Buscar

09 AULA

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIENÇIAS SOÇIAIS 09
	 1a Questão
	No mundo contemporâneo, a diversidade cultural assumiu grande relevância para a compreensão dos fenômenos sociais devido ao processo de globalização ocorrido a partir da década de 80 do século passado, quando a influência dos países ocidentais mais ricos, em especial os Estados Unidos, passou a se dar em escala mundial. Nesse contexto, se impõe o reconhecimento e o respeito às diferenças, buscando a convivência de culturas diversas numa mesma sociedade. A essa postura de não hierarquizar as diferentes culturas coexistentes, reconhecendo a diferença como algo positivo, dá-se o nome de:
		
	 
	etnocentrismo
	
	relativismo
	
	mundialização
	
	egocentrismo
	 
	multiculturalismo
	 2a Questão
	Leia o texto e responda a questão proposta (adaptada do ENADE 2005). A falta de moradias e de serviços urbanos e a favelização são questões estruturais da sociedade brasileira que se intensificaram com a urbanização ocorrida a partir de 1940, levando a uma forte concentração populacional nas grandes cidades. De acordo com o Censo Demográfico, havia, em 2000, cerca de 1,7 milhão de domicílios localizados em favelas ou assentamentos semelhantes a elas, abarcando uma população de 6,6 milhões de pessoas, 53% das quais nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, nos quais as regiões metropolitanas concentram a maioria das favelas e dos favelados. (Radar Social, IPEA, 2005 - com adaptações). A respeito dessas informações, que caracterizam alguns aspectos das metrópoles brasileiras, analise os itens que se seguem.
I. A favelização revela uma forte desigualdade social no país.
II. A favelização é consequência da incapacidade natural de alguns indivíduos se adapatarem à vida urbana.
III. A urbanização brasileira vem apresentando forte tendência de concentração da população pobre nas metrópoles.
Assinale a opção correta.
		
	
	Apenas o item I está correto.
	
	Os itens II e III estão corretos.
	
	Os itens I e II estão corretos.
	
	Apenas o item III está correto.
	 
	Os itens I e III estão corretos.
	
	
	
	 3a Questão 
	LEIA A SEGUIR
Como argumentaram com muita propriedade diversos críticos da tradição sociológica [...] As nações e os estados nacionais não interagem simplesmente entre si; sob as condições modernas, eles formam "ou tendem a formar" um mundo, isto é, um contexto global com os seus próprios processos e mecanismos de integração. A forma nacional de integração, dessa forma, desenvolve-se e funciona em conexão íntima e num conflito mais ou menos acentuado com a forma global. [...] Para apreender a sua relevância em relação à análise do nacionalismo, é necessário ter em mente que a globalização de modo algum é sinônimo de homogeneização [...]. Pelo contrário, ela deve ser entendida como uma nova estrutura de diferenciação. (ARNASON, J. P. Nacionalismo, globalização e modernidade, In: FEATHERSTONE, M. (Org.)
De acordo com o texto, é correto afirmar:
		
	
	Os Estados Nacionais possuem total autonomia quanto à globalização, por isso não sofrem reflexos deste processo, garantindo a homogeneidade, a simetria e unidade contra as distinções.
	 
	Em virtude da presença dos Estados Nacionais, a tendência de homogeneização própria à globalização deve ser relativizada, pois muitas vezes, ao invés de uma homogeneização, ela acaba por promover novas formas de diferenciação.
	
	A globalização é um processo que atinge e subverte todos os Estados Nacionais, que tendem ao desaparecimento com construção política moderna de regulação das relações sociais locais.
	
	Apesar da resistência dos Estados Nacionais, a globalização resulta em homogeneização severa em todos os países que atinge.
	
	Inexiste relação direta entre globalização e Estados Nacionais, pois, estes últimos se preservam por meio de mecanismos de defesa autóctones e totalitários.
	
	 4a Questão 
	A ação política, pautada em leis ou normas, que tem como objetivo manter à distância, em espaços próprios que lhes são reservados, determinados indivíduos ou grupos considerados indesejados ou inferiores, chama-se:
		
	 
	segregação.
	
	discriminação.
	
	Todas as alternativas são incorretas.
	
	distanciamento.
	
	preconceito.
	
	
	
	 5a Questão 
	"Família é um conceito em construção. Hoje, há o direito à felicidade em primeiro lugar" (Maria Berenice Dias). Em relação aos modelos contemporâneos de família é correto, do ponto de vista socioantropológico, afirmar que:
		
	 
	Esses arranjos familiares colocam em xeque a estrutura e os valores da família tradicional.
	
	A expressão família homoafetiva não pode ser considerada correta, pois não corresponde ao modelo tradicional de família.
	
	As modificações nos modelos de família não possuem relação com as transformações dos papéis masculinos e femininos na sociedade.
	
	Esses novos modelos não podem ser considerados como família, pois esta só pode ser constituída por marido, mulher e filhos.
	
	Esses novos modelos acarretam o fim da família como instituição social.
	
	 6a Questão 
	"Atualmente, diferentes hábitos culinários têm sido incorporados pelos mais diferentes povos, numa perspectiva de aumentar a diversidade gastronômica e, por outro lado, aumentar a oferta de alimentos a serem comercializados, gerando novos negócios. Em muitas regiões do planeta, os insetos são consumidos habitualmente como manjares deliciosos, e um centro de pesquisa da Tailândia resolveu produzi-los para exportação. São grilos crocantes para serem consumidos como aperitivo, acompanhados de cerveja. Ou ovos de formiga vermelha, para salada, e, como acompanhamento do prato principal, pupas de bicho-da-seda." (Edgar Morin - Jornal A Folha de São Paulo- Mar/2000) Esse movimento tem-se intensificado no mundo, podendo ser identificado como:
		
	
	darwinismo social.
	
	alteridade.
	
	etnocentrismo.
	 
	globalização.
	
	relativismo cultural.
	 7a Questão 
	
	
	Giddens define a Globalização como "a intensificação de relações sociais mundiais, unindo localidades distantes". Tal aproximação, no entanto, ocorre muitas vezes somente no mundo virtual. Muitos estudiosos atentam para:
		
	
	A igualdade e inclusão sociais promovidas também por este processo;
	
	A distribuição igualitária de recursos virtuais.
	 
	A desigualdade e exclusão sociais promovidas também por este processo;
	
	O fato da Globalização só trazer riqueza;
	
	O fato da Globalização só trazer benefícios;
	 8a Questão 
	"A Internet é um meio de comunicação que permite, pela primeira vez, a comunicação de muitos com muitos, em um momento escolhido, em escala global. Assim como a difusão da máquina impressora no Ocidente criou o que McLuhan chamou de a Galáxia de Gutenberg, ingressamos agora em um novo mundo de comunicação: a Galáxia da Internet." CASTELLS, M. A galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. p. 08 (adaptado). O texto acima expressa a importância da internet na sociedade contemporânea, classificada por Manuel Castells como:
		
	
	Sociedade interplanetária
	
	Sociedade fechada
	 
	Sociedade em rede
	
	Sociedade harmônica
	
	Sociedade tradicionalista

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes