o EAD eram de muitas dúvidas, pois algumas pessoas não viam com bons olhos este tipo de ensino, dizendo que o aluno não aprendia o conteúdo, porque não havia professor presente para ensinar. Ainda estou no primeiro ano da Faculdade, mas minha concepção já é diferente. Penso que mesmo em um curso presencial, se não houver dedicação, não se tem aproveitamento. Apesar de o EAD imputar um nível maior de foco e dedicação, percebo que é possível absorver ao máximo o que é oferecido para que se tenha progresso no aprendizado.
Minha convicção é que este curso me proporcionará grandes oportunidades de crescimento profissional na área que escolhi, e que sairei capacitada e com ótima qualificação para exercer e realizar as atividades que a carreira exige. Desta forma pretendo me tornar uma profissional ciente do meio em que estou inserida, atuando e conhecendo a importância da carreira pedagógica.

Outros materiais