Buscar

08 AULA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIENÇIAS SOCIAIS 08
	 1a Questão 
	Sobre o trabalho no capitalismo, segundo a teoria de Karl Marx (1818-1883), é correto afirmar:
	
	O trabalho é servil.
	 
	O trabalho é remunerado.
	
	O trabalho é patriarcal.
	
	O trabalho é escravo.
	
	O trabalho é voluntario.
	2a Questão
	
	A concepção de Ideologia em Karl Marx contempla as dimensões expressas nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.
		
	
	Pertence ao campo da superestrutura.
	 
	Desenvolve-se de forma independente das relações sociais.
	
	Está subordinada às condições materiais de existência.
	
	Representa as ideias de uma classe dominante.
	
	É concebida como uma falsa consciência da realidade.
	
	 3a Questão (Ref.: 201702834823)
	Segundo Marx, a sociedade capitalista aparece como um grande ¿depositário¿ de mercadorias. Marx faz tal análise, denunciando que: I- o trabalho dedicado à produção da mercadoria fica encoberto, aparecendo a mercadoria com um poder próprio, tornando-se um fetiche ¿ Fetichização da mercadoria. II- a mercadoria torna-se aparentemente um ser vivo animado, enquanto o homem torna-se coisa, objeto do capitalismo ¿ reificação do trabalhador. III- Na produção capitalista, o excedente de valor produzido é devolvido ao trabalhador, e assim, o trabalhador pode se beneficiar da exploração de seu próprio trabalho. Das afirmativas expostas, pode-se dizer que:
		
	
	Todas estão incorretas
	
	Somente a I está correta
	
	Somente I e II estão incorretas
	 
	Somente a III está incorreta
	
	Todas estão corretas
	 4a Questão (Ref.: 201702712829)
	A estrutura social da sociedade capitalista está dividida em classes. A apropriação econômica é o principal definidor da estratificação social, assinale a alternativa que apresenta às principais características da sociedade capitalista.
		
	
	ócio, comércio, mais-valia.
	
	mercadoria, renda fundiária, servos.
	
	feudo, mais-valia, escravos.
	
	solidariedade mecânica, alienação e corporações de ofício.
	 
	salário, mercadoria, mais-valia.
	
	 5a Questão (Ref.: 201702915434)
	Sobre a vida nos grandes centros (capitais)  e a  invisibilidade social , um dos mais estudados problemas contemporâneos é a vida nas metrópoles, marcada por uma grande heterogeneidade de tipos que pouco se comunicam, criando uma sensação de ¿solidão na multidão¿.
Como consequência dessa impessoalidade nas relações, o indivíduo adota uma atitude denominada por Georg Simmel, como atitude __________, ou seja, a atitude de nos distanciarmos e darmos pouca importância ao outro que faz parte do mesmo meio social.
		
	 
	De indiferença
	
	Preconceituosa;
 
	
	De diversidade Cultural
	 
	Blasé
	
	Etnocêntrica
	 6a Questão 
	De acordo com Maria Lúcia de Arruda Aranha e M. Helena Pires Martins, em Introdução à Filosofia (São Paulo, Ed. Moderna, Filosofando, 1993), a luta de classes é o confronto entre duas classes antagônicas quando lutam por seus interesses de classe.Na visão marxista, no modo de produção capitalista, a relação antagônica se faz entre:
		
	
	O proletariado, que é o detentor dos meios de produção, do capital e o burguês que nada possui e só vive porque vende sua força de trabalho.
	
	O proletariado , que é o detentor dos meios de produção, do capital e o colono que nada possui e só vive porque vende sua força de trabalho.
	 
	O burguês, que é o detentor dos meios de produção, do capital e o escravo que nada possui e só vive porque vende sua força de trabalho.
	 
	O burguês, que é o detentor dos meios de produção, do capital e o proletariado que nada possui e só vive porque vende sua força de trabalho.
	
	O Colono, que é o detentor dos meios de produção, do capital e o burguês que nada possui e só vive porque vende sua força de trabalho.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702733410)
	O materialismo histórico foi a corrente mais revolucionária do pensamento social, tanto no campo teórico como no da ação política. E o Materialismo histórico pode ser conceituado como
		
	
	Etapa que se segue ao socialismo, quando as classes deixam de existir e o Estado se extingue.
	
	Filosofia formulada por Marx e Engels que desenvolve em estreita conexão com os resultados da ciência e com a prática do movimento operário revolucionário
	 
	Doutrina marxista do desenvolvimento da sociedade humana, que vê no desenvolvimento dos bens materiais necessários á existência a força primeira que determina toda a vida social, que condiciona a transição de um regime social para outro
	
	Corrente hostil ao marxismo que defende a natureza como fonte de sobrevivência.
	
	Período de transição do socialismo para o comunismo, durante o qual as condições materiais são criadas para a construção do socialismo
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702692346)
	Em uma passagem de As aventuras do Barão de Munchausem, personagem do folclore alemão, ele e seu cavalo encontram-se atolados em um pantanal e, para sair dessa situação, o Barão puxa a si mesmo pelo cabelo, levantando-se, com sua montaria, do terreno movediço. Em mais de uma ocasião, os sociólogos usaram essa metáfora para aludir ao modo pelo qual os positivistas procuravam um método objetivo, neutro, livre das ideologias. Em oposição a essa suposta objetividade, Marx criticou veementemente os positivistas, uma vez que, para o autor,
		
	
	a análise social, a partir da perspectiva do operariado, deve contribuir para a harmonia das relações sociais de produção.
	
	A neutralidade do pesquisador não se configura em um elemento importante no contexto da pesquisa;
	 
	o método deve contribuir não só para a interpretação, mas igualmente para a transformação social.
	 
	o método possui uma objetividade parcial, pois na escolha do objeto entra em ação a ideologia do autor, que não interfere, entretanto, na análise dos acontecimentos.
	
	a análise das condições de vida do proletariado europeu do século XIX deve incidir sobre a crítica social, com vistas à reforma da sociedade burguesa.

Outros materiais